Ir para conteúdo

O "Falso Chaves"


JoãoB

Recommended Posts

Acho que todos já ouviram falar do Roberto Vásquez, um homem que fazia shows aqui no Brasil dizendo ser o Carlos Villagrán (Quico). Mas vocês sabiam que, além dele, também já teve aqui no Brasil um "falso Chaves"? 

Recentemente, no "Que História é essa, Porchat?", uma convidada chamada Sônia contou uma história sobre isso. Aqui o vídeo (a partir dos 5:34):

 

Depois que eu vi esse relato, fui pesquisar por curiosidade se já teve alguma notícia aqui sobre um "falso Chaves". E encontrei algumas reportagens do jornal "O Dia", de 2000, sobre isso. Segundo as reportagens, o tal "falso Chaves" era mexicano, veio para o Rio de Janeiro e fazia shows de circo por lá nessa época dizendo que era o próprio Bolaños. Eis as reportagens: 

NOTÍCIAS

O sósia do Chaves

Élcio Braga, jornal "O Dia"

Há quase um mês soube por acaso que o Chaves se apresentaria em um circo na Baixada Fluminense. A novidade me foi passada por um amigo que faz produção de shows. Ele havia acertado a participação do ator mexicano em seu circo, em Campo Grande. Na redação do DIA, o pessoal gostou da história. Mas o empresário do ator disse, na época, que Chaves teria viajado para a Argentina e só retornaria dentro de um mês. Como só ele possuía o contato com o artista, tivemos de aguardar. Umas três semanas depois, voltei à carga. O mesmo amigo me informou que soubera de um show de Chaves em Engenheiro Pedreira. Fui no dia seguinte até lá e constatei que de fato o show ocorrera. Consegui recolher alguns panfletos e fui atrás do citado Chaves. Por um funcionário do Circo do Beto Carrero, soube ainda que o tal Chaves, que chegou a freqüentar o local, estava hospedado no apartamento de uma amiga dele, na Rua do Santana, no Rio. Fui até lá com o fotógrafo Wilton Júnior. Uma argentina, muito simpática, atendeu-nos e nos deixou entrar. O falso Chaves chegou meia hora depois. Ao ser informado que havia visita, Juan Carlos Avalos (o falso Chaves) deu um passo para trás.

Levantei-me da poltrona e me apresentei, antes que ele pudesse fugir. Ele entrou preocupado na sala e ficou nervoso ao saber que se tratava de uma reportagem. Perguntei sobre a mulher dele, a Dona Florinda: "Ela está bem, mas ficou no México." Percebi que ele tremia muito, sobretudo quando a farsa ia ficando caracterizada. Ele se levantou e pediu para ir ao quarto. O fotógrafo imaginou que ele talvez fosse pegar uma arma e nos pressionar para entregar o filme com suas fotos. Mas, não. Ele apenas foi se refazer. Uns cinco minutos depois, Juan retornou. Acabou confessando que não era mesmo Roberto Boloños. Disse, porém, que possuía uma autorização do comediante para representar o personagem. O fotógrafo o convenceu a se caracterizar como Chaves e ser fotografado na varanda, tendo ao fundo o relógio da Central do Brasil. Voltei para a redação para escrever a história. Por volta das 18h, uma hora antes do fechamento da edição, reapareceu o empresário, desta vez se dizendo vítima. Alegou que desconhecia que Juan não fosse o verdadeiro Chaves, em meio a inúmeras contradições. Ele, porém apresentou documentos que atestariam a história de Juan Carlos. Um deles, timbrado, mostrava assinatura de Roberto Boloños de que Juan poderia encarnar o personagem. Além de tudo, teria vencido um concurso para substituir o original na Televisa e gravado 80 capítulos. Por fax, enviei a documentação para o escritório de Roberto Boloños. Tudo foi negado. Soube depois, o que ainda não confirmei, que o falso Chaves já teria sido preso uma vez no Rio Grande do Sul.

Outra notícia:

NOTÍCIAS

Jornal "O DIA" - 24/06/2000 Enviado por Gustavo Berriel - Denúncia Especial
"Foi sem querer querendo" O DIA descobre farsante que se passar pelo famoso personagem Chaves em circos na Baixada e Zona Oeste - Élcio Braga

     Ninguém contava com a astúcia do mexicano Juan Carlos Alavos, 58. Ele tem se apresentado em pequenos e médios circos na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense como Chaves, personagem do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, sucesso na TV brasileira. Ao saber pela reportagem do DIA da farsa, Bolaños prometeu em fax impedir que o show continue. "Tá bom mas não se irrite", poderia dizer o falso Chaves, usando o famoso bordão.
     Chaves é um dos mais surpreendentes sucessos na programação do SBT. Apesar da pobreza da produção, com cenários de papelão e isopor, o quadro chegou a 44 pontos de audiência no Ibope, no horário do almoço. Bateu várias vezes até o Mais Você, da milionária Ana Maria Braga, na TV Globo.
     "É falsidade ideológica", criticou Ari Nunes, produtor do Circo Sarrazany, montado na Avenida Santa Cruz, em Senador Camará. Ari conta que mandou distribuir 30 mil panfletos anunciando o Show do Chaves nos dias 9, 10 e 11 de junho. Mas, achando o público inexpressivo, o falso Chaves se negou a fazer o espetáculo. Ari conta que conheceu o falso Chaves no Circo do Beto Carrero, armado na Praça Onze, apresentado pelo empresário Victor Emanuel dos Santos, ex-trapezista e que já trabalhou no Circo D’Itália. Ao ser contactado pelo DIA, Victor se apresentou inicialmente como o empresário de Roberto Bolaños e disse que agendaria uma entrevista para julho, quando Chaves começaria uma grande temporada. Por telefone, a assessora de imprensa de Roberto Gómez Bolaños, Beatriz Leon, negou que o criador de Chaves estivesse no Brasil. A última vez que Bolaños esteve no País foi há 12 anos.
     Em fax enviado à redação do DIA, Chaves - o verdadeiro - informa estar se apresentando em grande temporada pelo México. Há planos, porém, de algumas apresentações no Chile e na Argentina. Não há, garantiu, nenhuma possibilidade de vir ao Brasil.
     O falso Chaves, porém, tem se apresentado com desenvoltura na periferia. Ele esteve no Circo Montreal, em Japeri, e em Engenheiro Pedreira, na Baixada. O público deixou o show desconfiado de que o personagem não era o verdadeiro Chaves, embora os ingressos o apresentassem como tal.
     Para melhorar a audiência, o falso Chaves procurou a produtora e atriz Sônia Barbosa. Propôs uma história mirabolante para explicar como Chaves teria parado no Brasil. "Ele teria escapado do terremoto no México e vindo com o seu barril em um caminhão. Aqui, ele encontraria personagens parecidos com os que viviam na vila mexicana", conta Sônia, que ao descobrir a farsa desistiu na empreitada. Até o verdadeiro choraria: "Pipipipipipipi..."

Sósia diz ter autorização para se apresentar como Chaves

    Ao chegar ontem ao apartamento em que está hospedado no Centro do Rio, o ator Juan Carlos Alavos, 58, assustou-se ao encontrar a equipe do DIA. De início trêmulo, apresentou-se como o verdadeiro Chaves. Não deixou de falar da mulher do Chaves original, Florinda Meza García, a Dona Florinda. "Ela está bem. Ficou no México", disse ele, desconfiado.
     Explicou que fugia de qualquer publicidade porque fazia apenas algumas apresentações para ajudar amigos, donos de circo, em dificuldade financeira. "As pessoas não acreditavam que era eu mesmo por estar me apresentando em pequenos circos. Imagina", disse ele. Ao ser informado que a Televisa e o Roberto Bolaños o desmentiram, Juan Carlos mudou o discurso: "Quem criou o personagem foi Bolaños. Mas tenho autorização dele para me apresentar. Ganhei um concurso para substitui-lo na Televisa. Ele estava velho e com câncer na garganta. Fiz os últimos 80 capítulos", disse. Mais uma vez, Roberto Bolaños, hoje com 71 anos, nega tudo. Ninguém tem autorização para se apresentar como Chaves. O empresário Victor Emanuel dos Santos, 47, negou que fosse o responsável pelos shows.
"Não tem nada assinado", disse. "Só quis ajudar”, contrariando afirmações dos produtores dos circos em que o falsário se apresentou.
     Victor, porém, é apontado pelos que contrataram o falsário como quem negociou o espetáculo. O produtor Ari Nunes, por exemplo, disse que o acordo era dividir meio a meio a renda da bilheteria no Circo Sarrazany. Como os espetáculos foram cancelados por falta de público, o produtor levou prejuízos apenas com a divulgação. Juan Carlos se defende. "O pessoal acha que o Chaves morreu num acidente aéreo. Ninguém acha que é ele que está ali", explica. Parece que, como alardeia o personagem, ninguém tem paciência com ele.

Fonte dessas notícias: http://chespiritoweb.atspace.com/historias.htm

Vocês já sabiam desse "falso Chaves"?

Achei curioso também que, segundo a reportagem, o Bolaños veio ao Brasil em 1988. :ponder:

  • Curtir 1
  • Uau 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      128

      Quais perdidos exibidos no SBT que ainda precisamos?

    2. E.R
      111

      Xuxa

    3. Baixinho
      111

      Xuxa

    4. E.R
      7994

      QUADRINHOS & GIBIS

    5. E.R
      111

      Xuxa

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...