Ir para conteúdo

A verdade sobre o Campeonato Brasileiro 1995

Junior

Recommended Posts

Não é nada disso. Eu não citei o bicampeonato paulista pra comparar o Santos com o Botafogo, mas porque você disse que a história do Santos só se resume ao Pelé. O que eu usei pra comparar com o Botafogo foram os dois campeonato brasileiros ganhados nesta década.

Então me fala por que o Botafogo sempre esteve na "mesma faixa" que o Santos, sendo que na época que os dois tinham os melhores times do mundo, o Santos sempre ganhou os títulos mais importantes, e o Botafogo só ganhou carioca? Deve ter sido um baita milagre mesmo, de fazer inveja ao bispo Edir Macedo.

Os títulos foram o que menos importou nessa época. O futebol dos dois times foram memoráveis e entraram para a história. Não há milagre na história, a importância dos dois times no futebol é a mesma. É claro que você como santista nunca vai concordar com isso. Pra você um Santos horrendo ainda será o melhor do mundo, eu entendo a sua posição. Mas é aquilo, presente, passado e futuro não são constantes. E o nível de um bi-campeonato paulista nunca vai chegar aos pés do Pelé. E por isso, nem sequer me chama a atenção.

Link para o comentário
  • Respostas 76
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Marcelo

21

• Junior

16

• Reverendo Majo Jojo

7

• Fábio

7

Usuários que mais postaram nesse tópico

Mas pra fazer história não precisa chegar aos pés do Pelé. Nunca mais um time vai conseguir ganhar o que o time da década de 60 ganhou.

Me desculpa, mas não tem como dizer que o Botafogo tem a mesma história que o Santos, que foi campeão da Libertadores no La Bombonera contra o Boca, e campeão mundial contra o Benfica por 5 a 2 em Portugal. Só por causa do futebol bonito não dá pra comparar com um time que ganhou tantos títulos. É o mesmo que dizer que a seleção de 1970 representa a mesma coisa pro futebol brasileiro que a de 1982.

Link para o comentário

Oq foi o campeonato "Ronald Golias"?

Link para o comentário
Mas pra fazer história não precisa chegar aos pés do Pelé. Nunca mais um time vai conseguir ganhar o que o time da década de 60 ganhou.

Me desculpa, mas não tem como dizer que o Botafogo tem a mesma história que o Santos, que foi campeão da Libertadores no La Bombonera contra o Boca, e campeão mundial contra o Benfica por 5 a 2 em Portugal. Só por causa do futebol bonito não dá pra comparar com um time que ganhou tantos títulos. É o mesmo que dizer que a seleção de 1970 representa a mesma coisa pro futebol brasileiro que a de 1982.

Bom, depende de cada um. Tem gente que classifica um time com muitos títulos, um time de demasiada história. Depende de cada um. Eu continuo com a minha opinião. Pelé foi o Santos. Que venha craques e craques para que me muda a opinião.

-----------------------

Sabia que falando em "Ronald Golias" o willianch entrava logo no assunto. :lol:

Link para o comentário
É que é óbvio demais que o Marcelinho ama o Corinthians, então eu nem precisaria dizer... essa é uma grande "peculiardade".
É óbvio demais que você sem querer demonstrou como a ligação entre time e torcida é tão forte a ponto de haver esse tipo de confusão na hora de se identificar um e outro.

Sabe que eu não tinha parado pra pensar nisso? Taí, achamos a diferença da torcida do Corinthians. É realmente magnífica essa torcida.

Willianch, você não sabe o que foi o Torneio Ronald Golias? Que falta de cultura futebolística...

Link para o comentário
Willianch, você não sabe o que foi o Torneio Ronald Golias? Que falta de cultura futebolística...

Ah, num sei mesmo. Tenho 14 anos e foi a primeira vez que ouvi falar sobre esse Torneio.

Tinha que falar a teoria do "Mas, mans e mais" quando fazia gol? :P

Procurei na internet e num achei tbm. Me diz ai, como foi essa joça?

Link para o comentário

O Torneio Ronald Golias aconteceu no ano da graça de 1974, na cidade de Potirendaba (SP), entre 20/12 e 31/12.

O torneio reuniu várias equipes de renome mundial: o Mixto (MT), o Marcílio Dias (SC), o Salgueiro (PE), a Matonense (SP), o Coronel Bolognesi (Peru), o time de detentos do Pavilhão 2 do Carandiru (SP), o Corinthians (SP) e o Botafogo (RJ).

Era a grande oportunidade do Corinthians sair da fila de 20 anos que assolava o clube desde 1954. Na fase de grupos, Coronel Bolognesi e Botafogo se classificaram com facilidade pelo Grupo A. Pelo Grupo B, o Corinthians pagou 20.000 cruzeiros para o time do Carandiru dar uma "prensa" nos árbitros. Com 23 pênaltis marcados a seu favor, o Corinthians conseguiu marcar 7 deles, e se classificou para as semi-finais do torneio, junto com o time do Carandiru.

Nas semi-finais, o Botafogo conseguiu com que o STJD punisse o time do Carandiru por estar jogando com 3 jogadores com induto de natal vencido. Com isso, o time se classificou automaticamente para a final do torneio.

Já o Corinthians sofria o trauma de enfrentar um time estrangeiro. Sim, era uma competição internacional, e o fantasma da falta de passaporte voltava a assombrar o time do Parque São Jorge. Mesmo com 12 pênaltis marcados a seu favor, o Corinthians conseguiu converter apenas um deles, tomando 14 gols do time do Coronel Bolognesi (9 deles anulados pelo árbitro). Com a vitória por 5 a 1, Botafogo e Coronel Bolognesi decidiram o torneio.

No dia 31/12/74, às 22h00, aconteceu a grande final do torneio. O jogo foi disputado mais tarde por exigência da TV Universitária do Rio, que transmitiu a final do torneio. O jogo seguia 0 a 0 até os 56 minutos do segundo tempo, quando o árbitro assinalou pênalti para o Botafogo (embora há quem diga que o lance foi fora da área). Na cobrança, o goleiro do Bolognesi fez grande defesa, e tomou cartão amarelo do árbitro. Nova cobrança, e nova defesa do goleiro. Irritado com as adiantadas do goleiro (que dizem não ter existido), o árbitro expulsou o meliante após a segunda cobrança. Na terceira, mesmo sem goleiro, o atacante Botafoguense mandou a bola na trave. O árbitro deu cartão amarelo para a trave, por ter se adiantado. Na quarta cobrança, finalmente saiu o gol Botafoguense.

Fim de jogo em Potirendaba. Botafogo campeão. Rojões se ecoaram por todo o país. Uma queima de fogos belíssima acontecia em Copacabana (tudo bem que o fato de ser ano novo deu uma ajudada). O Botafogo se tornou campeão do torneio Ronald Golias, e, como prêmio, cada jogador ganhou um autógrafo do grande humorista. Há quem diga que os jogadores reuniram os autógrafos e trocaram por um do Chapolin.

======

E foi isso. Tem que estudar, para não ser burro, Willian. :D

Link para o comentário
Posts movidos

O debate tava bom, mas tava desvirtuando o assunto principal do tópico do Campeonato Brasileiro, que é falar dos jogos e dos times da Série A 2008. Por isso, os posts foram movidos para esse tópico sobre Botafogo x Santos de 1995 e tudo o que foi postado depois, em resposta .

Link para o comentário

Botafoguenses falando sobre títulos é muita sacanagem.

Como diria o Sucos Luciano do Valle: "ahh, dá dó!"

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Acho que duas coisas Santos e Botafogo têm em comum. Foram os melhores times de seu estado na década de 50 e 60, e atualmente são preteridos por clubes como São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Vasco :lol:

Link para o comentário

eu (como ninguém de vcs) era nascido nos Anos 60... mas acho q o Botafogo de Garrincha pipocava pro Pelé de Santos (digo... pro Santos de Pelé)... :P

Marcelo, regularidade a gnt vê no Campeonato Paulista... e dos 17 títulos do Santos, só 5 não foram na Era Pelé...

Link para o comentário
eu (como ninguém de vcs) era nascido nos Anos 60... mas acho q o Botafogo de Garrincha pipocava pro Pelé de Santos (digo... pro Santos de Pelé)... :P

Marcelo, regularidade a gnt vê no Campeonato Paulista... e dos 17 títulos do Santos, só 5 não foram na Era Pelé...

Nada disso. O Santos tem 7 títulos paulistas sem o Pelé (1935, 55, 56, 78, 84, 2006, 07). Em 1956, o time não tinha o Pelé, muito menos em 78 (primeira geração dos meninos da vila).

E na década de 60 o Santos não tinha só o Pelé. Ignorar Gilmar, Mauro, Carlos Alberto Torres, Zito, Pepe, Mengálvio e Coutinho é palhaçada né. É o maior time de todos os tempos, não tem como negar. Ter o Pelé como maior jogador da história não é motivo pra dizer que a história do Santos se resume a ele. Se os outros times não tem ídolos como esses, não é culpa nossa... eu não me orgulharia nem um pouco em dizer que o maior jogador da história do meu time é Rogério Ceni ou Marcelinho Carioca. Bom, cada time tem o ídolo que merece.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...