Ir para conteúdo

Os clubes grandes do Brasil

Freddie Mercury

Recommended Posts

Galera, essa história de discutir quem é mais grande é bobagem. Todos os 12 VERDADEIROS CLUBES GRANDES DO BRASIL são importantíssimos (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional e Grêmio) .

Os demais clubes (Sport, Bahia, Portuguesa, Goiás, Coritiba, Vitória, Atlético-PR) são clubes médios.

Editado por E.R
Link para o comentário
  • Respostas 281
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• E.R

35

• FooCH

32

• Fabão

31

• Chapolin Gremista

28

Usuários que mais postaram nesse tópico

Galera, essa história de discutir quem é mais grande é bobagem. Todos os 12 VERDADEIROS CLUBES GRANDES DO BRASIL são importantíssimos (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional e Grêmio) .

Os demais clubes (Sport, Bahia, Portuguesa, Goiás, Coritiba, Atlético-PR) são clubes médios.

Eu costumo dividir em 3 grupos:

Grandes

Flamengo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional e Cruzeiro

Semi-grandes

Botafogo, Fluminense e Atlético-MG

Médios

Bahia, Sport, Atlético-PR, etc

Depois vem os menores.

Esses todos que classifiquei como grandes possuem as 9 maiores torcidas, e pelo menos 5 títulos importantes cada. Já os semi-grandes possuem da 10ª à 12ª torcidas, e no máximo 2 ou 3 títulos importantes cada.

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto

Os demais clubes (Sport, Bahia, Portuguesa, Goiás, Coritiba, Atlético-PR) são clubes médios.

Eu costumo dividir em 3 grupos:

Grandes

Flamengo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional e Cruzeiro

Semi-grandes

Botafogo, Fluminense e Atlético-MG

Médios

Bahia, Sport, Atlético-PR, etc

Depois vem os menores.

Esses todos que classifiquei como grandes possuem as 9 maiores torcidas, e pelo menos 5 títulos importantes cada. Já os semi-grandes possuem da 10ª à 12ª torcidas, e no máximo 2 ou 3 títulos importantes cada.

Perfeito

Sem mais.

Link para o comentário
Sempre simpatizei mais com o Galo, deve ser por causa de pai... pelo menos ele viu o brasileirão de 71 e o grande Reinaldo...

E você vai logo falar desse brasileirão de 71. :(

Eu vou com a classificação do E.R. Esse negócio de semi-grande é tosco demais. Os 4 do Rio, os 4 de São Paulo e os 2 de Minas Gerais são os times que pavimentam o nosso futebol há anos, independente das más épocas.

E o mais legal é que o Fabão coloca logo 4 paulistas em primeiro na classificação dele. Eu sempre discordarei disso. ;)

Link para o comentário

Botafogo, Flu e Atlético-MG são clubes grandes sim. É só você pegar a história desses clubes, ver quantos times e jogadores excepcionais já vestiram essa camisa, quantos jogadores esses clubes cederam para a seleção.

Quando eu tiro sarro do Fluminense (porque todos sabem que o odeio), como fiz em um tópico antigo aqui do FUCH - onde quase todos nós tiramos um sarro de um torcedor do Flu que apareceu por aqui - é mais pelo meu prazer em espezinhar o único clube de futebol que verdadeiramente odeio na vida. Mas é inegável que um time que já teve "A Máquina Tricolor, de Rivellino", que teve Didi, Castilho, Renato Gaúcho (em fase mágica), Carlos Alberto Torres, Ricardo Gomes, Edinho, Paulo César Caju, Doval, "Búfalo" Gil, Thiago Neves e Thiago Silva (eliminando o Boca Juniors de Riquelme e o São Paulo do Muricy na Libertadores), Telê (que foi um baita jogador, pelo que dizem), Branco (no auge da carreira). Sem contar a tradição, o charme dos clássicos no Maracanã (especialmente os contra o Flamengo).

Do Botafogo (que eu considero maior que o Flu), nem se fala : clube tradicionalíssimo (maior rival do Santos de Pelé, ao lado da Academia do Palmeiras) e que teve grandes times da história do futebol brasileiro : Garrincha (o melhor jogador que o Brasil já teve, depois do Pelé), Nílton Santos, Didi, Quarentinha, Gérson (pra mim, um dos melhores jogadores da história do Brasil e que no Botafogo, viveu o auge de sua carreira), Amarildo, Jairzinho, Zagallo, Heleno de Freitas, Mauro Galvão, Túlio Maravilha (no auge), Donizete "Pantera" (no auge), Paulo César Caju e Valdeir "The Flash" (no auge).

O Botafogo sempre foi sinônimo de futebol bonito e bem jogado.

Link para o comentário

Falar sobre a história do Botafogo e dos outros times 3 times importantissimos do Rio de Janeiro demoraria muito.

Um fato histórico do futebol foi o de o Zagallo em 1968 escalar uma seleção brasileira inteira de jogadores do Botafogo. Uma das situações mais ilustres e lembradas até os dias de hoje. Detalhe, o Brasil venceu por 4 a 1 a seleção da Argentina com essa escalação. :lol:

A importância do futebol brasileiro também se alarga aos times do sul, como Grêmio e Internacional. Embora muitos gaúchos achem que tá todo mundo contra o futebol deles, eu dúvido muito.

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto

Clubes tradicionais com torcida relativamente numerosa e praticamente sem títulos de importancia = Botafogo, Flu e Galo = NÃO SÃO TIMES GRANDES

Link para o comentário
Clubes tradicionais com torcida relativamente numerosa e praticamente sem títulos de importancia = Botafogo, Flu e Galo = NÃO SÃO TIMES GRANDES

Pergunte a aos grandes do futebol brasileiro. Aliás, depois falamos da história do Flamengo antes dos anos 80. Vai ver na época torcedores com esse instinto também não consideravam o Fla um time grande.

Link para o comentário

Claro que Flu e Botafogo são grandes. Você acha o Vasco mais importante que o Flu e o Botafogo ? Eu não acho. Me dá muito mais satisfação - como torcedor - que o Flamengo vença o Fluminense e ganhe do Botafogo do que do Vasco (que também dá satisfação, mas menor que vencer os outros dois rivais) .

Link para o comentário

Todos os times que citei são gigantes do futebol brasileiro. Quem quiser negar que negue. ;)

A história desses clubes dirá por si.

E eu não sei se essa história é boato, só sei que torcedores do Fluminense e torcedores do Flamengo me dizem que houve um épico conflito entre os dois clubes, e que alguns que saíram do Fluminense fundaram o clube de futebol no Flamengo, com a intenção de fazer com que o Flamengo ocupasse o espaço do Flu.

Link para o comentário

Atualizando o meu ranking (outubro /2008)

OS MAIORES CLUBES DE FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS

1. Real Madrid (ESP)

2. Milan (ITA)

3. Juventus (ITA)

4. Barcelona (ESP)

5. Bayern de Munique (ALE)

6. Boca Juniors (ARG)

7. Liverpool (ING)

8. São Paulo (BRA)

9. Manchester United (ING)

10. Inter de Milão (ITA)

11. Santos (BRA)

12. River Plate (ARG)

13. Ajax (HOL)

14. Porto (POR)

15. Borussia Dortmund (ALE)

16. Benfica (POR)

17. Palmeiras (BRA)

18. Flamengo (BRA)

19. Grêmio (BRA)

20. Internacional (BRA)

21. Cruzeiro (BRA)

22. Independiente (ARG)

23. Corinthians (BRA)

24. Estudiantes (ARG)

25. Vasco (BRA)

26. Roma (ITA)

27. Arsenal (ING)

28. Peñarol (URU)

29. Atlético de Madrid (ESP)

30. Botafogo (BRA)

31. Hamburgo (ALE)

32. Valencia (ESP)

33. PSV (HOL)

34. Nacional (URU)

35. Chelsea (ING)

36. Lyon (FRA)

37. Feyenoord (HOL)

38. Celtic (ESC)

39. Sporting de Lisboa (POR)

40. Fluminense (BRA)

41. Olympique (FRA)

42. Lazio (ITA)

43. Fiorentina (ITA)

44. Napoli (ITA)

45. Genoa (ITA)

46. Everton (ING)

47. Schalke 04 (ALE)

48. Sampdoria (ITA)

49. Olímpia (PAR)

50. Atlético-MG (BRA)

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto

Título e torcida pra mim são os critérios principais e determinantes. Depois vem craques e esquadões ao longo da história.

Ou então poderiamos dividir entre gigantes e grandes. Botafogo, Flu e Galo não são gigantes.

-------------------

O CRF já existia antes do Fluminense. Apenas o FUTEBOL é posterior. Realmente alguns caras heterossexuais viram que não podiam ficar num clube como o Fluminense. Daí criaram o departamento de futebol no CRF.

-------------------

E.R , só não concordo em uma coisa na sua lista.

Com todo o respeito ao Palmeiras, não acho que seja maior que o Flamengo.

Link para o comentário
E eu não sei se essa história é boato, só sei que torcedores do Fluminense e torcedores do Flamengo me dizem que houve um épico conflito entre os dois clubes, e que alguns que saíram do Fluminense fundaram o clube de futebol no Flamengo, com a intenção de fazer com que o Flamengo ocupasse o espaço do Flu.

Por falar nisso, o tema da minha monografia de final de curso é justamente sobre o Fla-Flu. No final do ano (com o diploma na mão - assim espero) te mostro alguns trechos da monografia, especificamente esta parte. :joinha:

Link para o comentário
E.R , só não concordo em uma coisa na sua lista.

Com todo o respeito ao Palmeiras, não acho que seja maior que o Flamengo.

Eu coloquei assim porque embora o Flamengo tem um título a mais de Copa do Brasil que o Palmeiras e do Flamengo ter vencido a Toyota Cup (que o Palmeiras não venceu) e do Flamengo ter uma torcida maior que a do Palmeiras , os desempenhos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro ao longo dos anos tem sido melhores que os do Flamengo, isso graças as terríveis gestões no Fla (especialmente Luiz Augusto Veloso, Kléber Leite e Edmundo Santos Silva).

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto

Ah fala sério Eduardo, esqueceu que o Palmeiras já caiu e nem faz muito tempo. Se tinha algum equilíbrio entre os dois, isso é determinante pra desequilibrar a favor do Flamengo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...