Pode ser, mas infelizmente não há como ter certeza. Se eles tiverem no arquivo "Sansão perdeu o cabelão" (1977) ou até mesmo "Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto" (1976), podem ter considerado uma razão. Não foram poucos os casos de histórias em que nenhuma versão permaneceu no ar durante um tempo, e sabemos que os critérios do SBT para separar ou retirar episódios são os mais absurdos possíveis.
"A bola de Cristal" ficou fora por 16 anos e sabemos que o SBT considerou "O mistério do Mandarim Celeste" semelhante à ele, mesmo que este último só tenha estreado em 2013.
Períodos de tempo de poucos anos sem exibição provavelmente talvez se devam à falta de organização, reorganização ou até simples descaso mesmo, mas períodos mais longos como 10 anos ou mais não podem se tratar da mesma situação.
A situação parece ser mais estranha com os episódios de Chaves que saíram do ar em 1992 que voltaram em 2003, já que muitos deles não tem semelhante algum:
Os chifres do Professor Girafales (1978) - A menos que o SBT tivesse a versão mundialmente perdida, não faz nenhum sentido em deixarem o episódio fora do ar. Talvez tenham ficado na dúvida entre qual dublagem manter no ar e acabaram tirando ambas.
A mudinha de cherimoia (1978) - Nada me tira da cabeça que o SBT exibiu a versão de 1975 durante 1984-1985, e na separação de 1992 ficaram com dúvidas sobre qual versão deixar no ar e também limaram as duas.
O fantasma da vila (1977) - Somente o que me vem a cabeça é terem considerado semelhante na época à história do filme de terror devido ao fantasma, mesmo que as histórias não tenham nada haver.
Quem descola o dedo da bola, número 2 - parte 3 (1978) - Acho que ao engavetarem uma das dublagens da parte 2, levaram junto esse episódio (ou consideraram semelhante à outra das duas partes)
A máquina fotográfica - parte 1 (1977) - Consideraram "semelhante" à parte 2, como já sabemos.
A troca de chapéus (1974) - A menos que tenham outra versão arquivada, também não tem lógica alguma.
"O cachorrinho" e "Tem uma mosca no meu café!" simplesmente não tem explicação qualquer que faça sequer o mínimo de sentido para arquivarem, somente se foram removidas por engano.
Recommended Posts