Ir para conteúdo

RELIGIÃO

Anri

Recommended Posts

Novo cardeal, dom Orani Tempesta defende protestos pacíficos e rolezinho

12jan2014---em-fotografia-de-24-de-julho

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, 63, foi nomeado cardeal neste sábado (22), pelo papa Francisco, no Vaticano. Este é o primeiro consistório de Francisco, no qual entregará o solidéu vermelho aos 19 novos cardeais que vão integrar o Colégio Cardinalício. A cerimônia contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Natural de São José do Rio Pardo (a 254 km de SP), dom Orani foi arcebispo de Belém (PA) e atualmente está à frente da Arquidiocese do Rio. O arcebispo, que se aproximou do papa Francisco durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), realizada em julho de 2013 na capital fluminense, parece estar em sintonia com o perfil do pontífice: dom Orani é conhecido por ir às ruas e estar próximo dos fiéis, bem como por sua postura de conciliador.
Dom Orani já demonstrou, em mais de uma ocasião, sua simpatia às manifestações que tomam as ruas do país desde junho do ano passado. Ao lamentar a morte do cinegrafista da Band Santiago Andrade, morto após ser atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto no último dia 6, dom Orani disse que cabe às autoridades "assegurar o direito às manifestações democráticas" e "coibir a violência".
O anúncio de que dom Orani e outros 18 seriam nomeados cardeais foi feito no dia 12 de janeiro, mas mesmo antes disso o arcebispo já havia se posicionado de forma favorável aos manifestantes.
Em junho de 2013, a um mês da visita do papa Francisco ao Brasil, quando os protestos pela redução das tarifas do transporte coletivo ganhavam força em diversas capitais, dom Orani divulgou nota na qual pedia "serenidade" em um "momento de ânimos exaltados", mas afirmava defender a "livre manifestação pacífica".
Dom Orani também defendeu os jovens frequentadores dos chamados "rolezinhos" em shoppings. A declaração foi dada dias após o anúncio de sua nomeação como cardeal. "Acho que devemos promover as pessoas para que todos possam ter aquilo que é a dignidade humana e também ter uma qualidade de vida melhor", disse na ocasião.
GAYS E ABORTO:
Quando o assunto se volta a temas caros à Igreja Católica, como aceitação dos homossexuais, o arcebispo também adota uma posição conciliadora. Em entrevista publicada no último dia 8 na versão brasileira do jornal "El País", o arcebispo disse que o homossexualismo "é uma opção das pessoas" e que é preciso "se respeitar mutuamente". "Minha insistência é que realmente saibamos trabalhar de modo que a sociedade respeite as diferenças", afirmou.
Na mesma entrevista, dom Orani tratou de outro tema polêmico, o aborto, para ele "uma questão séria, de situação de morte", e destacou a importância do perdão às mulheres que confessam ter feito um aborto. "O papa lembra que a igreja é mãe, de embalar, pegar no colo. Creio que a igreja tem que ser essa mãe, que faz o papel de curar", disse.
Entre os papéis desempenhados pelos cardeais está a participação no Conclave e nos consistórios, que são reuniões para tratar de temas da igreja. Além disso, a nomeação de dom Orani e dos demais cardeais ocorre bem no momento em que está em curso a reforma da Cúria Romana, que é o governo da Igreja Católica.
Ao comentar sua nomeação, dom Orani disse que o posto era uma "grande responsabilidade, com dimensão universal". "Acho que o cardeal deve sempre estar com Cristo, e esta é a minha missão, olhar com Cristo o mundo de hoje, ver como posso contribuir com o santo padre na sua missão universal", afirmou. "Peço ao povo e a Deus que reze para que eu tenha capacidade de exercer essa missão", concluiu.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/02/22/novo-cardeal-dom-orani-tempesta-defende-protestos-pacificos-e-rolezinho.htm

Link para o comentário
  • Respostas 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Don CHelipe

134

• Gabriel Maciel

115

• Bruce Dubber

84

• Professor Baratinha

74

Usuários que mais postaram nesse tópico

Uma dúvida: No ''julgamento'' do juízo final, os acusados poderão se defender usando todas as regras permitidas em julgamento real? Incluindo a presença de advogados e ampla defesa?

Link para o comentário

Uma dúvida: No ''julgamento'' do juízo final, os acusados poderão se defender usando todas as regras permitidas em julgamento real? Incluindo a presença de advogados e ampla defesa?

Claro, também vai ter direito de recorrer, prisão domiciliar, recesso etc....

Link para o comentário

Não. Vai ser só uma carnificina ao melhor estilo Walking Dead. Lembro que o que me fez abrir os olhos para a bíblia foi o tal livro Apocalipse, depois de ler ele, fiquei mais de um mês com um medo estrondoso de Deus, e percebi que isso não fazia sentido.

Link para o comentário

Vai ser só vc e Deus, n vai ter ninguém tipo como seu advogado, vc e Ele só

Não. Vai ser só uma carnificina ao melhor estilo Walking Dead. Lembro que o que me fez abrir os olhos para a bíblia foi o tal livro Apocalipse, depois de ler ele, fiquei mais de um mês com um medo estrondoso de Deus, e percebi que isso não fazia sentido.

Hã? N faz sentido oq?
Link para o comentário

Bem conveniente hein.

Enfim, a solução é tentar convencer Deus mesmo. Espero que ele aceite mais de 3 minutos de depoimento.

Link para o comentário
Bem conveniente hein.

Enfim, a solução é tentar convencer Deus mesmo. Espero que ele aceite mais de 3 minutos de depoimento.

[quote

Não vai ter essa parada de depoimento, Ele te conhece, já sabe oq vc vai falar e tal, não tem como vc se justificar, não rola isso

Link para o comentário

[quote

Não vai ter essa parada de depoimento, Ele te conhece, já sabe oq vc vai falar e tal, não tem como vc se justificar, não rola isso

Então porque chamam de ''julgamento''?

'' - Olá meritíssimo. Sobre as acusações...

- CALA A BOCA! CÊ VAI PRO INFERNO!

- Mas...

- TARDE DEMAIS!''

Editado por Chambón
Link para o comentário

Então porque chamam de ''julgamento''?

'' - Olá meritíssimo. Sobre as acusações...

- CALA A BOCA! CÊ VAI PRO INFERNO!

- Mas...

- TARDE DEMAIS!

Por quê você vai prestar conta de suas ações, igual a um réu normal. Não é bem como o Chavomaníaco disse não.

Link para o comentário

Eu não acredito em inferno, parece óbvio demais que a igreja inventou isso há muitos séculos atrás pra usar o medo das pessoas para atrair fiéis

• Curtir 1
Link para o comentário

O termo 'Inferno" em si talvez, mas a bíblia fala da destruição do planeta e dos ímpios. A bíblia deixa bem claro.

Link para o comentário

Por quê você vai prestar conta de suas ações, igual a um réu normal. Não é bem como o Chavomaníaco disse não.

Interessante. É realmente injusto não permitir que o cidadão se explique, com suas próprias palavras, o motivo de não ter acreditado na sua existência.

Link para o comentário

Interessante. É realmente injusto não permitir que o cidadão se explique, com suas próprias palavras, o motivo de não ter acreditado na sua existência.

Do ponto de vista humano, sim. Mas você não está lidando com ser humano, e sim com o "Criador do Universo". Ele já te conhece, então, não precisa justificar nada.

É muito fácil justificar as coisas com uma mente finita como a dos seres humanos.

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
      57

Univision (EUA) - Chaves/Chapolin

2. E.R
      495

Big Brother Brasil

3. Doutor Chimoltrúfio
      2

RCN (Colômbia) - Chaves

4. E.R
      483

MÚSICA

5. E.R
      407

Sonic The Hedgehog

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...