Ir para conteúdo

MÚSICA


Professor Inventivo

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 479
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    315

  • Chapolin Gremista

    74

  • HOMESSA

    23

  • Cortal Cristado

    13

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS

esP8wGU.png

Para celebrar os 20 anos de carreira, Vanessa da Mata vai apresentar a turnê do novo álbum "Vem Doce", no palco da Marina da Glória, amanhã.

Durante o show no festival Clássicos do Brasil, a cantora pretende surpreender o público ao cantar ritmos diferentes de seu repertório de costume.

“É um momento muito bom para vir com essa novidade e esse frescor. Eu só tenho a agradecer", conta Vanessa da Mata que em seu novo álbum conta com a participação de João Gomes, sensação do piseiro, do rapper L7nnon e do cantor de MPB Phill Veras. "Quando vejo esses meninos também interessados na minha música eu fico realmente animada, porque essa juventude me entende muito. Eu tenho a sensação de muita leveza quando eu olho pra trás e vejo minha carreira, porque eu tenho orgulho das minhas músicas, tenho orgulho do que eu fiz. Eu faria tudo de novo, mas parece que foi agorinha mesmo que começou”, lembra.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2023/10/vanessa-da-mata-comemora-20-anos-de-carreira-com-show-na-marina-da-gloria.ghtml

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

 

CLARA CROCODILO

Uma ode à decadência dos centros urbanos

O disco de Arrigo Barnabé, que inaugura a Vanguarda Paulista, é um grande marco da música brasileira dos anos 1980

100_5491-1024x752.jpg

 

Oálbum Clara Crocodilo, do compositor, cantor e pianista, Arrigo Barnabé, foi uma das obras musicais mais inovadoras e inusitadas da música popular brasileira. Lançado em 1980 e produzido de forma independente, o álbum era difícil de encontrar até recentemente na própria Internet. Mesmo assim, é bastante conhecido e apreciado por pessoas das mais diversas partes do país e considerado uma manifestação vanguardista na música popular que acabou “emplacando” em determinados meios.

A primeira coisa que chama atenção no disco é sua capa, desenhada pelo quadrinista Luiz Gê. Trata-se de um olho de réptil que encara o observador nas profundezas de sua alma. O impacto desse olho visto em uma grande capa de disco de vinil só não supera o impacto das próprias músicas do álbum.

Clara Crocodilo é o que se chama de “disco conceitual”, classificação dada a álbuns cujas músicas contam uma história ou então possuem algum tema frequente ou uma linha narrativa conectando o começo ao seu fim. No caso do disco de Arrigo, o conceito é o próprio personagem principal do disco, o monstro Clara Crocodilo. 

Outros personagens também habitam o universo de Clara Crocodilo, são prostitutas, motoboys, casais de amantes que frequentam um drive-in e outras figuras do que se convencionou chamar de “marginália” das grandes cidades. Arrigo, apesar de nascido em Londrina, vivia em São Paulo há mais de dez anos e o disco é repleto de referências à noite paulistana em suas letras.

As letras retratam o mundo de uma classe média boêmia decadente, que passa boa parte de seu tempo em busca de diversões fáceis como o álcool e o sexo pago. O próprio monstro Clara Crocodilo é um office-boy que se transforma no monstro ao se envolver com experimentos químicos misteriosos. As referências a ficção científica e temas estilo histórias em quadrinhos também estão em toda parte ao longo das letras do disco.

No entanto, o verdadeiro diferencial da obra de Arrigo está na sua composição musical. Arrigo foi o primeiro e talvez um dos únicos a empregar o dodecafonismo e a música serial em um disco de música popular no Brasil. Essa ousadia não passou despercebida e o disco foi muito elogiado à época do seu lançamento. Foi considerado, inclusive, o marco inaugural de um movimento dos anos 80 chamado Vanguarda Paulista. Associados a ele também estavam os artistas Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, Vânia Bastos, Língua de Trapo, Premeditando o Breque e Grupo Rumo. Todos conjuntos ou artistas de São Paulo, que procuravam fazer algo inovador e não necessariamente comercial.

16774070849174681950?sqp=4sqPyQQ7QjkqNxA

Devido à dificuldade de emplacar comercialmente, o movimento se dissipou rapidamente, e álbuns como Clara Crocodilo acabaram ficando relegados a um público de nicho. Nos anos 80 ficaram marcados pelo princípio de uma decadência no campo da música popular do Brasil, após os anos 70, que consagraram artistas como Chico Buarque, MIlton Nascimento e outros grandes. As décadas seguintes viram se consolidar um verdadeiro monopólio da música de má qualidade, impulsionada pela política econômica neoliberal, que secou todas as fontes de cultura do país, relegando-as ao amadorismo e a ambientes como universidades e polos intelectuais.

https://causaoperaria.org.br/2023/uma-ode-a-decadencia-dos-centros-urbanos-2/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

O Lollapalooza Brasil anunciou o line-up de artistas que participarão da edição do festival em 2024.

Como atração principal, o festival lista a banda Blink-182.  O show será o primeiro do grupo no país, e faz parte da turnê “One More Time”

Outros nomes destacados no anúncio são a banda Paramore e o  cantor britânico Sam Smith.

Fonte : https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/lollapalooza-anuncia-line-up-de-2024-com-blink-182-paramore-e-sam-smith-veja/

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

 

UM MESTRE DO PROGRESSISMO

Steve Hackett manteve a essência da música do Genesis

Steve Hackett, o guitarrista da formação clássica do Genesis, virá para o Brasil pela primeira vez após a pandemia, executando as canções do disco Seconds Out, do Genesis

steve-hackett-1536x1024-1-1024x683.jpg

Oguitarrista inglês, Steve Hackett, irá se apresentar no Brasil nas próximas semanas, junto com a banda cover de Genesis argentina chamada Genetics. As apresentações ocorrerão no Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, no auditório Vivo Rio e em São Paulo, no dia 20, no Espaço Unimed. Ele fará também uma apresentação extra, totalmente gratuita, em Niterói no Circuito Quatro Estações da Música. O festival irá trazer outros nomes da música nacional e internacional e ocorre no dia 19 de agosto.

A vinda de Hackett para o Brasil irá celebrar a vinda do Genesis para o país pela primeira e única vez, em 1977. Naquela ocasião, ele ainda não tinha deixado a banda e tocava o repertório do que viria a ser parte do clássico álbum duplo, gravado ao vivo, chamado Seconds Out. Naquele momento, Peter Gabriel havia acabado de sair do Genesis para seguir em carreira solo e Phil Collins assumia os vocais, além de continuar com sua imponente presença na bateria da banda.

A vinda do Genesis para o Brasil foi um evento histórico para todos os admiradores de rock do país. Era o início de um período em que o país receberia grandes eventos internacionais e mostrou para todos os músicos do país daquela época as possibilidades de um grande show de rock, trazendo o que havia de mais moderno em termos de equipamentos, apresentando uma sonoridade antes só conhecida fora do país, o que trouxe uma evidente evolução técnica para toda a música local.

Steve Hackett deixou o Genesis naquele mesmo ano e a banda entrou no que seria conhecido como a sua “fase pop”. Foi esse período posterior que elevou Phil Collins, junto com o Genesis, a um sucesso comercial que, na época, era rivalizado apenas pelos de figuras como Madonna e Michael Jackson. A música da banda, no entanto, foi decaindo de qualidade a cada álbum que passava, até o momento em que já não mais se reconhecia o grupo que havia encantada os fãs de rock progressivo com clássicos como a suíte Supper’s Ready, de 1972, e o histórico álbum Selling England by the Pound, de 1973. O Genesis se tornou o símbolo da decadência do rock progressivo.

Steve Hackett, no entanto, continuou gravando e lançando álbuns todos os anos e, embora não tenha a mesma grandeza do que havia sido produzido anteriormente em seu período no Genesis, são todos de grande sinceridade artística e qualidade. Ao contrário dos seus colegas de banda, que haviam “se vendido” para o mundo dos sucessos de rádio. Um destaque para o seu primeiro disco solo The Voyage of the Acolyte, Defector e junto com outros semelhantes, procurava dar sobrevida àquela conhecida sonoridade do Genesis em sua formação clássica (com Steve Hackett na guitarra e Peter Gabriel nos vocais).  

Hackett também era um exímio violonista clássico e gravou alguns discos de composições suas para o instrumento, um deles que recomendo fortemente é o Momentum, sua faixa de abertura Portrait of a Brazilian lady era uma homenagem à sua então esposa, uma brasileira. Sua música mistura algo do período Barroco com sonoridades mais modernas e em algumas músicas traz, de forma discreta, a utilização de teclados eletrônicos.

Steve Hackett pode não ter alcançado o sucesso comercial que Phil Collins e cia., mas sua produção posterior à sua saída do Genesis é algo de grande qualidade e deve ser aproveitada por todos que apreciavam a “fase progressiva” de sua antiga banda. Recomendo que, quem puder, assista o guitarrista – hoje em sonoridade mais madura e até tecnicamente mais desenvolvida do que na juventude – em suas apresentações no Brasil. Eu estarei lá.

Artigo publicado, originalmente, em 18 de agosto de 2023.

https://causaoperaria.org.br/2023/steve-hackett-manteve-a-essencia-da-musica-do-genesis-2

 

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

LOBBY SIONISTA

Mais um hotel cancela a reserva de Roger Waters

Roger Waters está adotando uma posição cada vez mais radical em relação ao conflito Israel-Palestina, denunciando o verdadeiro genocídio que a ocupação nazista israelense faz

 

roger-waters-1024x683.webp

De acordo coma AFP, o hotel no qual Roger Waters se hospedaria em Bogotá, na Colômbia, para sua apresentação de 5 de dezembro, cancelou a reserva do músico britânico. A justificativa do local para impedir a sua hospedagem são as denúncias do lobby sionista de que Waters seria “antissemita”.

“A reserva foi cancelada, mas isto não afeta o show”, disse um responsável pela logística que levará o ex-Pink Floyd à capital colombiana. Ao mesmo tempo, a rede de hotéis americana Four Seasons, onde o músico ficaria, limitou-se a dizer que “não tinha detalhes” sobre essa informação.

Roger Waters está adotando uma posição cada vez mais radical em relação ao conflito Israel-Palestina, denunciando o verdadeiro genocídio que a ocupação nazista israelense está cometendo contra os palestinos na Faixa de Gaza. Por conta disso, o lobby sionista já articulou sua “expulsão” de outros dois hoteis na Argentina e no Uruguai.

https://causaoperaria.org.br/2023/mais-um-hotel-cancela-a-reserva-de-roger-waters/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A cantora Taylor Swift comunicou aos fãs por meio das redes sociais que irá adiar o show previsto para este sábado devido ao forte calor na cidade do Rio de Janeiro. 

O show foi adiado para segunda-feira, no mesmo local, o estádio Nilton Santos.

Fonte : https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/11/18/show-da-taylor-swift-deste-sabado-e-adiado-devido-ao-forte-calor-cantora-postou-texto-nas-redes.ghtml

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

O Lollapalooza 2024 divulgou o line-up de cada um dos dias do festival, que acontecem em 22, 23 e 24 de março de 2024 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Blink-182 e Arcade Fire são os headliners da sexta-feira (22). Além disso, Luísa Sonza, Baianasystem e Marcelo D2 estão entre os destaques nacionais.

Já no sábado (23), Paramore, Limp Bizkit e Titãs dominam o palco principal. Kevin o Chris e Xamã também se apresentam no dia.

SZA e Sam Smith encerram o festival no domingo (24), com Gilberto Gil e mais artistas tocando nos outros palcos.

Fonte : https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/11/21/lolla-lineup.htm

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

QUARTETO PAULISTA

Raroefeito lança primeiro videoclipe do EP “Operários”

Faixa título do EP foi a escolhida para virar clipe, que reflete sobre o cotidiano operário brasileiro

Lara-Bittencourt-Foto-3-1024x683.jpg

Abanda de rock Raroefeito acaba de lançar seu primeiro videoclipe. “Operários” foi a canção escolhida para o trabalho, que teve produção do Refúgio Cultural e Estúdio Kathársis, OSDR Discos e direção de Gordfo Darco. O vídeo está disponível no canal da grupo no Youtube: @RaroefeitoBanda.

Gravado em um barracão na zona rural do distrito de Ajapi, em Rio Claro-SP e com trechos de vídeos de banco de imagens sem direito autoral, retrata o cotidiano do brasileiro e reflete sobre o papel do trabalhador no processo produtivo e na atualidade. O videoclipe tem como referência os conceitos do Cinema Novo com o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” e se apropria um pouco da estética do curta-metragem La jetée, do cineasta Chris Marker.

A faixa “Operários” integra e dá título ao primeiro EP da Raroefeito, que foi lançado no início do segundo semestre de 2023 e está disponível no Spotify e em todas as plataformas de música digital. Vale lembrar que o EP conta com seis faixas que misturam letras de protestos e sonhos com solos de guitarra, como definem os integrantes do grupo.

RAROEFEITO

O quarteto paulista, formado por Jairo Whoo (guitarra), Gabriel Schiavi (baixo), Gordfo Darco (Bateria) e Lourenço Favari (vocal), surgiu em 2019 nas estradas rurais de Ajapi, distrito de Rio Claro-SP. Desde então o grupo tem se apresentado em casas de shows e festivais por todo o Estado de São Paulo levando o repertório autoral e dividindo palco com diversas bandas da cena, entre elas a carioca Ladrão (do baixista do Planet Hemp, Formigão), e as paulistas Reprimidos Pelo Sistema, Fogo 51, Garrafa Vazia e Viper.

O EP “Operários” está disponível nas plataformas digitais de música no link https://ffm.bio/kwxqjvo.

Link do videoclipe: https://youtu.be/HV6sZOJ8xYE?si=R-iGrAsmYE7ptlBW

 

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

O cantor Eric Clapton fará três shows no país em setembro de 2024, passando por Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira apresentação será realizada na capital paranaense no dia 24 de setembro (na Arena da Baixada), seguindo para o Rio de Janeiro, no dia 26 (na Jeunesse Arena) e finalizando em São Paulo, no dia 29 (no Allianz Parque).

Fonte : https://www.vagalume.com.br/news/2023/12/04/eric-clapton-anuncia-tres-shows-no-brasil-para-2024.html

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

IMPERIALISMO

Beyoncé chega ao Brasil para cooptar negros identitários

Não é democrático que ONGs estrangeiras financiem indivíduos ou grupos brasileiros

beyonce-jpg-1024x683.webp

Acantora norte-americana Beyoncé anunciou que sua fundação de caridade, a BeyGOOD, trará seu programa de suporte a microempreendedores negros para o Brasil. O objetivo alegado é de auxiliar pequenos negócios de pessoas negras na Grande São Paulo com até R$25 mil. A fundação não detalhou o número de bolsas disponíveis ou os critérios de seleção, destacando apenas que o Rio de Janeiro e Salvador também serão contemplados em breve.

Atualmente, os negros representam 54% dos chamados “empreendedores” no País, em sua maioria trabalhadores autônomos sobrevivendo a duras penas. Segundo a matéria do jornal burguês Estado de S. Paulo, “o afroempreendedorismo movimenta cerca de R$2 trilhões por ano no Brasil, segundo estimativas do Sebrae” (Fundação de Beyoncé vai dar recursos para empreendedores negros no Brasil; veja como se inscrever, Giovanna Castro, 6/12/2023). Os números demonstram que há um mercado promissor para os lucros de Beyoncé, mas a questão verdadeira é política.

Seu programa de apoio, a exemplo de outros do tipo feitos pelo imperialismo, visa principalmente cooptar brasileiros de um setor esmagado para atuarem como serviçais da política imperialista. Com o programa, a empresária norte-americana terá um exército que receberá dinheiro para defender a política que ela quer, perseguindo seus interesses em solo brasileiro.

Não é democrático que ONGs estrangeiras financiem indivíduos ou grupos brasileiros. Trata-se de uma intromissão direta de interesses alheios aos da nação e, no caso em questão, uma intervenção do imperialismo norte-americano. Algo que não pode ser tolerado por qualquer força política que lute pelos interesses nacionais.

Longe de enaltecer a medida apoiada sob a base da demagogia identitária, a esquerda deve denunciar o uso da população negra por parte da cantora e empresária norte-americana. Trata-se de um problema político grave que ameaça a soberania brasileira e deve ser enfrentado.

https://causaoperaria.org.br/2023/beyonce-chega-ao-brasil-para-cooptar-negros-identitarios/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Um estudo realizado com mais de 43.000 pessoas em 26 países apontou que os brasileiros ouvem música 24,9 horas por semana, marca superior à média mundial, de 20,7 horas semanais. 

O relatório “Engaging with Music 2023” foi produzido pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a IFPI, que representa a indústria da música gravada em todo o mundo.  

No Brasil, a Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país, divulgou um recorte sobre o cenário brasileiro. 

A pesquisa identificou que houve um aumento no tempo em que as pessoas passam ouvindo música por semana (que, em 2022, foi de 20,1 horas).

Fonte : https://veja.abril.com.br/coluna/radar/brasil-esta-acima-da-media-mundial-de-consumo-de-musica-aponta-pesquisa/

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...