Ir para conteúdo

Toda a História de 1987


Sunda

Recommended Posts

ANTES DE FICAR FALANDO MERD* LÊ TUDO! PQ SEMPRE TEM UNS CUZ*** QUE FICAM FALANDO MERD* MESMO SEM SABER PORR* NENHUMA DA HISTÓRIA!

Mas antes de explicar 1987, voltemos a 1986.

A falida e ridicularizada CBF acabara de organizar um campeonato brasileiro com nada menos do que 80 clubes. Oitenta. Talvez a FA CUP tenha algo próximo a isso. Dentre os times participantes, esquadrões poderosos como Sampaio Corrêa, Rio Branco, Alecrim e CSA. O campeonato de tão absurdo, terminou em 1987. Ao final, com méritos, claro, o São Paulo se sagrou campeão ao vencer o Guarani e estavam classificados para o Brasileirão 87, nada menos do que 30 times. Pelo regulamento, o Botafogo, 32º colocado, estaria fora.

O campeonato foi um fracasso de público. A prática da política de Arena não funcionava mais. O povo queria um campeonato digno e mais simples. Não havia mais investidores para bancar esse circo com quase 100 times. Quem se lembra da época, houve o risco real de não termos campeonato brasileiro em 1987. Diante de tal ameaça, os treze maiores clubes do Brasil, liderados pelo Presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, correram atrás de patrocínio e organizaram o seu próprio campeonato. A Varig bancaria as viagens, a Globo garantiria as transmissões e uam rede de hotéis, confesso me escapar o nome, daria as hospedagens. Tudo isso porque havia confiança no produto. É claro que vão dizer "Globo", "Varig", "isso é sériedade?". Na falta de argumentos, tentam tudo.

O consenso determinou que 16 clubes era o número ideal para compor o campeonato e assim convidaram três para completar a lista. A CBF, cujas más administrações a tornava a única responsável pela caótica situação, não se opôs a que o campeonato dos dezesseis substituísse a antiga fórmula do Campeonato Brasileiro. Leiam bem: NÃO SE OPÔS.

Era a maior revolução do futebol brasileiro em todos os tempos. Um campeonato rápido, certo e com os grandes times do Brasil. Uma liga nos moldes que hoje são os campeonatos inglês, alemão e italiano. Os clubes controlam o futebol. Mas aqui é Brasil.

Vendo o enorme sucesso de público e crítica que a Copa União estava obtendo, com jogos lotados, horários decentes e futebol de primeira linha, a CBF sentiu que chegou a hora de atrapalhar. Comandada por Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid, de longe os piores dirigentes que essa empresa já possuiu, nada ganharam, tudo destruíram, foi inventado um cruzamento patético entre o campeão da segunda divisão e o da primeira. Um detalhe: não havia ainda, nem uma segunda divisão jogando. Ela seria criada e empurrada goela abaixo, por clubes que ficaram de fora do campeonato. É claro que a CBF tinha seus interesses políticos, tais quais hoje os tem Eurico Miranda quando quer um estadual do Rio com 75 times, um autêntico Fut-Bairros. A CBF criou os módulos. A CBF criou os cruzamentos. A CBF, que quase quebrou o futebol brasileiro e abriu mão da organização do campeonato não participando em NADA na criação das regras e regulamento, agora queria entrar de qualquer jeito na festa.

Com o campeonato já em andamento e muito antes de qualquer final ter sequer sido desenhada, o Clube dos 13, de forma unânime, rejeitou a proposta e seguiu seu caminho. Isso, ainda na primeira fase da Copa União. Para os clubes grandes do país, o campeão nacional seria o vencedor da Copa União, a copa que reunia os melhores. Em qualquer país sério, isso bastaria para que fosse considerado o campeão nacional. Mas não no Brasil. Ou, pelo menos, não naquele Brasil de Sarney, de Otávio e de Nabi.

Com a Copa União se afunilando, a pressão da CBF aumentou, mas o Clube dos 13, novamente de forma UNÂNIME, disse não. Não aceitaria participar desse disparate.

E deu-se no dia 13 de dezembro de 1987, debaixo de um dilúvio bíblico no Rio de Janeiro, a decisão entre Flamengo e Internacional, perante 95 mil pessoas no Maracanã, e outras milhões espalhadas Brasil afora. A final que a TV transmitiu. Que o mundo noticiou. Que o Fantástico ilustrou para abrir sua edição daquele dia, com o hino do campeão. A final que honra a luta dos clubes pelo futebol sério, pelo menos naquele ano. A final de um campeonato que poderia ter mudado o futebol brasileiro, com o apoio moral de todas as maiores torcidas do país. Enquanto isso...

O Guarani venceu o Sport por 2x0. Alguém aqui se lembra disso? O Sport devolveu o placar, longe da atenção do Brasil que nesse dia ligava a TV para ver a final no Maracanã. Ninguém sequer viu essa partida. E o esdrúxulo regulamento ainda ignorava o saldo de gols que o time de Pernambuco teria por vencer o segundo jogo em 3x0. Foram os dois para os pênaltis.

Saiu o campeão? Não. Um empate. De tão medíocre o torneio, saiu um empate. 11 a 11 e assim ficou. A CBF não conseguiu tirar um campeão de uma disputa de pênalti.

A CBF insistia no confronto, mas nenhum clube do Brasil a levava a sério. O país já pensava no Natal e a empresa do Nabi então recolocou os times que não souberam definir os pênaltis, para jogar de novo. Dessa vez, deu Sport, não mais era treinado por Émerson Leão, este que ainda hoje tenta levar os louros por algo que não ganhou.

E Flamengo e Internacional já estavam, a essa altura, pensando no futuro. Seus times nem eram mais os mesmo. Qualquer uma das duas equipes que quisessem enfrentar o Sport ou o Guarani, trucidaria os rivais. Pra que? Para se enfrentar de novo em uma final já realizada? Para ganhar uma vaga na Libertadores e depois de cantar a moralidade, retroceder em prol de Nabi Abi Chedid?

Do time do Flamengo, nada menos do que 10 jogadores passaram pela Seleção, muitos com glórias cantadas até hoje. O goleiro do Internacional foi o nosso herói do tetracampeonato. Sabe quanto o Sport colocou na Seleção? Nenhum. Zero. Nada.

Mas o Flamengo fez o certo e entendeu por bem se contentar com o reconhecimento do povo, ignorando solenemente a opinião de Otávio e Nabi sobre o assunto. O Flamengo sabe que ser campeão não é ter o nome num livro vagabundo e empoeirado no porão da CBF, ou uma vaga num campeonato que, à época, não despertava 50% do tesão dos dias de hoje. Ser campeão não é ceder à pressão de homens que não honram as calças que vestem. Ser campeão é ter alma de campeão, é sentir-se campeão. É saber que venceu os melhores quando foi necessário. É comemorar, num estádio lotado, contra uma equipe igualmente grande em tradição e história, sabendo que o país parou para vê-los jogar, como sempre foi nas finais dos brasileiros ao longo dos anos. Até quando Atletico Paranaense e São Caetano se enfrentaram. Até mesmo quando Bangú e Coritiba decidiram em 1985 num Maracanã lotado. O país parou e a torcida do Flamengo deixou o Maracanã com a íntima convicção de que era a campeã brasileira.

Quem prefere acreditar no engodo da CBF, deve ter chorado na abertura das CPIs. Deve ter votado em Eurico, Perrela e acha Ives Mendes o homem mais sério do mundo. Deve bater palmas para o acordo Nike-CBF. Eu não me importo. Eu apresento argumentos e tudo está documentado. Os outros preferem acreditar no que diz a Casa Bandida do Futebol (designação tão perfeita, que seu criador ganhou na Justiça o direito de usá-la ad eternum). pegam dados perdidos num livro empoeirado escondido nos porões da CBF. As duas taças estão na Gávea. Uma entregue no dia da final. A outra, repassada à Zico na ocasião de sua despedida. Eu continuarei gritando PENTACAMPEÃO. Por enquanto, o único.

Está aí o Vídeo:

CTXx8SBEk18

A União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro - Clube dos 13, nasceu por iniciativa espontânea e autônoma dos principais clubes do país, instados por crescentes dificuldades econômicas e escassa representatividade junto aos órgãos de direção e administração do sistema desportivo nacional. Assinaram a Ata de Fundação quatro representantes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), quatro do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense), dois de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético), dois do Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio) e uma da Bahia (Bahia). No curso destes 20 anos de existência, que se completarão no dia 11 de julho de 2007, a este grupo inicial de 13 clubes juntaram-se Coritiba, Goiás, Sport Recife, Portuguesa, Atlético Paranaense, Guarani e Vitória. Com 20 clubes associados, aumentou a força de negociação da entidade. Porém, como Fábio André Koff, atual presidente, faz questão de lembrar, o Clube dos 13 presta serviços a todos os clubes brasileiros, além dos seus filiados.

Desde a sua criação, todas as ações do Clube dos 13 vêm cumprindo e ampliando a sua missão de representar, coordenar, assistir e promover os clubes brasileiros, buscando soluções que dignifiquem o seu papel social, cultural, econômico e esportivo.

Objetivos:

- Entender e tratar o futebol como atividade econômica

- Valorizar o produto futebol

- Intercambiar experiências com entidades desportivas internacionais

- Resgatar e promover a paixão/cultura do futebol

- Melhorar a imagem dos dirigentes de futebol

- Transformar as competições em espetáculo de alto nível

- Fazer do futebol a referência de paixão e lazer da população

- Buscar novas receitas para os clubes

- Formar parcerias que contribuam para a manutenção e desenvolvimento dos clubes

- Participar de todos os foros institucionais onde se busquem novos caminhos para o futebol brasileiro

- Promover e coordenar atividades que estimulem o aprimoramento organizacional dos seus filiados

- Criar e integrar movimentos de relevante interesse social da população brasileira, como foi a Campanha Nacional Anti-Drogas.

Parcerias:

Na sua busca pela viabilização financeira e desenvolvimento institucional dos seus associados, o Clube dos 13, nestes 20 anos de existência, tem firmado parcerias essenciais para o cumprimento destes objetivos.

Além de cuidar da comercialização dos direitos de TV e outros direitos das principais competições nacionais e regionais, o Clube dos 13 também tem firmada parceria com a Rede Globo para a exploração dos direitos internacionais do futebol brasileiro e a futura criação do Canal do Futebol. Com a Fundação Getulio Vargas já foram realizados diversos cursos e simpósios visando, entre outras metas, a formação profissional de dirigentes. São permanentes, também, as parcerias com companhias aéreas e rede hoteleira nacional, que reduzem as despesas dos clubes com o financiamento dos seus deslocamentos durante as competições.

Presidentes:

Desde a sua fundação, o Clube dos 13 já foi administrado por quatro presidentes:

Carlos Miguel Aidar - De 1987 a 1989

Carlos Bernardo Facchina Nunes - De 1989 a 1992

Afonso de Araújo Paulino - De 1992 a 1995

Fábio André Koff - De 1995 a 2007

Melhores momentos do Flamengo na Copa União de 1987:

ek7RWukKlXM

PvhlgY39bpw

BvE4wQVIXzs

História completa!

contra fatos não há argumentos!

Flamengo Penta-Campeão Brasileiro!

LEU? NÃO? ENTÃO FICA QUIETINHO...

Valeu! Um Abraço pra geral aew!

Link para o comentário
  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Fabão

    8

  • E.R

    8

  • Sunda

    6

  • FooCH

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

CBF e FIFA = Sport Campeão.

o resto é choro.

[2]

Se o Flamengo tremeu e fugiu do Sport, azar o dele. É só tetra e pronto.

Não tem o menor cabimento o vice de 86 não participar do campeonato de 87. Se queriam fazer um campeonato com 16 clubes, porque não pegaram os 16 primeiros de 86? Virada de mesa pura... Diante disso, para não prejudicar esses times que ficaram de fora, o correto seria no mínimo a disputa entre os campeões dos módulos, como quis a CBF.

E a pior frase foi essa:

Qualquer uma das duas equipes que quisessem enfrentar o Sport ou o Guarani, trucidaria os rivais.

Uai, quem disse? Se fosse assim, o Santo André não teria chances contra o Flamengo na Copa do Brasil, assim como o São Caetano contra o Flu... Ninguém ganha por antecedência não, Flamengo tremeu e fugiu da decisão...

Link para o comentário
Barril do Chavinho

O Flamengo foi campeão de um torneio muito forte aqui no Brasil, pórem este torneio se chamava Copa União, e não Campeonato Brasileiro.

A CBF que é a entidade máxima do Futebol nacional, e a FIFA, do mundial, confirmam o Sport campeão, então o único Penta-Campeão Brasileiro será o São Paulo agora em 2007...

Link para o comentário
Guest Motodoido CH

Tá nos porões empoeirados da CBF que o Flamengo é penta? Não?! :(

1987= Flamengo campeão da Copa União e Sport campeão brasileiro

Pra mim consta o que tá, vou repetir, como você mesmo escreveu ou algum jornalista, nos porões empoeirados da CBF.

Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas em cada módulo (Flamengo, Inter-RS, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar. Com isso Sport e Guarani disputam o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO.

A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo.

A CBF porém, por ser a entidade máxima do futebol nacional, indicou Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano, como representantes do Brasil na Copa Libertadores da América. Insatisfeito com a decisão o Flamengo entrou com ação perante o STJD para que fosse reconhecido como legítimo campeão de 1987, mas perdeu. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.

:D

Link para o comentário

só o fato de ter q se explicar sobre esse assunto já mostra q não é campeão brasileiro legítimo...

Uai, quem disse? Se fosse assim, o Santo André não teria chances contra o Flamengo na Copa do Brasil, assim como o São Caetano contra o Flu... Ninguém ganha por antecedência não, Flamengo tremeu e fugiu da decisão...

Paulista! :joinha:

Link para o comentário

^

São Caetano mesmo Foo, ele se referiu a semi final do brasileiro de 2000. (limpei sua barra Fabão!) uhAuhAuhAU!

Editado por DiOgO_CH
Link para o comentário

De novo essa história ?

Todos os flamenguistas acham que o Flamengo foi campeão, os não-flamenguistas vão dizer que não foi. A imprensa séria diz que foi e a CBF diz que não.

Da mesma forma que a FIFA diz que Santos, São Paulo(1992/1993), Grêmio e Flamengo não são campeões do mundo, só reconhece Corinthians, São Paulo e Inter como campeões.

Pra mim, é campeão e pronto, tô me lixando para o que dizem o contrário. A maioria ou nem era nascido ou tinha menos de 5 anos de idade, falam de algo que nem sabem direito.

A verdade é que na época, lembro bem do dia da final(tava na casa de uma tia avó e de primos) que a mídia tratou sim como final do Campeonato Brasileiro.

--

Outra coisa : o representante do Clube dos 13 em 1987 era o Eurico Miranda e ele contrariou o próprio Clube dos 13 e por decisão pessoal dele aceitou os cruzamentos entre os times do Módulo Verde e Amarelo. Ou seja, a culpa é toda do Eurico.

Link para o comentário
Da mesma forma que a FIFA diz que Santos, São Paulo(1992/1993), Grêmio e Flamengo não são campeões do mundo, só reconhece Corinthians, São Paulo e Inter como campeões.

Que bobagem, claro que a FIFA reconhece...

Não reconhece como campeões do Mundial de Clubes da FIFA (até porque não foram), mas reconhece como campeões do mundo sim. Só ver nesse link:

Campeões Mundiais

Nesse link a FIFA coloca todos os clubes que ganharam a Copa Toyota, Intercontinental ou Mundial de Clubes da FIFA, e coloca na coluna "Matches" de cada clube os títulos mundiais ganhos por eles.

^

São Caetano mesmo Foo, ele se referiu a semi final do brasileiro de 2000. (limpei sua barra Fabão!) uhAuhAuhAU!

Sim, mas foi nas oitavas. :P

Bem lembrado Diogo, em 2000 até o campeão da Série C (Malutron) disputou a fase final, e os Clubes do módulo azul não vieram com essa de não jogar contra os times dos módulos inferiores...

Editado por Fabão
Link para o comentário

OPA, PERA AÍ...

Acho a maior SACANAGEM não reconhecer times que tinham Zico, Pelé, Cerezo, entre tantos craques que ganharam dos europeus não serem reconhecidos como campeões do Mundo, e reconhecer o time da Marginal...Por favor... <_<

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...