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MÚSICA


Professor Inventivo

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Chapolin Gremista
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HISTÓRIA DA MÚSICA

23/1/1910: 114 anos da morte de Django, pioneiro do jazz cigano

Django Reinhardt foi um dos maiores guitarristas da história do jazz

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Django Reinhardt foi um virtuoso guitarrista e compositor de jazz, nascido em 23 de janeiro de 1910, em Liberchies, Bélgica, e falecido em 16 de maio de 1953, em Samois-sur-Seine, França. Ele é amplamente reconhecido como um dos mais influentes músicos de jazz e é particularmente lembrado por sua habilidade única na guitarra e por ser um dos pioneiros do jazz cigano, o chamado gipsy jazz.

Django cresceu em uma família de etnia cigana. Desde jovem, ele mostrou interesse pela música e aprendeu a tocar banjo e depois guitarra. Sua vida mudou dramaticamente em 1928, quando, aos 18 anos, um incêndio em sua caravana deixou-o com graves queimaduras nas mãos e em outras partes do corpo. Como resultado, dois dedos da mão esquerda ficaram parcialmente paralisados, e um terceiro foi completamente imobilizado.

Apesar dessas dificuldades, Django Reinhardt desenvolveu uma técnica única de tocar guitarra, adaptando-se à sua condição. Ele aprendeu a usar apenas os dedos que podia movimentar plenamente, o que resultou em um estilo de tocar rápido e virtuoso, caracterizado por acordes complexos e improvisação brilhante.

Em meados da década de 1930, Django co-fundou o Quintette du Hot Club de France, uma banda que incluía outros músicos talentosos, como o violinista Stéphane Grappelli. Juntos, eles produziram algumas das gravações mais inovadoras e emocionantes da época, misturando elementos de jazz, música cigana e swing. O som único do grupo, centrado na guitarra de Django e no violino de Grappelli, tornou-se imediatamente reconhecível.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Django Reinhardt continuou tocando e gravando, apesar das dificuldades enfrentadas pelos músicos durante o conflito. Após a guerra, ele passou um tempo nos Estados Unidos, colaborando com músicos norte-americanos, mas eventualmente retornou à França.

Django Reinhardt faleceu em 1953, aos 43 anos, quando, na estação e trem de Avon, desmaiou devido a uma hemorragia cerebral. O médico demorou muito para chegar até onde Django estava e, com isso, ao chegar no hospital em Fontainebleau, o músico foi declarado morto.

Django Reinhardt deixou um legado musical significativo com várias composições notáveis. Algumas de suas principais obras incluem:

“Daphne”: uma das composições mais conhecidas de Django Reinhardt, “Daphne” é um exemplo brilhante do estilo gypsy jazz e destaca sua destreza na guitarra;

“Minor Swing”: esta é uma das músicas mais emblemáticas do Quintette du Hot Club de France, co-fundado por Django Reinhardt e Stéphane Grappelli. “Minor Swing” é uma composição que se tornou um clássico do jazz cigano;

“Nuages”: uma balada emotiva e contemplativa, “Nuages” é uma das peças mais famosas de Django. A música destaca sua capacidade de expressar emoção através da guitarra;

“Swing 42”: outra composição swing notável de Django Reinhardt, “Swing 42” demonstra seu talento para criar músicas animadas e cheias de energia;

“Manoir de mes rêves” (também conhecida como “Django’s Castle”): essa é uma peça mais melódica e reflexiva de Django, mostrando sua habilidade tanto na composição quanto na execução;

“Belleville”: uma música animada que captura a essência do jazz cigano, “Belleville” é outra contribuição marcante de Django Reinhardt ao gypsy jazz.

“Minor Blues”: Django também deixou sua marca no mundo do blues, com composições como “Minor Blues”, demonstrando sua versatilidade como músico.

https://causaoperaria.org.br/2024/23-1-1910-114-anos-da-morte-de-django-pioneiro-do-jazz-cigano

 

 

 

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CULTURA BRASILEIRA

Salvador sediou o maior evento nacional de capoeira do País

No total, 14 mestres de mais de 80 anos se reuniram no evento, figuras que desempenharam um papel importante para a capoeira no Brasil

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Do dia 24 de janeiro até este sábado (27), Salvador sediou o maior evento nacional relacionado à capoeira: o 5º Rede Capoeira. O evento ocorreu no Espaço Cultural da Barroquinha e Mercado Modelo, e contou com entrada gratuita.

No total, 14 mestres de mais de 80 anos se reuniram no evento, figuras que desempenharam um papel importante para a capoeira no Brasil. Além de, é claro, rodas de capoeira, o evento também incluiu debates públicos acerca dessa manifestação cultural brasileira. Ademais, Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil, participou do 5º Rede Capoeira.

Dentre os homenageados pelo evento estão Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Boca Rica, Mestre Brandão, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Olavo, Mestre Pelé da Bomba, Mestre Brasília, Mestre Virgílio, Mestre Cafuné, Mestre Carcará, Mestre Curió, o carioca Mestre Celso e Mestre Sombra.

https://causaoperaria.org.br/2024/salvador-sediou-o-maior-evento-nacional-de-capoeira-do-pais/

 

 

 

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MÚSICA POPULAR

30/1/1912: nasce o compositor, cantor e ator Herivelto Martins

Um dos grandes compositores do samba no Brasil, nasceu no início do século XX no interior de São Paulo

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No dia 30 de janeiro de 1912 nasceu Herivelto Martins na cidade de Igarapava, no estado de São Paulo. Ele começou sua jornada musical ainda jovem, influenciado pelo ambiente cultural diversificado do Brasil. Sua paixão pela música o levou a se envolver com diferentes gêneros, mas foi no samba e no bolero que ele encontrou sua verdadeira expressão artística.

Nos anos 1930, Herivelto Martins tornou-se membro do famoso trio “Os Três Moraes,” junto com Mário Reis e Nilo Chagas. O grupo conquistou sucesso no cenário musical brasileiro da época, sendo reconhecido por suas harmonias vocais e interpretações emotivas. Após o término do trio, Herivelto seguiu carreira solo, consolidando-se como um dos mais prolíficos compositores brasileiros. Suas letras sensíveis e melodias cativantes conquistaram o coração do público, e muitas de suas canções se tornaram clássicos atemporais.

Ao longo de sua carreira, Herivelto colaborou com diversos artistas renomados, incluindo Francisco Alves e Dalva de Oliveira. Sua parceria artística e romântica com Dalva, uma das grandes cantoras brasileiras da época, resultou em algumas das canções mais emblemáticas da música brasileira. Além de sua carreira musical, Herivelto Martins explorou o mundo do cinema, atuando em filmes brasileiros nas décadas de 1940 e 1950. Sua presença carismática também conquistou o público nas telonas.

O legado de Herivelto Martins é imortalizado através de suas composições, que continuam a ser interpretadas por artistas contemporâneos. Sua contribuição para a música brasileira é inquestionável, e ele é lembrado como um dos grandes ícones do cenário musical do país. Herivelto Martins faleceu em 16 de setembro de 1992, deixando para trás um legado artístico que perdura, celebrando a riqueza e a diversidade da música brasileira.

https://causaoperaria.org.br/2024/30-1-1912-nasce-o-compositor-cantor-e-ator-herivelto-martins/

 

 

 

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DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

27/1/1756: 268 anos de Mozart, gênio da música clássica

Desde os primeiros anos de sua vida, Mozart foi exposto à música e recebeu treinamento musical de seu pai

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Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria, no dia 27 de janeiro de 1756. Filho de Leopold Mozart, um músico e professor, e Anna Maria Pertl Mozart, Wolfgang mostrou um talento musical extraordinário desde tenra idade. Seu nome de batismo era Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, mas ele preferia ser chamado de Wolfgang Amadeus Mozart.

Desde os primeiros anos de sua vida, Mozart foi exposto à música e recebeu treinamento musical de seu pai. Leopold percebeu o talento notável de Wolfgang e começou a ensinar-lhe piano e violino ainda na infância. Mozart rapidamente mostrou sua habilidade única, compondo suas primeiras peças ainda na infância.

Aos seis anos, em 1762, ele fez sua primeira turnê pela Europa com seu pai e sua irmã mais velha, Nannerl, demonstrando suas habilidades musicais diante de realezas e aristocratas. Ao longo dessa turnê, Mozart desenvolveu suas habilidades e absorveu influências musicais de várias regiões da Europa.

Em 1769, Mozart tornou-se um músico da corte em Salzburgo, trabalhando para o Arcebispo Colloredo. No entanto, Mozart almejava mais do que a vida na corte, e, em 1781, ele se mudou para Viena, onde buscava uma carreira independente como músico profissional.

O período vienense foi marcado por uma produção musical intensa e inovadora. Mozart compôs uma vasta quantidade de óperas, sinfonias, concertos e música de câmara. Algumas de suas obras mais conhecidas datam desse período, incluindo “Don Giovanni”, “As Bodas de Fígaro”, “A Flauta Mágica”, e suas últimas sinfonias.

Apesar de seu sucesso artístico, Mozart enfrentou desafios financeiros ao longo de sua vida. Sua habilidade única para a improvisação e sua genialidade musical eram amplamente reconhecidas, mas ele muitas vezes enfrentava dificuldades financeiras significativas.

Mozart faleceu prematuramente em Viena, em 5 de dezembro de 1791, aos 35 anos de idade. A causa exata de sua morte permanece um mistério, com várias teorias sugerindo desde envenenamento até complicações de saúde. Independentemente da causa, a genialidade musical de Mozart continuou a influenciar gerações posteriores, consolidando seu lugar como um dos maiores compositores da história da música clássica. Sua obra perdura como um legado imortal, e suas contribuições para a música clássica são celebradas até os dias de hoje.

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MÚSICA ERUDITA

31/1/1797: nasce o grande compositor austríaco Schubert

Franz Peter Schubert, mesmo vivendo apenas por 31 anos, é um dos mais importantes músicos do século XIX, compositor de obras famosos como Ave Maria

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No dia 31 de janeiro de 1797 nasceu Franz Peter Schubert em Himmelpfortgrund, um subúrbio de Viena, capital do império da Áustria. Ele era o décimo terceiro filho de Franz Theodor Florian Schubert, um mestre-escola, e Elisabeth Vietz, uma dona de casa. Ele viria a ser um dos maiores compositores do século XIX. Dentre as suas obras mais famosas estão Ave Maria e a “Sinfonia Inacabada”.

Desde cedo, Schubert demonstrou talento musical, sendo ensinado pelo pai a tocar violino e piano. Em 1808, aos 11 anos, Schubert ingressou no Konvikt, uma escola para meninos que também oferecia educação musical. Lá, ele aprimorou suas habilidades musicais e começou a compor. Seu talento chamou a atenção do diretor da escola, Antonio Salieri, que ofereceu a Schubert aulas particulares de composição.

Schubert começou a compor peças musicais, incluindo sonatas, óperas e sinfonias, desde muito jovem. Seus primeiros anos foram marcados por uma prolífica produção musical, apesar de enfrentar desafios financeiros. Ainda assim, ele continuou a se aprimorar, absorvendo influências do Classicismo vienense, mas também contribuindo para a transição para o Romantismo na música. Compôs mais de 600 canções ao longo de sua vida, incluindo ciclos de canções como “Winterreise” e “Die schöne Müllerin”. Suas sinfonias, como a inacabada Sinfonia nº 8 em si menor, e seus quartetos de cordas também são peças destacadas de seu legado.

Apesar de sua contribuição significativa para a música, Schubert enfrentou dificuldades financeiras e lutou para alcançar o reconhecimento público em vida. Ele mantinha um círculo de amigos intelectuais, conhecido como Schubertiaden, onde apresentava suas novas composições em encontros informais. Schubert era próximo de outros artistas e músicos proeminentes da época, como Ludwig van Beethoven. Sua amizade com o poeta Johann Mayrhofer também teve um impacto significativo em sua obra lírica.

Tragicamente, Franz Schubert teve uma vida curta e enfrentou problemas de saúde. Ele contraiu sífilis e também sofria de complicações relacionadas ao mercúrio, que era usado no tratamento da sífilis na época. Schubert faleceu em 19 de novembro de 1828, aos 31 anos, em Viena. Apesar de sua morte precoce, o legado de Franz Schubert vive através de suas composições, que continuam a ser apreciadas por sua melodia cativante e expressividade emocional. Seu impacto na música clássica e romântica é inegável, e suas obras são frequentemente executadas e estudadas em todo o mundo.

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HISTÓRIA DA MÚSICA

3/2/1959: 65 anos da morte de Buddy Holly, pioneiro do rock

Mesmo com uma carreira curta, Buddy Holly deixou um impacto duradouro na música popular, sendo reconhecido como um dos pioneiros do rock and roll

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Buddy Holly, cujo nome real era Charles Hardin Holley, nasceu em 7 de setembro de 1936, em Lubbock, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi um dos pioneiros do rock and roll e influenciou muitos músicos que vieram depois dele. Buddy mostrou interesse pela música desde jovem, aprendendo a tocar violino e guitarra ainda na adolescência.

Em 1955, formou a banda “The Crickets” juntamente com Jerry Allison (bateria) e Joe B. Mauldin (baixo). Juntos, criaram um som inovador que misturava o country com o rhythm and blues, contribuindo para o desenvolvimento do rockabilly e, posteriormente, do rock and roll. O grupo assinou contrato com a Decca Records em 1956 e lançou sucessos como That’ll Be the Day e Peggy Sue.

Buddy Holly também foi um dos primeiros artistas a assumir um papel ativo na produção de suas músicas, desafiando a tradição em que os artistas tinham pouco controle sobre o processo de gravação. Ele experimentou com técnicas de gravação e contribuiu significativamente para a criação de suas músicas.

Infelizmente, a carreira de Buddy Holly foi tragicamente interrompida em 3 de fevereiro de 1959, quando o avião em que ele estava, juntamente com os músicos Ritchie Valens e J.P. Richardson, caiu perto de Clear Lake, Iowa. O acidente ficou conhecido como “The Day the Music Died”. A perda de Buddy Holly aos 22 anos de idade foi uma tragédia para a música.

Mesmo com uma carreira curta, Buddy Holly deixou um impacto duradouro na música popular, sendo reconhecido como um dos pioneiros do rock and roll. Suas canções e seu estilo influenciaram artistas como The Beatles, Bob Dylan, Elvis Costello, e muitos outros. O músico foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1986 e sua obra permanece como uma parte essencial da história da música.

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A cantora Miley Cyrus ganhou o Grammy Awards de melhor performance de artista pop com a música "Flowers".

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Editado por E.R
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A cantora Taylor Swift ganhou hoje o Grammy de melhor álbum pop.

 

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COLUNA

Uma ode à decadência dos centros urbanos

O disco de Arrigo Barnabé, que inaugura a Vanguarda Paulista, é um grande marco da música brasileira dos anos 1980

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Oálbum Clara Crocodilo, do compositor, cantor e pianista, Arrigo Barnabé, foi uma das obras musicais mais inovadoras e inusitadas da música popular brasileira. Lançado em 1980 e produzido de forma independente, o álbum era difícil de encontrar até recentemente na própria Internet. Mesmo assim, é bastante conhecido e apreciado por pessoas das mais diversas partes do país e considerado uma manifestação vanguardista na música popular que acabou “emplacando” em determinados meios.

A primeira coisa que chama atenção no disco é sua capa, desenhada pelo quadrinista Luiz Gê. Trata-se de um olho de réptil que encara o observador nas profundezas de sua alma. O impacto desse olho visto em uma grande capa de disco de vinil só não supera o impacto das próprias músicas do álbum.

Clara Crocodilo é o que se chama de “disco conceitual”, classificação dada a álbuns cujas músicas contam uma história ou então possuem algum tema frequente ou uma linha narrativa conectando o começo ao seu fim. No caso do disco de Arrigo, o conceito é o próprio personagem principal do disco, o monstro Clara Crocodilo.

Outros personagens também habitam o universo de Clara Crocodilo, são prostitutas, motoboys, casais de amantes que frequentam um drive-in e outras figuras do que se convencionou chamar de “marginália” das grandes cidades. Arrigo, apesar de nascido em Londrina, vivia em São Paulo há mais de dez anos e o disco é repleto de referências à noite paulistana em suas letras.

As letras retratam o mundo de uma classe média boêmia decadente, que passa boa parte de seu tempo em busca de diversões fáceis como o álcool e o sexo pago. O próprio monstro Clara Crocodilo é um office-boy que se transforma no monstro ao se envolver com experimentos químicos misteriosos. As referências a ficção científica e temas estilo histórias em quadrinhos também estão em toda parte ao longo das letras do disco.

No entanto, o verdadeiro diferencial da obra de Arrigo está na sua composição musical. Arrigo foi o primeiro e talvez um dos únicos a empregar o dodecafonismo e a música serial em um disco de música popular no Brasil. Essa ousadia não passou despercebida e o disco foi muito elogiado à época do seu lançamento. Foi considerado, inclusive, o marco inaugural de um movimento dos anos 80 chamado Vanguarda Paulista. Associados a ele também estavam os artistas Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, Vânia Bastos, Língua de Trapo, Premeditando o Breque e Grupo Rumo. Todos conjuntos ou artistas de São Paulo, que procuravam fazer algo inovador e não necessariamente comercial.

Devido à dificuldade de emplacar comercialmente, o movimento se dissipou rapidamente, e álbuns como Clara Crocodilo acabaram ficando relegados a um público de nicho. Nos anos 80 ficaram marcados pelo princípio de uma decadência no campo da música popular do Brasil, após os anos 70, que consagraram artistas como Chico Buarque, MIlton Nascimento e outros grandes. As décadas seguintes viram se consolidar um verdadeiro monopólio da música de má qualidade, impulsionada pela política econômica neoliberal, que secou todas as fontes de cultura do país, relegando-as ao amadorismo e a ambientes como universidades e polos intelectuais.

https://causaoperaria.org.br/2024/uma-ode-a-decadencia-dos-centros-urbanos-3/

 

 

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MÚSICA BRASILEIRA

16/2/1958: morre Benedito Lacerda, o flautista do chorinho

Um dos nomes mais importantes da música no início do século XX foi um grande parceiro do mestre Pixinguinha

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No dia 16 de fevereiro de 1958, no Rio de Janeiro, faleceu um dos mais importantes flautistas e compositores brasileiros, Benedito Lacerda. Nascido em 28 de janeiro de 1903, na cidade de Igaraçu do Tietê, São Paulo. Sua contribuição para a música popular brasileira, especialmente para o choro, o consagrou como uma figura icônica na história da música do país.

Desde jovem, Benedito Lacerda demonstrou talento musical, sendo autodidata na flauta. Seu virtuosismo e habilidade técnica destacaram-no rapidamente, e aos 16 anos, já atuava profissionalmente em orquestras e grupos musicais. Sua mudança para o Rio de Janeiro na década de 1920 foi um passo crucial em sua carreira, colocando-o no centro da efervescente cena musical da cidade.

O flautista participou ativamente da Era de Ouro do Rádio no Brasil, onde sua técnica apurada e estilo único na execução da flauta encantaram o público. Lacerda se destacou como músico de estúdio, contribuindo para gravações de diversos artistas renomados da época. Além disso, colaborou com importantes compositores, como Pixinguinha, com quem estabeleceu uma parceria que perdurou.

Entre suas composições mais conhecidas estão “Chorinho”, “Gostosinho” e “Tem Francesa no Morro”, que se tornaram clássicos do choro brasileiro. A fusão de influências regionais e urbanas em sua música reflete a diversidade cultural do País.

Apesar de sua carreira musical bem-sucedida, Benedito Lacerda enfrentou desafios, incluindo problemas de saúde que eventualmente o levaram a uma morte prematura aos 55 anos. No entanto, seu legado perdura através de suas contribuições significativas para a música brasileira, influenciando gerações de músicos e deixando uma marca indelével no panorama cultural do país. Benedito Lacerda é lembrado como um dos grandes mestres da flauta e um importante personagem na história da música brasileira.

Dentre as suas obras mais importantes se destacam: “Chorinho”, uma de suas composições mais conhecidas e é considerada um clássico do choro brasileiro; Gostosinho”: outra composição marcante, uma peça alegre que incorpora elementos do choro e reflete a influência das tradições musicais brasileiras; “Tem Francesa no Morro”: esta música apresenta uma fusão de ritmos e melodias que caracterizam o estilo do músico; “Pixinguinha no Céu”: uma homenagem a Pixinguinha, outro grande nome do choro, essa obra destaca a reverência de Lacerda pelos mestres da música brasileira.

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MÚSICA NORTE-AMERICANA

17/2/1982: morre Thelonious Monk, ‘o excêntrico’ do jazz

Ao longo de sua carreira, Monk trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, incluindo Charlie Parker, Dizzy Gillespie e John Coltrane

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Há 42 anos, no dia 17 de fevereiro de 1982, Thelonious Sphere Monk, um dos músicos mais inovadores e influentes do jazz do século XX, morreu.

Nascido em uma família de classe média em Rocky Mount, Carolina do Norte, Monk começou a tocar piano aos nove anos de idade e logo demonstrou um talento excepcional para a música. Sua família mudou-se para Nova York quando ele ainda era criança, onde ele entrou em contato com a cena musical da cidade.

Na adolescência, Monk começou a se apresentar em clubes de jazz locais e rapidamente chamou a atenção por seu estilo de tocar único e sua abordagem inovadora à improvisação. Ele desenvolveu um estilo de piano altamente distinto, caracterizado por harmonias dissonantes, intervalos incomuns e um toque percussivo. Sua música era ao mesmo tempo complexa e acessível.

Ao longo de sua carreira, Monk trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, incluindo Charlie Parker, Dizzy Gillespie e John Coltrane. Ele também liderou várias bandas próprias, onde suas composições originais brilharam. Clássicos do jazz como Round Midnight, Blue Monk e Straight, No Chaser são apenas alguns exemplos do vasto repertório de Monk, que continua a ser interpretado e celebrado até os dias de hoje.

Além de seu talento como músico e compositor, Monk era conhecido por sua personalidade excêntrica. Sua maneira de se vestir, seu jeito de tocar piano e até mesmo sua fala eram distintamente próprios, contribuindo para a caracterização que os demais músicos faziam de seu estilo.

Apesar de ter enfrentado desafios ao longo de sua vida, incluindo problemas de saúde mental e problemas com a indústria da música, Monk deixou um legado que continua a inspirar músicos em todo o mundo.

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Maravilhosa ! A Katy respeita muito o público brasileiro, não é que umas e outras que dão bolo no público e no mês seguinte começa a gravar um filme.

 

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