Ir para conteúdo

ChampCar World Series - Fórmula Mundial 2007


Erick Cunha

Recommended Posts

ChampCar World Series - Round 5 - Burke Lakefront Airport, Cleveland, Ohio

Vencedor: Paul Tracy (Forsythe)

2º: Robert Doornbos (Minardi)

3º: Neel Jani (PKV)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de St Jovite (Mont Tremblant), dia 1/7

Link para o comentário
  • Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Erick Cunha

    46

  • Chusma

    8

  • Rufino Rufião

    8

  • Leandro

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Treino livre 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'17"339

2º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 1'17"545

3º - Tristan Gommendy (PKV) - 1'17"747

Treino livre 2

1º - Roberto Doornbos (Minardi) - 1'17"794

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'17"901

3º - Neel Jani (PKV) - 1'17"934

Qualificação 1

1º - Tristan Gommendy (PKV) - 1'16"776

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'16"783

3º - Will Power (Team Australia) - 1'16"841

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Treino livre 3

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'15"939

2º - Robert Doornbos (Minardi) - 1'16"092

3º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 1'16"701

Treino livre 4

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'16"474

2º - Paul Tracy (Forsythe) - 1'16"521

3º - Robert Doornbos (Minardi) - 1'16"578

Treino de classificação

1º - Will Power (Team Australia) - 1'20"943

2º - Justin Wilson (RSports) - 1'20"981

3º - Graham Rahal (Nremann/Haas/Lanigan) - 1'21"350

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Grid de largada

1ª fila: Will Power (Team Australia - pole position)/Justin Wilson (RSports - 2º)

2ª fila: Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan - 3º)/Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan - 4º)

3ª fila: Oriol Servia (Forsythe - 5º)/Alex Tagliani (RSports - 6º)

4ª fila: Jan Heylen (Conquest - 7º)/Simon Pagenaud (Team Australia - 8º)

5ª fila: Bruno Junqueira (Dale Coyne - 9º)/Robert Doornbos (Minardi - 10º)

6ª fila: Paul Tracy (Forsythe - 11º)/Neel Jani (PKV - 12º)

7ª fila: Ryan Dalziel (Pacific Coast - 13º)/Dan Clarke (Minardi - 14º)

8ª fila: Katherine Legge (Dale Coyne - 15ª)/Alex Figge (Pacific Coast - não treinou - 16º)

9ª fila: Tristan Gommendy (PKV - não treinou - 17º)

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Vencedor - Robert Doornbos (Minardi)

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

3º - Will Power (Team Australia)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de Toronto, dia 8/7

Link para o comentário
ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Vencedor - Robert Doornbos (Minardi)

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

3º - Will Power (Team Australia)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de Toronto, dia 8/7

aleluia o Doornbos fez alguma coisa!Boa sorte para ele no campeonato!

Link para o comentário
ChampCar World Series - Round 6 - Mont-Tremblant, St Jovite, Canada

Vencedor - Robert Doornbos (Minardi)

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

3º - Will Power (Team Australia)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de Toronto, dia 8/7

aleluia o Doornbos fez alguma coisa!Boa sorte para ele no campeonato!

Inclusive dentro do campeonato é disputado um pequeno campeonato entre os pilotos estreantes, e o vencedor leva o título de Rookie of the Year (Estreante do Ano), o Doornbos tá liderando com 145pts

Link para o comentário

Uma corrida bastante atribulada, a chuva apareceu e vários pilotos rodaram e se alternaram na liderança. Que bom que o Doornbos venceu, torço para que esse câncer chamado Bourdais não seja campeão de novo e saia da categoria o quanto antes.

Uma pena que a Champ Car não passe mais na TV brasileira. Eu, para ver as corridas, tenho que baixá-las na Internet, em inglês. Acompanho ao vivo pelo Live Timing, no site oficial www.cart.com

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 7 - Toronto, Ontario, Canada

Treino livre 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'00"055

2º - Justin Wilson (RSports) - 1'00"391

3º - Oriol Servia (Forsythe) - 1'00"401

Treino livre 2

1º - Will Power (Team Australia) - 59"281

2º - Alex Tagliani (RSports) - 59"812

3º - Dan Clarke (Minardi) - 59"962

Qualificação 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 58"783

2º - Oriol Servia (Forsythe) - 58"801

3º - Justin Wilson (RSports) - 59"099

Um pouco sobre o circuito de Toronto

A idéia de correr em Toronto surgiu em meados dos anos 1970, com a intenção de receber o GP do Canadá de Fórmula 1, que até então era disputado no circuito misto permanente de Mosport Park, próximo a Toronto. Todavia a oposição da população local, receosa do barulho e da bagunça, e o surgimento do piloto franco-canadense Gilles Villeneuve na Fórmula 1 que levou a categoria para Montreal, fizeram com que os planos da Molson fossem atrasados em quase uma década.

Quando finalmente o GP de Toronto foi autorizado, ele foi incluído no calendário da antiga Cart, atual Champ Car, e ali permanece até hoje firme e forte. O circuito praticamente não mudou nesses 21 anos, mas após a prova do ano passado, a Champ Car foi comunicada da desistência da Molson de patrocinar e promover o evento.

Assim, após todo esse tempo teremos uma mudança bastante significativa: o patrocínio da prova passa a ser de outra marca de cerveja canadense (Steelback) e a organização da prova passa a ser de uma associação criada para essa finalidade. Toronto é uma etapa muito esperada pelos pilotos, por causa de sua tradição.

A história registra um fato triste em Exibition Place: o acidente fatal na corrida de 1996, quando morreram o piloto Jeff Krosnoff e o fiscal de pista Gary Avrin. O acidente aconteceu numa tentativa de ultrapassagem no final da reta oposta. O carro de Krosnoff tocou nas rodas do carro de Stefan Johannson e foi catapultado contra o muro interno da pista atingindo um poste, destruindo o carro e matando o piloto. O fiscal morreu atingido pelos destroços.

Um circuito de rua, temporário, portanto que proporciona muitas emoções. De baixa velocidade média tem uma grande reta (Lakeshore Boulevard, a reta oposta) onde a maioria das ultrapassagens é efetivada. Como qualquer circuito de rua, entretanto, há várias curvas acentuadas, algumas de mais de 90 graus de inclinação, o que dificulta a dirigibilidade para os menos experientes.

O traçado de 2,824 km de extensão e 11 curvas é um dos mais tradicionais da Champ Car e põe à prova freios e câmbio, além de exigir uma pilotagem ao mesmo tempo agressiva, para tentar ultrapassagens, e cautelosa, para não ver todo o esforço terminar em um dos vários muros que cercam a pista.

Como se trata de asfalto que na maior parte do tempo recebe outros tipos de veículos, a sessão livre da manhã normalmente é a oportunidade para que o circuito ganhe, na trajetória ideal, a camada de borracha depositada pelos pneus que garantirá maior aderência e tempos mais baixos. Com isso, a tendência é de que, a cada volta, seja possível conseguir melhores marcas. Além do cronômetro, será necessário enfrentar o jogo do tráfego – encontrar um carro mais lento numa tentativa de volta rápida pode arruinar todo um esforço, assim como as bandeiras vermelhas mostradas sempre que um acidente força a interrupção do treino.

O recorde da pista pertence a Gil de Ferran, com o tempo de 57s143 e uma média de velocidade de 178 Km/h. O circuito já sofreu três alterações no traçado, até chegar nas 1,721 milhas atuais no ano de 1998. O rei de Toronto é Michael Andretti, que venceu no circuito por sete vezes.

Mapa do circuito:

toronto_map.gif

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 7 - Toronto, Ontario, Canada

Treino livre 3

1º - Justin Wilson (RSports) - 59"018

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"137

3º - Paul Tracy (Forsythe) - 59"342

Treino livre 4

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 58"559

2º - Will Power (Team Australia) - 59"172

3º - Robert Doornbos (Minardi) - 59"283

Treino de classificação

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 58"288

2º - Justin Wilson (RSports) - 58"299

3º - Oriol Servia (Forsythe) - 58"661

Grid de largada

1ª fila - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan - pole position)/Justin Wilson (RSports - 2º)

2ª fila - Oriol Servia (Forsythe - 3º)/Simon Pagenaud (Team Australia - 4º)

3ª fila - Bruno Junqueira (Dale Coyne - 5º)/Alex Tagliani (RSports - 6º)

4ª fila - Will Power (Team Australia - 7º)/Neel Jani (PKV - 8º)

5ª fila - Paul Tracy (Forsythe - 9º)/Ryan Dalziel (Pacific Coast - 10º)

6ª fila - Jan Heylen (Conquest - 11º)/Robert Doornbos (Minardi - 12º)

7ª fila - Dan Clarke (Minardi - 13º)/Tristan Gommendy (PKV - 14º)

8ª fila - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan - 15º)/Katherine Legge (Dale Coyne - 16ª)

9ª fila - Alex Figge (Pacific Coast - 17º)

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 7 - Toronto, Ontario, Canada

Vencedor - Will Power (Team Australia)

2º - Neel Jani (PKV)

3º - Justin Wilson (Team Australia)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de Edmonton, dia 22/7

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

ChampCar World Series - Round 8 - Edmonton, Alberta, Canada

Treino livre 1

1º - Will Power (Team Australia) - 59"203

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"256

3º - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"800

Treino livre 2

1º - Paul Tracy (Forsythe) - 1'00"224

2º - Tristan Gommendy (PKV) - 1'00"253

3º - Neel Jani (PKV) - 1'00"347

Qualificação 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 58"709

2º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 58"974

3º - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"112

Um pouco sobre o circuito

A corrida de Edmonton substitui a tradicional Vancouver Molson Indy no calendário da Champ Car, que foi descontinuada para que a verba da cidade fosse utilizada nos preparativos dos Jogos Olímpicos de Inverno do ano 2010 que serão realizados justamente em Vancouver e pelo fato de que parte do local onde ficava o circuito de rua utilizado pela Champ Car passará por obras destinadas aos Jogos.

Ao ser anunciado em meados de 2004 a saída da corrida de Vancouver do calendário da Champ Car, um grupo de investidores da cidade canadense de Edmonton, na província de Alberta (interior do país), enxergou no fato uma boa oportunidade, reuniu investidores, patrocinadores e negociou um lugar para realizar a corrida. A proposta foi então apresentada e aceita pela direção da Champ Car, que assinou um contrato de 3 anos de duração com os organizadores.

Edmonton é uma cidade relativamente nova, tendo completado 100 anos em 8 de Outubro de 2004, mas tem uma população da ordem de 700 mil habitantes. Somados os moradores das áreas metropolitanas adjacentes, a população local sobe para quase 800 mil habitantes. A base da economia da região é a indústria de extração de petróleo e gás natural, seguido da agricultura e do turismo.

A corrida de Edmonton acontecerá num circuito misto temporário de 1,960 milhas (3,150 km) montado no Edmonton City Centre Airport, um aeroporto secundário localizado próximo ao centro da cidade. O nome da prova será Rexall Grand Prix of Edmonton, com o patrocínio da empresa Rexall.

Esse aeroporto possui uma longa e gloriosa história. Em 1929, quando o legendário piloto Wilfred “Wop” May e o seu companheiro Vic Horner decolaram dali para levar vacinas contra a difteria para combater uma epidemia no norte selvagem do estado canadense de Alberta. Durante a Segunda Guerra Mundial esse aeroporto foi um dos mais movimentados do mundo, com milhares de vôos de transporte e de treinamento todos os meses no esforço aliado para combater as forças do eixo na Europa. Quando o estado de Alberta experimentou grande desenvolvimento nos anos 1960 e 1970, o lugar tornou-se o ponto de chegada e de partida para numerosos trabalhadores dos campos de extração de petróleo da região. Embora na década passada o movimento tenha caído bastante e haja poucos vôos comerciais pousando ali, o Edmonton City Centre Airport ainda é muito importante para a aviação executiva, por se localizar próximo ao centro da cidade. O formato da pista na sua parte frontal é um pouco parecido com a familiar pista do aeroporto Burke Lakefront de Cleveland.

Há semelhanças na reta que leva a chicane da entrada dos pits e na reta de largada, que termina numa curva 1 fechada parecida com a curva 1 de Cleveland. A maior parte da ação na corrida deverá acontecer ali, com os carros chegando a velocidades de 320 km/h antes da freada forte, a exemplo do que acontece na corrida em Cleveland. As semelhanças terminam por aí, pois a seguir o que se vê é um trecho bastante sinuoso que leva a um trecho de pequenas retas e curvas de 90 graus.

A escolha pelo local deveu-se ao aeroporto já ter sido utilizado anteriormente com sucesso em eventos de automobilismo, o que o tornou uma escolha natural para o evento. Os organizadores estão planejando receber 60 mil espectadores para a prova, os quais terão uma visão privilegiada de quase 80 por cento de toda a pista, por ser ela absolutamente plana.

Mas vamos torcer para que os organizadores tenham tido a preocupação de nivelar bem o asfalto da pista para que não haja ondulações (bumps) e para que os carros não pulem muito, o que certamente prejudicaria bastante o espetáculo e dificultaria as manobras e disputas por posição.

Mas curiosamente essa corrida da Champ Car não será a primeira de uma grande categoria do automobilismo internacional em Edmonton. De 1968 até 1983 existiu um circuito misto de 2,530 milhas e 14 curvas chamado Edmonton International Speedway, que chegou a receber corridas da Can Am, na época que aquela era a principal categoria de esporte protótipo do mundo. Essa pista foi demolida em meados dos anos 80 para dar lugar a um conjunto residencial e desde então Edmonton sumiu do mapa do automobilismo internacional, condição essa que a corrida dentro do calendário da Champ Car certamente se encarregará de mudar.

Mapa do circuito

edmontonairport_map.gif

Link para o comentário

Bourdais já ta com o pé na F1... semana passada ja treinou na BMW... ano que vem deve assumir uma vaga de piloto titular.. talvez não na BMW, mais em uma equipe menor..

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 8 - Edmonton, Alberta, Canada

Treino livre 3

1º - Justin Wilson (RSports) - 58"931

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"214

3º - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan) - 59"331

Treino livre 4

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 58"466

2º - Justin Wilson (RSports) - 58"688

3º - Will Power (Team Australia) - 59"013

Grid de largada

1ª fila - Will Power (Team Australia - 1º)/Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan - 2º)

2ª fila - Justin Wilson (RSports - 3º)/Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan - 4º)

3ª fila - Neel Jani (PKV - 5º)/Bruno Junqueira (Dale Coyne - 6º)

4ª fila - Simon Pagenaud (Team Australia - 7º)/Ryan Dalziel (Pacific Coast - 8º)

5ª fila - Alex Tagliani (RSports - 9º)/Dan Clarke (Minardi - 10º)

6ª fila - Robert Doornbos (Minardi - 11º)/Jan Heylen (Conquest - 12º)

7ª fila - Oriol Servia (13º)/Paul Tracy (14º) - ambos da Forsythe

8ª fila - Katherine Legge (Dale Coyne - 15ª)/Alex Figge (Pacific Coast - 16º)

9ª fila - Tristan Gommendy (PKV - 17º - não marcou tempo)

Bourdais já ta com o pé na F1... semana passada ja treinou na BMW... ano que vem deve assumir uma vaga de piloto titular.. talvez não na BMW, mais em uma equipe menor..

Corrigindo: Está com os dois pés na F-1, e ano q vem deve ser confirmado junto com o Vettel na STR

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...