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TRANSPORTE PÚBLICO


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ANCELMO GOIS - O GLOBO

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu que a partir do dia 3 de abril de 2023, o passageiro que usar o BRT poderá fazer até 3 viagens (hoje são apenas duas) com o bilhete de integração municipal.

Em maio será entregue o BRT Transbrasil, que vem se somar aos corredores Transoeste, Transolímpica e Transcarioca.

 

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  • 5 semanas depois...
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O novo presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, disse a funcionários da empresa em cargos de chefia que quer melhorar o plano de contingência da estatal contra greves. 

Uma das ideias é utilizar servidores em funções administrativas, mas que já comandaram trens no passado, para manter o serviço operacional.

Para isso, poderá ser preciso oferecer cursos de reciclagem.

Ele afirmou que o atual plano contra greves é bom, mas que é preciso melhorá-lo, para atender à população de forma integral.

Também disse que pretende contratar uma consultoria para pensar o futuro da empresa. 

O novo presidente do Metrô fez questão de deixar claro, no entanto, que não há decisão sobre vender a estatal.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/04/presidente-do-metro-defende-reforcar-plano-contra-greves-e-quer-contratar-consultoria.shtml

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

A secretária Maina Celidônio, de Transporte, anunciou que, no segundo semestre de 2023, a prefeitura do Rio de Janeiro contará com uma nova tecnologia que informará a climatização dentro dos ônibus. 

O sistema, segundo ela, vai obrigar as empresas a ligarem o ar condicionado, caso contrário serão punidas pela prefeitura com subsídio menor.

Integrante da Comissão de Transportes da Câmara, o vereador Luiz Ramos Filho levou para a reunião com Maina Celidônio uma série de reclamações dos usuários sobre linhas que vêm circulando com o ar desligado, mesmo tendo o equipamento instalado no veículo.

“Temos recebido uma enxurrada de reclamações dos passageiros que passam muito calor no sistema de transporte. muitos veículos circulam com o ar desligado, o que é extremamente desconfortável numa cidade em que a temperatura as vezes ultrapassa os 45 graus. Queria saber se as empresas estão sendo punidas”, cobrou Luiz Ramos Filho.

A secretária explicou que as linhas flagradas pela fiscalização com o ar desligado automaticamente receberam subsídio menor, pois gastam menos diesel.

Maina Celidônio aposta que, com a nova tecnologia, as empresas não vão mais poupar no ar condicionado nem deixar o passageiro derreter.

“A partir de primeiro de agosto vamos saber da temperatura dentro dos ônibus”, disse a secretária.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2023/05/prefeitura-do-rio-anuncia-tecnologia-para-informar-climatizacao-de-onibus-e-punicao-as-empresas.ghtml

 

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  • 2 meses depois...
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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou um retorno na Avenida Paulista — entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação — para a instalação do canteiro de obras do túnel subterrâneo que será construído para passagem de usuários do Metrô de São Paulo na região.

A ideia é distribuir o fluxo de passageiros que fazem baldeação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela do transporte metropolitano, criando uma nova conexão entre as estações Consolação e Paulista.

A construção já havia sido aprovada em novembro de 2022, pelo então governador Rodrigo Garcia.

Segundo o Metrô, a obra deve durar 36 meses, ou seja, três anos — entre a montagem do canteiro e a execução.

Nesse período, a ciclovia, o ponto de táxi e uma banca que ficam no trecho interditado serão remanejados para a travessa com a Rua Bela Cintra.

O projeto do Metrô prevê um túnel com capacidade de deslocamento de 18 mil pessoas por hora.

O espaço terá 90 m de extensão, 7,5 m de largura e 5,5 m de altura. A estrutura contará com equipamentos de ventilação e sensores para contagem de passageiros.

A escavação será feita primeiro na vertical, até atingirem a profundidade de aproximadamente 20 metros, e depois na horizontal.

Fonte : https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/28/av-paulista-tem-trecho-interditado-para-construcao-de-tunel-entre-estacoes-do-metro-obra-tera-duracao-de-1-ano-e-meio.ghtml

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

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Os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT, que ainda estão em obras, vão ganhar 270 novos ônibus articulados a partir de novembro. 

De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro,  a previsão é que todos os veículos estejam operando nestas linhas até março de 2024. 

Fonte : https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/08/06/brt-corredores-transbrasil-e-transoeste-terao-novos-veiculos-a-partir-de-novembro.ghtml

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

A frota de ônibus urbanos das capitais brasileiras é a mais antiga dos últimos 30 anos.

Em média, os ônibus no Brasil estão com 6,4 anos de uso - um recorde da série histórica.

Um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos aponta que as linhas de ônibus urbanos diminuíram os percursos nas capitais brasileiras.  Em 2019, eram 193 milhões de quilômetros por mês. Em 2022, foram 135 milhões - uma queda de quase 30%.

“Nós já vínhamos tendo uma perda de demanda significativa mesmo antes da pandemia. Mas, durante a pandemia, aí se agravou muito. Em alguns casos, nós tivemos uma perda de 80%. Hoje, nós já recuperamos uma boa parte. Mas ainda, eu diria, falta 15% que nós nunca mais vamos recuperar”, afirma Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU.

Em 2019, antes da pandemia, foram 33 milhões de viagens de passageiros pagantes por dia.

Em 2022, foram 25 milhões de viagens. De acordo com o estudo, a diminuição da demanda provocou uma queda de arrecadação, que prejudicou a renovação da frota.

“A solução para a mobilidade urbana nas cidades é transporte de massa, é forte investimento em metrô e trem. Como isso demanda muito dinheiro e muito tempo, tem que agora resolver o problema dos ônibus”, afirma Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

Diante de tanta dificuldade, o usuário tem optado por outros meios de transporte.

“Um terço do transporte individual é o automóvel e a moto que contam. E, na maioria das cidades, hoje nós já estamos com a participação das motos em torno de 10% do total de viagens realizadas nos municípios”, diz Francisco Christovam.

Já tem seis meses que a professora Ana Beatriz Ribeiro vai e volta do trabalho de moto. É um trajeto de 24 quilômetros e em 40 minutos ela chega ao destino. De moto é mais caro, mas se fosse de ônibus, ela precisaria de duas conduções e de duas horas para chegar ao trabalho.

“O ideal seria que os ônibus funcionassem bem para população. Dificilmente tem um ônibus com ar condicionado. Quando tem, está lotado e não dá vazão. Então, a população está esquecida”, lamenta Ana Beatriz.

Fonte : https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/08/16/frota-de-onibus-urbanos-das-capitais-brasileiras-e-a-mais-antiga-dos-ultimos-30-anos.ghtml

 

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Uma discussão burocrática, que vem sendo travada sem alarde, através de e-mails e ofícios, desde o início do ano, pode levar a mudanças no metrô do Rio de Janeiro. 

A concessionária Metrô Rio está propondo ao governo do estado concluir as obras da estação da Gávea e reduzir a tarifa em troca do aumento do tempo de concessão em dez anos e da unificação do contrato das Linhas 1 (Tijuca—Ipanema) e 2 (Pavuna—Estácio) ao da Linha 4 (Ipanema—Barra).

Diante do pedido, o governo publicou, na última segunda-feira, resolução conjunta — dos titulares da Secretaria de Transportes, da Riotrilhos, da Procuradoria-Geral do Estado e da própria Metrô Rio — instituindo grupos de trabalhos para analisar a viabilidade jurídica, econômica e técnica de engenharia da proposta de retomada das obras da Estação da Gávea. 

Outra iniciativa do estado é a de contratar uma empresa para fazer a modelagem necessária à operacionalização unificada das linhas de metrô.

A Metrô Rio, responsável hoje pelas Linhas 1 e 2, quer assumir a concessão da Linha 4, da Rio Barra-CRB.

Como contrapartida da unificação dos contratos, a concessionária se propõe a investir R$ 600 milhões para terminar a estação da Gávea, cujas obras estão paradas desde 2015, e a reduzir a tarifa cheia, hoje de R$ 6,90, em R$ 0,40. As concessões terminam em 2036 (Linha 4, conforme aditivo de 2012) e em 2038 (linhas 1 e 2, na renovação em 2007).

Num dos documentos encaminhados ao governo em que pede a unificação dos contratos, a Metrô Rio diz que “o imbróglio jurídico, contratual, operacional e regulatório que envolve a Linha 4 constitui hoje o principal entrave ao desenvolvimento do sistema metroviário do Estado do Rio”. 

O Metrô Rio insiste que “é fundamental que se avance num acordo amplo que vá além da simples retomada das obras da estação da Gávea, permitindo a resolução completa do imbróglio da Linha 4”.

E lembra que, por alteração contratual (quarto aditivo), as obras da Linha 4 deveriam ser concluídas até 30 de junho de 2016, para atender a Olimpíada, à exceção da estação da Gávea. Esta deveria ficar pronta em 30 de janeiro de 2018, o que não ocorreu.

Fonte : https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/08/23/metro-rio-concessionaria-propoe-prorrogar-contrato-em-troca-da-conclusao-da-estacao-gavea.ghtml
 

 

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  • 4 semanas depois...
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A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta quarta-feira o Terminal Deodoro, que vai integrar os trens da Supervia, ônibus comuns — com linhas exclusivas — e o BRT da Transolímpica e da futura Transbrasil.

As obras desse corredor estão sendo finalizadas. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o Intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.

Fonte : https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/09/20/novo-terminal-deodoro-que-reune-trem-onibus-e-brt-comeca-a-operar-veja-linhas.ghtml

 

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  • 1 mês depois...
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O ESTADO DE S.PAULO

O Ministério dos Transportes tenta retirar R$ 4 bilhões por ano das costas da União, a partir de 2024.

O ministro Renan Filho (MDB) tem projetos para repassar 20 mil km de rodovias à iniciativa privada até 2026.

A pasta de Transportes tenta assegurar pelo menos 21 bilhões de reais de investimentos privados nas futuras concessões.

 

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  • 2 semanas depois...

Privatização é coisa de ladrão. 

 

 

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PROJETO DE IBANEIS

Sessão online: CLDF aprova privatização da rodoviária de Brasília

O relatório elaborado por Eduardo Pedrosa (União) recomendou a aprovação da privatização, contando com o apoio de outros dois membros da comissão

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Através de uma reunião extraordinária e remota com duração de 38 minutos, a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta sexta-feira (17), o Projeto de Lei 2260/21 proposto pelo governo Ibaneis. O referido projeto diz respeito à privatização da Rodoviária do Plano Piloto e da Galeria dos Estados. O texto recebeu a aprovação de três parlamentares da base do governador Ibaneis Rocha (MDB) e foi objeto de voto contrário por parte do deputado distrital Gabriel Magno (PT).

Durante a sessão, Magno expressou sua objeção à venda e ao processo de encaminhamento do projeto. No início da reunião, questionou a realização remota sem justificativa, considerando que a resolução da CLDF que permite tal modalidade de encontro trata do impedimento da presença dos deputados devido à pandemia de Covid-19.

Gabriel Magno destacou que o governo do Distrito Federal (GDF) já repassou R$30 milhões a uma empresa para realizar obras na Rodoviária que não foram efetuadas. Ele contestou a ideia de que a privatização seria a solução, fazendo referência a experiências passadas, como a privatização da CEB, que resultou em piora nos serviços e aumento de custos.

O relatório elaborado por Eduardo Pedrosa (União) recomendou a aprovação da privatização, contando com o apoio de outros dois membros da comissão: Hermeto (MDB) e Daniel Donizet (PL).

Após a aprovação, Gabriel Magno ressaltou a falta de amparo regimental para a sessão que aprovou o relatório favorável à privatização na CAF, indicando a possibilidade de acionar os “instrumentos necessários” posteriormente. O PL 2260 ainda passará pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU).

Durante uma audiência pública realizada na CLDF, comerciantes já haviam manifestado sua oposição à privatização da Rodoviária do Plano Piloto e da Galeria dos Estados. Apesar de ter sido proposto em 2021, o PL 2260 enfrentou entraves apontados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. No entanto, em julho, o projeto de Ibaneis Rocha recebeu aval do TCDF, iniciando um processo de tramitação acelerada na CLDF.

https://causaoperaria.org.br/2023/sessao-online-cldf-aprova-privatizacao-da-rodoviaria-de-brasilia/

 

 

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Foi assinado há pouco um Memorando de Entendimentos, na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, que permitirá a retomada das obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que liga Ipanema à Barra da Tijuca.

Mais precisamente possibilitará a conclusão da estação Gávea.

A negociação, que envolveu Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Obras, Rio Trilhos, PGE, a concessionária Rio Barra (atual detentora da Linha 4) Carioca e Odebrecht, permitirá que as duas empreiteiras retomem os trabalhos paralisados há quase 10 anos.

De acordo com o que foi assinado, as obras serão custeadas pela MetroRio. A concessionária das linhas 1 e 2 do metrô carioca se comprometeu a pagar R$ 600 milhões. Em troca, a concessão da Linha 4, hoje de posse da RioBarra, será transferida para ela.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/11/obras-da-linha-4-do-metro-do-rio-serao-retomadas-depois-de-10-anos.ghtml

 

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BELO HORIZONTE

Homem incendeia ônibus em protesto contra empresa que trabalhava

Na quinta-feira (23), um trabalhador ateou fogo em um ônibus como forma de protesto contra a empresa Saritur

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Na quinta-feira (23), em Belo Horizonte, um trabalhador ateou fogo em um ônibus como forma de protesto. Ainda de madrugada ele entrou no ônibus com combustível ateou fogo e deu um bilhete ao motorista. Na nota estava escrito: “Viemos através desta manifestar contra a empresa Saritur, uma vez que com manifestações pacíficas a Saritur não paga o INSS dos funcionários, não respeita os direitos trabalhistas dos mesmos e os demais benefícios não são pagos pela Saritur. Se não tivermos respeito ficará pior as cobranças (sic)”.

Não há confirmação do autor mas ao que tudo indica que foi um trabalhador ligado a empresa de ônibus Saritur. O protesto é isolado mas demonstra uma tendência de revolta dos trabalhadores com a situação econômica criada pelo golpe de Estado de 2016. 

https://causaoperaria.org.br/2023/trabalhador-incendeia-onibus-como-luta-por-direitos-trabalhistas/#google_vignette

 

 

 

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Nesta terça-feira (28), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), categorizou a greve do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) como um “ato político”, defendendo a política de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado, de privatização.

Na avaliação de Nunes, trata-se de “sindicatos aparelhados que fazem atos políticos, com interesses evidentemente políticos eleitoreiros”. E completou: “É a 3ª vez só neste ano que eles fazem isso com a população de São Paulo e colocam a cidade como vítima dessas ações políticas. Se a gente tiver um sistema que preste um bom serviço à população, independentemente de ser privado, de ser concessionado, a gente tem que ser a favor”.

O governador de São Paulo, por meio de suas redes sociais, também criticou a greve. Em sua conta no X (antigo Twitter), Tarcísio disse que a paralisação é “ilegal e abusiva”, realizada “por puro oportunismo” de “uma minoria”.

“Estamos trabalhando para minimizar os impactos de mais uma greve ilegal e abusiva que tenta colocar a população refém de uma pauta política e corporativista. Uma minoria que não se constrange em impor prejuízo e sofrimento a milhares de trabalhadores por puro oportunismo. Não é só egoísmo, é irresponsabilidade e crueldade com quem depende do transporte público”, afirmou.

https://causaoperaria.org.br/2023/tarcisio-e-nunes-atacam-greve-do-metro-e-da-cptm/

 

Editado por E.R
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SÃO PAULO

TRT proíbe e motoristas e cobradores de ônibus desistem de greve

O caso representa uma grave intervenção do Judiciário nos sindicatos

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Os condutores e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo (SP) decidiram cancelar a greve agendada para essa sexta-feira (1), garantindo assim a operação normal dos serviços na capital paulista.

A categoria comunicou a possibilidade de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Enquanto isso, metroviários e ferroviários estão em protesto contra uma decisão judicial que suspendeu as eleições para a diretoria do sindicato e expressam oposição à potencial privatização do metrô. 

A Justiça impôs uma multa de R$ 50 mil a Edivaldo Santiago da Silva, líder da chapa vitoriosa nas eleições internas com 14 mil votos, de um total de 20 mil. A previsão era de que ele e sua equipe assumissem a direção do SindMotoristas na sexta-feira.

O caso representa uma grave intervenção do Judiciário nos sindicatos.

https://causaoperaria.org.br/2023/trt-proibe-e-motoristas-e-cobradores-de-onibus-desistem-de-greve/

 

 

 

Editado por E.R
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