Ir para conteúdo

Fórmula Indy


Rufino Rufião

Recommended Posts

Dirigentes assinam acordo para reunificação

Agora é oficial. Dirigentes da IRL e da Champ Car concluíram nesta sexta-feira (22/02) a reunificação das duas categorias, colocando ponto final em uma divisão que durou 12 temporadas completas. O acordo foi divulgado pelo site oficial da IRL.

O compromisso foi assinado nesta quinta-feira (21/02) por Tony George, o dono da IRL, e por Kevin Kalkhoven, um dos sócios da Champ Car. Hoje, o documento foi firmado por Gerald Forsythe, que era quem mais relutava em acabar com a antiga CART.

Detalhes do acordo serão divulgados na próxima semana, em uma entrevista coletiva. A principal dúvida é a respeito das corridas de Long Beach e de Motegi, previstas para o mesmo final de semana. O número de equipes da Champ Car que participará do campeonato sob a batuta da IRL também está indefinido.

Fonte: www.autoracing.com.br

Finalmente, o meu grande sonho esportivo está realizado!!! Pararam de bobagem e resolveram se unir após 13 anos. A velha Fórmula Indy está de volta, e com certeza ficará cada vez mais forte!! Nos últimos anos era triste a coisa, duas categorias capengas, apenas a IRL passando no Brasil (Band)...

Em 2008, será respeitado o calendário e o pacote técnico da IRL, com a adição de algumas equipes da Champ Car, como a Newman-Haas, Walker, PKV e Forsythe. Deverão ser as 16 corridas previstas da IRL mais 4 eventos mais rentáveis da Champ Car: Long Beach (EUA), Edmonton (Can), Austrália e Cidade do México.

Para 2009 haverá grandes mudanças no calendário e também no pacote técnico da renovada Fórmula Indy. Pistas clássicas da CC, como Toronto, Cleveland e Elkhart Lake, deverão achar uma brecha no calendário.

No frigir dos ovos nem é bem fusão: a Champ Car (Fórmula Mundial) está fechando as portas, e quem quiser migra para a IRL.

Editado por E.R
Link para o comentário
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Rufino Rufião

    17

  • E.R

    12

  • Barril do Chavinho

    6

  • Erick Cunha

    1

Usuários que mais postaram nesse tópico

Ainda não é confirmada fusão, por enquanto é apenas principle agreement, ou seja, é um pré-acordo, o problema agora é o seguinte: é fusão mesmo ou é a compra da ChampCar pela IRL? Digo isso pq tem surgido vários boatos de que a CC iria pedir falencia, que as equipes iriam pra IRL e que também iriam as provas de Long Beach, Edmonton e Austrália. Mais água vai passar por baixo dessa ponte.....

Link para o comentário

Não é pré-acordo, é acordo mesmo, está tudo assinado e anunciado. Não tem como voltar atrás, a reunificação está selada, agora só restam divulgar os detalhes. Isso vai acontecer na quarta-feira da semana que vem, durante os testes coletivos em Miami. Como falei acima é a compra da Champ Car pela IRL. O campeonato de 2008 será basicamente o previsto da IRL, com a inclusão de algumas provas e equipes da CC. Em 2009, no entanto, as coisas vão mudar bastante, tanto calendário quanto pacote técnico.

Link para o comentário

Isso é ótimo, só irá fortalecer a categoria que sempre foi forte, mas com a divisão tinha caíso um pouco...

Alguem poderia falar se algum piloto brasileiro que atuava na F-Mundial irá para a IRL? Caso do Junqueira... ???

Link para o comentário

O Bruno Junqueira vai, pela mesma equipe Dale Coyne. Quem deve dançar é o Enrique Bernoldi (ex-F1), que assinou com a Rocketsports, só que essa equipe não deve disputar o campeonato.

Na IRL já tínhamos Hélio Castroneves (Penske), Tony Kanaan (Andretti-Green) e Vitor Meira (Panther). Serão portanto 4 pilotos brasileiros, a princípio. O grid terá de 25 a 30 carros, mais do que a F1, que tem 22 (ou 20, já que a Super Aguri não está garantida).

A Bandeirantes não deve passar ao vivo todas as corridas, por causa do maldito futebol. Mas passará no Bandsports e no PlayTV, esse canal pode ser sintonizado via receptor digital (Satélite BrasilSat B3).

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Aqui está a lista de pilotos para a temporada 2008. São 26 pilotos, nove deles vindos da extinta Champ Car. Um grid bem maior do que o da Fórmula 1, diga-se de passagem. São 6 pilotos brasileiros, e 8 americanos

Nº Piloto País Equipe

2 A.J. Foyt IV EUA Vision

3 Helio Castroneves BRA Penske

4 Vitor Meira BRA Panther

5 Oriol Servia ESP KV

6 Ryan Briscoe AUS Penske

7 Danica Patrick EUA Andretti-Green

8 Will Power AUS KV

9 Scott Dixon NZL Chip Ganassi

10 Dan Wheldon ING Chip Ganassi

11 Tony Kanaan BRA Andretti-Green

14 Darren Manning ING A.J. Foyt

15 Buddy Rice EUA Dreyer & Reinbold

17 Ryan Hunter-Heay EUA Rahal-Letterman

18 Bruno Junqueira BRA Dale Coyne

19 Mario Moraes BRA Dale Coyne

20 Ed Carpenter EUA Vision

23 Milka Duno VEN Dreyer & Reinbold

24 Jay Howard EUA Roth

25 Marty Roth CAN Roth

26 Marco Andretti EUA Andretti-Green

27 Hideki Mutoh JAP Andretti-Green

33 Ernesto Viso VEN HVM

34 Franck Perera FRA Conquest

36 Enrique Bernoldi BRA Conquest

02 Justin Wilson ING Newman/Haas/Lanigan

06 Graham Rahal EUA Newman/Haas/Lanigan

Aproveitando, segue abaixo o link para uma coluna sobre a reunificação que escrevi para o site www.autoracing.com.br

http://www.autoracing.com.br/news.php?id=42439

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Rufino, você acha que quando o Rubens Barrichello se aposentar da F-1, ele vai correr na Stock Car ou existe alguma chance dele disputar a IRL ?

Outra pergunta ... o Coulthard e o Fisichella, você acha que haverão vagas pra eles na IRL ou eles vão tentar uma coisa "mais light" como correr em Le Mans ou algo do gênero ?

--

Desses pilotos que você citou, me lembro do Bernoldi na F-1.

--

O Hélio Castro Neves (vencedor das 500 milhas de Indianápolis duas vezes) é que virou celebridade nos EUA, por causa da "Dança dos Famosos". :surfing:

Link para o comentário
Rufino, você acha que quando o Rubens Barrichello se aposentar da F-1, ele vai correr na Stock Car ou existe alguma chance dele disputar a IRL ?

Outra pergunta ... o Coulthard e o Fisichella, você acha que haverão vagas pra eles na IRL ou eles vão tentar uma coisa "mais light" como correr em Le Mans ou algo do gênero ?

Eu acho difícil. Esses pilotos de F1, em sua maioria, têm medo dos circuitos ovais (o M Schumacher, por exemplo, era um deles). Esses pilotos mais velhos europeus ficam por lá mesmo, disputando categorias de turismo, como o DTM, WTCC, Le Mans Series e a nova Speedcar, que corre na Ásia e tem pilotos como Jean Alesi, Johnny Herbert, Ukyo Katayama, Heinz-Harald Frentzen, etc.

Já foram disputadas duas etapas da nova Fórmula Indy. No oval de Miami, venceu Scott Dixon (Ganassi). As ex-equipes da Champ Car, por falta de adaptação, levaram uma surra. Já na segunda etapa, nas ruas de St. Petersburg, houve um equilíbrio muito grande, já que as equipes da CC estavam acostumadas aos traçados mistos. A vitória foi de Graham Rahal (Newman/Haas), filho do aposentado Bobby Rahal. Por incrível que pareça, eles vieram da Champ Car, e logo na segunda corrida com o regulamento da IRL venceram.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Barril do Chavinho
NOTÍCIAS
Danica Patrick se torna a primeira mulher a vencer na Indy

080420velocidadef003yq6.jpg

Danica Patrick nunca duvidou que uma mulher pudesse vencer uma corrida. Neste domingo, ela se tornou a primeira mulher a vencer na Fórmula Indy, ao ficar com o primeiro lugar no Grande Prêmio de Motegi, no Japão, em sua 50ª largada na categoria.

"Estou feliz que isso finalmente aconteceu", disse a piloto. "Mas eu mentiria se eu disse que eu não pensava que seria eu a vencedora."

Danica, que estreou na então IRL (Indy Racing League) em Miami-2005, mostrou competência no último ano, quando ficou com o sétimo lugar na classificação geral, sua melhor colocação na categoria. Antes da vitória, seu melhor resultado havia sido a segunda posição em Detroit.

A piloto ironizou e disse que, com o resultado, ela não terá mais de responder a mesma pergunta: quando você vai vencer? "As pessoas me perguntaram isso tantas vezes e, agora, que eu finalmente venci, ficarei feliz em não mais responder essas questões."

A estratégia fez com que Danica aproveitasse as últimas voltas para roubar a liderança do brasileiro Helio Castroneves, que largou na pole.

Danica afirmou que a equipe Andretti Green Racing foi a responsável pelo seu resultado. "Quando falei com eles no rádio, apenas agradeci. Foi uma estratégia de combustível, mas meu time me chamou no momento certo. Eu sabia que eu tinha uma estratégia parecida com a do Helio e não acreditei quando eu o ultrapassei. Foi fabuloso."

Na festa após a prova, ela recebeu o carinho de seus familiares. "Ouvi muitas vezes 'amo você' e 'parabéns'. Meu pai disse que foi o melhor dia da vida dele."

Castroneves, líder da temporada, terminou a prova em segundo e elogiou o desempenho de Danica. "Eu estava economizando combustível nas cinco voltas finais. Quando Danica me passou, eu percebi que ela era a líder. Ela fez um grande trabalho."

O neozelandês Scott Dixon terminou em terceiro, seguido pelo inglês Dan Wheldon. Tony Kanaan acabou em quinto, enquanto Vítor Meira abandonou na 92ª volta.


Foi uma excelente vitória da Danica, eu mesmo sempre torço para ela vencer as corridas quando os brasileiros não estão em posição de vitória, e desta vez ela venceu - a Band não passou pois adiaram a corrida p/ sabádo, por conta da chuva - e provou que não é apenas uma linda mulher, que também é competente...

danica-patrick-picture-1.jpg

:wub::wub::wub::wub:
Link para o comentário

Ela ganhou na estratégia de boxes, estava sempre de quinto para baixo na corrida, mas aproveitou uma bandeira amarela e encheu o tanque. Com isso, os líderes tiveram que parar em bandeira verde nas voltas finais.

Importante a vitória da Danica, principalmente em termos de marketing para a categoria, que agora reunificada tem tudo para voltar a crescer.

É bom lembrar que, neste final de semana, acontecem duas corridas. Esta do Japão, apenas pelos carros da IRL, e a de Long Beach, pelos carros da Champ Car, que está se despedindo oficialmente. O vencedor foi o australiano Will Power, da KV Racing, em uma corrida festiva que contou com pilotos históricos como Jimmy Vasser, Roberto Pupo Moreno, Antonio Pizzonia e Paul Tracy. As duas provas contam pontos para o calendário da Indy, que agora está oficialmente reunificada.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

emoband.png

Nossa, a transmissão que a Band fez domingo foi muito ruim. No meio da corrida, fizeram um sorteio da Caixa Econômica e dividiram a tela no meio. Nem sei que chegaram a mostrar a corrida toda (já que teve jogo do Campeonato Brasileiro) .

A Band podia tratar a "Fórmula Indy" com mais carinho.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...