Ir para conteúdo

F1 2007


Seu Madruga Veste Preto

Recommended Posts

  • Respostas 296
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    53

  • Antonio Felipe

    34

  • Arnold

    30

  • Reverendo Majo Jojo

    22

Usuários que mais postaram nesse tópico

13/09/2007 - 12h47

Espionagem leva McLaren a ser excluída de 2007 e 2008, diz site

Pior, impossível para a McLaren. Segundo o site "Autosport", especializado em automobilismo, a escuderia foi excluída das temporadas 2007 e 2008 da Fórmula 1 depois de audiência do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), nesta quinta-feira, em Paris, na França, para analisar o caso de espionagem que rondava a categoria.

A FIA apontou a equipe de Fernando Alonso e Lewis Hamilton como culpada pelo uso de informações confidenciais da Ferrari, principal adversária na disputa dentro da pista, para levar proveito no Mundial de 2007. A McLaren ainda pode entrar com recurso sobre a decisão.

A expectativa era de que Alonso e Hamilton fossem punidos com, no máximo, a perda de 20 pontos. Ou, ainda, que a equipe perdesse seus pontos no Mundial de Construtores. O risco sobre a exclusão existia, mas era minimizado pelos dirigentes da equipe. No entanto, a FIA, em uma das decisões mais rigorosas de sua história, resolveu afastar uma das mais tradicionais escuderias da disputa da F-1.

A nova reunião aconteceu depois que a entidade recebeu novas provas sobre o caso, que teve início em julho. Na última semana, a FIA anunciou que, ao invés de uma reunião em seu tribunal, convocaria o conselho extraordinariamente para analisar as evidências que tinham aparecido.

O principal rumo sobre o que motivou o novo encontro seria uma troca de e-mails entre Alonso e o reserva da McLaren, Pedro de la Rosa. O conteúdo confirmaria a espionagem da McLaren contra a Ferrari.

Além disso, a FIA analisou os dados coletados pelo Tribunal de Modena, na Itália, órgão responsável pelo processo civil que a Ferrari moveu contra a rival.

Entenda o caso

A história de espionagem teve início com uma denúncia da Ferrari, que demitiu Nigel Stepney sob a alegação de sabotagem e troca de informações confidenciais. O ex-diretor do time italiano teria entregado a Mike Coughlan, então funcionário da McLaren, um relatório de mais de 500 páginas com dados técnicos de seu time.

Segundo relatório do Tribunal de Modena, os dois diretores teriam trocado uma série de ligações telefônicas, especialmente durante os fins de semana de corrida, o que seria um indicativo de troca de informações. Ambos estão sendo julgados em um processo separado.

O primeiro passo que culminou na exclusão foi, na verdade, favorável à McLaren. Em 26 de julho, a FIA isentou a equipe de qualquer punição alegando não ter provas suficientes de que o time teria usado tais informações recebidas por Coughlan. Mesmo assim, a entidade deixou o caso em aberto, para a possibilidade de novas provas surgirem.

E foi isso que aconteceu. Antes do GP da Itália, em Monza, dia 9 deste mês, a FIA enviou uma carta a todas as equipes e aos pilotos da McLaren exigindo que todas as provas sobre o caso fossem entregues. O risco de não ajudar: "dura punição". Em caso de colaboração, o termo usado foi "anistia".

Nesta quinta, na audiência do Conselho Mundial da FIA decidiu pela exclusão. Nem mesmo o dossiê preparado pela McLaren, no qual acusava Ferrari e Renault de irregularidades, foi levado em conta. O caso de espionagem culminou no fim da linha para a escuderia parceira da Mercedes.

Link:http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas/2007/...lt4361u434.jhtm

------------------------------------

É....Agora só resta saber se o Hamilton ainda vai vencer este ano...

Link para o comentário

13/09/2007 - 13h36

Site desmente nota sobre exclusão da McLaren de 2007 e 2008

Depois de veicular a exclusão da McLaren das temporadas 2007 e 2008, o site "Autosport", especializado em automobilismo, publicou uma errata, dizendo que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ainda não tinha decidido sobre o caso.

A assessoria de imprensa da entidade, presente em Spa-Francorchamps para a disputa do Grande Prêmio da Bélgica, também não confirma a definição sobre o caso de espionagem.

A reunião do Conselho Mundial da FIA já foi encerrada. Neste momento, acontece um encontro do conselho deliberativo. Assim, a decisão sobre a punição ou não pode ser confirmada a qualquer momento.

Link: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas/2007/...lt4361u435.jhtm

Link para o comentário

Ahh, eu tinha ficado tão contente com a exclusão por 2 anos, daí o Massa teria chance de vencer ainda neste ano...

Só que mesmo q a Mclaren fosse punida, eu ouvi falar q no ano que vem ela participaria como Mercedez... mas como naum vai ser excluida, continuará normalmente apesar de ter q pagar US$100 milhoes de multa....

Link para o comentário

Punição justa, pune quem realmente merece, que é a equipe, não apenas no campeonato de construtores como financeiramente. E apenas nesta temporada, começa tudo do zero na temporada 2008.

Os pilotos, que não têm nada a ver com a história, seguem livres para disputar entre si o título, que este ano finalmente volta para as mãos da McLaren, cuja história é muito maior do que tudo isso!

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto

Oras, mas se a espionagem foi feita, beneficiou os pilotos, já que o desempenho foi obtido com um carro irregular. Mas considerei a punição justa, está de bom tamanho.

Link para o comentário
Oras, mas se a espionagem foi feita, beneficiou os pilotos, já que o desempenho foi obtido com um carro irregular. Mas considerei a punição justa, está de bom tamanho.

Acontece que não provaram nada que utilizaram as informações nos carros. O que puniram foi a posse e o conhecimento dos tais documentos.

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto
Oras, mas se a espionagem foi feita, beneficiou os pilotos, já que o desempenho foi obtido com um carro irregular. Mas considerei a punição justa, está de bom tamanho.

Acontece que não provaram nada que utilizaram as informações nos carros. O que puniram foi a posse e o conhecimento dos tais documentos.

Ah, bom. Assim tá certa a punição somente a equipe.

Link para o comentário

FIA publica alguns e-mails entre Alonso e De la Rosa

Há 2 horas

PARIS (AFP) — A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou nesta sexta-feira alguns e-mails trocados entre os pilotos espanhóis da McLaren-Mercedes, Fernando Alonso e o reserva Pedro Martínez De la Rosa, provas fundamentais para justificar a punição aplicada à equipe anglo-germânica.

Além disso, a FIA divulgou outros e-mails de Mike Coughlan, um dos responsáveis pelo projeto dos carros de Alonso e Lewis Hamilton, e uma das figuras chaves na trama, ao ser acusado de receber informação confidencial de Nigel Stepney, da Ferrari.

O Conselho Mundial da FIA excluiu na quinta-feira a McLaren-Mercedes do Mundial de construtores (tirou-lhe todos os pontos obtidos até esta data e não lhe contabilizará os das quatro últimas corridas) e aplicou um multa recorde de 100 milhões de dólares por ter infringido o artigo 151 de seu código esportivo, que protege a imagem da Fórmula 1.

O Conselho estimou que os e-mails provaram que várias pessoas que ocupavam altos cargos na McLaren-Mercedes conheciam o conteúdo dos documentos secretos sobre os carros Ferrari F2007, e não unicamente Coughlan, como sustentava o patrão da escuderia anglo-germana, Ron Dennis.

As novas provas teriam demonstrado que a McLaren tinha a intenção de utilizar essas informações secretas em benefício próprio.

No que se referia à distribuição do peso nos carros da Ferrari, de la Rosa teria feito um pergunta diretamente a Coughlan.

"Olá, Mike (Coughlan), você conhece a distribuição do peso nos carros vermelhos? Seria importante para nós saber isso com o objetivo de testar no simulador. Obrigado de antemão, Pedro. PS: Estarei no simulador amanhã", escreveu o piloto reserva.

"Sua distribuição do peso (na Ferrari) me surpreende, não sei se é 100% fiável, mas, em todo caso, é interessante", teria respondido Alonso, ao que de La Rosa alegou que os dados eram confiáveis, sim, porque vinham de Nigel Stepney, que é muito amigo de Coughlan e que já havia facilitado informações sobre os planos de Kimi Raikkonen no Grande Prêmio da Austrália.

As comunicações entre Alonso-De la Rosa-Coughlan revelaram também que houve troca de dados confidenciais sobre um gás especial, que a Ferrari usa em seus pneus e sobre o sistema de freagem do carro F2007.

"Podes me explicar, no que for possível, o sistema de freagem da Ferrari? Ele é ajustado do cockpit?", perguntou de la Rosa, ao que Coughlan respondeu que os responsáveis da McLaren-Mercedes estavam trabalhando em uma fórmula similar. http://afp.google.com/article/ALeqM5iuZN6k...PvGsceBAX9__RGA

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Doutor Chimoltrúfio
      161

      Exibições de Chapolin no SBT

    2. E.R
      186

      Exibições de Chaves no SBT

    3. Eu acho...
      186

      Exibições de Chaves no SBT

    4. Marcelo J.
      186

      Exibições de Chaves no SBT

    5. Doutor Chimoltrúfio
      186

      Exibições de Chaves no SBT

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...