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MÚSICA


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Chapolin Gremista
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DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

20/2/1877: ‘O Lago dos Cisnes’ estreia em Moscou

O Lago Dos Cisnes marca a estreia do compositor russo Tchaikovsky em peças de Ballet.

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Uma das obras mais famosas do Balé Clássico mundial, “Lago dos Cisnes”, com trilha sonora composta pelo celebrado compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, estreou no teatro Bolshoi, em Moscou, em 20 de fevereiro de 1877.

A fabulosa melodia composta por Tchaikovsky foi acompanhada da coreografia precisa construída pelo coreógrafo, a partir de indicações feitas pelo próprio Tchaikovsky, Julius Reisinger, para a dança e interpretação dos bailarinos que dariam vida à peça.

Apesar do nível de excelência disposto na elaboração da peça, “O Lago dos Cisnes” não conseguiu obter o reconhecimento e o sucesso que mereceria em sua primeira versão, amargando inclusive um fracasso de público.

Essa situação viria a mudar na segunda montagem da peça, em 1895, depois da morte de Tchaikovsky. A versão, apresentada na cidade de São Petersburgo, foi coreografada por Marius Petipa e Lev Ivanov e alcançou um grande sucesso de público, alçando a obra de Tchaikovsky ao reconhecimento que sempre merecera.

O Libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geitzer é dividido em quatro atos e conta a história de um príncipe chamado Siegfried que está fazendo aniversário de 21 anos de idade. De acordo com as leis do seu reino, por haver atingido a maioridade, o príncipe deveria escolher uma noiva durante o baile de comemoração do seu aniversário e no dia seguinte assumir o trono com o rei.

Em determinado momento, diante do lago, o príncipe iria atirar em um cisne quando o viu transformando se em princesa. Trata-se da princesa Odette que está presa por um feitiço de Von Rothbart que a transformou em cisne e retorna a forma humana apenas durante a noite.

Esse feitiço só poderia ser quebrado pelas juras de amor verdadeiras de um rapaz à princesa diante de todo o mundo. Apaixonado, o príncipe promete à Odette que o fará ainda durante o baile, no entanto o dia amanhece e a princesa volta a tornar-se um cisne.

Acontece que o príncipe foi enganado por Von Rothbart que maquiou sua filha para parecer se com Odette levando o príncipe a jurar amor pela mulher errada.

Ao tentar desfazer-se do mal entendido, o príncipe é forçado por Von Rothbard a cumprir a promessa feita a sua filha. Odette entende então que apenas morta conseguirá livrar-se do feitiço e se atira para a morte no lago dos cisnes no que é seguida pelo príncipe apaixonado.

A morte de Odette acaba por libertar outras moças que também encontravam se enfeitiçadas e destrói Von Rothbart.

A melodia de “O Lago dos Cisnes” foi a primeira composição de Tchaikovsky para uma peça de Ballet,até então o compositor russo havia composto apenas para óperas e concertos.

https://causaoperaria.org.br/2024/20-2-1877-o-lago-dos-cisnes-estreia-em-moscou/

 

 

 

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HISTÓRIA DA MÚSICA

21/2/1795: nasce Francisco Manuel da Silva, compositor do Hino

Manuel da Silva nasceu no dia 21 de fevereiro de 1795 e faleceu no dia 18 de dezembro de 1865, foi um compositor, regente e educador brasileiro

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Francisco Manuel da Silva nasceu no dia 21 de fevereiro de 1795 e faleceu no dia 18 de dezembro de 1865. Foi um compositor, regente e educador brasileiro, eternizado por compor o Hino Nacional Brasileiro.

Francisco Manuel da Silva teve boa formação musical. Quando era criança, ingressou no curso público de música ministrado por José Maurício Nunes Garcia, no Rio de Janeiro.

Então, a partir de 1811, teve aulas de violino com Manuel Joaquim Correia dos Santos por ordem do Príncipe-Regente Dom João e com recomendação de Marcos Portugal.

Demonstrando ainda mais que teve acesso a um ensino de altíssima qualidade, foi aluno de composição de Sigismund von Neukomm, compositor e pianista austríaco que visitou o Brasil de 1816 a 1821.

Manuel da Silva foi um músico bem-sucedido, trabalhou em diversos lugares ligados à Coroa de Dom Pedro I, a orquestra da Capela Real e até mesmo da coroação de Dom Pedro II.

Depois disso, participou da Sociedade Filarmônica, uma agremiação composta por músicos amadores e profissionais. Então, criou o Conservatório de Música (atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro), inaugurado em 1848, o primeiro da América do Sul, do qual Silva foi co-fundador, diretor e professor.

O músico brasileiro também teve diversas composições litúrgicas, composições que fazem parte da história do Brasil Império. Foi dignitário das insígnias de Oficial da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo, além de ser o patrono da cadeira de número sete da Academia Brasileira de Música.

 

https://causaoperaria.org.br/2024/21-2-1795-nasce-francisco-manuel-da-silva-compositor-do-hino/

 

 

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MÚSICA CLÁSSICA

23/2/1934: 90 anos da morte de Edward Elgar, compositor britânico

Além de suas composições, Elgar foi um regente e maestro aclamado, conduzindo várias orquestras britânicas importantes

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Edward Elgar foi um renomado compositor inglês do final do século XIX e início do século XX, reconhecido por suas composições distintamente britânicas e por seu papel na revitalização da música clássica na Inglaterra. Nasceu em 2 de junho de 1857, em Broadheath, perto de Worcester, Inglaterra, em uma família de classe média.

Desde jovem, Elgar mostrou talento musical, aprendendo violino e piano com o incentivo de seu pai, que era organista na Igreja Católica local. Sua formação musical formal foi limitada, mas ele desenvolveu suas habilidades principalmente por meio de autoeducação e prática.

Em seus primeiros anos, Elgar trabalhou em uma variedade de empregos, incluindo organista e professor de música, enquanto buscava oportunidades para desenvolver sua carreira como compositor. Sua grande chance veio com a estreia de sua obra Enigma Variations em 1899, uma série de variações orquestrais que trouxeram reconhecimento significativo e estabeleceram sua reputação como um dos principais compositores de sua época.

Elgar continuou a escrever uma série de obras influentes, incluindo sua famosa marcha Pomp and Circumstance, que inclui a popular Marcha Nº 1, frequentemente associada às cerimônias de formatura. Outras obras notáveis incluem seus concertos para violino e violoncelo, sua sinfonia Nº 1 em Lá bemol maior e o oratório O Messias de Elgar.

Além de suas composições, Elgar foi um regente e maestro aclamado, conduzindo várias orquestras britânicas importantes. Sua música foi influenciada por várias vertentes artísticas, incluindo o romantismo tardio, o nacionalismo musical e elementos de música folclórica britânica.

Ao longo de sua vida, Elgar enfrentou críticas, problemas financeiros e de saúde. Ele foi nomeado Cavaleiro em 1904 e tornou-se o primeiro compositor britânico a receber uma adaga de barão em 1931. Ele faleceu em 23 de fevereiro de 1934, há 90 anos.

https://causaoperaria.org.br/2024/23-2-1934-90-anos-da-morte-de-edward-elgar-compositor-britanico/

 

 

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MÚSICA BARROCA

24/2/1607: estreia L’Orfeu, uma das primeiras óperas da história

Monteverdi utilizou uma variedade de formas musicais, incluindo recitativos, árias, coros e danças para retratar os diferentes aspectos da narrativa

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L’Orfeo é uma ópera barroca composta por Claudio Monteverdi, estreada em 24 de fevereiro de 1607, há 417 anos. É frequentemente considerada uma das primeiras óperas da história, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do gênero operístico. A obra é baseada na mitologia grega, contando a história de Orfeu, um músico talentoso que desce ao submundo para tentar trazer sua amada Eurídice de volta à vida após sua morte trágica.

Monteverdi compôs L’Orfeo durante o período em que estava servindo como mestre de capela na corte de Mântua. A ópera foi originalmente apresentada no Palácio Ducal de Mântua em 1607, como parte das celebrações de carnaval da corte. A recepção inicial foi extremamente positiva, e a ópera logo ganhou fama e foi encenada em várias outras cidades italianas.

A música de L’Orfeo é marcada pela combinação de estilos renascentistas e barrocos, refletindo as influências musicais da época. Monteverdi utilizou uma variedade de formas musicais, incluindo recitativos, árias, coros e danças para retratar os diferentes aspectos da narrativa. Sua habilidade em caracterizar as personagens e expressar suas emoções através da música é uma das características mais notáveis da obra.

A ópera é geralmente dividida em prólogo e cinco atos. O prólogo apresenta a figura da Música, que invoca as musas para inspirar a narrativa que se segue. Os atos seguintes retratam a jornada de Orfeu ao submundo, seu encontro com Caronte, o guardião do rio Estige, e sua tentativa de convencer Plutão e Perséfone a permitir que Eurídice retorne à vida. No entanto, sua falta de fé no poder do amor leva à tragédia final.

L’Orfeo é uma obra-prima do repertório operístico e continua sendo amplamente encenada e apreciada até hoje. Sua influência na história da ópera é inegável, estabelecendo muitos dos elementos fundamentais do gênero que seriam desenvolvidos por compositores posteriores.

 

https://causaoperaria.org.br/2024/24-2-1607-estreia-lorfeu-uma-das-primeiras-operas-da-historia/

 

 

 

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Falando sério, a Wanessa tem mais de 20 anos de carreira e só tem uma música de sucesso (Amor Não Deixa).

 

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O cantor Roberto Carlos planeja fazer um show no Maracanã em dezembro de 2024.

Um megashow no Maracanã seria feito para celebrar os 50 anos de parceria com a Globo. O plano inicial é que a apresentação seja transmitida ao vivo e transformada em seu tradicional especial de fim de ano na emissora.

Fonte : https://extra.globo.com/famosos/noticia/2024/02/roberto-carlos-planeja-megashow-no-maracana-para-celebrar-50-anos-de-parceria-com-a-globo.ghtml

 

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Encarte do CD do Charlie Brown Jr no começo da década de 2000, eu apareci na foto do show deles.

 

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MÚSICA NORTE-AMERICANA

6/3/1923: 101 anos de Wes Montgomery, um dos gigantes do jazz

Ao longo de sua carreira, Montgomery colaborou com muitos dos grandes nomes do jazz da época, incluindo Miles Davis, John Coltrane e Wynton Kelly

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Wes Montgomery foi um lendário guitarrista de jazz nascido em 6 de março de 1923 em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos. Ele se destacou como um dos mais influentes músicos de jazz e é amplamente reconhecido por seu estilo único de tocar guitarra.

Montgomery começou a tocar guitarra em uma idade relativamente avançada, aos 19 anos, quando ganhou um instrumento de segunda mão de seu irmão mais velho, Buddy. Autodidata, ele desenvolveu sua própria técnica, que envolvia tocar com o polegar em vez de usar uma palheta. Essa abordagem única de tocar contribuiu para o som suave e distintivo pelo qual ele seria conhecido.

Nos anos 1950 e 1960, Montgomery emergiu como um dos principais guitarristas de jazz, alcançando sucesso tanto crítico quanto comercial. Ele assinou com a gravadora Riverside Records em 1959 e lançou uma série de álbuns aclamados pela crítica, como The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery (1960) e Smokin’ at the Half Note (1965).

Uma das características marcantes do estilo de Montgomery era sua habilidade de improvisação fluente e melódica, combinada com um toque suave e controlado. Ele era conhecido por suas habilidades técnicas excepcionais, incluindo seu uso inovador de oitavas e acordes oitavados, que se tornaram uma marca registrada de seu som.

Ao longo de sua carreira, Montgomery colaborou com muitos dos grandes nomes do jazz da época, incluindo Miles Davis, John Coltrane e Wynton Kelly. Seu talento e estilo únicos influenciaram inúmeras gerações de músicos de jazz e guitarristas em todo o mundo.

Infelizmente, a carreira brilhante de Montgomery foi interrompida precocemente quando ele faleceu em 15 de junho de 1968, aos 45 anos, de um ataque cardíaco.

https://causaoperaria.org.br/2024/6-3-1923-101-anos-de-wes-montgomery-um-dos-gigantes-do-jazz/

 

 

 

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CAPOEIRA

5/2/1974: 50 anos da morte do Mestre Bimba

Mestre Bimba é lembrado como uma figura importante na evolução, preservação e reconhecimento da capoeira como parte da cultura brasileira

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Hoje, 2 de fevereiro de 2024, celebramos o 50º aniversário da morte de Manuel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, mestre de capoeira brasileiro nascido em Salvador em 23 de novembro de 1900. Figura central no desenvolvimento e popularização da capoeira como uma forma de arte marcial, sua história se confunde com a evolução da capoeira como luta e dança.

Genuinamente brasileira, a capoeira é uma forma de expressão cultural que combina elementos de dança, música e luta, ligada ao desenvolvimento cultural brasileiro. Durante o período colonial, os escravos trouxeram ao Brasil formas de luta e dança, que foram ao longo das décadas adaptadas e transformadas. A prática da capoeira foi proibida devido ao seu potencial de resistência física por parte dos escravos, e como forma de repressão a essa força de trabalho. Por isso, foi muitas vezes disfarçada como dança para evitar sua proibição.

Com a abolição da escravidão em 1888, muitos praticantes de capoeira foram libertos e foram para as cidades. A capoeira, a partir de então praticada de maneira mais visível, ganhou características urbanas e começou a se desenvolver em diferentes estilos.

Mestre Bimba nasceu e se interessou pela capoeira desde a infância. Já nos anos 1930, já praticante, desenvolveu o estilo de capoeira muito conhecido atualmente, a “Capoeira Regional”. Ele procurou sistematizar a prática, incorporando movimentos de outros estilos de luta e enfatizando a eficiência e a disciplina.

Em 1932, fundou a primeira academia dedicada à capoeira, chamada “Centro de Cultura Física e Capoeira Regional”. Sua abordagem inovadora e suas apresentações contribuíram para a popularização da capoeira em diferentes partes do mundo. Ao viajar pelo Brasil e internacionalmente, contribuiu para promover a sua arte com demonstrações de capoeira. A iniciativa foi fundamental para tirar a capoeira da ilegalidade, pois, até então, ainda era considerada uma prática proibida. Em 1953, o presidente Getúlio Vargas reconheceu oficialmente a Capoeira Regional como uma modalidade esportiva.

O legado de Bimba continua com os seus alunos, que, por sua vez, se tornaram mestres e difundiram a Capoeira Regional e outros estilos derivados.

Mestre Bimba é lembrado como uma figura importante na evolução, preservação e reconhecimento da capoeira como parte da cultura brasileira. Sua contribuição para a preservação e promoção da capoeira é amplamente reconhecida e celebrada dentro e fora do Brasil, e foi crucial para transformar a capoeira em uma forma respeitada de expressão cultural e esportiva.

Hoje, a capoeira é uma arte praticada principalmente entre os trabalhadores e é parte essencial da identidade cultural do povo brasileiro.

https://causaoperaria.org.br/2024/5-2-1974-50-anos-da-morte-do-mestre-bimba/

 

 

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MÚSICA

7/3/1875: 149 anos do nascimento de Maurice Ravel

Durante sua vida, Ravel recebeu numerosos prêmios e honrarias por suas contribuições para a música. No entanto, ele também enfrentou desafios pessoais e profissionais

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Maurice Ravel foi um dos compositores mais influentes do século XX, reconhecido por sua habilidade em fundir impressionismo e modernismo na música. Nascido em 7 de março de 1875, na cidade de Ciboure, França, Ravel demonstrou talento musical desde cedo. Seus pais encorajaram seu interesse pela música, e ele começou a estudar piano aos sete anos de idade. 

Ravel frequentou o Conservatório de Paris, onde estudou composição com Gabriel Fauré e harmonia com André Gedalge. Apesar de sua formação formal, Ravel frequentemente explorava técnicas musicais pouco convencionais, experimentando novas sonoridades e texturas. Sua obra muitas vezes evocava imagens vívidas, refletindo sua afinidade com o movimento impressionista nas artes visuais.

Ao longo de sua carreira, Ravel compôs uma variedade de obras, incluindo música para piano, música de câmara, ópera, balé e orquestra. Algumas de suas peças mais famosas incluem “Bolero”, “Daphnis et Chloé”, “Pavane pour une infante défunte” e “La Valse”. Sua música frequentemente desafia convenções tradicionais, incorporando ritmos complexos, harmonias dissonantes e melodias evocativas.

Além de suas composições originais, Ravel também foi conhecido por suas habilidades como orquestrador e arranjador. Ele transcreveu várias peças de música clássica para diferentes formações instrumentais, demonstrando sua versatilidade e compreensão profunda da música.

Durante sua vida, Ravel recebeu numerosos prêmios e honrarias por suas contribuições para a música. No entanto, ele também enfrentou desafios pessoais e profissionais, incluindo problemas de saúde e críticas ocasionalmente hostis. Apesar desses obstáculos, sua música continuou a ser admirada e executada em todo o mundo. Maurice Ravel faleceu em 28 de dezembro de 1937.

https://causaoperaria.org.br/2024/7-3-1875-149-anos-do-nascimento-de-maurice-ravel/

 

 

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