Ir para conteúdo

Brasileirão 2007 - Série A

DiOgO_CH

Recommended Posts

• Respostas 3.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• E.R

355

• Louzada

224

• DiOgO_CH

215

• Antonio Felipe

172

Usuários que mais postaram nesse tópico

Fla e São Paulo querem a taça de penta

CBF cogita premiar o Tricolor ao término da temporada, o Rubro-Negro promete questionar

Cahê Mota

Do GLOBOESPORTE.COM

Se para muitos o quinto título brasileiro do São Paulo é uma realidade, a conquista trará à tona uma polêmica de 20 anos. Como o penta tricolor parece ser apenas uma questão de tempo (o time lidera o Campeonato Brasileiro com 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, segundo colocado), a equipe poderá receber, definitivamente, o trófeu cheio de bolinhas prateadas que por mais de duas décadas foi o maior objeto de desejo dos grandes clubes brasileiros. Porém, o Flamengo se acha no direito de ficar com a mesma taça, já que considera ser pentacampeão desde 1992. A polêmica está no título da Copa União de 1987, até hoje não reconhecido pela CBF.

Clube de Regatas Flamengo

Na sede da Gávea, o Flamengo tem uma réplica da taça que a CBF cogita entregar ao São Paulo

Feito no início dos anos 70, após um concurso organizado pela Caixa Econômica Federal, o troféu seria entregue ao campeão do Brasileirão até que um único clube fosse tricampeão de forma consecutiva da competição ou penta em conquistas alternadas, o que garantiria a posse definitiva da taça, conforme orientação da Confederação Brasileira de Futebol na época, mas saiu de cena após a última conquista rubro-negra.- Essa é uma questão que apenas o presidente da CBF pode decidir. A taça realmente está guardada e é possível que, caso o São Paulo conquiste a competição pela quinta vez, ela seja entregue ao clube. Não há nenhum regulamento que obrigue isso, mas o bom senso pode fazer com que a isso aconteça - afirma o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Rodrigo Paiva.

Desde então, a taça está guardada a sete chaves na sede da Caixa, à espera de um pentacampeão reconhecido pela entidade máxima do futebol brasileiro. Com a virtual conquista do São Paulo nesta temporada, o assunto faz com que uma questão seja levantada: como fundador do Clube dos 13, o Tricolor deve aceitar tal premiação? O superintendente de futebol do clube, Marco Aurélio Cunha, não tem dúvidas disso.

- Se o São Paulo for campeão, vamos querer esta taça. Tem que valer o que ao longo dos anos foi comprovado, essa é minha opinião pessoal, não posso falar em nome do clube. Se a CBF considerou dessa forma (o Sport campeão em 87), e com o passar dos anos isso não foi mudado, o São Paulo será de fato o primeiro pentacampeão brasileiro. No que depender de mim, vamos reinvindicar, sim, este troféu.

Menos radical, o assessor direto da presidência, João Paulo de Jesus Lopes, faz questão de afirmar a posição do clube quanto à Copa União.

- Primeiramente, o São Paulo tem a consciência de que ainda não ganhou nada. Entendemos, sim, que o Flamengo é o campeão brasileiro de 87. Temos uma relação muito amistosa e estreita com o clube, não só a diretoria, a torcida também, e reconhecemos o Flamengo como o primeiro pentacampeão do Brasil. No entanto, se a legislação da CBF entende que o São Paulo deverá receber esta taça, iremos recebê-la e ela ficará em nossa sala de troféus. Até porque ela está em disputa, e caso o clube a recuse outro poderá conquistar. Acredito que até para o próprio Flamengo é melhor que este prêmio fique com uma instituição tão próxima - declara o dirigente, que rechaça qualquer possibilidade de doar a taça para o clube carioca.

- Não há esta expectativa.

"Reconhecemos o Flamengo como o primeiro pentacampeão do Brasil"

João Paulo de Jesus Lopes, assessor da presidência do São Paulo

Cariocas querem a taça

Surpreso com a notícia de que a antiga taça poderia ir em definitivo no Morumbi, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, que, por coincidência, dirigia o clube também nas conquistas de 87 e 92, não tem dúvidas sobre o tema.

- Tinham que entregar a taça ao Flamengo, que é realmente o primeiro pentacampeão do Brasil. Caso a CBF venha a premiar o São Paulo com esta taça, o clube irá questionar. Estou tomando conhecimento deste assunto agora, através do GLOBOESPORTE.COM. Eu era o presidente do clube em 92 e este assunto sequer chegou a ser abordado. No entanto, o fato da entidade não ter utilizado mais esta taça após aquela conquista já é uma forma de reconhecer o nosso direito. É inquestionável.

Perguntado sobre qual seria a atitude do clube carioca caso estivesse na posição do São Paulo, Márcio Braga garante que abriria mão da taça ou a cederia ao outro clube.

- Teríamos esta elegância.

"Caso a CBF venha a premiar o São Paulo com esta taça, o Flamengo irá questionar"

Márcio Braga, presidente do Flamengo

Clube do 13 pode convocar reunião

Responsável pela criação e organização da Copa União, o Clube dos 13 prefere não se meter no assunto, a não ser que algum clube afiliado o coloque em pauta.

- Cabe a CBF estabelecer os critérios e premiar os clubes por isso. O Clube dos 13 considera o Flamengo pentacampeão de direito, assim como o São Paulo, caso venha a ser o campeão este ano. Porém, não vejo porque a entidade se manifestar quanto a isso, já que trata-se de uma decisão da CBF. Já se passaram 15 anos desde o último título do Flamengo e desde então nada foi mudado. É uma decisão da CBF não considerar o Flameno campeão de 87. Caso alguém sinta-se prejudicado, deve convocar uma reunião e vamos analisar o caso - diz o presidente da entidade, Fábio Koff.

Ex-presidente do São Paulo e idealizador da Copa União, Carlos Miguel Aidar, que está recém-operado, foge do assunto.

- Vou te pedir desculpas, mas não estou bem e prefiro não falar - diz por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, minutos após se colocar a disposição para a entrevista

===

Bom, eu acho que devem entregar a taça ao Tricolor e deixar essa polemica de lado, pois a CBF reconhece uma coisa e o Clube dos 13 outra...

Link para o comentário
CHUSMA:

eh uma pena mesmo que em são paulo não possa entrar com bandeiras, etc.. mas se liga, vcs tb (acredito que sim) fizeram por merecer, com tantas brigas e talz nos estádios em são paulo a po,picia tinha que tomar alguma providência. mas ai vc pergunta "mas no rio não tem tanta violencia nos estádios?" sim cara mas se liga numa coisa, a torcida jovem fla sempre arruma confusão no estáido e fica tipo toma uma punição de por exemplo 5 jogos sem levar material pro maraca (faixas, bandeiras e bateria) entendeu? não eh uma punição permanente, eh uma punição temporária...

Então eu até concordo com você .. Briga tem em qualquer lugar do mundo .. só que aqui qualquer coisa que acontece é culpa das Organizadas .. isso é muita sacanagem ...

Que mal pode causar entrar com Bandeira de Bambu em um estádio? .. Eles falam que podem levar armas e drogas escondidas em um bambu .. é ridiculo ter que escutar isso .. os policiais ainda falam isso rindo da nossa cara ...

Desde 95 tem essa palhaçada ... as Torcidas voltaram em 2004 .. só que daí sem levar esses sinalizadores e as bandeiras .. apenas podendo entrar com uma faixa e raramente os bandeirões ficam liberados e a bateria muitas vezes tambem é barrada .. Assim fica complicado fazer festas no Estádio...

Mais eu tenho esperança que um dia o Mar Negro da Fiel volte como era antes :)

Link para o comentário

Amigos E.R e Bernardo...

sobre a música : então tá certo, é pq eu vendo pela SPORTV não tinha entendido direito , só o meio e o final da música...

Máfia Azul é aliada da Independente e da Jovem Fla e com os Fanáticos do Atl. Paraná.

Sempre vejo no Mineirão gente com a camisa do Flamengo e com a regata dos fanáticos.

OPINEM

Link para o comentário

Gosto do Cuca, se não fosse ele não teríamos 1 primeiro semestre tão bom. Mas ele teve muitos erros, como a INSISTÊNCIA em titularizar o Renato Maresia. O próprio Montenegro deu uma entrevista falando que os únicos jogadores que o Cuca tinha na mão eram o Lúcio Flávio, Juninho e Túlio. Que todos os demais APENAS o toleravam. Sem o apoio do grupo, impossível fazer uma boa campanha.

O Montenegro agiu certo cuspindo aquelas inúmeras vespas? Agiu, era o sentimento de todo torcedor naquele momento, e ele é torcedor tbm. Não é admissível jogadores, ainda mais ganhando bem, e que SABEM jogar, joguem como aconteceu na Tragégia do Monumental. Uma coisa é perder, outra, muito diferente, é jogar sem RAÇA, CORAÇÃO e CORAGEM! Acima de tudo, sem amor à Camisa! Os jogadores queriam que a gente aplaudisse eles, que ficássemos satisfeitos? Alegres?

É o que eu sempre falo, um time tem que jogar não com 3 zagueiros, mas com 3 volantes. Dois marcando individualmente os dois armadores do adversário e 1 na sobra, na frente da área. Jogar com 3 volantes não é ser retranqueiro, se o objetivo é roubar mais a bola, vc vai atacar mais.

Link para o comentário

O Renato até que é bom jogador, mas não isso tudo q vcs pensam q ele é. Teve uma boa fase, e só. Não passa ainda de um futuro bom jogador.

Link para o comentário
Amigos E.R e Bernardo...

sobre a música : então tá certo, é pq eu vendo pela SPORTV não tinha entendido direito , só o meio e o final da música...

Máfia Azul é aliada da Independente e da Jovem Fla e com os Fanáticos do Atl. Paraná.

Sempre vejo no Mineirão gente com a camisa do Flamengo e com a regata dos fanáticos.

OPINEM

to ligado nessa... é que tipo, quando são aliadas uma veste camisa da outra se liga só vou te dar um exemplo, eu sou da Jovem, vc eh da Independente, eu troco camisas contigo num Fla x Spo, eu te dou uma da jovem e vc me dá uma da Independente, aí eu vou com a da independente pro maraca e vc com a da Jovem pro Morumbi... não tem problema nenhum, pois elas são aliadas entendeu mais ou menos? como elas são aliadas não tem problema estarem no mesmo lugar com camisas diferentes e tb lek, as vezes por exemplo tem um jogo Spo x Vasco aki no maracanã, então a Jovem Fla do rio que tb eh rival da torcida do vasco, se junta a Independente que veio de são paulo e vão juntas pro maraca, pra somar mesmo, entendeu? eh mais ou menos isso lek, se tu nao entendeu fala aew que eu te explico melhor.. pelo MSN.

flws

Link para o comentário
Amigos E.R e Bernardo...

OPINEM

to ligado nessa... é que tipo, quando são aliadas uma veste camisa da outra se liga só vou te dar um exemplo, eu sou da Jovem, vc eh da Independente, eu troco camisas contigo num Fla x Spo, eu te dou uma da jovem e vc me dá uma da Independente, aí eu vou com a da independente pro maraca e vc com a da Jovem pro Morumbi... não tem problema nenhum, pois elas são aliadas entendeu mais ou menos? como elas são aliadas não tem problema estarem no mesmo lugar com camisas diferentes e tb lek, as vezes por exemplo tem um jogo Spo x Vasco aki no maracanã, então a Jovem Fla do rio que tb eh rival da torcida do vasco, se junta a Independente que veio de são paulo e vão juntas pro maraca, pra somar mesmo, entendeu? eh mais ou menos isso lek, se tu nao entendeu fala aew que eu te explico melhor.. pelo MSN.

flws

A mesma coisa acontece com a Força Jovem Vascaína e a Mancha Verde, sempre eu encontro alguém com a regata, agasalho da FJV no Palestra. E quando tem jogo do Vasco aqui em SP contra os rivais do Palmeiras, a Mancha escolta a Força Jovem. A mesma coisa quando o Palmeiras vai pra lá, a FJV escolta a Mancha.

Link para o comentário

Botafogo 1 x 2 Santos

Palmeiras 2 x 0 Gremio

Nautico 4 x 1 Juventude

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...