Ir para conteúdo

DVDs "Pica Pau e seus Amigos"

Mariotto

Recommended Posts

NOTÍCIAS
Pica Pau é alvo de debates e censura

Criado por Walter Lantz há sete décadas e muito popular na televisão brasileira há pelo menos 30 anos, o Pica Pau sempre foi um dos alvos na hora das críticas quanto a violência em desenho animado. O blog Animation Info destacou parecer de uma reunião do Ministério da Justiça, órgão federal que regula a classificação indicativa de filmes, desenhos animados, séries, novelas e programas para TV, cinema e DVD.

Em junho foi realizada uma reunião com o diretor da Universal Pictures no Brasil, Marcelo Bermudez. Segundo a Comissão, a mensagem contida na animação viola o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo os quais as publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições.

De acordo com informação publicada no Ministério da Justiça, o DVD "Pica-pau e Seus Amigos, volume 6" (lançado no Brasil pela Universal Pictures) possui cenas inadequadas para o público infantil.

A decisão e o próprio debate levantam questões sobre o real poder prejudicial de desenhos animados como Pica Pau, Tom & Jerry, Looney Tunes e outras produções contemporâneas. A chiadeira é hipócrita porque crianças continuam tendo acesso a filmes, novelas e demais conteúdos em TV aberta com os mesmos elementos que o ministério julga prejudiciais em produtos "destinados ao público infantil".

Porém, o debate não é novo. Desde meados dos anos 1990 há discussões em torno da censura aos desenhos animados, especialmente aos animes e clássicos produzidos entre as décadas de 1930 e 1950. Quando Pica Pau ainda era exibido pelo SBT, teve curtas editados para eliminar cenas consideradas muito violentas. Após uma breve passagem pela TV Globo, o Pica Pau desembarcou na Record num momento que tornou o personagem uma das maiores audiências da emissora. Talvez por isso o retorno do debate.
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Respostas 131
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Chapolin

23

• Fabão

20

• Valette

15

• Lucas Fernando

9

Usuários que mais postaram nesse tópico

Luiz Eduardo Sampaio

Ressuscitando o tópico: Ontem, vi 6 DVDs com os 6 primeiros volumes da "Coleção Clássica - Pica-Pau e seus Amigos" nas Lojas Americanas de um shopping center daqui. Segue uma imagem com a capa e a contra-capa do Volume 1, para que vocês entendam à qual coleção estou me referindo:

http://bp0.blogger.com/_75xXrmeReqY/SJho3uooPCI/AAAAAAAAAvE/yimslOQHicY/s1600-h/Pica+Pau+E+Seus+Amigos+Volume+1.jpg

Achei bem interessante e gostaria muito de comprar esses DVDs, mas resolvi, antes, pesquisar na internet sobre eles para não me arrepender da compra, posteriormente. Por isso, agradeceria MUITO se algum fã do Pica-Pau que possui esses DVDs (Lucas Fernando, Raphael, chapolin ou outro) pudesse responder a algumas perguntas que irei registrar aqui. Assim, com essas dúvidas esclarecidas, faria a compra com mais segurança:

1. Quantos volumes essa Coleção Clássica, lançada no Brasil, possui, ao todo?

2. Todos os episódios de todos os volumes estão, de fato, sem cortes? Todos possuem abertura, título narrado e créditos?

3. A dublagem de todos os episódios é a mesmíssima dublagem que passa, atualmente, na Rede Record, incluindo os trechos em inglês (especialmente quando o Pica-Pau canta)? Ou existe algum episódio que possua alguma dublagem diferente?

4. A qualidade de imagem e som é realmente EXCELENTE? Ou é apenas satisfatória?

5. Existe alguma marca d'água que apareça, em algum momento, em algum dos episódios? Me refiro a logos como aqueles boxes, com títulos em espanhol, que aparecem no começo dos episódios dos DVDs CH lançados pela Amazonas.

6. Os menus são bonitos e bem organizados?

7. Por fim, vale a pena comprar os volumes dessa Coleção Clássica?

*Pergunta extra: Existe algum outro DVD oficial do Pica-Pau, lançado no Brasil?

É isso, espero que vocês possam responder todas as minhas perguntas. Com isso, saberei se a compra desses DVDs é realmente um bom negócio :joinha:. Conto com a ajuda de vocês! :joia:

PS.: Que engraçado (e interessante, ao mesmo tempo), ao pesquisar "forum pica-pau" no Google, as primeiras sugestões são de tópicos do FUCH. Vejam: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=forum+pica-pau&oq=forum+pica-pau&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=hp.3...3182l6165l5l6406l2l2l0l0l0l0l271l271l2-1l1l0.frgbld.&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=6b9985515be396b0&biw=1366&bih=642 :P:muttley:

Link para o comentário

Ressuscitando o tópico: Ontem, vi 6 DVDs com os 6 primeiros volumes da "Coleção Clássica - Pica-Pau e seus Amigos" nas Lojas Americanas de um shopping center daqui. Segue uma imagem com a capa e a contra-capa do Volume 1, para que vocês entendam à qual coleção estou me referindo:

http://bp0.blogger.com/_75xXrmeReqY/SJho3uooPCI/AAAAAAAAAvE/yimslOQHicY/s1600-h/Pica+Pau+E+Seus+Amigos+Volume+1.jpg

Achei bem interessante e gostaria muito de comprar esses DVDs, mas resolvi, antes, pesquisar na internet sobre eles para não me arrepender da compra, posteriormente. Por isso, agradeceria MUITO se algum fã do Pica-Pau que possui esses DVDs (Lucas Fernando, Raphael, chapolin ou outro) pudesse responder a algumas perguntas que irei registrar aqui. Assim, com essas dúvidas esclarecidas, faria a compra com mais segurança:

Resposta: 6 DVDs.

2. Todos os episódios de todos os volumes estão, de fato, sem cortes? Todos possuem abertura, título narrado e créditos?

Resposta: 100% completíssimos. Alguns, inclusive, possuem cenas inéditas na televisão. As aberturas também são originais, até mesmo daqueles episódios que ganharam abertura nova para a exibição no Show do Pica-Pau.

3. A dublagem de todos os episódios é a mesmíssima dublagem que passa, atualmente, na Rede Record, incluindo os trechos em inglês (especialmente quando o Pica-Pau canta)? Ou existe algum episódio que possua alguma dublagem diferente?

Resposta: Sim. Estão com dublagem original da AIC/BKS. Contudo, há pouquíssimas exceções. Irei citar um post que escrevi em outro tópico:

Esses episódios foram ripados dos DVDs da Coleção Clássica do Pica-Pau, cujo alguns episódios tiveram trechos e redublagens especiais.

O Episódio "Motorista Desleixado" teve dublado um trecho que é cortado nas versões para a televisão e a cômica cena do Leôncio dando uma marretada na mão. Nesta dublagem, Leôncio diz "Quebrei minha mãozinha! Quebrei minha mãozinha!", já no original, ele solta o mesmo grito que também foi executado no episódio "O Pica-Pau Come Fora". Na minha opinião, estragaram a cena :closedeyes:

O "Nascido para Picar" é 100% redublado. Como no áudio original, em inglês, Pica-Pau não diz uma só palavra. Ainda não sei o motivo para tal atrocidade.

E por fim, "Campeão de Golfe" é, praticamente, executado 80% do seu áudio original em inglês. O áudio da dublagem BKS permanece somente nas falas dos personagens e do locutor Garcia Neto, exceto em um "SILÊNCIO!!!!!" exclamado pelo vilão da história, que foi redublado (bem tosco). Provavelmente fizeram isto pelo mal estado do áudio da dublagem, que é um pouco rouco.

Outro episódio que sofre drásticas mudanças é "Correio Aéreo", em que somente o pombo Homero foi completamente redublado. Possivelmente, devido a uma cena inédita em que há um diálogo de Homero, e que a AIC não deve ter dublado.

Mais uma vez, créditos ao grande raphael :joia:

Tirando esses episódios, todos estão com dublagem 100% fiel à televisão :D

Resposta: A melhor imagem que você possa imaginar.

5. Existe alguma marca d'água que apareça, em algum momento, em algum dos episódios? Me refiro a logos como aqueles boxes, com títulos em espanhol, que aparecem no começo dos episódios dos DVDs CH lançados pela Amazonas.

Resposta: Não. É tudo original e limpinho, sem logos, tarjas e nem nada do tipo.

Resposta: Sim. São bacanas, bem organizadinhos.

Resposta: Com toda a certeza. Material digno de ser peça de coleção. Pode adquirir com confiança, garanto que não se arrependerá :ohok:

Resposta: Muitos DVDs por aí de gravadoras desconhecidas são relançamentos desses, cuidado. Eu já comprei um DVD pensando ser novidade, e quando vi, joguei meu dinheiro fora.

Mas existe um DVD com programas do Novo Pica-Pau, também com dublagem original, sem cortes e abertura e encerramento. Vale a pena levar:

111449_Ampliada.jpg

Se tiver mais alguma pergunta, pode fazer :)

Link para o comentário
Luiz Eduardo Sampaio

Muito obrigado MESMO por esclarecer as minhas dúvidas, Lucas Fernando. Agora, poderei comprar os DVDs com muito mais segurança e tranquilidade. :reverencia::joia:

É bom saber que posso contar com os usuários (e Moderadores Globais :D) do FUCH para tantas coisas diferentes. Não é à toa que o FUCH é, também, o "Fórum Pica-Pau". :D:muttley:

Como diria o Chris (de "Todo Mundo Odeia o Chris"), "já que tu deu a ideia"... :P

Farei mais alguns comentários e algumas perguntas. :joinha:

Resposta: 100% completíssimos. Alguns, inclusive, possuem cenas inéditas na televisão. As aberturas também são originais, até mesmo daqueles episódios que ganharam abertura nova para a exibição no Show do Pica-Pau.

Nossa, que interessante :o. Pelo jeito, esses episódios estão completos MESMO. :yes:

Resposta: Sim. Estão com dublagem original da AIC/BKS. Contudo, há pouquíssimas exceções. Irei citar um post que escrevi em outro tópico:

Esses episódios foram ripados dos DVDs da Coleção Clássica do Pica-Pau, cujo alguns episódios tiveram trechos e redublagens especiais.

O Episódio "Motorista Desleixado" teve dublado um trecho que é cortado nas versões para a televisão e a cômica cena do Leôncio dando uma marretada na mão. Nesta dublagem, Leôncio diz "Quebrei minha mãozinha! Quebrei minha mãozinha!", já no original, ele solta o mesmo grito que também foi executado no episódio "O Pica-Pau Come Fora". Na minha opinião, estragaram a cena :closedeyes:

O "Nascido para Picar" é 100% redublado. Como no áudio original, em inglês, Pica-Pau não diz uma só palavra. Ainda não sei o motivo para tal atrocidade.

E por fim, "Campeão de Golfe" é, praticamente, executado 80% do seu áudio original em inglês. O áudio da dublagem BKS permanece somente nas falas dos personagens e do locutor Garcia Neto, exceto em um "SILÊNCIO!!!!!" exclamado pelo vilão da história, que foi redublado (bem tosco). Provavelmente fizeram isto pelo mal estado do áudio da dublagem, que é um pouco rouco.

Outro episódio que sofre drásticas mudanças é "Correio Aéreo", em que somente o pombo Homero foi completamente redublado. Possivelmente, devido a uma cena inédita em que há um diálogo de Homero, e que a AIC não deve ter dublado.

Mais uma vez, créditos ao grande raphael :joia:

Entendi. Então, o episódio "Uma Aventura no Supermercado", presente no Volume 5 (http://bp0.blogger.com/_75xXrmeReqY/SJhgkSHtKOI/AAAAAAAAAuk/6X-cTJNzpKU/s1600-h/Pica+Pau+E+Seus+Amigos+Volume+5.jpg) e que é perdido atualmente, também está com a dublagem que era exibida na TV brasileira? :ponder:

Só para confirmar: existe algum tipo de zoom que corte alguma parte da imagem original (exibida na TV)? Depois do que aconteceu com a remasterização de "Chaves", nunca se sabe. :P

Resposta: Muitos DVDs por aí de gravadoras desconhecidas são relançamentos desses, cuidado. Eu já comprei um DVD pensando ser novidade, e quando vi, joguei meu dinheiro fora.

Mas existe um DVD com programas do Novo Pica-Pau, também com dublagem original, sem cortes e abertura e encerramento. Vale a pena levar:

111449_Ampliada.jpg

Bem interessante. Quanto a isso, tenho três perguntas para você, Lucas:

1. Então, tirando a Coleção Clássica, só existe esse DVD oficial tanto do Pica-Pau Clássico quanto do Novo?

2. Quando disse "dublagem original", você estava se referindo à mesma dublagem brasileira que é exibida hoje, pela Rede Record?

3. Por favor, você poderia me informar em qual loja (Americanas, Livraria Saraiva, Livraria Cultura etc.) eu posso achar e comprar esse DVD? Nunca vi ele em lugar algum... :triste:

É isso, Lucas Fernando. Espero que você (ou outro fã de Pica-Pau) não se incomode em responder a mais essas dúvidas. Agradeço desde já! :joia:

Link para o comentário

Muito obrigado MESMO por esclarecer as minhas dúvidas, Lucas Fernando. Agora, poderei comprar os DVDs com muito mais segurança e tranquilidade. :reverencia::joia:

É bom saber que posso contar com os usuários (e Moderadores Globais :D) do FUCH para tantas coisas diferentes. Não é à toa que o FUCH é, também, o "Fórum Pica-Pau". :D:muttley:

Disponha. Qualquer dúvida, estamos aí :D

Nossa, que interessante :o. Pelo jeito, esses episódios estão completos MESMO. :yes:

Esse é o grande destaque da coleção. Além de não ter NENHUM corte sequer, alguns ainda possuem cenas jamais vistas :D

Entendi. Então, o episódio "Uma Aventura no Supermercado", presente no Volume 5 (http://bp0.blogger.com/_75xXrmeReqY/SJhgkSHtKOI/AAAAAAAAAuk/6X-cTJNzpKU/s1600-h/Pica+Pau+E+Seus+Amigos+Volume+5.jpg) e que é perdido atualmente, também está com a dublagem que era exibida na TV brasileira? :ponder:

Não, não... Este também é uma exceção. Mas não faz muita diferença, já que o episódio não tem falas :)

Só para confirmar: existe algum tipo de zoom que corte alguma parte da imagem original (exibida na TV)? Depois do que aconteceu com a remasterização de "Chaves", nunca se sabe. :P

Negativo.

111449_Ampliada.jpg

Bem interessante. Quanto a isso, tenho três perguntas para você, Lucas:

1. Então, tirando a Coleção Clássica, só existe esse DVD oficial tanto do Pica-Pau Clássico quanto do Novo?

Resposta: Não sei dizer. Mas uma informação que possa ajudar a identificar os DVDs OFÍCIAIS é o logo da Universal na capa :ohok:

2. Quando disse "dublagem original", você estava se referindo à mesma dublagem brasileira que é exibida hoje, pela Rede Record?

Resposta: Yes :)

3. Por favor, você poderia me informar em qual loja (Americanas, Livraria Saraiva, Livraria Cultura etc.) eu posso achar e comprar esse DVD? Nunca vi ele em lugar algum... :triste:

Resposta: Este DVD, propriamente dito, não sei lhe informar. Mas o que eu tenho é um relançamento da USA Films, que é identificado como vol. 6 da coleção clássica (bizarro). Infelizmente, não sei se conseguirá encontrar, já que faz uns 3 anos que tenho o meu.

Link para o comentário

Resposta: 6 DVDs.

Resposta: Não. É tudo original e limpinho, sem logos, tarjas e nem nada do tipo.

Resposta: Sim. São bacanas, bem organizadinhos.

Resposta: Com toda a certeza. Material digno de ser peça de coleção. Pode adquirir com confiança, garanto que não se arrependerá :ohok:

111449_Ampliada.jpg

Lucas Fernando, muito obrigado por ter respondido essa perguntas, eles eram iguaisinhas as minhas dúvidas, e vc respondeu a todas elas com muitos detalhes.

Após a essa sua explicação detalhada sobre esses dvds do Pica Pau, eu decidi que vou adquirir todos os que eu conseguir comrpar, vlw, muito obrigado mesmo MF :joinha:

Lucas Fernando, esses dvds aqui: http://www.americanas.com.br/produto/110578233/dvd-colecao-picapau-e-seus-amigos-%28as-3-temporadas%29

Eles são os mesmos que os da coleção clássica?

Link para o comentário
Luiz Eduardo Sampaio

Lucas Fernando, muito obrigado por ter respondido essa perguntas, eles eram iguaisinhas as minhas dúvidas, e vc respondeu a todas elas com muitos detalhes.

Após a essa sua explicação detalhada sobre esses dvds do Pica Pau, eu decidi que vou adquirir todos os que eu conseguir comrpar, vlw, muito obrigado mesmo MF :joinha:

De nada por ter feito as perguntas, Gabriel. :assobiando::D Só não vá comprar os meus DVDs, que eles já estão reservados! :P

Brincadeiras à parte, de fato o Lucas Fernando esclareceu as minhas dúvidas com muitos detalhes e muita clareza. Muitíssimo obrigado, L F! :aplausos::reverencia:

Resposta: Este DVD, propriamente dito, não sei lhe informar. Mas o que eu tenho é um relançamento da USA Films, que é identificado como vol. 6 da coleção clássica (bizarro). Infelizmente, não sei se conseguirá encontrar, já que faz uns 3 anos que tenho o meu.

Não entendi bem o que está em negrito, Lucas. O DVD que você tem é um relançamento de qual outro DVD? E como ele pode estar identificado como sendo o Volume 6 da Coleção Clássica, se os episódios são do Novo Pica-Pau? :ponder:

E é uma pena que você não saiba onde posso achar e comprar esse DVD. Eu encontrei a capa e a contra-capa dele na internet (http://coversblog.files.wordpress.com/2009/12/picapau-saideferias.jpg), e achei MUITO legal, além de ficar bem interessado em comprar o DVD... :triste:

Mesmo assim, muito obrigado MESMO por ter respondido todas as minhas perguntas com paciência e atenção, Lucas Fernando. :joia:

Link para o comentário

De nada por ter feito as perguntas, Gabriel. assobiando.gifbiggrin.gif Só não vá comprar os meus DVDs, que eles já estão reservados! tongue.gif

Brincadeiras à parte, de fato o Lucas Fernando esclareceu as minhas dúvidas com muitos detalhes e muita clareza. Muitíssimo obrigado, L F! aplausos.gifreverencia.gif

Ah sim, muito obrigado por ter feito as perguntas, eram as mesmas que as minhas thumbsup.gif

Link para o comentário

Gente, achei no site das Lojas Americanas, esse box de dvds do Pica Pau: http://www.americanas.com.br/produto/110578233/dvd-colecao-picapau-e-seus-amigos-%28as-3-temporadas%29

São 3 volumes, com 2 dvds cada, segue a lista dos episódios de cada dvd e algumas informações dele:

DVD Pica-Pau e seus amigos 1º Temporada Completa - Duplo

Disco 1:

Vídeo contra DVD Pirata

O Fila Bóia (6:33)

A Cartola (6:45)

O Biruta (6:47)

Pânico na Cozinha (6:55)

O Matador de Hollywood (6:56)

Um Ás Demais (6:47)

O Biruta A Solta (6:56)

O Famoso Diplomata (6:54)

Quem Cozinha Quem (6:44)

Disco 2:

Vídeo contra DVD Pirata (0:31)

A Loja do Prego (6:49)

Baseball Maluco (6:52)

O Acrobata Maluco (6:43)

O Afanador de Gasolina (6:51)

Presuntos Defumados (6:48)

O Passarinho do Relógio (6:50)

O Ovo da Gainha (6:51)

Pica-Pau Mata Gigante (6:47)

DVD Pica-Pau e seus amigos 2º Temporada Completa - Duplo

O Doido da Praia (6:50)

Ski para Dois (6:47)

Uma Dama Muito Fina (6:56)

Pica-Pau Come Fora (6:41)

O Desfile de Natal (9:02)

Hora do Bebê (6:39)

Ovos Mexidos (8:48)

A Hora do Banho (6:41)

Disco 2:

Amigos Penosos (6:44)

Campeão de Estilingue (6:42)

Os Trabalhadores da Floresta (6:54)

A Polka do Pica-Pau (6:42)

Campeão de Golfe (6:49)

O Cabeleireiro (6:28)

O Grande Quem-Faz-Isso (6:11)

Mas Que Frio (6:12)

Nascido para Picar (6:39)

Bônus - Walter e Pica-Pau em O Mundo da Animação (13:46)

DVD Pica-Pau e seus amigos 3º Temporada Completa - Duplo

A Lenda do Pico da Canção de Ninar (6:11)

Andy Panda Entra Numa Fria (6:46)

Peixe Frito (6:47)

Motorista Desleixado (6:55)

O Mensageiro (6:26)

Durma Bem (6:34)

Críquete Maluco (6:55)

O Tocador de Trombone (6:47)

Uma Aventura no Supermercado (6:42)

Bônus (3:57)

Disco 2:

SH-H-H-H (6:15)

O Maestro (6:33)

Presente de Aniversário (6:35)

Correio Aéreo (6:59)

Misturada Louca (6:09)

O Grande Logro (6:42)

Pica-Pau, O Xerife (6:33)

Roubando Gasolina (6:48)

Bônus - Mistérios do Mundo dos Desenhos (10:49)

Todas as informações divulgadas são de responsabilidade do fabricante/fornecedor.

PRODUTO

DVD Pica-Pau e seus amigos 3º Temporada Completa - Duplo

Tipo de CD/DVD

Desenho Animado

Gravadora

UNIVERSAL

O que vcs acham desses dvds? Acham que são oficiais? Eu acho que devem ser por cuasa das informçaões da Universal!

Link para o comentário

Ah Gabriel... É o relançamento box 1 :triste:

Quando você me mostrou por MP as capas, fiquei na expectativa de finalmente ser o lançamento do box 2, ainda não lançado em terras Tupiniquins :(

Link para o comentário

São 3 volumes, com 2 dvds cada, segue a lista dos episódios de cada dvd e algumas informações dele:

DVD Pica-Pau e seus amigos 1º Temporada Completa - Duplo

Apenas re-lançaram os DVDs anteriores mudando somente a capa, além dos episódios estarem uma mistureba que não chega a ser uma temporada. Para separar Pica Pau por temporada é preciso uma análise muito bem feita sobre as épocas dos episódios dele e de sua turma, ou seja, os programas de cerca de 25 minutos do Show do Pica Pau. Uma maneira mais fácil de separar Pica Pau são pelas fases do personagem ou por décadas, minhas observações organizando fases abaixo:

1ª Fase) 1940 - 1943

*Pica Pau biruta, azul claro, topete para trás, vesgo, pernas listradas, com dentes. rabo verde e fazia coisas totalmente loucas, como dançar com o psiquiatra, entrar em um jogo de beisebol na qual nem deveria participar ou transformar um touro em hambúrguer.

2ª Fase) 1944 - 1946

*Continua biruta, azul escuro, continua vesgo (algumas vezes), penas cobrindo as pernas, solas dos pés e traseiro brancos, histórias mais perturbadoras onde ele sempre cria problemas com algum personagem que na maioria das vezes é Leôncio.

3ª Fase) 1947 - 1949

*Azul claro novamente, penas da cauda re-desenhadas, solas dos pés amarelas, sombra preta na ponta do bico, histórias em que ele busca mais objetivos, como uma vaga para dormir, objetivo de capturar um bandido (Zéca Urubu).

4ª Fase) 1951 - 1952

*Algumas histórias está com luvas amarelas e em outras... brancas, bico re-desenhado, topete para frente a partir daqui, várias histórias mudas em que existem poucas falas e na maioria dessas Pica Pau tenta tapear ou é folgado com alguém.

5ª Fase) 1953 - 1954

*Azul claro em tom mais vivo, a partir daqui começam certas histórias censuradas pela velha questão da violência como uma serra cortar Zéca Urubu todo ao meio ou cenas cortadas por incentivo ao alcoolismo como ocorre em "Hot Noon (Or 12 O'Clock For Sure)" de 1953, além disso neste episódio existe uma cena não censurada dos dois irmãos do Zéca Urubu com um grande buraco no estômago depois de levarem um tiro do próprio irmão:

zeca.jpg

6ª Fase) 1955 - 1961

*Uma das fases mais cumpridas, em algumas cenas de poucos episódios Pica Pau aparece com olhos grandes, muda de tamanho inúmeras vezes por estar sempre dentro de algum lugar (árvores, relógio cuco, panelas, etc), aqui a tal questão da violência diminui bastante assim como a gravidade das peraltices do passarinho.

7ª Fase) 1962 - 1964

*Aqui o tamanho do Pica Pau volta a ter uma proporção certa, em alguns episódios seu topete está maior do que o costume assim como suas bochechas, com muitas histórias onde existe o pântano do Zé Jacaré e outras situações que o pássaro faz alguém de bobo.

8ª Fase) 1965 - 1972

*Grande fase, em 1965 topete normal, de 1966 adiante com topete melhor desenhado (nem muito grande nem muito pequeno), azul bem mais claro que todos os tons anteriores, histórias com uma graça especial (já bem modificada das fases mais antigas) com personagens que começam a aparecer com mais frequência como Meany Ranheta, Pé de Pano, Professor Grossenfiber, o cão amarelo do Pica Pau e a volta de Zéca Urubu em 1969, visto que ele havia desaparecido dos cartoons no início de 1955.

:joinha:

• Curtir 1
Link para o comentário

Ah Gabriel... É o relançamento box 1 :triste:

Quando você me mostrou por MP as capas, fiquei na expectativa de finalmente ser o lançamento do box 2, ainda não lançado em terras Tupiniquins :(

Meu que pena então :triste: Mas Lucas Fernando, vc acha que vale mais a pena eu comprar o box 1 lançado anteriormente ou comprar esse relançamento dele?

No box 1 lançado anteriormente os episódios estão na ordem certa?

Apenas re-lançaram os DVDs anteriores mudando somente a capa, além dos episódios estarem uma mistureba que não chega a ser uma temporada. Para separar Pica Pau por temporada é preciso uma análise muito bem feita sobre as épocas dos episódios dele e de sua turma, ou seja, os programas de cerca de 25 minutos do Show do Pica Pau. Uma maneira mais fácil de separar Pica Pau são pelas fases do personagem ou por décadas, minhas observações organizando fases abaixo:

1ª Fase) 1940 - 1943

*Pica Pau biruta, azul claro, topete para trás, vesgo, pernas listradas, com dentes. rabo verde e fazia coisas totalmente loucas, como dançar com o psiquiatra, entrar em um jogo de beisebol na qual nem deveria participar ou transformar um touro em hambúrguer.

2ª Fase) 1944 - 1946

*Continua biruta, azul escuro, continua vesgo (algumas vezes), penas cobrindo as pernas, solas dos pés e traseiro brancos, histórias mais perturbadoras onde ele sempre cria problemas com algum personagem que na maioria das vezes é Leôncio.

3ª Fase) 1947 - 1949

*Azul claro novamente, penas da cauda re-desenhadas, solas dos pés amarelas, sombra preta na ponta do bico, histórias em que ele busca mais objetivos, como uma vaga para dormir, objetivo de capturar um bandido (Zéca Urubu).

4ª Fase) 1951 - 1952

*Algumas histórias está com luvas amarelas e em outras... brancas, bico re-desenhado, topete para frente a partir daqui, várias histórias mudas em que existem poucas falas e na maioria dessas Pica Pau tenta tapear ou é folgado com alguém.

5ª Fase) 1953 - 1954

*Azul claro em tom mais vivo, a partir daqui começam certas histórias censuradas pela velha questão da violência como uma serra cortar Zéca Urubu todo ao meio ou cenas cortadas por incentivo ao alcoolismo como ocorre em "Hot Noon (Or 12 O'Clock For Sure)" de 1953, além disso neste episódio existe uma cena não censurada dos dois irmãos do Zéca Urubu com um grande buraco no estômago depois de levarem um tiro do próprio irmão:

zeca.jpg

6ª Fase) 1955 - 1961

*Uma das fases mais cumpridas, em algumas cenas de poucos episódios Pica Pau aparece com olhos grandes, muda de tamanho inúmeras vezes por estar sempre dentro de algum lugar (árvores, relógio cuco, panelas, etc), aqui a tal questão da violência diminui bastante assim como a gravidade das peraltices do passarinho.

7ª Fase) 1962 - 1964

*Aqui o tamanho do Pica Pau volta a ter uma proporção certa, em alguns episódios seu topete está maior do que o costume assim como suas bochechas, com muitas histórias onde existe o pântano do Zé Jacaré e outras situações que o pássaro faz alguém de bobo.

8ª Fase) 1965 - 1972

*Grande fase, em 1965 topete normal, de 1966 adiante com topete melhor desenhado (nem muito grande nem muito pequeno), azul bem mais claro que todos os tons anteriores, histórias com uma graça especial (já bem modificada das fases mais antigas) com personagens que começam a aparecer com mais frequência como Meany Ranheta, Pé de Pano, Professor Grossenfiber, o cão amarelo do Pica Pau e a volta de Zéca Urubu em 1969, visto que ele havia desaparecido dos cartoons no início de 1955.

Opa, vlw Raphael, com essa sua explicação cosnegue entender melhor a ordem das temporadas e as suas caracteristicas :joinha:

Link para o comentário

Gabriel, se tratando de um relançamento, tanto o primeiro quanto o segundo são completamente iguais. O que diferencia é a capa (neste caso, recomendaria que você comprasse o primeiro lançamento, o qual as capas são mais atrativas e bonitas :) )

1ª Fase) 1940 - 1943

2ª Fase) 1944 - 1946

3ª Fase) 1947 - 1949

4ª Fase) 1951 - 1952

5ª Fase) 1953 - 1954

zeca.jpg

6ª Fase) 1955 - 1961

7ª Fase) 1962 - 1964

8ª Fase) 1965 - 1972

Gostei da sua análise. Devemos considerar também, que o grande contribuinte para a troca de visual do personagem, foram as inúmeras trocas de vários desenhistas que passaram pelos estúdios de Walter Lantz, neste período clássico. Dentre esses desenhistas, considero LaVerne Harding e Al Coe (que também já trabalhou em desenhos Disney) como os melhores. O que mais deixou a desejar foi Lester Kline, mesmo compondo o grupo de desenhistas desde à década de 30 até 1972.

Link para o comentário

Gabriel, se tratando de um relançamento, tanto o primeiro quanto o segundo são completamente iguais. O que diferencia é a capa (neste caso, recomendaria que você comprasse o primeiro lançamento, o qual as capas são mais atrativas e bonitas :) )

Gostei da sua análise. Devemos considerar também, que o grande contribuinte para a troca de visual do personagem, foram as inúmeras trocas de vários desenhistas que passaram pelos estúdios de Walter Lantz, neste período clássico. Dentre esses desenhistas, considero LaVerne Harding e Al Coe (que também já trabalhou em desenhos Disney) como os melhores. O que mais deixou a desejar foi Lester Kline, mesmo compondo o grupo de desenhistas desde à década de 30 até 1972.

Vlw Lucas pela explicação, mas até os episódios de cada dvd, a ordem deles é igual?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. HOMESSA
      758

Depósito de Bobagens

2. E.R
      87

The Last of Us

3. E.R
      8056

QUADRINHOS & GIBIS

4. E.R
      383

Os Trapalhões

5. E.R
      991

Globo

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...