Ir para conteúdo

LIVRO reacende a polêmica da COPA DE 1978

Antonio Felipe

Recommended Posts

Lembram-se do Fernando Rodríguez Mondragón, aquele que escreveu El Hijo del Ajedrecista, dizendo que Chespirito teria feito uma apresentação para narcotraficantes? Pois ele voltou com uma nova polêmica:

ZERO HORA

Uma reportagem veiculada neste domingo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra que o cartel de Cáli teria subornado a seleção peruana para ajudar a Argentina a conquistar a Copa do Mundo de 1978. As denúncias estão no livro El hijo del Ajedrecista 2, de Fernando Rodríguez Mondragón, filho de um dos chefões do narcotráfico colombiano.

Na ocasião, os argentinos precisavam vencer o Peru por 4 a 0 na semifinal, para impedir o Brasil de chegar à decisão. Acabaram ganhando por 6 a 0, num jogo em que os adversários mostraram apatia e falhas evidentes.

Rodríguez Mondragón garantiu à reportagem que seu pai, em reunião com representantes da seleção e de entidades de futebol peruanas, decidiu quanto o governo do Peru e os jogadores receberiam pela derrota: US$ 50 mil dólares para jogadores que soubessem do suborno, US$ 250 mil para integrantes da comissão técnica e US$ 100 milhões para o governo peruano em carregamentos de trigo.

Rodríguez Mondragón afirma que apenas quatro jogadores do Peru ficaram sabendo do acordo — entre eles o goleiro Quiroga, que nega qualquer acusação. O autor de El hijo del Ajedrecista 2 é filho de Gilberto Rodríguez Orejuela e sobrinho de Miguel Rodríguez Orejuela, chefões do cartel de Cáli presos nos Estados Unidos.

O governo argentino, dominado pela ditadura militar, teria articulado o acordo para usar o futebol como instrumento para abafar os protestos das ruas. O placar de 6 a 0 deu à Argentina um saldo de gols superior ao da Seleção Brasileira e lhe permitiu disputar a decisão contra a Holanda — vencida por 3 a 1, na prorrogação. O Brasil deixou a Copa, realizada na Argentina, invicto.

http://video.globo.com/Videos/Player/Espor...OLEMICA,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Espor...COPA+DE,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Espor...IGNADOS,00.html

---------------

E segue a polêmica...

Link para o comentário

Sem dúvidas que o jogo foi comprado.

O Quiroga, goleiro da seleção peruana, era argentino naturalizado peruano. Ele falhou muito nesse jogo.

Ele sempre foi o alvo principal das acusações deste possível suborno.

Mas eu não sabia que pode ter tido tanto dinheiro envolvido.

Link para o comentário

Achei a Globo sensacionalista demais em cima do assunto.

Não é por torcer pra Argentina, mas esse papo pra mim é balela.

;)

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Eu conhceço muita gente que assitiu aquela Copa que disse que o Brasil era melhor que a Argentina, e o peru era uma equipe competitiva apesar de não ser brilhante tinha condições suficientes de não perder daquela forma... Na minha opinião foi roubado os fatos mostram, mas não adianta a Copa não vai sair da mão deles, o que importa é que nós somos 5 vezes campeões, e todas elas sem ajuda - claro, excessão a anulação da suspensão de Garrincha... :) ...

Link para o comentário
Eu conhceço muita gente que assitiu aquela Copa que disse que o Brasil era melhor que a Argentina, e o peru era uma equipe competitiva apesar de não ser brilhante tinha condições suficientes de não perder daquela forma... Na minha opinião foi roubado os fatos mostram, mas não adianta a Copa não vai sair da mão deles, o que importa é que nós somos 5 vezes campeões, e todas elas sem ajuda - claro, excessão a anulação da suspensão de Garrincha... :) ...

O Brasil jogou com a Argentina nessa Copa e, se fosse realmente melhor, teria ganhado o jogo. Só não chegaram na final por pura incompetência.

;)

Link para o comentário

É, meu pai tinha me dito uma vez que esse jogo foi estranho mesmo, que os jogadores do Peru mal corriam... Mas fazer o quê, já era.

Link para o comentário

Preciso lembrar da semi-final da copa de 58, onde o garrincha foi expulso e o juiz ganhou uma grana não anotou na súmula pra que o mesmo jogasse a final?

selenike não tem moral pra ficar falando de que argentino roubou, etc etc etc...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...