Ir para conteúdo

O Chaves não é um coitadinho

E.R

Recommended Posts

Não sei se Maquiavel seria bem o caso aí... não vejo um "dualismo" na série ("o bem" vs. "o mal"), ao contrário, são personagens de tintas variadas - curiosamente, na contramão das novelas da mesma emissora.

Mas realmente, Chaves não é um coitadinho, ele se guia impulsivamente, por sua ignorância, ou pela fome mesmo ("Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa", já disse o Seu Madruga...)

Bom, eu citei o Maquiavel pelo "os fins justificam os meios" não pelo enredo todo.

;)

Link para o comentário
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• E.R

5

• Don Juan Thiago

3

• João

3

• Reverendo Majo Jojo

2

Usuários que mais postaram nesse tópico

Isso é coisa de criança, Edu! A série não possui aquele personagem bonzinho, um santo propriamente dito, nem um totalmente tomado pela maldade. Dona Florinda, a mais próxima deste último exemplo, tem repentes de bondade principalmente na fase do restaurante. Às vezes me dá pena do Seu Madruga apanhar da mãe do Quico, mas é porque o pai da Chiquinha é tonto e permite. Como já disse o Rufino em uma antiga coluna do Turma CH, Seu Barriga seria o maior exemplo de bondade na série, com seu coração mole não permitindo o despejo do Seu Madruga mesmo com as seguidas ameaças e os presentes dados a Chaves mesmo após tomar pancadas do órfão.

Mas é um debate interessante!

Link para o comentário
Isso é coisa de criança, Edu! A série não possui aquele personagem bonzinho, um santo propriamente dito, nem um totalmente tomado pela maldade. Dona Florinda, a mais próxima deste último exemplo, tem repentes de bondade principalmente na fase do restaurante. Às vezes me dá pena do Seu Madruga apanhar da mãe do Quico, mas é porque o pai da Chiquinha é tonto e permite. Como já disse o Rufino em uma antiga coluna do Turma CH, Seu Barriga seria o maior exemplo de bondade na série, com seu coração mole não permitindo o despejo do Seu Madruga mesmo com as seguidas ameaças e os presentes dados a Chaves mesmo após tomar pancadas do órfão.

Mas é um debate interessante!

No caso, as colunas que o nosso amigo Rufino escreveu são essas aqui - http://paginas.terra.com.br/arte/turmach/c...no/rufino21.htm

http://paginas.terra.com.br/arte/turmach/c...no/rufino13.htm

A Dona Florinda, pra mim, é uma interesseira, tanto é que não paga um salário ao Chaves (só aceita pagar depois da Dona Neves fazer um estardalhaço no restaurante). Pra mim, ela pegou o Chaves pra trabalhar no restaurante porque é um menino que ela conhece, que mora na mesma vila que ela e que ela sabe que realmente precisa estar lá. Além do mais, o Chaves - segundo a própria - é do mesmo nível que a "gentalha" que vai ao seu restaurante.

É claro que a Florinda não é 100% má, ao ver o Chaves passando frio ou fome, ela o ajuda no que pode, como foi no caso do episódio dos churros ou no do dia da criança. Mas se ela fosse tão boa assim ensinaria o Quico a compartilhar a comida (coisa que só faz no episódio do aniversário do Quico).

E outra, várias cenas em que a Florinda parece preocupada com o Chaves são remakes de diálogos que eram com o Seu Madruga nas primeiras versões.

O episódio que me deu mais raiva da Florinda foi "O ladrão da vila", quando ela acusou injustamente o Chaves e depois disse ao filho pra não se meter com um ladrão, que ele era gente decente, que não lhe convinha fazer amizade com a gentalha. Aquilo lá doeu muito mais do que qualquer pancada que ela deu no Seu Madruga. E se o Quico é mimado, a culpa é todinha da Dona Florinda.

Link para o comentário

gente, é tudo ficção! :P

os personagens são assim pra serem engraçados...

e a maior sacanagem é qdo a Dona Florinda bate no Seu Madruga sem a culpa ser dele e o Quico ainda vai lá e diz "gentalha, gentalha", mesmo sabendo q o culpado foi outro... :P

Ah, nem adianta discutir mais, todos já falaram tudo! :P

Eu só não entendo uma coisa: Na 4ª parte do FBV, tem o clipe "Oyelo, Escúchalo" e essa música fala muito sobre Jesus. Quem acredita em Jesus, segue suas regras e uma delas é não mentir, etc, etc, etc.

e vc vai dizer q nunca mentiu? existe alguém q nunca tenha mentido??

Link para o comentário
e vc vai dizer q nunca mentiu? existe alguém q nunca tenha mentido??

Eu nuca menti, nem nunca voltarei a mentir :anjo:

Já descumpriu sua promessa :assobiando: Brincadeira :D

Pra mim, Chaves é uma das únicas séries que chegam a realidade humana: ninguém é totalmente bom e nem totalmente mau. A D. Florinda, por exemplo, apesar de ser metida, criou seu filho sozinha, só vivendo com a pensão do Frederico, e, apesar de ser apaixonada pelo Professor Lingüiça, digo, Professor Girafales, sempre foi uma mulher emancipada e sempre que podia, cuidava do Chaves, embora isso só ficou claro quando o Villagran e o Ramón Valdés saíram da série. No episódio da Máquina de Lavar, no final D. Florinda diz que a lavadora e o Chaves estavam estorvando na casa dela.

O Seu Madruga, apesar de ser nervoso, sempre tem atitudes bondosas, como convidar o Chaves pra tomar o desejum.

O Chaves, apesar de quebrar os brinquedos do Quico, chantagear o Seu Madruga com os refrescos (inclusive, aumentando o preço por causa dos "energumenos"), mas também é bom, quando divide os sanduíches com o Seu Madruga no aniversário do Quico.

Esse lado bom e mau de cada personagem é que faz a série ser ótima.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...