Ir para conteúdo

Toda a História de 1987

Sunda

Recommended Posts

Vou meter meu bedelho nessa discussão. Em primeiro lugar, devo dizer que nunca tive lá grandes simpatias pelo Flamengo, pois não gosto do puxa-saquismo da Globairrista pelo clube carioca (assim como pelo Corinthians e outros clubes do eixo RJ-SP).

Bem, eu não assisti ao campeonato, na época (tinha míseros 4 anos, e nem gostava muito de futebol, no começo), mas sempre considerei o Sport como o campeão brasileiro de 1987. Isso porque a versão que eu sempre ouvi era a de que Flamengo e Inter se recusaram a enfrentar os clubes do tal Módulo Amarelo, como havia sido previsto. Ou seja, eu entendia que o regulamento previa esses confrontos desde o início. Daí, pra mim, claro que o Sport era o campeão, afinal ninguém mandou Flamengo e Inter amarelarem...

Mas, depois de ver tantas explicações, ficou claro o seguinte: que o Clube dos 13 montou o campeonato, estabeleceu o regulamento e a CBF não disse nada. Aí a CBF tentou mudar o regulamento com o campeonato em andamento. Pô, não palpitou no início e depois resolveu tirar uma casquinha do sucesso que o campeonato estava fazendo? Aí também é sacanagem. É fácil querer meter o bedelho depois que outra entidade fez todo o trabalho pesado de organização.

E o Inter poderia ter disputado o tal quadrangular e, quem sabe, ganho o título, mas se recusou a fazê-lo por solidariedade ao acordo firmado entre os representantes do Clube dos 13. Atitude muito decente do meu time (eu fico imaginando se o Flamengo faria o mesmo caso ele tivesse sido o vice e o Inter o campeão. Duvido, pois aí a Globo acabaria pressionando por haver a chance de um carioca ganhar o título).

Também acho injusto com os clubes que disputaram o Brasileiro 86 não terem tido a chance de disputar o campeonato em 1987. Mas, convenhamos: até mais ou menos o início dos anos 90, o Brasileiro nunca teve regulamento sério em matéria de acesso e descenso (pelo que eu li, até tinha, mas nunca era cumprido). Incharam o campeonato até não poder mais, então o jeito em 1987 foi começar do zero com os principais clubes do país, nada mais correto, já que eles se dispuseram a organizar tabela, regulamento e tudo o mais. Também é verdade que nos anos 90 ocorreram várias viradas de mesa em matéria de rebaixamento e acesso, mas isso já é outro assunto...

Diante de tudo isso, na minha opinião, o Flamengo é o Campeão Brasileiro de 1987. Não é porque eu não gosto do clube que eu vou deixar de reconhecer isso. Tá, é diferente da opinião que eu tinha antes, mas o fato é que há argumentos até em demasia pra justificar tal mudança de opinião. Também não vou dar uma de xiita.

Link para o comentário
  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Fabão

8

• E.R

8

• Sunda

6

• FooCH

4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Presidente do Sport nega acordo

Milton Bivar desmente declarações de Kléber Leite sobre acerto para dividir título

0,,11908244,00.jpg

Outdoor do Sport em homenagem ao São Paulo

O presidente do Sport, Milton Bivar, sentiu-se injustiçado pela repercussão das declarações do vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, após a reunião do Clube dos 13.

- Após a reunião, o Kléber Leite afirmou que o Sport teria aceitado dividir o título de campeão brasileiro de 87 com o Flamengo, o que não aconteceu de fato. Sequer se tratou disso na reunião, mas para o público ficou como se tivesse chegado a um acordo e eu acabei ficando mal aqui em Recife. Como eu concordaria com essa divisão? Nunca aceitaria, ainda mais depois de 20 anos. Não adianta os clubes discutirem isso, pois eles não têm poder para decidir sobre este tipo de coisas, que cabe à CBF.

> Acusado de provincianismo

O dirigente do Leão tem se queixado, também, do tratamento que a mídia dá à questão, considerando o time da Gávea campeão de 87, apesar da posição oficial da CBF.

- O presidente (do Flamengo) Márcio Braga diz que essas reclamações são provincianismo da nossa parte. Mas, considerando que boa parte da grande imprensa é do Rio de Janeiro e o tamanho da torcida do Flamengo, é natural que seja assim. É o que acontece há 20 anos e é o que acontecerá nos próximos 20. Não acredito que esta questão pare por aqui.

Em 1988, o Sport recorreu à Justiça comum para assegurar o título, que ostenta, até hoje, como maior conquista do clube. A Fifa costuma punir este tipo de medida, mas Bivar não acredita que o Leão corra qualquer risco.

- Houve uma ação na Justiça Federal, mas não seríamos punidos pela Fifa, pois de forma alguma ela foi feita para comprovação, e, sim, para aferir que somos os campeões - explica o presidente do Rubro-Negro de Recife.

A ação do Sport transitou em todas as instâncias da Justiça Federal, pois houve recursos do Flamengo e do CND. O último deles foi julgado em 16 de março de 1999, pelo ministro Valdemar Zveiter, que decidiu em favor dos recifenses.

> Um questão definida

Para o vice-presidente do Sport, Homero Lacerda, a questão já está resolvida.

- Não tem mais o que discutir sobre esse campeonato. O artigo 5º diz que nenhum regulamento pode ser alterado após o início do torneio, a não ser que todos os participantes estejam de acordo. Tudo isso já foi julgado e mais que julgado. A sentença é irrevogável e, portanto, o Sport é campeão - declara o dirigente.

Ansioso por dar fim à polêmica, Lacerda descartou a possibilidade de o Sport responder ao gesto do meia Cristian, que, após a vitória do Fla sobre o Santos, no Maracanã, ergueu uma réplica da taça das bolinhas feita por um torcedor.

- Não vamos entrar em campo com taça nenhuma. Isso não é necessário. É uma infantilidade o que o Flamengo fez ao entrar com a taça de isopor - desabafa.

:cheguevara::joinha:

Link para o comentário

Sou Sãopaulino e tenho ctz que o Flamengo foi o primeiro pentacampeãobrasileiro em 1992!

não adianta tentar apagar a história... Em 87 o Sport e o Flamengo foram campeões...

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
NOTÍCIAS
GILMAR FERREIRA - EXTRA

. Lembram da Taça de Bolinhas — aquela que seria entregue ao clube que vencesse o Campeonato Brasileiro cinco vezes ?

Pois bem, a CBF deve anunciar nos próximos dias a solução para o impasse quanto à nova e definitiva morada do troféu.

E o mais provável é que ele vá mesmo para a Gávea.

Explico : Fábio Koff, presidente do Clube dos Treze, entregará ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a cópia de um documento assinado por dirigentes de vários clubes solicitando a divisão do título brasileiro de 1987 entre o Flamengo, por ter vencido o módulo verde, e o Sport Recife, por ter ganho o módulo amarelo.

O documento teria sido assinado, inclusive, pelo vice-presidente do clube pernambucano, Milton Caldas Bivar, um dos quatro vice-presidentes do Clube dos Treze — fato este que não consegui confirmar.

Mas não acho de todo improvável. Afinal, o impasse não interessa ao atual campeão da Copa do Brasil.

Pelo contrário, dividindo com o Flamengo a legitimação da honraria por enquanto conferida apenas a ele, o Sport se alia aos poderosos do Clube dos Treze e de tabela ajuda a CBF a resolver um imbróglio que a atormenta: a questão da Taça de Bolinhas.

Porque reconhecendo oficialmente os dois clubes como campeões do Brasileiro de 87, a entidade legaliza o penta rubro-negro e entrega o troféu na Gávea...

____________________________________________________________________________________

Primeiramente, um lembrete: a questão é polêmica e por isso se arrasta há 21 anos.

É engraçado ver companheiros de imprensa se manifestando sobre um caso que nem todos à época acompanharam "in locco", cobrindo as reuniões e ouvindo as duas partes principais do imbróglio.

Vem daí as "certezas" de alguns leitores que hoje se manifestam, até com radicalidade, baseadas em falsas premissas e em verdades manipuladas de acordo com preferências _ clubísticas, pessoais e comerciais.

Mero casuísmo.

Isso posto, complemento a informação e esclareço alguns pontos.

O documento em questão, que será apresentado ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi assinado pelo então presidente do Sport, em 1997, Luciano Bivar, irmão do atual presidente, Mílton Bivar.

E que o diz o documento ?

Simples: o Sport queria se filiar ao Clube dos 13 e, conforme o estatuto da instituição, teria de conseguir a aprovação unânime dos representantes dos clubes filiados.

O Flamengo manifestou-se contrário ao fato a menos que, em condicão sine qua non, o clube pernambucano assinasse um termo reconhecendo, ao lado dos outros afiiados, a legitimidade do título do clube carioca, conquistado em 87, no Módulo Verde.

O Sport não criou objeção, assinou o documento e teve sua filiação aceita.

O Clube dos 13 garante ter enviado o documento à CBF mas, como houve mudança na diretoria do Flamengo, os representantes da nova gestão não se preocuparam em fazer o acompanhamento.

O assunto caiu em esquecimento até que o São Paulo conquistasse seu quinto título Brasileiro, em 2007.

Enfim, a fonte me informa ainda que o encontro entre Fábio Koff e Ricardo Teixeira só não aconteceu nesta semana porque o Teixeira teve de viajar para um encontro com executivos da Nike, nos Estados Unidos.

A expectativa é de que após o jogo entre Brasil e Colômbia, no Maracanã, um encontro entre os dois formalize a entrega de uma cópia do documento.

Teixeira deverá encaminhar o caso para o STJD que, finalmente, deverá pôr um ponto final no caso, anunciando a divisão do título:

Flamengo, campeão brasileiro do módulo verde.

Sport Club Recife, campeão brasileiro do módulo amarelo.

Ou seja : o Flamengo, primeiro pentacampeão brasileiro (80,82, 83, 87 e 92), ficará com a Taça de Bolinhas.

Chuuuuuuuuuuuuuuuupa Juvenal ! :P
Link para o comentário

Lá vem a mulambada querendo virar a mesa... tem jeito não! Fugiu da raia, perdeu. Todo mundo tenta, mas só o São Paulo é penta. :D

Link para o comentário

sou torcedor do SPFC

mas por justiça

acho que a taça é do Flamengo

sei que muitos são paulinos podem me criticar

mas é o que eu penso

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Esse negócio tá mais enrolado do que qualquer coisa, deveriam dar uma taça para cada um e acabar com esse assunto logo ;)

Link para o comentário

Quem é que quer aquele troço feio que chamam de taça das bolinhas? Aquela taça é a mais feia de que eu já vi.

Por que não dão essa taça pro Botafogo? Lá tá sobrando espaço na sala de troféus... acho que seria muito bem vinda.

Link para o comentário
Reverendo Majo Jojo

Dizer que o Sport reconheceu o título do Flamengo mediante uma troca de favores só piora a imagem do time carioca, a meu ver. Reforça a idéia de que o título não é por si só legítimo.

Link para o comentário

para a tristeza do E.R...

site oficial do Sport:

NOTÍCIAS
Nota Oficial do Presidente

Nota de repúdio de Milton Bivar a respeito de notícias publicadas no Rio de Janeiro

O presidente Milton Caldas Bivar vem a público repudiar veementemente as notícias publicadas pela imprensa marrom e sensacionalista do Rio de Janeiro acerca do incontestável título de Campeão Brasileiro de 1987 conquistado pelo Sport Club do Recife.

"É bastante estranho que essas notícias surjam sempre quando estou fora do Recife em reuniões do Clube dos 13. Com certeza esses fatos têm conotação política. O título de 1987 pertence ao Sport e sua apaixonada torcida. Isso ninguém tira de nós", explica o presidente.

Lancenet:

NOTÍCIAS

Sport indignado com notícia sobre título brasileiro de 1987

Cartola nega ter assinado documento que teria declarado Fla campeão

O presidente do Sport, Milton Bivar, ficou indignado com a notícia de que a CBF poderia homologar o título brasileiro de 1987 para o Flamengo. Em entrevista ao LANCENET!, o dirigente reafirmou que o clube, apontado pela entidade que comanda o futebol brasileiro como autêntico campeão daquele ano, nunca vai apoiar esta decisão.

- O Sport não assinou, nem nunca vai assinar nada reconhecendo o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. O título do Sport já foi reconhecido pela Justiça, pela CBF e pela Fifa. Não tem mais o que dizer sobre isso. O Flamengo vive desse tipo de coisa, como comemorar o título brasileiro deste ano por antecipação - esbravejou o dirigente, visivelmente irritado com as especulações.

Procurado também pelo Lancenet, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, disse que não há nada novo sobre o assunto, apesar de a entidade já ter pedido à CBF que reconheça o Flamengo - vencedor do módulo verde de 87 - como o autêntico campeão daquele ano.

- Tudo o que o Clube dos 13 poderia fazer a esse respeito já fez há um ano e meio, quando reencaminhou o ofício de dez anos atrás à CBF. Nesta quinta-feira mesmo tivemos uma reunião do Clube dos 13, com a presença do presidente do Sport, e esse assunto nem foi discutido.

A CBF foi procurada, mas não se manifestou ainda sobre a possível homologação do título.

:D

Link para o comentário
Por que não dão essa taça pro Botafogo? Lá tá sobrando espaço na sala de troféus... acho que seria muito bem vinda.

Não prefere uma de duas bolas, para o Santos?

Link para o comentário
Quem é que quer aquele troço feio que chamam de taça das bolinhas? Aquela taça é a mais feia de que eu já vi.

Diz isto por que seu Santos não a possui? :rolleyes:

Lá no Morumbi existem 3 taças dessas, seria muito bem vinda essa taça de penta-campeão lá no Memorial :)

Link para o comentário

Não prefere uma de duas bolas, para o Santos?

Ah, eu gosto do número dois. Afinal, o Santos tem dois mundiais, duas libertadores e dois brasileiros. Cairia muito bem lá.
Link para o comentário
para a tristeza do E.R...

site oficial do Sport:

NOTÍCIAS
Nota Oficial do Presidente

Nota de repúdio de Milton Bivar a respeito de notícias publicadas no Rio de Janeiro

O presidente Milton Caldas Bivar vem a público repudiar veementemente as notícias publicadas pela imprensa marrom e sensacionalista do Rio de Janeiro acerca do incontestável título de Campeão Brasileiro de 1987 conquistado pelo Sport Club do Recife.

"É bastante estranho que essas notícias surjam sempre quando estou fora do Recife em reuniões do Clube dos 13. Com certeza esses fatos têm conotação política. O título de 1987 pertence ao Sport e sua apaixonada torcida. Isso ninguém tira de nós", explica o presidente.

"Imprensa Marrom e sensacionalista" .....a raiva dele tem argumentos verdadeiros.. :leitor:

Aqui no Rio o Flamengo tem uma voz de comando muito forte sobre qualquer outro time, e a imprensa costuma ir a favor na maioria dos casos de Polemica sobre o Flamengo, muitos jornais são claramente pró-Flamengo e a Televisão e Rádio tambem segue esse roteiro...essa tal imprensa de que ele fala pode falar "diversas coisas" mas eu acredito que nesse assunto de 87 ela deve estar certa.

Há boatos que um possivel acordo esteja acontecendo por debaixo dos panos e que pode vir a publico a qualquer momento...o que é uma boa já que não há uma concordância entre as partes envolvidas.

Mas o Sport não pensa se livrar disso tão fácil não!,Todo mundo sabe que o Flamengo não só aqui no Rio,mas no Brasil todo tem alto poder de manipulação...O Flamengo e o São Paulo sempre estão no topo das decisões politicas do futebol..( e se eu não me engano,tem mais 2 times assim..).e talves por isso o Senhor Bivar tem que abaixar o tom das palavras sobre o Rio de Janeiro pq o Sport pode levar a pior se um dia o Flamengo querer entrar de sola nessa questão.... :ban:

Mas se esse acordo se resolver logo, deve se fazer justiça...

pra mim a coisa certa a se fazer seria um acordo de divisão do titulo de 87 entre Flamengo/Sport...

Terminaria enfim essa novela de mais de 20 anos..uff :paz:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...