Ir para conteúdo

O campeonato brasileiro deveria ser mata-mata, ou ponto corridos?

Pancada

Recommended Posts

Pra mim, o calendário deveria ser assim:

1º semestre:

Campeonato Brasileiro (mata-mata)

Copa Libertadores da América

Copa Sul-americana

2º semestre:

Copa do Brasil (com 64 equipes e os grandes entrando na 2ª fase)

Campeonatos Regionais

Link para o comentário
  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Barril do Chavinho

5

• Fabão

3

• Chapolin Gremista

3

• Sardinha

3

Usuários que mais postaram nesse tópico

se for pra copiar alguma coisa da europa, que copie o planejamento, a modernidade das estruturas dos clubes, e não uma formula de campeonato

sem mais

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Pontos corridos sim traz mais emoção, nesse ano cinco times disputavam o título faltando acho que seis ou cinco rodadas.

Mata-mata premia a incompetência. O time faz a melhor campanha, daí pega um dia ruim ou um erro de arbitragem e vai tudo pro ralo. Nos pontos corridos, você pode ir mal um jogo, ser roubado em outro, mas tem um monte de outos jogos para se recuperar.

Nesse ano o título foi decido só na última rodada. E mesmo que tivesse sido antes, a briga pela Libertadores e para fugir do rebaixamwento até o fim.

se for pra copiar alguma coisa da europa, que copie o planejamento, a modernidade das estruturas dos clubes, e não uma formula de campeonato

sem mais

Exatamente, e que sistema melhor para dar modernidade e estrutura para os clubes? Clube europeu se estrutura e é moderno graças a esse sistema, que recompensa a competência. Argumentos pró-mata-mata não resistem.

Antigamente tinham aqueles quadrangulares, hexagonais, repescagens (sem contar AS VIRADAS DE MESA). Equipes sem o mínimo de organização, que pra treinar diariamente serviam, acabavam ganhando um jogo no final do ano e ficavam com o título. Olha que bonito! Que modernidade, né?

Link para o comentário

Olha, já são a maioria dos estaduais, mais a Libertadores, Sul-Americana e a Copa do Brasil, todos eles já são em mata-mata, o Campeonato Brasileiro é um campeonato que tem que ser de pontos-corridos, essa formula já funciona e todos podem ver por aí, mata-mata é um droga para campeonatos nacionais, vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

E viva os pontos-corridos!!! :D

Outro fato que não funciona quando se tem mata-mata é que os times que não se classificam ficam de 3 a 4 meses sem jogar, o que hoje é praticamente impossível se imaginar, é completamente inviável ficar esse tempo todo sem receita, aí iria quebrar qualquer time, mais do que já estão.

Link para o comentário
vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

Futebol não precisa ser justo. Ganha que for competente.

Link para o comentário
vejam em 2002 o Santos classificando na ultima rodada em oitavo e ainda sendo campeão, bem injusto, Pontos corridos é o que há!

Futebol não precisa ser justo. Ganha que for competente.

Ou seja, quem for mais competente ao término de 38 rodadas é o campeão! :lol:

Não adianta, os mata-matas jamais voltaram para o campeonato nacional, pode até ser legal pelas finais, isso eu concordo, tem uma baita emoção, porém nos pontos-corridos também houve muita emoção esse ano, no jogo São Paulo e Portuguesa eu quase morri do coração - no bom sentido :D -, de tão emocionante que foi, imagina então como não foi no jogo contra o Goáis, contra o Botafogo, Figueirense, e como deve ter sido para o torcedor gremista na vitória apertada contra o Ipatinga, no empate não poderia ter acontecido contra o Figueirense, enfim, foi muita emoção, até a ultima rodada tinhamos times brigando por todas as partes da tabela, do titulo, passando pela Libertadores, Sul-Americana e escapar do rebaixamento. Pura emoção...

Link para o comentário

Ah, não tem emoção nenhuma pontos corridos.

Meu time disparo esse ano, e ninguem consegiu ultrapassar. Seria mais legal se 8 classificassem, e o primeiro pegava o oitavo, como era antes.

Não vejo graça em justiça, não. (No futebol, é claro :P)

Esse ano, meu time no campeonato ABC, liderou os 3 turnos, vencendo todos os jogos (perdemos só 2, e 1 foi de W.O), nossa vantagem era de 11 pontos se não me engano, chegamos na final no primeiro jogo vencemos por 3 á 1, podiamos perder até de 2 á 0, e tomamos 5 á 1. Fomos vice-campeão. :P

Link para o comentário
Meu time disparo esse ano, e ninguem consegiu ultrapassar. Seria mais legal se 8 classificassem, e o primeiro pegava o oitavo, como era antes.

Queria se você ia achar legal se o teu time pegasse o Juventude e fosse eliminado, ficando mais um ano na Série B... :rolleyes:

Pontos corridos premiam o melhor. Como premiou o teu time na Série B, e o meu na Série A. Premiam o mais competente também (ou você acha que teve algum time mais competente que o teu na Série B?).

Mata-mata dá muito mais emoção, mas já temos torneios de sobra nesse formato. É legal pra torneios de tiro curto. Para torneios longos como o Brasileirão, pontos corridos é o que há de melhor.

Link para o comentário

eu tenho uma nova opinião! vejam se concordam:

o Campeonato Brasileiro deve ser em pontos corridos (continuo achando isso)... mas se a diferença do 1º pro 2º colocado for menor do q 6 pontos, deve ser realizada uma final... :D

vejam este ano... a diferença do São Paulo pro Grêmio foi mínima... e aí, qquer detalhe fazer a diferença... como erros de arbitragem, suspensões de jogadores em jogos decisivos, etc... por exemplo, o Inter jogou contra o Grêmio como se fosse uma final, mas contra o São Paulo colocou time reserva...

por isso, acho q deve ter uma final nestes casos, até para haver maior justiça! pontos corridos tb pode ser injusto... mas claro q se for como em 2006 e 2007, quando o São Paulo abriu uma vantagem mto grande, aí não deve ter jogo final...

Link para o comentário

Queria se você ia achar legal se o teu time pegasse o Juventude e fosse eliminado, ficando mais um ano na Série B... :rolleyes:

Pontos corridos premiam o melhor. Como premiou o teu time na Série B, e o meu na Série A. Premiam o mais competente também (ou você acha que teve algum time mais competente que o teu na Série B?).

Mata-mata dá muito mais emoção, mas já temos torneios de sobra nesse formato. É legal pra torneios de tiro curto. Para torneios longos como o Brasileirão, pontos corridos é o que há de melhor.

Ah, eu concordo. Se meu time pegasse o Juventude e perdesse, azar ué...o time deve ser competente durante todo o campeonato. Se perder, perdeu oras. Que nem meu time, jogamos jogamos jogamos e ganhamos tudo, na hora do vamos ver tomamos um sapeco, e perdemos o titulo.

Link para o comentário

E um time que faz 85 pontos não é competente o campeonato todo? Muito mais que o Juventude, que fez só 56.

Nesse caso o time premiado não seria o que foi competente o campeonato todo, e sim o que só foi competente no final.

Como disse o Foo, uma final entre Grêmio x São Paulo até seria um caso a se pensar. Mas pensar em disputar uma fase final com times como Goiás e Botafogo, que foram incompetentes na maior parte do campeonato, não dá!

Link para o comentário

Devia ter primeiro turno e segundo turno (o número de jogos na primeira fase seria o mesmo) + duas finais (o time com melhor campanha nos 2 turnos jogaria a final em casa).

* Se o mesmo time ganhasse os dois turnos, seria campeão direto, sem necessidade dos jogos finais.

Nesse campeonato, por exemplo, a final seria entre Grêmio e São Paulo.

E, como falei, reduziria de 20 para 16 clubes e de 3 ao invés de 4 rebaixados.

Os 3 rebaixados seriam os clubes com pior campanha no somatório dos dois turnos.

O campeão do primeiro turno e o campeão do segundo turno garantiriam vaga direta para a Libertadores. A terceira vaga e a quarta vaga ficariam com o segundo colocado do primeiro turno e com o segundo colocado do segundo turno (se tivesse alguma coincidência, exemplo : o mesmo time ser segundo nos 2 turnos, a vaga ficaria com o clube com melhor campanha nos 2 turnos depois dos clubes que já garantiram a vaga na Libertadores e por aí vai) .

Teríamos final no 1o turno (briga pela vaga na final e na Libertadores) , final no 2o turno, além de duas decisões. Seria um campeonato cheio de finais e todos os jogos valeriam, pois haveria a ameaça de rebaixamento para todos.

Link para o comentário

Bom, sendo pontos corridos, mas colocando a final entre o campeão do primeiro turno e do segundo turno até poderia ser uma boa opção, porque daí premiaria duas equipes competentes, sem dar chances para times que ficaram em 8º por exemplo, ser o campeão. Quanto aos rebaixados, eu acho que o 17º poderia enfrentar o quarto da série B, com jogos de ida e volta, o perdedor iria - ou permaneceria - na segundona.

E acho que poderia nesse caso que o Edu citou, os campeões dos turnos ganharem a vaga na Libertadores, mas as outras duas vagas ao invés de serem aos segundos colocados de cada turno, poderia ir para os times de melhor pontuação na classificação agregada - tirando, logicamente, os times campeões do turno e returno.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...