Ir para conteúdo

TEORIA: Chapolin poderia ter se dado melhor no SBT e no Brasil se tivesse tido mais episódios exibidos entre 1984-1989?

Doutor Chimoltrúfio

Recommended Posts

Doutor Delgadinho
25 minutos atrás, Doutor Chimoltrúfio disse:

a série poderia ter tido a mesma popularidade que Chaves, e assim não ter chegado a sair do ar (pois teria tido maior variedade de episódios entre 1984-1989, os anos em que repetiram apenas os mesmos menos de 30 episódios do lote de 1984, e que pode ter prejudicado a imagem do seriado durante esse período).

Mas, nesse período, Chapolin já não era um grande sucesso consolidado, assim como Chaves? Desconfio que a audiência foi caindo gradualmente após o ano 2000, à medida que o programa passou a ser exibido apenas em ciclos esporádicos, muitas vezes restrito a exibições locais. Creio que o elo de nostalgia entre gerações foi se quebrando, o que se refletiu na audiência do programa ao longo dos anos. Por outro lado, Chaves, mesmo saturado pelo excesso de exibições na grade nos anos 2000, ainda alcançava um relativo sucesso.

• Curtir 1
Link para o comentário
2 horas atrás, Doutor Chimoltrúfio disse:

Aproveito para acrescentar algo. Se a proporção de episódios de Chapolin recebidos e dublados pelo SBT em 1988 em comparação com Chaves tiver sido semelhante ou igual a mesma proporção do lote de 1984, o mais provável é que hajam cerca de 20 ou menos episódios desconhecidos da série neste lote, e pelo número relativamente tão curto possam não ter se importado de colocar no ar.

Eu tenho tido a impressão que dublaram pouca coisa do Chapolin no lote de 1988 pelo SBT talvez ter resolvido dar prioridade aos episódios de Chaves e nisso ter deixado os do Chapolin de lado e só terem começado a dublar eles ali pra meados de 1989.

Editado por matheus153854
  • Curtir 1
Link para o comentário
Doutor Chimoltrúfio
17 minutos atrás, matheus153854 disse:

Eu tenho tido a impressão que dublaram pouca coisa do Chapolin no lote de 1988 pelo SBT talvez ter resolvido dar prioridade aos episódios de Chaves e nisso ter deixado os do Chapolin de lado e só terem começado a dublar eles ali pra meados de 1989.

Me dá a impressão também de que eles não teriam dado mais atenção à Chaves do que Chapolin se ambas as séries tivessem tido a mesma quantidade de episódios recebida pela emissora em 1984.

Link para o comentário
Cortal Cristado
Em 22/11/2024 às 08:18, Lucas Fernando disse:

Chapolin não tem a mesma popularidade de Chaves apenas para as gerações pós 2000, e como bem disse o @Raphael, por culpa do próprio SBT. Até 2000 Chapolin tinha exibições regulares como o Chaves até sair do ar pela primeira vez, e sempre era lembrado com carinho pelo público. Vez ou outra aparecia satirizado em outras emissoras (até na Globo), inclusive estava entre os uniformes dos Mamonas.

Arrisco dizer que o personagem era até mais popular, pela sátira de herói trapalhão.

Eu faço parte dessa geração. Só fui conhecer Chapolin de verdade através da TV paga/Internet. Felizmente não foi tarde pra perceber o quanto o Vermelhinho é icônico e sensacional. :hyper:

• Curtir 1
Link para o comentário
Doutor Delgadinho

As séries até os anos 90, quando eram exibidas em sequência, tinham uma relação quase complementar para boa parte do público. Quando dividiam uma hora em alguma faixa, muitos assistiam Chapolin enquanto aguardavam Chaves começar, já que meia hora é um período relativamente curto, caso você não reserve tempo antecipadamente para assistir. Foi um grande erro do SBT separá-las em horários distintos. Se o objetivo era descansar a imagem das séries e evitar a saturação, elas deveriam ter saído do ar e retornado sempre simultaneamente. Creio que isso explique, em parte, a queda na audiência de Chapolin a partir da segunda metade dos anos 2000.

Link para o comentário
Professor Inventivo

Sempre foi preconceito do SBT com Chapolin. 

Se até 1989 exibiam os poucos episódios que tinham dublados, a partir de 1990 quando dublaram mais um pouco foi onde começaram a esconder episódios e sempre exibir uma quantidade menor pra evitar a fadiga. 

Eu mesmo, assisti muito as séries CH no final dos anos 90. Nessa época, tinham escondido metade do lote de 84 e do lote 90.

Sem contar que muitas vezes, o Chapolin nessa época já era exibido só pra SP e sempre sumia na época da eleição pra dar lugar ao horário político. 

Enquanto chaves sempre ficava no ar e as vezes tinha uma exibição tapa buraco a tarde além da tradicional na hora do almoço. 

Na década de 2000, foi meio que uma faca de dois gumes. Pois ao mesmo tempo que resolveram colocar no ar os episódios que estavam sumidos, a série ficou num vai e vem. Um outro boicote criado por eles para ter um motivo pra dizer que a série não dá audiência. 

• Curtir 1
Link para o comentário

"Chaves" sempre fez mais sucesso com o público infantil do que "Chapolin".

Mas, de fato, se o SBT tivesse comprado mais episódios de "Chapolin", a série do Polegar Vermelho teria tido mais sucesso aqui no Brasil.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

1. HOMESSA
      37

Pessoas que só você acha parecidas

2. Doutor Chimoltrúfio
      5

Telefe (Argentina) - Chaves e Chapolin

3. HOMESSA
      731

Depósito de Bobagens

4. Marcelo J.
      5

Telefe (Argentina) - Chaves e Chapolin

5. Helenaldo
      197

Campeonato Brasileiro 2024 - Série A

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...