Ir para conteúdo

Clube dos 13

Louzada

Recommended Posts

Para recuperar o poder e aumentar sua participação nas decisões do Clube dos 13, algumas agremiações apresentarão uma proposta de mudança no estatuto da entidade, durante a Assembléia Geral, na terça-feira, em São Paulo. O LANCE! teve acesso a uma cópia do documento que, se aprovado, criará um Conselho de Administração, responsável por eleger o presidente da instituição.

Pelo documento, o Conselho será formado por oito presidentes de clubes associados à entidade, eleitos em Assembléia Geral. Além do presidente, terão por função escolher os membros da diretoria Executiva do Clube dos 13.

O Conselho ainda terá autonomia para demitir o presidente da entidade, caso sua administração não corresponda às expectativas. O gestor passará a ter seus poderes limitados e vigiados.

Só será permitido a um presidente, por exemplo, comandar o Clube dos 13 por um mandato de dois anos, com a possibilidade de uma reeleição. Para evidenciar o caráter profissional, desejado à nova estrutura, seu comandante deverá ser um executivo, que seja ao menos sócio de um dos clubes-membros e que tenha seu nome ratificado pelos oito conselheiros.

A renovação também atingirá o Conselho a cada dois anos. Antes disso, porém, sempre que um dos conselheiros deixar de ser o presidente do clube que representa, a agremiação perderá o lugar entre os conselheiros e uma eleição será realizada para a escolha do substituto.

Uma das intenções é a de evitar o que ocorreu recentemente quando o ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi permaneceu como vice do Clube dos 13, mesmo sem ocupar cargo em agremiação.

A proposta de mudança no Estatuto do Clube dos 13 tem por signatários Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. O grupo ainda conta com o apoio do Palmeiras que esteve presente em todas as reuniões realizadas mas não assinou o documento.

Guarani, Sport e Corinthians participaram dos encontros. Não assinaram as reivindicações, mas se mostraram entusiastas. Nesta terça, em São Paulo, haverá reunião entre os 15 clubes que são contra a criação do Conselho de Administração.

O clube dos 13 é composto por: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco (fundadores). Além deles, se juntaram ao longo dos anos outros sete sócios: Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Guarani, Sport, Portuguesa e Vitória (efetivos).

Link para o comentário

Esse Clube dos 13 deveria acabar, na verdade é só uma panelinha pra ajudar os clubes afiliados, o resto que se exploda

Link para o comentário

os próprios times que arranjassem dinheiro próprio,ao invés de ficar criando essas palhaçadas

Link para o comentário

Devia era acabar, Santa Cruz e outros times tradicionais se fodem por não participarem dessa panelinha isolacionista.

Morte à Fábio Koff

Link para o comentário

Até parece que há união entre os clubes que integram o Clube dos 13, aqui no Rio, por exemplo há um racha "Flamengo - Botafogo" x "Vasco - Fluminense".

Os aliados do Flamengo atualmente são : Cruzeiro, São Paulo e Botafogo. Nos outros clubes, eu não confio. O Andrés Sanchez mal assumiu o Corinthians e já está sendo cooptado pelo Fábio Koff.

Existe um câncer chamado Eurico Miranda e ele atrapalha e muito o crescimento de todos os clubes brasileiros, enquanto ele não sair do Vasco, vai continuar atrapalhando.

Link para o comentário

Presidente do Fla anuncia saída de cinco times do Clube dos 13

Gazeta Esportiva

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar das declarações do presidente do Clubes dos 13, Fábio Koff, que acreditava em uma reconciliação, o Flamengo anunciou nesta sexta-feira que ele, assim como São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, vão se afastar da entidade. Irritados com a manutenção do estatuto e com o modelo de distribuição de verbas, o presidente do Rubro-negro carioca, Márcio Braga, deixou claro que a partir de agora esses clubes passarão a tomar certas medidas entre eles.

O racha teve um episódio importante na última terça-feira, quando o C13 optou por negar uma mudança proposta pelos times em questão, que tinham o objetivo de fazer uma entidade mais democrática. Após isso, essas equipes publicaram uma nota de repúdio ao Clube dos 13.

Para Márcio Braga, a instituição vem tomando medidas autoritárias. “Queríamos adaptar o estatuto, que mudou muito pouco desde 1987, ao novo Código Civil brasileiro. Nossa proposta não foi nem discutida, portanto nos retiramos. Além disso, o Clube dos 13 deixou de ser o foro de debate sobre os nossos problemas”, declarou. “Tivemos graves crises no futebol brasileiro, como o escândalo de arbitragens em 2005 e nada foi feito Achamos que a entidade deveria ser mais representativa dos clubes”.

De acordo com o presidente do Fla, a redistribuição das verbas também não leva em conta o tamanho das equipes e sua representatividade. “O Fábio Koff é um senhor ultrapassado. Há anos que não sabe o que é dirigir um grande clube. O pay-per-view, por exemplo, é dividido igualmente entre todos os times, sendo que a maior venda de pacotes está no Rio e, claro, por causa do Flamengo. É justo eu ficar sustentando Juventude, Figueirense, Sport?”, disparou.

Insatisfeito, o dirigente explicou que não se submeterá aos acordos firmados pelo C13. “É por isso que estamos quebrados. A partir de agora, quem negociará o futuro contrato com a Globo ou com qualquer outra emissora seremos nós. O Clube dos 13 não nos representa mais. Ele já acabou há muito tempo”, afirmou.

Márcio Braga ainda ressaltou que os cinco clubes estudam criar uma organização entre eles, batizada de G-5, como uma forma de aproximar as equipes e tomar decisões em conjunto. Mesmo assim, ele avisou que Atlético, Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro continuarão participando da vida política do C13.

O Clube dos 13 é uma das entidades mais importantes no futebol brasileiro. Sem contar os cinco times que romperam nesta sexta-feira, a entidade representa 15 clubes e, além de negociar os contratos televisivos, ainda é responsável pela redistribuição de verbas, fato que trazendo problemas para a instituição há alguns anos.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias...&nwid=19419

Editado por E.R
Link para o comentário
Reverendo Majo Jojo

1 de São Paulo, 2 do Rio e os 2 principais de Minas. O negócio vai ferver.

Isso tudo deve ser em parte reflexo da proposta da Record pelo futebol em 2009.

Link para o comentário

Mais alguns dias, eu acho que devem sair outros clubes.

De acordo com o presidente do Fla, a redistribuição das verbas também não leva em conta o tamanho das equipes e sua representatividade. “O Fábio Koff é um senhor ultrapassado. Há anos que não sabe o que é dirigir um grande clube. O pay-per-view, por exemplo, é dividido igualmente entre todos os times, sendo que a maior venda de pacotes está no Rio e, claro, por causa do Flamengo. É justo eu ficar sustentando Juventude, Figueirense, Sport?”, disparou.

Se o Homero Lacerda lê isto, no mínimo tem um ataque do coração x]

Se bem que eu sou de acordo a termos uma nivelação decente nessa distribuição de verbas, afinal, o Flamengo recebia algo em torno de 20 milhões, enquanto o Náutico ou o Santa Cruz em 2006 recebeu pouco menos que 3,5 milhões. Acho um absurdo isso.

Tudo bem que o Flamengo tem a maior torcida do país, mas e daí? Já que é assim, porque não dão logo um bônus de 10 pontos antes do campeonato começar? Pra mim, dá na mesma. Com dinheiro, se compra bons jogadores. Bons jogadores, hipoteticamente, fazem um bom time. Um bom time, bons resultados. Bons resultados = pontos. Pronto, uma solução! :cheguevara:

Futebol precisa de dinheiro, é por causa disso que clubes nordestinos há tempos não tem mais times competitivos na 1ª divisão. Porque recebem um sexto da verba de times do sul (exceto Sport, Bahia e Vitória, que são afiliados ao Clube dos 13).

Link para o comentário

Boa notícia, acho que cada clube deve negociar separadamente com as TVs e a com a CBF.

Com todo o respeito, mas não dá para fazer parte de nenhum grupo em que Eurico Miranda tem força política.

--

Não dá pra comparar Sport e Bahia, com Juventude, Paraná e Figueirense. É óbvio que Sport e Bahia são muito mais importantes, por suas torcidas imensas e fiéis e por sua tradição no futebol e na formação de jogadores ao longo de várias décadas.

O Márcio Braga comete muitas gafes e se ele citou o Sport é por causa da rivalidade desse clube com o Flamengo, todo mundo aqui sabe que o Sport é muito mais importante do que essa molambada de São Caetano, Paraná, Juventude...

Link para o comentário
Márcio Braga ainda ressaltou que os cinco clubes estudam criar uma organização entre eles, batizada de G-5, como uma forma de aproximar as equipes e tomar decisões em conjunto. Mesmo assim, ele avisou que Atlético, Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro continuarão participando da vida política do C13.

essa frase mostrou q não deve acontecer mta coisa de diferente...

mas com ctz tem coisa suja por trás dessa confusão...

Link para o comentário
Guest Motodoido CH

Clube dos 13 não serve pra mer** nenhuma, quando eu era pequeno achava que ali era pra divulgar os 13 maiores clubes do país, não pra ficar fazendo maracutaia e não tratar os clubes que estão ali dentro igualmente. Por mim o Palmeiras também deveria cair fora...

Link para o comentário
Se bem que eu sou de acordo a termos uma nivelação decente nessa distribuição de verbas, afinal, o Flamengo recebia algo em torno de 20 milhões, enquanto o Náutico ou o Santa Cruz em 2006 recebeu pouco menos que 3,5 milhões. Acho um absurdo isso.

Tudo bem que o Flamengo tem a maior torcida do país, mas e daí? Já que é assim, porque não dão logo um bônus de 10 pontos antes do campeonato começar? Pra mim, dá na mesma. Com dinheiro, se compra bons jogadores. Bons jogadores, hipoteticamente, fazem um bom time. Um bom time, bons resultados. Bons resultados = pontos. Pronto, uma solução! :cheguevara:

Futebol precisa de dinheiro, é por causa disso que clubes nordestinos há tempos não tem mais times competitivos na 1ª divisão. Porque recebem um sexto da verba de times do sul (exceto Sport, Bahia e Vitória, que são afiliados ao Clube dos 13).

O grande problema é que a TV aberta insiste em não regionalizar as transmissões de futebol, e empurrar goela abaixo de todo o Brasil os jogos de Flamengo, Corinthians, São Paulo, etc. Como esses são os mais transmitidos, os clubes com razão exigem mais grana, já que a marca deles é que está sendo explorada. O ideal seria jogos do Grêmio, Inter e Juventude transmitidos no RS, jogos do Cruzeiro e do Galo em MG, e por aí vai. Evidentemente os clubes paulistas e cariocas continuariam tendo uma participação maior (afinal, o mercado consumidor de São Paulo envolve nada menos que 40 milhões de habitantes, é muita grana que gira). Mesmo assim, os clubes teriam a oportunidade de ganhar torcida e crescer ainda mais em suas regiões.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...