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Globo


Raphael

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https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-faz-mudanca-radical-para-ressuscitar-o-se-joga-em-2021-saiba-mais-47502

:emoglobo:

Sem desistir do Se Joga, a Globo prepara uma mudança radical no formato do programa para ressuscitá-lo em 2021.

Fora do ar há nove meses devido à pandemia da Covid-19, a atração voltará à grade da emissora em março de 2021.

Porém, deixará de ser diário e será exibido apenas aos sábados.

E pode ser que só Fernanda Gentil continue na apresentação.

Em março, o Se Joga será exibido semanalmente e às tardes de sábado.

 

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https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/globo-luta-contra-tempo-e-covid-19-para-nova-trama-das-nove-surfar-no-bbb21-47455

:emoglobo:

A Globo tem cronogramas internos para as estreias de novelas em 2021, mas o cenário ainda é muito incerto.

A emissora luta contra o tempo e os recentes casos de atores com Covid-19 para gravar a maior parte de Um Lugar ao Sol até março.

O objetivo é estrear o folhetim no começo de abril, quando o Big Brother Brasil 21 estará na reta final e, muito provavelmente, com altos índices de audiência.

A direção quer usar o reality show como uma mola propulsora para os programas que virão depois. Para isso, é importante que a próxima novela das nove agrade ao público e alcance bons números no ibope logo nas suas primeiras semanas de exibição.

Todas as forças do departamento de Dramaturgia estão focadas em manter a produção da trama escrita por Lícia Manzo sem novas paralisações de trabalhos.

Atores e equipe técnica são submetidos a até três exames do coronavírus por semana. Além dos rígidos protocolos de segurança, todos estão orientados a ficar em casa diante de qualquer sintoma da doença.

Outras produções estão saindo do papel, mas o ritmo é muito lento. Produtores ainda trabalham remotamente de suas casas.

A substituta de Salve-se Quem Puder, Quanto Mais Vida Melhor, só deve estrear entre o final de maio e o começo de junho de 2021.

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, uma das frentes de gravação da novela, inclusive, teve que ser suspensa recentemente. Os trabalhos estavam sendo realizados em dois estúdios, mas agora só um segue funcionando.

A trama das sete escrita por Daniel Ortiz, que foi interrompida em março deste ano, já está nos últimos dias de gravação, mas ainda não está certo que voltará ao ar em março de 2021 juntamente com a apresentação dos últimos 23 capítulos de Amor de Mãe. Fontes do Notícias da TV contam que as datas para ambas as novelas reestrearem já mudaram internamente algumas vezes.

A Globo não informa nenhum dia de reestreia, somente que a previsão é que os dois folhetins interrompidos pela pandemia do coronavírus voltarão ao ar no primeiro trimestre de 2021.

Com o aumento de casos de pessoas com Covid-19 no Rio de Janeiro, diretores voltaram a estudar diferentes medidas para as estreias dos folhetins, assim como aconteceu no meio deste ano. A emissora pretendia retomar a apresentação das novelas inéditas entre setembro e outubro. Porém, a cautela prevaleceu, e novas reprises substituíram as que estavam no ar.

Cada situação é avaliada de maneira única, e o martelo só será batido quando a vida real também ganhar uma nova previsão de voltar ao antigo normal, com a chegada e o acesso à imunização contra a Covid-19.

Um Lugar ao Sol é de autoria de Lícia Manzo e tem direção artística de Maurício Farias. Na história, Cauã Reymond viverá gêmeos bem diferentes. Um deles foi criado por uma família rica, mas é viciado em álcool, cocaína e remédios. O outro é muito inteligente, mas não teve oportunidades, cresceu em um orfanato e trabalha como vendedor ambulante e manobrista.

A trama começou a ser gravada em janeiro de 2020, mas também teve os trabalhos paralisados devido à pandemia. Os atores voltaram aos Estúdios Globo em novembro, com o final das gravações de Amor de Mãe.

Entre os protagonistas, estão Alinne Moraes, Andréia Horta e Marieta Severo, as duas últimas diagnosticadas com Covid-19. Marco Ricca, que está internado e intubado em um hospital do Rio de Janeiro, também integra o elenco.

 

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https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2020/12/14/mesmo-em-guerra-com-fifa-globo-prepara-transmissao-do-mundial-de-clubes.htm

:emoglobo:

Apesar da briga judicial com a Fifa, o Grupo Globo transmitirá o Mundial de Clubes 2020, que será disputado entre 1º e 11 de fevereiro de 2021 no Qatar — o adiamento de dezembro ocorreu por causa do atraso no término de algumas competições continentais em decorrência da pandemia.

A federação e a emissora brigam na justiça brasileira porque a Globo decidiu adiar o pagamento da cota anual que envia à Fifa pelo contrato dos direitos de transmissão dos torneios organizados pela entidade de 2015 a 2022, entre eles a Copa do Mundo de seleções. O valor retido é de US$ 90 milhões (R$ 453 milhões em cotação atual).

O Mundial de Clubes entra nesse pacote, mas o contrato Globo e Fifa, diferente do que a empresa fez com a Conmebol, por exemplo, não está rescindido, portanto o torneio que será realizado em fevereiro, por enquanto, está garantido tanto em TV aberta (Globo) quanto em fechada (SporTV).

A Fifa acionou a Justiça querendo receber o valor que deveria ter sido pago no meio de 2020 e a Globo, por enquanto, vai conseguindo vitórias judiciais para adiar esse pagamento alegando perdas comerciais causadas pela pandemia.

Como o blog mostrou, a Fifa não gostaria de rescindir seu contrato com a Globo ao entender o alcance que a emissora tem no Brasil — relatório de transmissões da Copa do Mundo da Rússia em 2018 mostrou a emissora brasileira com a maior média de audiência do mundo.

O caso deve parar em tribunal suíço, onde a Globo pretende renegociar valores com a Fifa.

Nesse panorama, a Fifa não deve tentar judicialmente um bloqueio dos direitos da Globo em transmitir o Mundial, que pode ter Palmeiras, Grêmio ou Santos. Os três clubes brasileiros ainda estão vivos na Libertadores-2020 que terá sua final em 30 de janeiro, dois dias antes do início do Mundial do Qatar.

A Globo, inclusive, já planeja como fará a cobertura caso haja um time brasileiro na disputa — a pandemia tem limitado viagens internacionais. A tendência é que não se envie equipe grande ao Oriente Médio, mas intensifique a cobertura da competição nos telejornais da emissora.

 

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https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/receita-federal-acusa-globo-de-associacao-criminosa-com-artistas-47747

:emoglobo:

Em um novo capítulo de uma ofensiva contra 43 artistas que mantiveram vínculos como PJ (pessoa jurídica) com a Globo nos últimos anos, a Receita Federal começou a disparar as primeiras autuações fiscais contra atores e atrizes que pertencem ao alto escalão da emissora.

Nos documentos, o órgão do governo federal aponta um suposto conluio entre os artistas e insinua existir uma "associação criminosa" nos acordos.

Até o momento, 12 autuações foram disparadas.

Em audiências, a Receita Federal informou que todos os 43 artistas serão notificados. 

A Globo é apontada "como solidariamente responsável pelo pagamento da autuação", o que significa que a cobrança pode ser feita para os artistas ou para a empresa.

"A primeira autuação é composta de 65 páginas escritas pelo fisco a fim de imputar a prática de crime contra a ordem tributária praticado pela emissora em conluio com o ator, o que não faz o menor sentido", ressalta ao Notícias da TV o advogado tributarista Leonardo Antonelli.

A disputa visa condenar a "pejotização", relação de trabalho que o próprio órgão do governo federal reconhece como "comum".

Pela lei brasileira, "os serviços intelectuais, de natureza artística ou cultural, em caráter personalíssimo, sujeitam-se ao regime de tributação de pessoas jurídicas".

A defesa dos artistas entrou com um recurso administrativo na própria Receita Federal. Durante esse processo, não existe a necessidade do pagamento das multas aplicadas. Em alguns casos, os valores ultrapassam R$ 10 milhões.

"Depois de encerrada a via administrativa, o contribuinte pode ingressar em juízo. Como as decisões da Receita Federal são contrárias, estamos ingressando paralelamente em juízo e confiantes de que o Poder Judiciário irá, ao final, reconhecer que essa diferença não é devida e que o uso de pessoa jurídica (pejotização) está previsto em lei e é lícito", explica o tributarista.

Na autuação, a Receita Federal aplicou uma cobrança de R$ 275 mil, que representa 27,5% de Imposto de Renda sobre o total de seus rendimentos. Ainda foi acrescida uma multa de 150% em cima desse valor e uma atualização monetária do imposto pela Selic, que no período corresponde a um acréscimo de 44%.

"Conclusão : o ator recebeu uma cobrança de R$ 808,5 mil (imposto + multa + juros). Considerando que ele já havia pago na sua pessoa jurídica R$ 200 mil de tributos sobre as suas receitas, verifica-se que ele está sendo cobrado hoje um valor global (tributário) maior do que o recebido : R$ 1.008.500,00", enumera Leonardo Antonelli.

A defesa mantém sob sigilo os nomes de quem já recebeu as notificações de pagamento, mas na lista de investigados estão celebridades como Deborah Secco, Reynaldo Gianecchini, Malvino Salvador e Maria Fernanda Cândido. 

Nas autuações enviadas aos artistas da Globo, a Receita Federal afirma que há um conluio "propositado e previamente planejado para fim da prática de uma ilicitude". Insinua existir uma associação criminosa constituída para "lesar toda a sociedade", concluindo que a pejotização "precariza as relações de trabalho e humanas, degrada o ambiente laboral, enfraquece direitos trabalhistas e a própria dignidade da pessoa humana".

A Receita Federal encaminhou as investigações ao Ministério Público Federal, sob a alegação de crimes contra a ordem financeira. "Não bastasse o artista ser obrigado a devolver mais do que recebeu nos últimos cinco anos, ainda poderá ser processado criminalmente".

O advogado Leonardo Antonelli classifica a ação como um exemplo de "insegurança jurídica" do país.

"Os atores não são hipossuficientes [pessoa que não tem condições financeiras para se sustentar]. Eles não estão sofrendo uma 'precarização dos seus direitos trabalhistas', muito menos uma violação da sua 'dignidade humana'. Não me parece crível imaginar que a Globo teria se associado a atores para planejar a prática de uma fraude fiscal, conforme insinua a Receita Federal", defende o tributarista.

Para ter um vínculo como PJ, o profissional abre uma empresa em seu nome, e essa passa a prestar serviço para a contratante. Ao contrário do regime com carteira assinada, esse modelo não dá direito a benefícios como férias remuneradas, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e seguro-desemprego.

No caso de artistas e alguns jornalistas, a vantagem de ser contratado como uma "empresa" é a possibilidade de vincular ao contrato ganhos com publicidade e merchandising, que são devidamente declarados.

"Alguns faturam muito mais com a publicidade nas suas redes sociais do que na própria Globo, principalmente aqueles com milhões de seguidores, que criam os próprios canais, atraindo mais audiência do que certos programas de TV", alega o advogado dos artistas.

A pessoa física é taxada em até 27,5% do Imposto de Renda, além do INSS. E a jurídica recolhe, ao todo, de 6% a 16%, dependendo da atividade e do faturamento.

O advogado tributarista destaca que, apesar da taxação sobre a renda ser inferior, o contratado como PJ não tem os benefícios trabalhistas e ainda arca com outros impostos empresariais para a União, que já foram pagos ao longo dos anos.

 

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https://www.uol.com.br/esporte/futebol/de-primeira/2020/12/16/globo-e-turner-encerram-batalha-juridica-sobre-direitos-apos-mp-caducar.htm

:emoglobo:

A Globo e a Turner encerraram, na semana passada, a disputa na Justiça por entendimentos diferentes sobre a Medida Provisória 984/20, que dava ao mandante o poder de negociar sozinho o direito de transmissão de um jogo.

O processo chegou ao fim sem uma resolução de mérito pela juíza Priscila Fernandes, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Além do pedido das próprias empresas, a magistrada entendeu que não havia condições de seguir com a ação, já que a MP não tem mais validade desde outubro.

Inicialmente, quem pediu o fim da jurisdição foi a empresa americana, alegando que "não tinha mais interesse na discussão". A Globo concordou com o fato em novembro, dizendo que "a Turner se mostrou disposta a seguir os contratos".

Com a pacificação da questão, a juíza do caso apenas condenou a Turner a pagar honorários e custas processuais.

Enquanto a "MP do Mandante" esteve em vigor entre junho e outubro, a Turner ganhou o direito de exibir até 12 jogos usando o texto. A programadora chegou a escolher partidas envolvendo Flamengo e Vasco, mas a Globo conseguiu medida cautelar impedindo as transmissões.

Além da TV paga, a Turner exibe os jogos do Brasileirão em streaming no EI Plus dos duelos que entre Palmeiras, Santos, Athletico, Internacional, Bahia, Ceará, Fortaleza e Coritiba. A Globo possui acordos para TV paga e pay-per-view com os outros clubes (exceto Athletico) - além de acordo em TV aberta com todos.

 

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https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-define-estreia-do-novo-mestre-do-sabor-e-coloca-chefs-no-e-de-casa-48055

:emoglobo:

Sucesso comercial em 2020, o reality show Mestre do Sabor já tem data para estrear a terceira temporada na Globo : 6 de maio de 2021.

A nova edição ficará no ar durante 12 semanas, com encerramento previsto para 12 de julho de 2021.

A renovação do programa está atrelada ao bom desempenho comercial do reality comandado por Claude Troisgros. Na edição deste ano, marcas como Seara, Santander e a cerveja Eisenbahn adquiriram as cotas da atração.

Como uma estratégia para atrair as marcas, a emissora alega que, em sua segunda temporada, o programa quebrou todos os recordes. 

A Globo informou que 102 milhões de pessoas foram alcançadas apenas com a exibição na TV aberta.

Além disso, afirma que a temporada que consagrou o chef Dário Costa se encerrou com mais de 90% de aprovação do público.

Para 2021, a Globo promete ainda mais relevância para o Mestre do Sabor. Inicialmente, sete cotas de patrocínio foram disponibilizadas. Elas estão divididas em três grupos : Mestre (duas), Chef (três) e Entrada (duas).

O modelo mais completo é o Mestre, que dá ao patrocinador o direito de um maior número de inserções nas diferentes plataformas em que o reality será veiculado (Globo, GNT e internet).

As cotas Chef, por sua vez, dão direito a um número intermediário de inserções, além da possibilidade de licenciamento e participação no Kit do Mestre, vantagem também oferecida aos patrocinadores que adquirirem o modelo principal.

Por meio desta ação, a Globo pretende convocar um time de influenciadores digitais que terão a missão de gerar buzz sobre o programa nas redes sociais, com o objetivo de aguçar a curiosidade do público. Eles vão, por exemplo, mobilizar a audiência para a estreia. Também está previsto que os influenciadores contratados recebam um kit com produtos exclusivos da marca, que devem ser promovidos em seus perfis.

Já o modelo Entrada dá a oportunidade de a marca se associar ao Mestre do Sabor com breaks e conteúdos digitais.

Em meio a essas novidades, o elenco do reality não muda. Claude Troisgros e Batista seguem no comando, e Monique Alfradique continua responsável por explicar as provas e ações de merchandising.

No júri, os times continuam coordenados pelos chefs Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafael Costa e Silva - -que, na edição passada, substituiu José Avillez às pressas. O português teve de retornar ao seu país de origem por conta da pandemia da Covid-19.

 

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https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/12/22/globo-corta-salario-de-autores-e-estipula-novos-tetos-156188.php

:emoglobo:

A Globo está alterando sua política de renovação de contratos com seus autores e já sinalizou a todos, inclusive os medalhões, que para existir qualquer negociação será necessário uma dura redução nos valores acertados.

A partir de agora, a tendência é evitar vínculos de longa data e para quem se mantiver como parte do casting, terá de se adequar aos novos tetos.

Para compensar, a Globo aumentará o percentual repassado para autor por em ações de merchandising dentro de cada história.

Segundo apurou o Na Telinha, depois da reestruturação que provocou diversas demissões no Grupo Globo, o foco agora é diminuir os custos com os novelistas, sempre com os maiores salários da casa.

Os medalhões, que escrevem para o folhetim das 21h, já foram comunicados que a renovação vai diminuir drasticamente os valore dos contratos e o teto para este restrito grupo será de R$ 200 mil.

Para se ter uma ideia do tamanho do corte, a reportagem conversou com três fontes diferentes que confirmaram o fato de que os principais autores da Globo recebem muito acima da nova realidade. 

Atualmente, o maior salário de um autor veterano gira em torno de R$ 600 mil mensais, e outros nomes também prestigiados estão na casa dos R$ 500 mil enquanto estão produzindo.

Os números são diferentes no período em que um novelista está com a trama no ar porque a Globo paga um adendo de 30% para todos os funcionários que estejam com produções, uma espécie de bonificação de desempenho.

O bônus vai continuar, mas os números também sofrerão quedas porque se baseiam no índice percentual do salário de cada um dos autores.

No caso de quem apresentar projeto para a faixa das 18h ou das 19h e fechar contrato fixo com a Globo, os valores também serão muito diferentes do que acontecia nos áureos tempos da década passada quando um autor era tratado como estrela máxima em termos de cachê.

Há roteiristas que escrevem para um dos dois horários e que recebem R$ 200 mil quando estão no ar, está completamente fora de cogitação a partir do novo modelo de gestão da emissora, que estipulou um teto de R$ 50 mil por mês tanto para o horário das 18h quanto para o das 19h. E isso em caso de roteiristas considerados experientes e que não estejam em começo de carreira, neste caso, o valor deve ficar abaixo dos R$ 30 mil.

O Na Telinha apurou que os valores pagos por merchan para os novelistas vai mudar. Em toda novela, ação comercial dentro das cenas costuma pagar uma fortuna para a emissora, que repassa parte dos valores para os roteiristas.

Este repasse deverá ser renegociado e, assim, eles poderão ter uma espécie de crescimento em seus ganhos e evitar uma queda brusca. Mas a publicidade depende de vários fatores, inclusive a audiência .

A reportagem apurou que, a título de exemplo, uma novela das nove de sucesso pode pagar cerca de R$ 1 milhão em merchan ao final da obra só para o autor.

 

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https://entretenimento.r7.com/prisma/flavio-ricco/globo-nao-descarta-novo-fechamento-de-estudios-por-causa-da-pandemia-29122020

:emoglobo:

A direção da TV Globo não descarta a possibilidade de um novo fechamento dos seus estúdios em janeiro.

A decisão será tomada com base no monitoramento dos novos casos da Covid-19 a partir de agora.

Caso venha a se confirmar essa paralisação, como consequência natural, será também necessário reescalonar a ordem de suas novelas.

E, talvez até, se pensar em outras reprises.

Em março de 2020, por causa da pandemia, a Globo interrompeu as gravações de novelas, séries e programas, além de atrações ao vivo.

Com os estúdios parados no Rio de Janeiro, passou-se a se trabalhar com um protocolo de cuidados, visando o retorno das equipes com segurança.

Em agosto de 2020, finalmente, teve início o processo da volta, mas ainda lento. Cauteloso.

Até aí, todos imaginavam que num período como agora, o panorama já seria completamente outro. Só que não.

 

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Editado por Usagi White
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CRISTINA PADIGLIONE

:emoglobo:

O programa "Se Joga", com a apresentadora Fernanda Gentil, voltará ao ar em março de 2021 na Globo, reformado, agora semanal, nas tardes de sábado.

Na nova versão, o programa perde seus quadros de humor, talvez seu maior acerto no formato original.

 

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https://www.esporteemidia.com/2021/01/globo-nao-renova-parceria-comercial-com.html

:emoglobo:

A Globo não será parceira comercial da Fundação Cásper Líbero para a realização da próxima edição da Corrida de São Silvestre, que está programada para acontecer em julho.

A informação foi publicada pelo blog Olhar Olímpico do UOL Esporte.

Ainda existe a possibilidade de a emissora transmitir a prova, mas já é certo que a Globo e a Cásper Líbero, parceiras desde a década de 1980, não irão negociar juntas cotas de patrocínio.

A Globo era parceira comercial do evento e usava a visibilidade de suas transmissões da corrida para vender cotas de patrocínio que valiam tanto para a televisão quanto para a prova em si.

Assim, um patrocinador pagava um valor único para estar presente na tela da Globo, na camisa dos participantes e nas placas publicitárias.

A corrida pode ser transmitida pela Globo, mas em uma negociação mais simples, com a emissora e os organizadores fechando seus próprios patrocinadores.

 

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