Ir para conteúdo

O monopólio da Globo no futebol brasileiro


E.R

Recommended Posts

NOTÍCIAS
DANIEL CASTRO - FOLHA DE S.PAULO

6eusl92.gif

. O governo federal reabriu no ano passado investigações para apurar indícios de práticas anticoncorrenciais por parte da Globo na compra do Campeonato Brasileiro de Futebol.

As investigações tiveram origem em 1997 e estavam paralisadas desde 2004. A Folha apurou que dois fatores impulsionaram a retomada do processo administrativo, aberto na Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça: o descontentamento do presidente Lula com a cobertura da Globo da campanha eleitoral de 2006 e pressão de parlamentares ligados à Igreja Universal, cujo líder, Edir Macedo, é dono da Record, hoje maior rival da Globo na disputa por direitos esportivos.

Em ofício de 9 de outubro, a SDE pediu à Globo cópias de contratos, valores pagos e recebidos de 2002 a 2007 pelo Campeonato Brasileiro em cada plataforma (TV aberta, paga e pay-per-view), custo dos comerciais, lista dos dez programas mais vistos em cada ano e audiência detalhada dos dez maiores eventos esportivos.

A Globo respondeu parcialmente em 29 de outubro, em caráter sigiloso e "sob protesto", apontando "irregularidades" no processo. A principal é que as investigações, segundo determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), deveriam se limitar a 1997, 1998 e 1999. Assim, a SDE estaria extrapolando "o escopo da investigação".

No ofício, os advogados da Globo manifestam estranheza com a retomada das investigações, "após três anos sem nenhuma movimentação instrutória" e "sem esclarecer o motivo e a razão". Outro ponto levantado pela Globo foi o fato de as investigações terem sido retomadas justamente com um ofício à Record, no qual perguntava à concorrente sobre seu interesse pelo Brasileirão.

A Globo omitiu dados sobre valores pagos e receitas e não forneceu contratos. Foi advertida de que poderá ser multada.
Procurada pela Folha, a Globo não se manifestou. A Secretaria de Direito Econômico fez o mesmo, argumentando que não pode falar sobre processos em andamento.


Sabemos que a Globo adota posturas antiéticas para conseguir o que quer. Basta lembramos do Globo Repórter que denunciou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. E que tão logo o presidente da CBF trabalhou para que a Globo conseguisse os direitos de transmissão das Copas do Mundo, a Globo nunca mais tocou no assunto e ainda fica puxando o saco do Ricardo Teixeira, do Dunga e de tudo o que envolve a CBF. Editado por E.R
Link para o comentário
Pra mim a RedeTV deveria comprar, é a única emissora sem rabo preso com bispo da vida ou manipuladora

E o R.R. Soares? :rolleyes:

Se for assim, devia ir para o SBT...

Link para o comentário

Que perca mesmo, é por essas que a Globo detesta o SPFC, pq o Tricolor queria assinar com a Record e não com a Globo... Se a Globo deixar de transmitir, será a melhor noticia dos últimos anos...

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
NOTÍCIAS
http://meiodia.wordpress.com/2007/07/05/pa...etor-da-sportv/

A novela e o jogo de 9h45 :

. Já há muito tempo no Brasil discute-se essa questão. Marcar um jogo de futebol para esse horário prejudica aqueles que vão ao estádio. Para a maioria, torna-se difícil e perigoso voltar para casa e nem todos estão dispostos a enfrentar uma aventura por seus times.

O motivo desse procedimento já é mais que evidente: as novelas da Globo precisam ir ao ar. Se o jogo acontecesse mais cedo, não seria exibido no canal e isto foi admitido como verdade absoluta pelo diretor da SporTV, Emanuel Castro. Lembro que o Sportv faz parte da Globosat. No entanto, segundo o jornalista, que optou por não assumir uma posição conclusiva, é necessário pesar o seguinte fator: nos últimos anos, um público novo, sobretudo feminino, tem se interessado mais por futebol do que nunca. Estas mulheres, principalmente as mais jovens, desfilam com camisas de times pelas ruas, acompanham os namorados nas partidas e algumas chegam a se tornar mais fanáticas que eles. Contudo, as novelas continuam sendo a preferência da maior parte. Portanto, exibir apenas o jogo, em detrimento da novela, limitaria esse avanço conquistado até aqui, já que dificilmente a primeira opção seria o esporte. O procedimento atual estaria, então, contribuindo para uma democratização do acesso ao futebol. Confesso que não achei o argumento tão forte, mas, de qualquer modo, vale a pena acrescentá-lo à discussão.


Esse argumento pra mim é totalmente furado. Os jogos são exibidos mais tarde simplesmente porque a novela tem melhor ibope. Ao mesmo tempo, é lucrativo pra Globo passar jogo de futebol no meio de semana por causa dos anunciantes.

Só existiria uma maneira de normalizar o calendário na América do Sul, que seria o de acabar com os campeonatos nacionais, ficando apenas com a Libertadores, com a Copa do Brasil e com os estaduais. Mas isso nunca aconteceria, é claro. Mas seria a única forma de só haver jogos nos finais de semana, respeitando a saúde dos atletas e as condições financeiras da maioria dos torcedores. Mas infelizmente, os interesses da televisão falam mais alto.
Link para o comentário
o SBT e a Record tinham que se juntar pra comprar o Brasileirão

ai por exemplo um passava jogo terça e domingo

e outro quarta e sábado

:)

Orra, ai sim eim? Vê jogo todo dia, e de graça, seria otimo. :)

A coisa que mais fico nervoso foi com a Copa do Brasil, que a Globo não exibiu alguns jogos do Corinthians por causa da Libertadores, e invés de deixarem a Band exibir pelo menos... podia ter visto o Segundo jogo contra o São Caetano que foi numa Terça e o primeiro jogo contra o Botafogo, na outra terça-feira. :(

Podiam ser jogos ás 19:45, na Record e SBT, ai seria otimo.

Link para o comentário
NOTÍCIAS
PAINEL FC - FOLHA DE S.PAULO

emoglobo.png

. A Globo ampliou seus direitos no contrato para transmissão das três próximas edições do Campeonato Brasileiro. Agora, ela será a única emissora a fazer entrevistas nos gramados, antes e depois dos jogos. Atualmente, as concorrentes podem gravar com os jogadores. Ela também terá o direito de promover ações com seus patrocinadores nos estádios. Em contrapartida, a emissora se comprometeu verbalmente a evitar imagens que cortem os anunciantes dos clubes em painéis e nas roupas e bonés de atletas e técnicos.
Link para o comentário
Barril do Chavinho
NOTÍCIAS
PAINEL FC - FOLHA DE S.PAULO

emoglobo.png

. A Globo ampliou seus direitos no contrato para transmissão das três próximas edições do Campeonato Brasileiro. Agora, ela será a única emissora a fazer entrevistas nos gramados, antes e depois dos jogos. Atualmente, as concorrentes podem gravar com os jogadores. Ela também terá o direito de promover ações com seus patrocinadores nos estádios. Em contrapartida, a emissora se comprometeu verbalmente a evitar imagens que cortem os anunciantes dos clubes em painéis e nas roupas e bonés de atletas e técnicos.

Agora sim é que eles vão monopolizar hein...

Sobre o fato de não cortar os anunciantes, acho bom, porque os "coitados" pagam e eles filmam apenas os olhos dos jogadores pra cortarem ;)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...