Ir para conteúdo

GUSTAVO KUERTEN

Barril do Chavinho

Recommended Posts

• 2 semanas depois...
Barril do Chavinho

Guga confirma aposentadoria após série de torneios

Em entrevista à Rede Globo, catarinense afirma que esta será a última temporada e que disputará alguns "torneios especiais".

20070407_davis_int.jpg

Gustavo Kuerten confirmou nesta terça-feira, em entrevista veiculada pela Rede Globo no início da tarde, que 2008 será mesmo seu último ano no circuito internacional. Aos 31 anos, ele indicou que disputará "alguns torneios especiais", sem revelar qual será esse calendário.

"Decidi que este vai ser meu último ano", declarou o tricampeão de Roland Garros, horas antes de embarcar para São Paulo, onde tem uma coletiva marcada para as 15 horas em que se espera o anúncio do calendário de despedida.

"Queria jogar mais, mas vem sendo cada vez mais difícil. Ainda vou poder jogar alguns torneios especiais, para o pessoal poder me ver mais uma vez, e poder reviver momentos especiais que vivi em alguns deles".

A expectativa sobre o anúncio de sua aposentadoria tem sido ventilado desde a semana passada. No início de 2007, Guga disputou uma série de torneios de nível ATP, tanto no saibro como no piso sintético, mas não somou mais do que duas vitórias de simples. Sua última atuação foi na estréia do Masters Series de Miami. Desde então, competiu apenas em algumas partidas de duplas, entre abril e outubro, mas sem qualquer resultado positivo.

Guga surgiu para o cenário internacional em 1997, quando era o número 66 do mundo e se tornou o jogador de mais baixo ranking a ganhar Roland Garros, numa campanha que incluiu vitórias sobre três campeões do torneio. Triunfou em Paris novamente em 2000 e 2001 e somou outros 17 títulos de simples, entre eles Monte Carlo, Roma e Hamburgo, além da Masters Cup de Lisboa, em novembro de 2000, que o levou ao número 1 do ranking. Figurou então por 43 semanas consecutivas como líder, com direito a ser cabeça 1 em todos os Grand Slam daquela temporada.

No final de 2001, o problema do quadril se agravou definitivamente e Guga optou por uma cirurgia nos Estados Unidos em fevereiro de 2002. Retornou às quadras em abril e manteve bom nível, conquistando o Brasil Open e um vice em Lyon, além de quartas-de-final importantes. Na temporada seguinte, foi às quartas de Roland Garros com vitória sobre Roger Federer, mas a contusão no quadril voltou a incomodar e ele foi novamente operado em setembro de 2004, quando ainda se mantinha entre os top 25 do ranking. Desde então, não se recuperou mais, disputando cada vez menos torneios e despencando gradualmente na classificação internacional.

Turnê de despedida de Guga tem sete torneios

São Paulo (SP) - A turnê de despedida de Gustavo Kuerten tem a intenção de abranger sete torneios, seis deles sobre piso de saibro, que têm íntima relação com sua própria carreira. Segundo anunciado por sua assessoria, este no entanto é uma "tentativa de calendário", já que em todos eles o catarinense precisa solicitar convites para entrar na chave de simples.

O primeiro evento é o Brasil Open, a partir de 11 de fevereiro, onde Guga venceu em 2002 e 2004. Em seguida, ele pretende voltar a Miami, no dia 4 de março, e recordar o vice de 2000 diante de Pete Sampras. Ele retorna para competir no challenger de Florianópolis no dia 14 de abril, que será sua última apresentação em sua cidade.

A etapa final envolverá os quatro maiores torneios do saibro europeu, onde soma conquista em todos eles. No dia 21 de abril, ele quer estar em Monte Carlo (bicampeão em 99 e 2001), no dia 5 de maio iria para Roma (título de 99 e dois vices) e em seguida Hamburgo (campeão de 2000). A expectativa é fazer a despedida oficial em Roland Garros.

Confira o calendário imaginado:

11 de fevereiro - Brasil Open

4 de março - MS de Miami

14 de abril - challenger de Florianópolis

21 de abril - MS de Monte Carlo

5 de maio - MS de Roma

12 de maio - MS de Hamburgo

26 de maio - Roland Garros

O Guga foi o maior jogador brasileiro e uns dos maiores - senão o maior - latino americano de todos os tempos. Ele surpreendeu o mundo, até a reportagem da ESPN que cobria um evento da seleção Brasileira em Lyon, e largou o evento vendo que um brasileiro, até então desconhecido já estava nas quartas em 97. Se o tênis hoje tem algum reconhceimento - mesmo que pouco - se deve ao Guga... teve crianças em meados de 2000 que ao inves de comprar uma bola de futebol, comprava uma tenis... foi fantastico... Pena que tudo finalmente está acabando, ou já acabou há uns 2 ou 3 anos... Valew por tudo Gustavo Kuerten...

Link para o comentário

foi quem tornou o tênis popular no Brasil! :reverencia:

fez a molecada trocar escolinhas de futebol por de tênis...

esteve mto mal nos últimos anos, mas ser tri-campeão de Roland Garros não é pra qquer um...

Link para o comentário

Tive a felicidade de acompanhar a carreira do Gustavo Kuerten desde o primeiro título do tenista em Roland Garros. Naquele ano, a final foi exibida pela extinta Rede Manchete. O Guga surgiu do nada e conquistou rapidamente o Brasil com seu carisma e com um dos maiores saques e devoluções com a mão esquerda da história do tênis.

Me lembro de ter visto uma peça do Chico Anysio na Barra em 2000 e uma das piadas que ele fez foi "Desculpem o atraso, é que ainda tava me recuperando da vitória do Guga sobre o Ferrero (em Roland Garros) , que jogo foi aquele !"

Apesar da ótima Maria Esther Bueno ter sido a pessoa que nasceu no Brasil com maior número de títulos expressivos no tênis, sem dúvida, o Guga é o maior nome da história do tênis brasileiro. E digo isso porque o Guga foi o tenista que o povo mais acompanhou pela TV - o país assistiu na TV aberta as finais de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, conquistadas pelo Guga.

E quem tem TV paga, pode ver várias vitórias : contra Agassi, Federer, Sampras e outros jogadores fantásticos e titulos em Lisboa, Monte Carlo, Roma... Além de ter o prazer de ver - pela primeira vez na história do tênis - um brasileiro ser o número 1 do mundo por 43 semanas.

gugawq0.jpg

O Guga está no mesmo nível de monstros sagrados como Ayrton Senna, Oscar, Maurício, Éder Jofre, Adhemar Ferreira da Silva, entre outros atletas que só nos deram alegrias.

Valeu, Guga !

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
. Os melhores foram(são) Gustavo Kuerten, Nalbandian, Marcelo Ríos, Villas e Cañas. 62edsg0.gif

Concordo contigo... Aí já se vê como Tênis Argentino é mais forte que o brasileiro. E ainda tem o Puerta e Coria que foram Top 10 e foram vice em Roland Garros e o Gaudio que vive má fase mas ganhou RG em 2004...

É porque na Argentina há incentivo ao Tênis, coisa que no Brasil não existe

--------------

Tá na hora dele parar mesmo, ele tá numa péssima fase que nunca parece ter fim.

O Guga perder já nem é notícia. :D

Link para o comentário

O Guga já ganhou o convite para o Brasil Open onde jogará simples e duplas, e para duplas ele escolheu André Baran como seu parceiro, o moleque ainda está caminhando para o profissionalismo e tem apenas 16 anos... quem sabe ele não vira um novo Guga não é mesmo?!?!?

PS: Hoje, o Feijão foi campeão do future da Colombia e deve entrar no Top 280 quando forem computados os pontos pela semi final na semana passada e pelo titulo de hoje...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
Barril do Chavinho

Sampras: 'Guga é o melhor sul-americano de todos os tempos'

Dono de 14 Grand Slams na carreira e seis anos como número 1 do mundo, Pete Sampras fez elogios ao brasileiro Gustavo Kuerten e disse que o brasileiro é o melhor sul-americano de todos os tempos. As declarações foram dadas ao diário La Tercera do Chile.

topico_samkua.gif

"Isso é algo muito difícil de se conseguir, e lhe dá méritos para ser considerado o melhor da América do Sul," afirmou Sampras que na última segunda-feira perdeu o duelo contra o suíço Roger Federer em Nova York.

O americano também confirmou sua participação para uma exibição contra o chileno Marcelo Rios no dia 18 de maio em Santiago.

Bom, mais um que diz isso, e com méritos Guga foi com certeza um dos maiores da América Latina, ao lado do Guillermo Vilas, não sei dizer quem é o maior, mas para mim claro que ele foi o maior, e o pessoal aqui do fórum deve achar o mesmo, porque o Rios foi bom apenas em 1998 quando atingiu o topo do ranking, porém em 99/00/01 teve temporadas bem regulares que apenas lhe deixaram como Top 20, já Guga e Vilas simplesmente venceram 3 e 4 Grand Slam respectivamente....

Sampras que além do "amistoso" com Rios em Santiago, pode também vim a Argentina jogar contra David Nalbandian e talvez ao Brasil para jogar o Grand Champions, o tour de veteranos da ATP, ao lado de jogadores como Borg, Wilander, Bruguera e o brasileiro Meligeni...

Link para o comentário
ídolo... não acho ele esse deus q falam, mas em um pais q tinha jaime oncins e fernando meligeni o guga é realmente o pelé do tenis

cê quer dizer que acha esses dois fracos ?

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
Barril do Chavinho

Oh loko Kid Madruga, se você estiver falando sério que Oncins e Meligeni foram fracos você não entende nada de tênis... Tudo bem que não chegam aos pés de Sampras, Borg, Federer e companhia, mas dentro da limitações do Tênis Brasileiro, com estrutura e apoio quase inexistente quando jogavam - depois do Guga melhorou um pouquinho...

Então, hoje às 19 horas a Sportv 2 e a Record News irão exibir ao vivo a estréia de Guga no Challenger de Florianopolis, o ultimo torneio dele como profissional aqui no Brasil, e será contra Carlos Salamanca, colombiano que está em 318º da ATP... Vamos torcer, que esta pode ser a maior chance do Guga vencer um jogo em seu ano de despedida, ainda mais com a torcida lotando os 3 mil lugares da arena.

Link para o comentário
Barril do Chavinho
NOTÍCIAS
Guga supera dores em jogo tenso e derrota Salamanca em Floripa

A emocionante noite desta terça-feira no Aberto de Santa Catarina não teve lágrimas, mas sim uma heróica vitória. Gustavo Kuerten superou todas as adversidades e derrotou o colombiano Carlos Salamanca por 6/4 e 6/4 na primeira rodada do challenger de Florianópolis.

Guga conquistou sua primeira vitória desde o ATP de Las Vegas, onde há mais de um ano derrotou o sul-africano Wesley Moodie. A noite muito fria no Costão do Santinho foi aquecida pelas quase 4 mil pessoas presentes na quadra central para empurrar o tricampeão de Roland Garros para sua merecida vitória.

0415_floripa_esq_int.jpg

O catarinense vinha de cinco derrotas consecutivas em simples. Neste ano, perdeu para Carlos Berlocq no Brasil Open e para o francês Sebastien Grosjean no Masters Series de Miami. Com o triunfo, adia pelo menos até quinta-feira a sua despedida das quadras brasileiras, quando joga contra o gaúcho Franco Ferreiro nas oitavas-de-final.

Guga não entrou em quadra em prantos como na Costa do Sauípe, onde perdeu para o argentino Carlos Berloc. O ex-número 1 do mundo, que já havia batido bola com o técnico Larri Passos com a quadra lotada, entrou concentrado e disposto a anotar a sua primeira vitória da turnê de despedida.

Guga começou firme na partida, pressionando o saque do já tenso Salamanca. De zero, o catarinense quebrou o serviço do colombiano e em seguida fez 2/0. No sexto game, salvou um break-point com uma bela deixada. Salamanca melhorou e percebeu que a falta de mobilidade do brasileiro era a chave. Balançou Guga na quadra e empatou o jogo por 4/4.

Experiente, o tricampeão de Paris não se abalou: tirou o peso da bola, aproveitou os erros bobos de Salamanca e quebrou de novo, para marcar 5/4. A torcida foi à loucura. Guga forçou o saque no décimo game e o colombiano se atrapalhou todo: 6/4 para o brasileiro, o primeiro set vencido em mais de um ano.

O segundo set começou complicado. Salamanca fez 1/0 e depois 15/30 no saque do ex-número 1. Com ótimos serviços, saiu do buraco e empatou 1/1. Seu próximo game de serviço também foi complicado, com um break-point salvo com um segundo saque extremamente forçado.

Sentindo dores no quadril e com dificuldade para correr nas bolas anguladas, Guga se segurou na partida. E no sétimo game, graças aos erros de Salamanca e a golpes inteligentes na defesa, o catarinense obteve a quebra e deixou a torcida de pé. Mas o bom saque não entrou no game seguinte, e o colombiano devolveu para empatar 4/4. A torcida empurrou o ídolo, e deu certo: Guga voltou a quebrar o errático colombiano e, em seguida, venceu o doloroso décimo game para selar a vitória por 6/4

A torcida explodiu em gritos e aplausos e Guga vibrou muito. Após o triunfo, declarou:"É difícil para mim... Às vezes tenho que me preocupar com outras coisas. Complica um pouco, tenho de me preocupar com a parte tática, técnica e ainda com o quadril. Mesmo jogando mais ou menos consegui definir".

Guga afirmou que esta foi uma de suas maiores vitórias na carreira. "É lembrar de grandes momentos, olhar para o lado e lembrar de quando era criancinha. Considero essa vitória como uma de minhas maiores conquistas. Hoje foi demais, tomara que quinta-feira possa fazer o mesmo", afirmou o radiante catarinense.

0415_floripa_vibra2_capa.jpg

Guga destaca torcida e afirma: "Vitória foi das mais marcantes"

A organização do Aberto de Santa Catarina já avisava no microfone da quadra central meia hora antes da partida: "Por favor pessoal, vamos sentar o mais próximo possível para caber todo mundo". Quase 4 mil animadas pessoas testemunharam a corajosa vitória de Gustavo Kuerten sobre o colombiano Carlos Salamanca, por duplo 6/4, nesta terça-feira à noite no Costão do Santinho.

"Foi ótimo, entrei num clima legal pra caramba, consegui me beneficiar muitas vezes de todo o apoio. Poucas vezes eu me excitei demais e acabei me atrapalhando. O clima na quadra estava muito bom", disse o tricampeão de Paris após a vitória. "Foi uma das maiores vitórias da minha vida, uma conquista pessoal mesmo, vai ficar marcado", declarou.

A torcida ajudou Guga especialmente no oitavo game do segundo set, quando Salamanca empatou ao devolver uma quebra. Neste momento, o catarinense já fazia caretas de dor no quadril. Mesmo assim, a agressividade e a coragem não faltaram ao ídolo brasileiro.

"A estratégia hoje depende muito da minha condição física. Na minha melhor fase tudo seria muito diferente. Então teve momentos que eu procurei agredir mais, outros que deixei mais ele errar. Consegui quebrar o saque dele dessa forma. Eu fui mais agressivo, procurei agredir mais nos pontos importantes, para definir", explicou.

0415_floripa_dir2_int.jpg

No match-point, Guga disparou duas bolas cruzadas rentes à rede, forçando o colombiano ao erro. "Naquele momento tive uma oportunidade e fui para cima. Com a minha condição hoje não dá para ficar esperando muito", apontou.

Guga recebeu algumas informações sobre o jogo de Salamanca antes da partida. Membros da equipe brasileira da Copa Davis e até Larri Passos passaram "dicas" para o ex-número 1. "Na quadra, ele foi um pouco o que eu esperava já. Acho que aproveitei também que ele estava nervoso. Sabia que não seria o único nervoso hoje. Consegui tirar um pouco de vantagem nisso", contou.

Em relação ao seu próximo adversário, o gaúcho Franco Ferreiro, Guga admitiu que o confronto será diferente, até com outro foco. "Acho que é um confronto mais complicado, um cara que joga firme no fundo, um jogo mais trabalhado que esse. Acho que a minha cabeça já vai para esse jogo com outro espírito, com uma conquista já maior. Vou entrar sem nada a perder, quem sabe eu consigo surpreendê-lo. Não quero me preocupar tanto com resultados, hoje já foi muito difícil para mim, se fosse para o terceiro set já complicaria".

O problema no quadril também foi lembrado por Guga na coletiva de imprensa. "É difícil um momento em que eu não sinta isso. Ele me restringe bastante. Mas eu procurei tirar isso da minha cabeça e tentar render ao máximo", admitiu. Questionado se considera que pode vencer o torneio, Guga gerou risadas com o seu bom-humor: "Eu? Eu não. Mas a galera acho que sim!"

Eu vi alguns lances da partida - infelizmente tive que ir à escola e não deu pra ver ao vivo - e o Guga ainda tem um saque mt bom e o talento de sempre, só que o quadril lhe atrapalha para jogar muito tempo, acho que nos primeiros 20 minutos ele aguenta jogar de igual para igual com qualquer um no saibro, mas depois a coisa começa a piorar...
Link para o comentário
Barril do Chavinho

Hoje, na estréia de Guga em Monte Carlo ele perdeu 6/1 6/2 para Ivan Ljubicic, jogador que era seu "freguês" quando Guga atuava em alto nível, tinha 5 a 1 no confronto direto... Infelizmente ele não pode mais jogar de igual para igual com um cara desses que é Top 30 e em 2006 figurava como nº 3...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...