Ir para conteúdo

Ex-diretora da TV Cultura diz que CHAVES é um dos 5 melhores programas infantis da TV

E.R

Recommended Posts

NOTÍCIAS
LAURA MATTOS - FOLHA DE S.PAULO

wix4lu.jpg

. Os pais ensinam os filhos a escovar os dentes, se alimentar e fazer dever de casa. Por que não ensinar a ver TV ? É claro que cedo eles aprendem a ligar o televisor e trocar de canal, mas a questão é o que fazer para que saibam escolher bons programas e não vejam, por exemplo, policialescos sangrentos.

No próximo dia 29 será lançado em São Paulo um livro que dá aos pais dicas práticas para descobrir se os pequenos estão vendo TV de forma "saudável".
Aponta "vilões", principalmente para crianças menores, como propagandas, noticiários e "novelas adultas que dão o golpe de criar núcleos infantis" para atrair a meninada.

"A TV que Seu Filho Vê" (Panda Books, 184 págs, R$ 29,90) é de Bia Rosenberg, que dirigiu por 20 anos, até 2007, a programação infantil da Cultura. Formada em rádio e TV na USP, está no canal há 30 anos. Sob sua gestão surgiram programas como "Bambalalão", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó".

Está aí o principal diferencial do livro : ter como autor não um acadêmico, mas alguém que conhece os bastidores da televisão e se especializou em produzir programas para a criançada.

No livro, lista todos os programas de TV aberta e paga, mas se limita a descrevê-los. "Quem sou eu para dizer aos pais o que é bom ou ruim para seus filhos?", diz ela, que, a pedido da Folha, deu seu parecer sobre cinco infantis de sucesso, como "Backyardigans" e "Pica-Pau".

CHAVES
"É estereotipado, mas muito engraçado. Lembra um pouco a comédia de circo, de palhaços, e algumas vezes ensina brincadeiras divertidas".

TURMA DO PICA-PAU
"É irreverente e mostra o domínio dos mais fracos sobre os mais fortes. As crianças se identificam porque são mais "fracas" no mundo dos adultos.
Tem também uma malícia de adulto, mas pode ser encarado como uma brincadeira".

Rosenberg usa como exemplo o "Power Rangers", no qual heróis vencem inimigos pela luta e com o uso de armas. "Se o menino adora a série, que tem violência, os pais podem mediar, mostrando que não se pode resolver tudo na porrada."

Com o advento da TV paga, a programação infantil está cada vez mais segmentada para diferentes faixas etárias, o que favorece também o mercado publicitário. E esses canais são mesmo um ótimo negócio. Campeões de audiência, chegam a bater até os de séries e filmes.

Entre os canais mais bem-sucedidos estão o Discovery Kids, para pré-escolares, e o Cartoon, focado nas crianças mais "crescidas".

Bia Rosenberg, autora do livro "A TV que Seu Filho Vê", lembra que "a TV Cultura também sempre trabalhou com horários para cada faixa etária."
"As crianças não costumam respeitar a segmentação. Elas passeiam por diferentes programas."

Ela lembra que a novidade são os polêmicos programas e até emissoras só para bebês. A Associação Norte-Americana de Pediatria recomenda que nessa idade não se veja televisão. Rosenberg discorda. Acha inevitável que os bebês estejam expostos à telinha. "E, já que é assim, é melhor que vejam algo feito para eles."

Rosenberg cita ainda a chamada fase "tween", termo em inglês criado para designar os que estão entre a infância e adolescência.
"É uma idade bastante difícil para quem faz programas, porque eles ora se interessam por infantis, ora por programas adultos."

Finalmente uma crítica de gabarito fez um merecido elogio a "Chaves". Uma das poucas críticas que não falam bobagem e que não tem preconceito contra a série mexicana.
Link para o comentário
Aproveitando o tópico,eu acho que ninguém viu: Passou um Especial do Chaves no Jornal da Redetv Antes de Óntem.

Annnnnnn????

Será que alguém gravou??? eu quero ver...

Link para o comentário
Aproveitando o tópico,eu acho que ninguém viu: Passou um Especial do Chaves no Jornal da Redetv Antes de Óntem.

Annnnnnn????

Após assistir o Jornal Nacional,Minha Mãe sempre Vai Mudando de Canais para Encontrar Telejornais e num Jornal da RedeTv passou Rapidamente uma Matéria sobre o Chaves,falando que o mesmo faz a alagria da Criançada e que RGB recebeu Elogios de Um Presidente(Não sei de Que País).Matéria Rápida mas interessante.

Link para o comentário

Annnnnnn????

Após assistir o Jornal Nacional,Minha Mãe sempre Vai Mudando de Canais para Encontrar Telejornais e num Jornal da RedeTv passou Rapidamente uma Matéria sobre o Chaves,falando que o mesmo faz a alagria da Criançada e que RGB recebeu Elogios de Um Presidente(Não sei de Que País).Matéria Rápida mas interessante.

É verdade. Eu tbm vi a parte em que o Presidente fala com o Chaves. Foi de madrugada, fui liga a TV pra joga video game e do nada vi aquilo, se eu soubesse gravaria. Como disse o Racha Cuca, é bem interessante.

__

Sobre esse topico:

O livro deve ser fantastico, tenho muita vontade de ler. Chaves sem duvida é um otimo programa para toda faixa de idade, me lembro até hj de quando eu era apenas um bebe que dormia de tarde, e acordava pra ver o Chaves logo depois do Pica-pau (se não me engano era o Festival de Desenhos).

Link para o comentário

Eu já tinha postado há meses atrás, um tópico com um trecho de uma matéria da Veja, de 1999, onde a Ruth Rocha diz que Chaves era o melhor programa infantil da TV.

Link para o comentário

É notável como a emissora sabia escolher bem os programas infanto-juvenis. Graças à ela ou à Cultura, pudemos ver desenhos como Doug e As Aventuras de Tintin e também o programa O Mundo de Beckman, todos esquecidos pelos demais canais de TV que só querem passar esses desenhos feitos totalmente em computador, com enredo e personagens fora da realidade e cheios de violência.

Link para o comentário

Annnnnnn????

Eu tbm vi no RedeTv News, será q tem no YouTube??? Eu tentei procurar, mas ñ achei. :triste:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...