Ir para conteúdo

O que vocês acham?

John Jow

Recommended Posts

Pessoal, eu tinha colocado essa suposição no tópico sobre dúvidas, por achar que o tema não era tão importante assim pra se criar um tópico. Mas como não se trata exatamente de uma dúvida, então resolvi criar o tópico de qualquer jeito mesmo!

Eu tenho visto em alguns sites CH (ainda ontem vi no Blog do Berriel) uma informação errada que tem me incomodado um pouco, porque é algo que passa despercebido em nosso meio. Esses sites afirmam que o Eleu Salvador dublou o Jaiminho na segunda dublagem da máquina de lavar da dona Florinda. Gente, nesse 15 anos de CH que eu tenho no lombo eu posso afirmar que o finado Eleu Salvador NUNCA chegou perto do microfone pra dublar o Jaiminho naquele episódio. O único episódio em que eu tenha ouvido sua voz, nos tempos da MAGA claro, foi a versão de 1979 do transplante de cérebros.

O que eu queria que fosse analisado e discutido é o seguinte:

Vocês não acham que aquela voz do Jaiminho no episódio da máquina de lavar é muitíssimo mais parecida com a voz do também falecido Potiguara Lopes, o primeiro dublador do Prof. Girafales e que também chegou a dublar outros personagens, como o sr. Calvillo?? Prestem atenção e ouçam bem!!!

Eu posso ter escrito aqui um monte de besteiras que vocês já sabiam de cor; mas nunca vi ninguém com essa especulação. E eu tenho quase certeza de que quem dublou o Jaiminho nesse episódio foi o Potiguara sim, em vez do Eleu, como afirmam muitos sites e listas de dublagem...

Link para o comentário
  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• John Jow

14

• Rodolfo Albiero

5

• Bugiga

3

• Thomas

3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Jhon, o Eleu Salvador virou o dublador oficial do Raul Padilla após o Older Cazarré, que morreu em 92, ano em que esse episódio apareceu com a nova dublagem.

O Potiguara Lopes dublou Chaves muito no começo. E também morreu no começo dos anos 90, época em que foi feita essa redublagem.

O Eleu tinha facilidade para mudar a voz e creio que ele tentou se aproximar do Older Cazarré. Como você pode afirmar com certeza que a voz não é dele?

Link para o comentário

Eu tenho certeza que não é o Eleu. Conheço o trabalho dele de muitos filmes e desenhos, e não se parece nem um pouco com nada que ele tenho feito. Não faço idéia de quem seja esse dublador, mas não é o Eleu.

* uma dúvida que niguém nunca me respondeu, apesar de perguntado várias vezes no 'Dúvidas CH': a primeira versão dublada desse episódio, além do Potiguara como Girafales (dele eu lembro nesse episódio), tem Sandra Mara como Chiquinha/Dona Neves e Older Cazarré como Jaiminho?

Link para o comentário
Jhon, o Eleu Salvador virou o dublador oficial do Raul Padilla após o Older Cazarré, que morreu em 92, ano em que esse episódio apareceu com a nova dublagem.

O Potiguara Lopes dublou Chaves muito no começo. E também morreu no começo dos anos 90, época em que foi feita essa redublagem.

O Eleu tinha facilidade para mudar a voz e creio que ele tentou se aproximar do Older Cazarré. Como você pode afirmar com certeza que a voz não é dele?

1º Não creio que o Eleu tenha virado o dublador do Padilla logo após o Cazarré. Vale lembrar que nenhum dos dois dublaram o Padilla no episódio do Chapolin de 1979 - Dr. Chapatin quer ir ao futebol/ A construção (mesmo sendo de um dos primeiros lotes). Nem tampouco foram eles que o dublaram em Charrito (Nesse filme Raúl Padilla foi dublado provavelmente por Hélio Vaccari, o mesmo que dublou o Gandalf, na trilogia "O Senhor dos "Anéis". Eu não posso afirmar com certeza, mas ouçam as vozes, vejam a semelhança que facilmente se reconhece.)!

2º Pelo que eu sei o Potiguara morreu em 1999...

3º Eu tenho certeza absolutíssima que não foi o Eleu porque aquela voz num se parece com a dele nem de longe...

Sempre fui um fã de dublagem e procuro saber tudo sobre isso. Quando passa um filme, sempre conheço as vozes e os nomes dos dubladores. E acabei me acostumando em reconhecer com facilidade as vozes.

Procurem assistir seguidamente o episódio da venda da vila parte 1, onde o Potiguara faz a voz do Carequinha e a máquina de lavar da dona Florinda... Vão ouvir a semelhança!

Link para o comentário
Eu tenho certeza que não é o Eleu. Conheço o trabalho dele de muitos filmes e desenhos, e não se parece nem um pouco com nada que ele tenho feito. Não faço idéia de quem seja esse dublador, mas não é o Eleu.

* uma dúvida que niguém nunca me respondeu, apesar de perguntado várias vezes no 'Dúvidas CH': a primeira versão dublada desse episódio, além do Potiguara como Girafales (dele eu lembro nesse episódio), tem Sandra Mara como Chiquinha/Dona Neves e Older Cazarré como Jaiminho?

Tem sim!!! Eu sou doido pra assistir esse episódio com essa dublagem, que deve ser bem melhor do que a segunda.

Link para o comentário

No episódio 1979 - Dr. Chapatin quer ir ao futebol/ A construção, o dublador do Raul é o José Soares (Shemp de Os 3 Patetas, Tatsumi de Os Cavaleiros do Zodiáco e cachorro Dooley em O Pica-pau). Faz tempo que não vejo esse episódio, mas acho que o Horácio Gomez é dublado pelo Nelson Batista, que dublou o captaz em 'Para fugir da prisão' e também era o dublador oficial do Jerry Lewis.

Link para o comentário

Vc esta enganado, o Potiguario morreu no final dos anos 80, não na decada em 1999

Se vc [e tão fã de dublagem quanto eu pode ver que não tem nada dubldo por ele nos anos 90

Link para o comentário

Vc esta enganado, o Potiguario morreu no final dos anos 80, não na decada em 1999

Se vc [e tão fã de dublagem quanto eu pode ver que não tem nada dubldo por ele nos anos 90

Bom, eu afirmei que foi em 1999 porque foi dito antes aqui por quem sabe mais... Mas mesmo assim a dublagem da "máquina de lavar" é do mesmo lote de quando o Potiguara dublou o Calvillo (se não me engano o de 1989).

Mas, se é assim, em que ano o Potiguara dublou o Jebediah Springfield, de Os Simpsons???

Link para o comentário

Não se sabe ao certo qual ano Potiguara Lopes faleceu, são muitos boatos que inventam, então o melhor é não discutir pelo ano que ele morreu...

Quanto a dublagem do episódio da máquina de lavar, era o Eleu, mesmo porque como já disseram ele tinha facilidade de modificar a voz, e como ele assumiu o lugar de Older depois de sua morte, só pode ter sido ele.

Link para o comentário
Não se sabe ao certo qual ano Potiguara Lopes faleceu, são muitos boatos que inventam, então o melhor é não discutir pelo ano que ele morreu...

Quanto a dublagem do episódio da máquina de lavar, era o Eleu, mesmo porque como já disseram ele tinha facilidade de modificar a voz, e como ele assumiu o lugar de Older depois de sua morte, só pode ter sido ele.

1º Num é bem assim!! Dá pra pelo menos ter uma noção do ano de sua morte. Por exemplo: O Potiguara chegou a dublar o personagem fundador da cidade de Springfield, Jeremiah Springfield, em Os Simpsons. Sabendo que Os Simpsons foi criado em 1989 e dublado e exibido pela Globo em 1991, podemos ter uma noção de que ele estava vivo nesse período de 1989-1991, período em que Chaves já tinha sido dublado...

2º Não dá pra dizer que foi o Eleu porque ele conseguia mudar a voz. Conheço dubladores com muito mais versatilidade que ele (por exemplo, o Marconatto. Quem diz que a voz do Sawyer é a mesma do Godinez ou do horácio no episódio Racha Cuca cai no poço, do DVD???), mas que dá pra reconhecer pelo timbre da voz. O timbre da voz do Jaiminho no episódio citado não é o do Eleu por mais que ele soubesse disfarçar...

Nem tampouco o Eleu assumiu o lugar depois da morte do Cazarré. Quando o episódio foi dublado, o Cazarré ainda tava vivo! Vale ressaltar que as dublagens foram em 1989 e o Cazarré morreu em 1992.

Link para o comentário

O que ocorre é que o Raul apareceu em poucos episódios de Chaves e Chapolin. De Chaves, foram só "Nasce Uma Bisavó", "Mosca na Sopa", "O Protesto", "Ratos no Restaurante p.2", "Os Hóspedes do Sr. Barriga" e "A Lavadora Encrencada". De Chapolin também foram poucos. Aí esses personagens que aparecem menos acabam tendo várias vozes, dependendo da época em que o episódio foi dublado.

Com o Godinez foi a mesma coisa. Na Maga ele teve uns 3 ou 4 dubladores diferentes, mesmo aparecendo em poucos episódios. Paty idem, teve pelo menos 3 dubladoras. Já nos personagens principais, o dublador era sempre o mesmo (exceto a Chiquinha, que só mudaram porque a Sandra Mara não pôde dublar os lotes mais recentes).

Link para o comentário

Não falem bobagem,

Potiguara Lopes morreu em 1993 (salvo engano), vítima de um acidente de carro,

e quanto ao Eleu, eu também sempre tive essa dúvida de que não seja ele, afinal, notem como a voz de Doc. Brown e tantos outros não se assemelham à Jaiminho.

mas eu ainda acho que seja ele, não pela semelhança da voz, mas sim pelos fatos.

Link para o comentário
1º Num é bem assim!! Dá pra pelo menos ter uma noção do ano de sua morte. Por exemplo: O Potiguara chegou a dublar o personagem fundador da cidade de Springfield, Jeremiah Springfield, em Os Simpsons. Sabendo que Os Simpsons foi criado em 1989 e dublado e exibido pela Globo em 1991, podemos ter uma noção de que ele estava vivo nesse período de 1989-1991, período em que Chaves já tinha sido dublado...

2º Não dá pra dizer que foi o Eleu porque ele conseguia mudar a voz. Conheço dubladores com muito mais versatilidade que ele (por exemplo, o Marconatto. Quem diz que a voz do Sawyer é a mesma do Godinez ou do horácio no episódio Racha Cuca cai no poço, do DVD???), mas que dá pra reconhecer pelo timbre da voz. O timbre da voz do Jaiminho no episódio citado não é o do Eleu por mais que ele soubesse disfarçar...

Nem tampouco o Eleu assumiu o lugar depois da morte do Cazarré. Quando o episódio foi dublado, o Cazarré ainda tava vivo! Vale ressaltar que as dublagens foram em 1989 e o Cazarré morreu em 1992.

Mas você afirmou com tanta certeza que até parecia que você falou com Eleu quando ele era vivo, que estava no estúdio!

Não sabia que que apenas os idiotas dizem as coisas com tanta certeza??

Tem certeza?

Absoluta! :P

Link para o comentário
Não falem bobagem,

Potiguara Lopes morreu em 1993 (salvo engano), vítima de um acidente de carro,

e quanto ao Eleu, eu também sempre tive essa dúvida de que não seja ele, afinal, notem como a voz de Doc. Brown e tantos outros não se assemelham à Jaiminho.

mas eu ainda acho que seja ele, não pela semelhança da voz, mas sim pelos fatos.

Vc estava lá pra ver, me mostre alguma coisa que comprove, antes querer ser prepotente

A mesma coisa com o Marcelo ele morreu de Pneumonia, Infarto, acidente de carro e vai saber quais mais mortes eles inventeram pra seu falecimento

Link para o comentário

O Eleu não substituiu imediatamente o Older, afinal só dublou a Troca de Cérebros no Chapolin...

A gente costuma dizer que é a segunda voz porque ele dublou o Raul Chato Padilla no Chespirito da CNT/Gazeta, só por isso.

Eu conheço muitos trabalhos do Eleu e tenho quase certeza que não é ele. O ideal seria cortar um trecho com a fala desse espisódio e perguntar para o dublador Carlos Campanille se ele sabe de quem se trata. Ele particia da comunidade "Versão brasileira AIC-SP" do orkut, e é muito educado e solícito;

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Chavito de la Mancha
      5

O que você prefere?

2. Pavi
      43

SBT e Televisa estão utilizando Inteligência Artificial para """remasterizar""" Chaves e Chapolin

3. E.R
      162

Street Fighter

4. Doutor Chimoltrúfio
      109

Unimás (EUA) - Chaves/Chapolin

5. Jaciinto
      3904

DESENHOS ANIMADOS

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...