Acho que o pessoal do SBT pode tirar a dúvida. Vi que o episódio está com o mesmo corte que já tinha de uns tempos pra cá. O original tinha uma chamada para a parte 3, em que a personagem de Florinda (que saiu pouco antes de Alma Negra chegar no final), aparecia e dizia que para ver a continuação, não deixe de assistir no mesmo horário e canal. Isso foi televisionado pelo SBT (ou pelo menos por essa fita) e foi dublado. Aí a Televisa, como não tinha (ou resolveu censurar) esse episódio, removeu essa parte e eventualmente o SBT atualizou também. Mas justamente na versão em que isso não era cortado, tinha o encerramento igual ao do primeiro episódio, segundo vídeos na internet.
Se mostrasse a chamada para a 3ª parte e em seguida mostrasse esse encerramento, eu teria certeza. Pelo que estou entendendo, a interpretação de Quico Irônico é que esses "batimentos de vídeo" aí no encerramento é a provável causa de a Top Tape ter substituído o encerramento pelo do primeiro episódio, pra não mostrar essa falha do encerramento. Se alguém tiver contato com os poderosos do SBT, pode confirmar se eles têm o vídeo completo: chamada para parte 3 seguida do encerramento (incluindo esses "batimentos").
Eu tenho a impressão de que o SBT exibia essa chamada para a parte 3 no início (anos 80/90), e que não era exclusividade da fita (a qual não assisti), mas não sei se é efeito Mandela. Deve ter sido decisão do próprio SBT, assim como a Televisa faz, remover essa parte, já que eles não têm a parte seguinte. Mas também pode ter sido já a modificação direta da Televisa e o SBT só sincronizou os áudios quando recebeu a atualização.
Recommended Posts