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Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de Verdades Secretas 2

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A atriz Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de Verdades Secretas 2, novela em exibição no Globoplay. Impactado pelos rigorosos protocolos adotados durante a pandemia, o período de gravação da obra, previsto para terminar no último dia 10, teve que ser ampliado por sete dias. 

Para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais da novela, Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis.

A Globo, então, decidiu concluir Verdades Secretas 2 sem a participação da atriz. A novela seguirá sendo gravada e as cenas serão adaptadas para que seja mantida a essência da trama.

https://blogmultigolb.blogspot.com/2021/11/camila-queiroz-nao-faz-mais-parte-do.html?m=1

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Sem os principais estaduais do Brasil, que foram para a Record, a Globo vai mudar o dia do seu futebol entre janeiro e abril de 2022.

Só com as transmissões dos campeonatos Pernambucano e Gaúcho asseguradas, a Globo jogou as partidas dos torneios locais para as tardes de sábado, o dia da semana com menos telespectadores na frente da TV.

O movimento vai causar uma alteração nos horários do Caldeirão com Marcos Mion nos dois Estados (Pernambuco e Rio Grande do Sul) protagonistas desta mudança. Os embates serão mostrados às 16h20 e vão entregar diretamente para a novela das seis. Com isso, o programa do apresentador Marcos Mion irá ao ar a partir das 14h30 em dias de partidas, duas horas mais cedo do que o habitual.

A FPF (Federação Pernambucana de Futebol) aprovou no Conselho Arbitral do torneio, na última semana, o novo horário proposto pela Globo.

Segundo apurou o Notícias da TV, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) não gostou tanto da solução, mas entende que o dinheiro da Globo é muito importante para suas finanças.

O contrato do Campeonato Pernambucano com a Globo vai até o fim de 2022. A tendência é que a emissora abra mão dele após o fim do vínculo, mesmo com seus altos índices de audiência. A final de 2021 entre Sport x Náutico chegou a 60 pontos de audiência no Recife, um dos maiores números de todos os tempos.

Já o Campeonato Gaúcho teve sua renovação encaminhada na semana passada. Grêmio e Internacional vão ganhar menos dinheiro em relação ao contrato que se encerrou neste ano, mas ainda vão manter uma verba interessante para pagar seus compromissos. A oficialização deve acontecer nos próximos dias.

No lugar do horário tradicional do futebol no domingo à tarde, a Globo vai exibir a segunda temporada do The Masked Singer Brasil com Ivete Sangalo, das 16h às 17h45. Apenas com o início do Campeonato Brasileiro, em abril, o futebol volta a ocupar a faixa com a qual o público está acostumado.

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/sem-carioca-e-paulista-no-inicio-do-ano-globo-rebaixa-futebol-para-os-sabados-70110

 

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A nova temporada de No Limite sairá do papel muito em breve. A próxima edição do reality show tem estreia prevista para 26 de abril de 2022.

O apresentador mais cotado para substituir André Marques, que migrou para o The Voice Brasil recentemente, é ninguém menos que Marcos Mion.

A nova temporada ainda deve trazer outras mudanças significativas para engajar os telespectadores e alavancar a audiência, que decepcionou em 2021.

Fonte : https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/sem-andre-marques-novo-no-limite-ganha-possivel-data-de-estreia

 

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Nos últimos 30 dias, a Globo tem vivido um verdadeiro tsunami de demissões dos seus jornalistas mais experientes.

Ao todo, 8 profissionais do grupo Globo foram dispensados. A saída de tanta gente passa pelos altos salários ganhos por profissionais com tanto tempo na emissora. Mas os custos elevados para a produção no método antigo e o avanço da tecnologia também são fatores que pesaram na hora de mandar esses jornalistas embora da Globo.

A última leva de dispensas da emissora cortou Renato Machado, ex-âncora do Bom Dia Brasil e correspondente em Londres, e Francisco José, o rosto mais conhecido da Globo no Nordeste.

Antes deles, tinham saído Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini e Isabela Assumpção, além do narrador Linhares Júnior.

Segundo apurou o Notícias da TV, as saídas fazem parte de uma política de redução da folha salarial. Os profissionais tinham altos salários na Globo. Renato Machado e Francisco José, por exemplo, ganhavam mais de R$ 100 mil por mês e faziam poucas reportagens. Eram repórteres especiais usados em casos esporádicos.

Hoje, um repórter mais jovem e que esteja ascendendo na Globo em São Paulo recebe menos de R$ 10 mil. Ou seja, é uma grande redução de custos. Com o valor de um Francisco José, é possível pagar cerca de dez nomes novos para a cobertura de assuntos factuais ou para investir em outras mídias.

Para convidar os mais velhos da Globo à aposentadoria, a emissora tem feito acordos generosos. É a chamada Love Letter, dada para quem tem mais de 20 anos de empresa. Esses "agrados" podem ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em pagamentos totais, a depender de cada conversa.

Com o advento da internet e o avanço de maneiras mais modernas de se produzir reportagens, a tecnologia virou uma inimiga dos veteranos. Muitos deles, que não cresceram com os métodos de hoje, não acompanham a modernidade. Alguns não conseguem sequer usar um celular ou notebook para enviar o material produzido.

Outro ponto considerado primordial são os custos para reportagens especiais. Em uma pauta tradicional do Globo Repórter feita por Isabela Assumpção, a emissora gastava não só com uma viagem para a própria profissional, mas também para toda a equipe com pelo menos cinco pessoas. Hoje, um repórter mais jovem consegue produzir um material com, no máximo, um acompanhante.

Marcos Uchôa, que deixou a Globo após 36 anos no início do mês por vontade própria, dissertou sobre o tópico. Para ele, o Jornalismo feito tempos atrás, no qual o próprio Marcos Uchôa surfou e foi soberano, não existe mais -- ou ficou muito difícil de existir por causa dos custos.

"Tudo tem um preço. E a qualidade do Jornalismo demanda um preço alto. As viagens, a investigação, tudo isso tem um custo. E claro, isso se reflete no Jornalismo que a gente pode fazer. Com as crises econômicas, com o avanço da internet e com tudo disponível de graça, a mídia tradicional encolheu. Antigamente, a gente podia viajar, ir nos lugares", analisou.

"Está mais difícil fazer o que eu já fiz. Eu surfei no melhor período de produção", disse Marcos Uchôa no podcast Vocês da Imprensa, apresentado por Marcelo Barreto, do SporTV.

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/salario-e-tecnologia-por-que-globo-vive-onda-de-demissoes-de-veteranos-70562

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O clima esquentou entre Fátima Bernardes e a Globo. Segundo o jornalista Alessandro Lobianco, a apresentadora bateu o pé sobre a escala de fim de ano numa gravação nesta quinta-feira (2/12) e os executivos da Globo foram chamados para acalmar os ânimos no estúdio.

De acordo com o colaborador do programa de Sônia Abrão "A Tarde é Sua", Fátima Bernardes queria tirar férias a partir do dia 6 de dezembro, o que não foi aceito pela emissora.

O acordado, então, seria Fátima ficar ao vivo até o dia 22 de dezembro. Os programas dos dias 23 a 25 de dezembro seriam gravados a partir de hoje. Uma substituta faria o programa ao vivo de 26 de dezembro até o dia 17 de janeiro, quando ela voltaria de férias.

Depois do Encontro ao vivo desta quinta-feira, Fátima gravaria o programa do dia 22 de dezembro. Felipe Araújo era um dos convidados. Poucos antes da gravação, no entanto, a escala de fim de ano chegou e Fátima começou a reclamar novamente e bateu o pé que sairia na segunda, dia 6, e só voltaria em janeiro.

Executivos foram chamados e uma reunião com a presença de Fátima estava acontecendo nos Estúdios Globo.

Segundo uma fonte do jornalista, um diretor da Globo afirma que Fátima não deve voltar ao comando do Encontro quando voltar de férias.

Fonte : https://www.metropoles.com/colunas/o-melhor-da-tv/fatima-bernardes-tem-briga-com-diretor-da-globo-no-estudio

 

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A Globo enfrenta uma das crises de audiência mais graves de toda a sua história. Apesar de ainda ser mais vista do que as três principais concorrentes somadas, a emissora não tem conseguido reverter a fuga de público e, pelo terceiro mês consecutivo, bateu recorde negativo de desempenho no mercado nacional.

Os índices do Jornal Nacional e das novelas do horário nobre ilustram o tamanho do problema.

Pelo terceiro mês consecutivo, a Globo registrou o pior ibope mensal no PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica a audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do país. Em novembro, a média 24 horas (das 6h às 5h59) foi de 10,8 pontos.

Dados obtidos pelo Notícias da TV indicam que a emissora nunca havia ficado abaixo dos 11 pontos de média nessa medição antes de setembro deste ano, quando marcou 10,9. Chegou aos 10,8 em outubro, desempenho repetido em novembro de 2021.

A Globo teve 30,9% de participação no universo das TVs ligadas na média das 24 horas de novembro, um pequeno aumento de 0,2% em relação ao mês anterior -- quase um terço dos televisores no Brasil ainda ficam sintonizados na líder de audiência.

Vice-líder, a Record fechou com 4,8 pontos de ibope nessa medição, um crescimento de 5% em relação ao mês anterior. A emissora de Edir Macedo foi sintonizada por 13,7% dos brasileiros.

O SBT, que havia marcado 3,4 de média em outubro, seu recorde negativo histórico, fechou com 3,5 em novembro.

O sinal de alerta está ligado na Globo porque os seus principais produtos têm perdido audiência. Na comparação com Record, SBT e até a Band, que tem pretensões de entrar na disputa pela vice-liderança em 2022, a Globo foi quem mais sofreu com fuga de ibope no horário nobre de novembro de 2020 para o mesmo mês em 2021.

No período das 18h à 0h, quando a líder leva ao ar suas três principais novelas, o Jornal Nacional e atrações como The Voice Brasil e Globo Repórter, a queda foi de 10%: de 21,3 pontos em novembro do ano passado para 19,2 no mesmo mês deste ano.

Como comparação, o Jornal Nacional havia fechado com 26,0 pontos de média no PNT na última semana de novembro de 2020 --nesse mesmo período neste ano, o ibope foi de 21,6.

O SBT perdeu 6% (de 5,9 para 5,6) de audiência na faixa do horário nobre; a Band se manteve com 1,6 ponto; e a Record também ficou praticamente estável: subiu de 8,1 para 8,2.

Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor, as primeiras novelas das nove e das sete totalmente inéditas desde o início da pandemia, tiveram um começo ruim e até o momento são as piores da história da Globo em suas respectivas faixas.

A Globo tem perdido audiência, mas nenhuma de suas principais concorrentes na TV aberta têm registrado um aumento significativo de ibope mensal. Então, o que as pessoas têm assistido ? A resposta está no online. O vice-líder no consumo da TV não é a Record, mas sim o "conteúdo de TV/vídeo sem referência", que inclui não só serviços como Netflix, Globoplay, Prime Video, HBO Max, Disney+, PlayPlus e semelhantes, como também o YouTube e até videogames ou DVDs.

De novembro de 2020 para novembro de 2021, o salto dessa categoria foi de 5,6 para 6,1 pontos na média 24 horas -- alta de 10%. Na faixa noturna, entre 18h e 20h, o crescimento foi de 12% : de 8,3 para 9,3 pontos.

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/com-jn-e-novelas-em-baixa-globo-enfrenta-crise-de-audiencia-sem-precedentes-70858

 

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Por causa do Uma Só Globo, que reuniu todas as empresas do grupo, a Globo viu o número de disputas judiciais trabalhistas explodirem.

São 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível.

Desde 2017, quando o projeto de unificação começou, foram mais de 4 mil novas ações protocoladas por ex-funcionários.

O volume de petições no período é acima do normal. A Globo pode ter um grande problema para resolver nos próximos dois anos, quando a maioria destes casos devem ser julgados. A emissora informa que monitora de perto o que poderá acontecer. 

A grande maioria dos processos foi movida por ex-profissionais de diversas áreas que foram demitidos. O pedido mais frequente nas ações é para comprovação de vínculo empregatício por quem era contratado como PJ (pessoa jurídica).
 
Neste modelo, o acordo de prestação de serviços estabelecido é entre uma empresa e uma pessoa que tem um CNPJ, ou seja, que também é uma empresa. Isso quer dizer que, na prática, a relação comercial está sendo realizada entre dois negócios, ainda que o prestador de serviço seja uma única pessoa, como acontece nestes casos. O contratado costuma ganhar mais dinheiro e pagar menos impostos, mas não tem benefícios trabalhistas.

Muitos processos também alegam acúmulo de funções, principalmente no Jornalismo. Um PJ contratado para ser repórter e editor, por exemplo, alegava trabalhar ainda como produtor sem ganhar a mais pela nova função.

O valor dos pedidos e de condenações que a Globo já sofreu variam bastante, de R$ 30 mil a R$ 2,9 milhões. A sentença depende de cada situação. Muitos processos ainda serão avaliados, o que pode criar um problema bilionário para a emissora resolver no médio prazo.

Até 2018, o modelo de contratação como PJ era bastante comum na Globo. Depois disso, para cumprir legislações trabalhistas, a emissora passou a assinar a carteira de quase todos os seus funcionários. Até mesmo grandes nomes como William Bonner passaram a atuar no regime CLT. São poucas as exceções. Uma delas é o narrador Galvão Bueno.

O advogado trabalhista Juliano Santana confirma à reportagem que a Globo pode ter problemas: "A quantidade de processos impressiona até mesmo para uma empresa do tamanho da Globo. A depender do número de condenações, a empresa precisa se preparar e equalizar gastos para cumprir os seus compromissos".

Procurada pela coluna para se posicionar sobre seus problemas na Justiça do Trabalho, a emissora enviou a seguinte nota : "Assim como qualquer grande empresa, a Globo tem ações judiciais em curso. Não comentamos detalhes sobre processos judiciais, mas podemos garantir que nosso volume de ações é compatível com o tamanho da empresa e que o acompanhamento das contingências é feito seguindo as melhores práticas do mercado". 

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/processada-por-17-mil-ex-funcionarios-globo-teme-dor-de-cabeca-bilionaria-71022

 

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A alta cúpula da TV Globo chegou ao limite. Diante da situação delicada com Fátima Bernardes, que está desagradando muito a direção devido ao fato de estar mais ausente do que presente na apresentação de seu programa diário, a emissora analisou cautelosamente a situação e chegou a conclusão do que será feito com a ex-mulher de Willian Bonner em 2022.

 

Fátima teria pedido novas férias em dezembro, mesmo tendo ficado mais de um mês em casa por conta de um procedimento cirúrgico realizado no ombro. A solicitação da jornalista foi negada na mesma hora e depois disso, os executivos da Globo não pensaram duas vezes e deu prioridade ao caso, que acabou se transformando em uma verdadeira polêmica no mundo televisivo.

Na tarde desta terça-feira, durante o programa “A Tarde é Sua”, transmitido pela RedeTV!, o jornalista Alessandro Lo Bianco revelou que a Rede Globo convocou uma reunião para tratar do assunto que vem deixando todos de cabelos em pé e já teria chegado a conclusão sobre o futuro de Fátima Bernardes na apresentação do programa “Encontro”.

Tendo em vista que a jornalista não está conseguindo dar conta da rotina pesada que exige um programa diário, pedindo diversas vezes para se ausentar, a Globo decidiu dar um basta nessa história. Ainda de acordo com o colunista, a intensão da Globo é se reunir com a apresentadora em breve e tentar negociar, de uma forma amigável, a saída de Fátima do comando da atração diária.
 
Além do desligamento da apresentadora, a Rede Globo definiu também quem irá ocupar o lugar que será deixado pela jornalista. Se tudo permanecer conforme foi discutido durante uma reunião ocorrida recentemente, Patrícia Poeta, que já vinha substituindo Fátima durante as diversas ausências, já teria sido escolhida como a nova apresentadora do “Encontro”.

A Globo estaria tão decidida com relação a troca, que a mudança no comando do “Encontro” já teria um até prazo para acontecer. Sem tempo a perder, a emissora carioca não quer que essa situação se prolongue por muito mais tempo e decidiu que tudo será resolvido já no primeiro semestre de 2022. Sendo assim, a partir de abril do próximo ano, Fátima poderá dar adeus ao programa.

Com o contrato renovado recentemente, a Globo vai tentar convencer a titular a deixar o comando do “Encontro” sem que haja qualquer tipo de desavença entre as partes. Para isso, a Globo vai oferecer um programa semanal para a jornalista. Ao que tudo indica, a emissora apresentará um projeto de uma atração que, a princípio, será exibida nas noites de terça ou quinta-feira.

Fonte : https://emoff.ig.com.br/televisao/fatima-bernardes-esta-fora-do-encontro-e-programa-ganha-nova-apresentadora/

 

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Este colunista descobriu que a TV Globo quer tentar um acordo com a apresentadora Fátima Bernardes para "isentar" a jornalista da apresentação do "Encontro" a partir do mês de abril de 2022. Como a coluna vem reportando, executivos da emissora não estariam satisfeitos com a flexibilização dada a jornalista pela antiga gestão da casa.

Entretanto, como Fátima tem ainda um longo contrato com a emissora, a Globo não estaria querendo demitir a jornalista preocupada com a multa contratual. Outro fator que colocaria Fátima Bernardes em uma situação confortável de flexibilização com a emissora seria o acompanhamento que a jornalista estaria fazendo periodicamente em torno do câncer que teve no útero. 

O mal estar entre Fátima e a emissora teria ocorrido em razão dos 15 dias de folga que a jornalista teria solicitado para este mês de dezembro, logo após retornar do afastamento de 30 dias motivados pela cirurgia no ombro. A emissora não teria acatado a solicitação da jornalista, o que teria causado enorme mal estar nos bastidores. Durante esse mal estar, a emissora apurou que em meio a polêmica, Fátima teria dito insatisfeita para uma pessoa próxima que não estaria disposta a solicitar sua saída do programa, justamente em razão do contrato que tem com o canal dos Marinhos. A apresentadora teria dito que pretende fazer valer a flexibilização prometida pelo canal e que se tivesse que sair, a emissora que seria responsável pelo rompimento do contrato.

Fátima Bernardes ainda possui outra vantagem nessa guerra com a emissora: conversas que a jornalista teria com a antiga presidência da Globo. Na época, a antiga gestão executiva da Globo teria solicitado sua renovação contratual cedendo à morena flexibilização total. Fátima pensava em não renovar seu contrato na época, e por esse motivo a emissora teria prometido que ela poderia solicitar folgas quando tivesse necessidade, e que teria apresentadores à sua disposição para realizar substituições quando demandado.

Com a troca da presidência da emissora neste final de ano - que passou novamente para as mãos da Família Marinho após um longo tempo sob a gerência de Nóbrega - a Globo teria refletido que essa flexibilização tem atrapalhado o desempenho do programa, que vem perdendo audiência significativa na grade após os períodos em que Fátima vem sendo substituída. A decisão de revogar essas flexibilizações teria partido de Paulo Marinho, neto do Roberto Marinho, que assumiu agora o cargo de presidente da TV Globo.  Mesmo com a troca de gestão e a ordem de uma nova logística de trabalho para apresentadora - pautada em menos folgas - a jornalista não teria concordado em abrir mão das regalias que foram anteriormente prometidas. 

A coluna descobriu também que a Globo tentará um acordo com Fátima pautado em duas possibilidades a partir de abril de 2022: o canal vai tentar negociar primeiro sua saída do programa com a ruptura contratual, de forma que a negociação seja benéfica para ambos os lados. Uma proposta estaria sendo preparada para ser enviada para apresentadora em março. Segundo fontes do executivo da Globo, a emissora também estará aberta a escutar as condições da jornalista.

Ainda de acordo com essa fonte, caso Fátima não aceite deixar a programação com o destrato contratual oferecido, a Globo estaria pensando em deixar a jornalista terminar seu contrato com um programa semanal, e com isso levar adiante a ideia de manter a jornalista Patrícia Poeta como titular do 'Encontro' a partir de abril de 2022, quando a nova programação da emissora será divulgada. Entretanto, essa fonte não descarta que a jornalista pode ser colocada na geladeira até o término do contrato. Situações como essas já foram vivenciadas por Angélica e Xuxa.

A exigência do corpo executivo da Globo seria manter agora Fátima Bernardes ao vivo no programa durante o maior período possível até abril. Após vetar o pedido da jornalista pelos 15 dias de folga em dezembro, a Globo concedeu apenas apenas quatro dias de folga no período entre o Natal e o Ano Novo. Entretanto essas folgas não foram concedidas especialmente para Fátima, mas para toda equipe do programa.

A ordem é para que Fátima Bernardes e também Ana Maria Braga fiquem direto ao vivo todo o mês de janeiro. A Globo avaliou que foi um desastre o período recente em que as duas se ausentaram simultaneamente, deixando a programação matinal inteira sendo feita por substitutos. Dentro desse escopo está um planejamento editorial contra o SBT, que vem anunciando uma programação mais criativa na grade matinal a partir de janeiro com o crescimento considerável da audiência do 'Vem pra Cá', apresentado por Patrícia Abravanel. Durante o período em que Fátima e Ana Maria foram substituídas, o programa apresentado pela filha do Sílvio Santos chegou a atingir a liderança no ibope por alguns minutos.

Como Fátima não abriu mão dos 15 dias solicitados em dezembro, a Globo pretende colocar em prática uma estratégia extremamente articulada. Para não sofrer duas baixas com duas apresentadoras - uma vez que Ana Maria Braga também sempre tira quinze dias de folga no final do ano - a apresentadora do Mais Você será a primeira a poder se ausentar. A emissora concedeu os quinze dias de folga para Ana Maria no mês de fevereiro. O objetivo é conceder os quinze dias de Fátima Bernardes somente no mês de março - um mês antes de estrear a nova programação da emissora - e com isso não deixar as duas apresentadoras ausentes novamente da grade matinal ao mesmo tempo.

A ideia da Globo é iniciar as negociações com Fátima justamente no mês de março durante seu período de folga. A emissora pretende ir reforçando a imagem de Patrícia Poeta no 'Encontro' nesse período, pois se a negociação for positiva, Patrícia Poeta será anunciada em abril como a nova titular após o período de folga de Fátima.

Fonte : https://lobianco.ig.com.br/2021-12-07/globo-vai-tentar-acordo-com-fatima.html

 

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A nova presidência da TV Globo - agora nas mãos de Paulo Marinho, neto do Roberto Marinho - deu carta branca para que a diretoria financeira da Globo possa opinar, e também solicitar mudanças na grade de programação da emissora, com base no que é mais lucrativo para os caixas do Grupo Globo.

Desde quando a nova presidência assumiu o bastão, a gestão financeira da casa passou a trabalhar firme junto ao setor comercial analisando toda programação. Desde então diversos cálculos vem sendo levantado sobre despesas e lucros da programação com anunciantes e patrocinadores.

Todos os modelos de contrato com os anunciantes passaram a ser revistos, principalmente aqueles em que os patrocinadores dos programas mantinham contratos também amarrados diretamente com os apresentadores.

Este colunista recebeu de uma fonte segura da diretoria de contratos da emissora a informação que a nova presidência da TV Globo recebeu ontem da gestão financeira a orientação para devolver Luciano Huck para os sábados, e colocar Marcos Mion aos domingos a partir de abril de 2022.

O relatório considera que Luciano Huck teve uma melhora expressiva de audiência nos últimos domingos, e mesmo assim vem amargando prejuízos financeiros com anunciantes neste final de ano.

Muitos anunciantes informaram à Globo que não desejam renovar seus comerciais aos domingos a partir do ano que vem, e que possuem o interesse de passar seus anúncios para os sábados com Marcos Mion, exceto os anunciantes que possuem contratos fechados diretamente com Luciano Huck.

Entretanto, diferente do que ocorre com Luciano Huck, a emissora já possui seus próprios anunciantes da casa aos sábados, e não precisa mais de novos comerciais para Marcos Mion, o que colocaria o domingo em xeque.

Além disso, o departamento financeiro comunicou que o domingo sempre teve um valor maior na tabela comercial do que as ofertas propostas aos anunciantes para os sábados, e a preferência por Marcos Mion aos sábados representa uma desvalorização para os domingos.

O assunto é extremamente delicado, porque o relatório informou à nova presidência que não se trata de audiência, mas de números financeiros. A diretoria financeira e comercial destacou que a Globo precisa ter anunciantes próprios da casa aos domingos para não depender dos patrocinadores fechados diretamente com o apresentador Luciano Huck, pois isso inviabilizaria possíveis trocas do apresentador dentro da grade de programação.

A ordem agora é que a maioria dos anunciantes sejam fechados diretamente com a emissora, justamente para evitar qualquer chantagem comercial por parte dos apresentadores em momentos de insatisfação se a emissora precisar fazer trocas significativas com seus nomes.

Ainda de acordo com essa orientação direcionada à nova presidência, não foi necessário a realização de pesquisas de opinião com o público. Para o setor, a preferência do público por Marcos Mion é expressiva a ponto de dispensar qualquer custo para elaboração de novas pesquisas com os telespectadores. A pesquisa foi toda embasada apenas com grandes empresas de telefonia, carros, redes de supermercado e seguradoras. O relatório contou com dados de economistas da Globo e também de analistas financeiros. 

Segundo fonte seguras da coluna, a nova presidência - ao dar carta branca para que o setor financeiro da emissora aponte o que é mais lucrativo para o caixa da empresa - considera que apresentadores e atores deverão apenas obedecer e acatar as ordens como funcionários, sem exigências ou qualquer tipo de ego.

Por isso, o setor comercial deixou de forma translúcida no relatório que a empresa deve mudar sua capacidade de captação de patrocinadores, isentando cada vez mais os apresentadores de fecharem contratos diretos com anunciantes para os seus programas, um dos fatores que colocariam eles em posição confortável para fazer exigências e recusas em torno de mudanças drásticas na programação envolvendo seus programas.

O setor comercial ainda ressaltou à presidência o interesse em acabar por completo com o nome "Domingão" dentro da programação, por ser uma marca que eternamente poderá estar ligada ao Faustão na cabeça do público telespectador.

Nos bastidores do executivo da empresa, a ideia teve concordância. O nome "Domingueira com Mion", por exemplo, foi usado como exemplo para o que pode ser desenhado no futuro.

O relatório chegou apenas às mãos da presidência e do conselho administrativo da TV Globo. Decisões deste porte - que partem agora da direção financeira - não devem mais ser submetidas a aprovações dos diretores de programação. Agora, de acordo com a nova presidência, o setor financeiro é que deve operar com orientações sólidas sobre o que é mais lucrativo para empresa.

O relatório teria sido enviado ontem à noite para presidência da TV Globo. Somente a diretoria financeira e comercial estão com o assunto nas mãos, exceto a diretoria de contratos, pois toda relação contratual entre a empresa e Luciano Huck foram acessadas pelo setor financeiro para saber se alguma cláusula contratual prenderia o apresentador aos domingos na emissora.

O relatório teria também apontado que nenhuma condição prende Luciano Huck aos domingos. Ainda de acordo com uma fonte da direção de contratos da emissora, caso Luciano Huck não aceite uma possível mudança - se a presidência da Globo acatar esse direcionamento feito pela gestão financeira - a Globo não hesitaria em romper seu contrato imputando ao apresentador toda a ruptura contratual. 

Fonte : https://lobianco.ig.com.br/2021-12-10/globo-quer-devolver-luciano-huck-para-o-sabado.html

 

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A Globo Comunicação e Participações (GCP) vai encerrar o ano de 2021 com receita em alta, dinheiro em caixa e planos para elevar os investimentos em 2022.

O faturamento total, segundo números preliminares, crescerá de 17% a 19% neste ano, sobre 2020, com elevação nas duas fontes básicas de recursos.

Na publicidade, que tradicionalmente responde por 60% dos negócios, o aumento ficará entre 22% e 24%.

Já a receita de conteúdo crescerá 8%.

A receita líquida somou R$ 10,1 bilhões (crescimento de 18%).

O aumento da receita publicitária se deve ao retorno gradual das campanhas de marketing, que ficaram represadas por causa da covid-19, mas também reflete o esforço da companhia para apresentar novos modelos comerciais, afirma Manuel Belmar, diretor-geral de finanças da Globo. “Estamos buscando um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente para entender suas necessidades e transformá-las em soluções de negócio.”

Entre os formatos lançados recentemente estão :

Globo Ads, que facilita a compra de espaço publicitário por agências e anunciantes;

. Globo Sim, voltado a pequenas e médias empresas interessadas em comprar mídia regional nas afiliadas da rede;

. Globo Impacto, que aplica critérios de mensuração usados na internet a campanhas de TV aberta.

Na área de conteúdo, o destaque é o Globoplay. O serviço de streaming está no centro da estratégia D2C, ou “direct to consumer”, adotada pela Globo para falar diretamente com o consumidor.

Entre setembro de 2020 e 2021, a receita do Globoplay aumentou 70%, com crescimento de 27% no número de assinantes. “O mundo digital traz a possibilidade de o consumidor assinar e cancelar serviços facilmente. Por isso, o conteúdo tem de ser relevante.”

Para 2022, o plano é reforçar a produção de conteúdo, com investimento 50% maior que o de 2021. “Vamos trazer novas histórias que os brasileiros gostam de ver”.

Em tecnologia, a expectativa é manter o volume de investimento. “Estamos em fase de planejamento, mas já dá para adiantar que vamos investir mais em conteúdo.”

Na divulgação do balanço de 2020, em março deste ano, a Globo informou ter destinado R$ 4,5 bilhões à criação de conteúdo e mais de R$ 1 bilhão à área de tecnologia.

Além do Globoplay, têm sido explorados negócios adjacentes aos modelos tradicionais, com produtos e serviços que incorporam novas fontes de receita. Um elo central é o Globo ID, sistema de identidade digital pelo qual o consumidor entra em qualquer propriedade digital do grupo. Atualmente, cerca de 119 milhões de IDs permitem acompanhar diariamente, seguindo as regras de privacidade, mais de 8 bilhões de registros diários sobre as atividades do público nessas propriedades.

O processo de reformulação na Globo começou em setembro de 2018 e teve sua primeira fase concluída em julho de 2021. Cinco companhias foram combinadas - TV Globo, Globosat, Globoplay, Globo.com e Som Livre - além da Diretoria de Gestão Corporativa. Em meio a esse movimento, a Som Livre foi vendida para a Sony Music, em abril deste ano.

Com o enfoque D2C, a expectativa é intensificar a colaboração com a Editora Globo - que edita o Valor e ainda não está incorporada ao “Uma Só Globo” - e outras empresas do grupo. Além da Globo Comunicação e Participações e da Editora Globo, o Grupo Globo é integrado pelo Sistema Globo de Rádio, pela Globo Ventures e pela Fundação Roberto Marinho.

O componente mais importante da estratégia “mediatech” é se aproximar do consumidor, mas o novo desenho corporativo, mais simples, também trouxe benefícios importantes em termos de sinergia e redução de custos. Um exemplo dessa tendência foi a parceria com o Google, anunciada em abril. Sob o acordo, que tem duração de sete anos, 100% do centro de dados da Globo migrou para os serviços de nuvem da companhia americana. A nuvem proporciona flexibilidade às empresas usuárias, que podem usar mais ou menos recursos, dependendo de sua necessidade, sem ter de investir em infraestrutura própria. O contrato é importante porque permite trocar custos fixos por variáveis e ganhar flexibilidade e escala exigidas pela jornada digital. Em julho, como consequência disso, a Globo vendeu seu centro de dados, na Zona Oeste do Rio, para a Elea Digital, empresa especializada nesse tipo de infraestrutura. Recentemente, 17 torres de transmissão foram vendidas para a IHS Towers, da Nigéria, com a qual foi fechado contrato para uso dos transmissores sob o modelo de serviço.

Como uma empresa em transformação, os modelos de negócio da Globo estão em contínuo processo de mudança, o que, eventualmente, significa ir ao mercado para buscar componentes que ainda faltam à estratégia, como tecnologia e parcerias. As mudanças também afetam o quadro de talentos em áreas como teledramaturgia, jornalismo e shows. “Há momentos em que talentos da tela querem ter uma experiência diferente e decidem sair. A dinâmica é mais fluida. Mas temos a felicidade de ter uma densidade de artistas muito ampla.”

A Globo chega ao fim de 2021 com caixa equivalente a duas vezes e meia seu endividamento, que é de longo prazo. Metade da dívida é protegida por contratos de troca de moeda ou “swap”. Além disso, todas as obrigações de vencimento até 2 anos, operacionais ou financeiras, são protegidas por operações de hedge. A posição de caixa é importante para dar a tranquilidade necessária à continuidade das operações. 

O ano de 2022 trará condições macroeconômicas desafiadoras, mas a empresa projeta crescimento. 

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/16/globo-vai-elevar-investimentos-em-2022-sembarreira.ghtml

 

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