Ir para conteúdo

ENEM 2015

Clark Kent

Recommended Posts

Inscrições para o Enem 2015 têm início nesta segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) abriu às 10h desta segunda-feira, 25 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Elas podem ser feitas até as 23h59 de 5 de junho, exclusivamente pela internet. Já a taxa de R$ 63 pode ser paga até as 21h59 do dia 10 seguinte, somente no Banco do Brasil.

Faça aqui sua inscrição

No ato da inscrição, os estudantes deverão informar um endereço de e-mail e um número de celular válidos e a cidade de provas e a língua estrangeira de sua preferência. Eles precisam, ainda, indicar se necessitam de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social e se pretendem utilizar os resultados do Exame para certificação de conclusão do ensino médio, além de criar uma pergunta e resposta de segurança.

Isenção

O órgão já adiantou que, em nenhuma hipótese, haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição. Concluintes do Ensino Médio no ano de 2015, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, serão automaticamente contemplados a isenção da taxa de inscrição.

A gratuidade também será concedida para candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, beneficiados pela Lei 12.799, e estudantes que declararem ser membros de família de baixa renda ou que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante declaração de carência.

Mudanças

O MEC instituiu uma nova regra para os candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição. A partir de 2015, os isentos que não comparecerem para a realização das provas nos dois dias de aplicação não terão direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição na próxima edição do Enem, se desejar realizá-lo novamente.

O valor da taxa de inscrição também sofreu alterações, passando de R$ 35 para R$ 63. As novas regras objetivam diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público. Outra mudança diz respeito ao Cartão de Confirmação de Inscrição. A partir deste ano, o documento será disponibilizado apenas pela internet e não mais entregue pelos Correios.

Além disso, foram instituídas novas opções de atendimentos especializados e específicos e os malotes serão abertos no momento das provas e na presença dos estudantes. No Edital desta edição, também está previsto que o Inep poderá convidar participantes inscritos como treineiros para aplicação do Enem Digital.

Provas

O Exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em 1.714 cidades. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação.

Os portões de acesso aos locais das provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente. Contudo, a aplicação do Exame terá início às 13h30. Os participantes que informarem a opção "guardador de sábado por convicação religiosa" deverão aguardar, em sala de provas, para iniciar as provas do primeiro dia, às 19h.

Os gabaritos serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já o resultado deve sair ainda este ano, antes do Natal. Além disso, os candidatos também terão acesso à vista de suas provas de redação, exclusivamente para fins pedagógicos, cerca de 60 dias após a publicação do resultado.

O Exame

A inscrição no Enem 2015 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obtenha certificação de conclusão do ensino médio e ingresse em instituições de ensino superior de Portugal.

Outras informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.

Por Wanja Borges

http://vestibular.brasilescola.com/noticias/inscricoes-para-enem-2015-tem-inicio-nesta-segunda-feira.htm

• Curtir 1
Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Don_aCHiles

12

• chavesmaniaco1002

10

• Victor235

8

• JoelJunior15

5

Usuários que mais postaram nesse tópico

• 2 meses depois...

Show de Ariana Grande em dia de Enem leva fãs a pedirem nova data

G1

ariana1.jpg

Fãs da cantora Ariana Grande se mobilizam nas redes sociais para conseguir apoiadores para uma petição online que busca mudar a data do show. A apresentação está marcada para ocorrer em São Paulo em 25 de outubro, data do segundo dia de provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em ao menos uma das petições lançada na própria terça-feira, os fãs têm meta de atingir 20 mil assinaturas. Até por volta das 13h, 745 pessoas apoiavam a causa. No Twitter, fãs chegaram a procurar a mãe da cantora relatando o problema, que respondeu que iria tratar da questão e agradeceu o aviso (veja abaixo).

Apesar dos pedidos, a Time for Fun informou ao G1 que o show está mantido na data anunciada.

O show, único no país, acontece no Allianz Parque às 20h30. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 26 de agosto. Os preços variam de R$ 130 (meia-entrada para a cadeira superior) a R$ 660 (inteira para a pista premium).

Horário da prova

No segundo dia de provas do Enem, a duração do exame será de, no máximo, cinco horas e 30 minutos. Como o início da prova será às 13h30, o limite de permanência nos locais de exame será até 19h. No Twitter, fãs lembram que até será possível para estudantes que fazem a prova em São Paulo chegar ao estádio, mas a data inviabilizaria a viagem de fãs inscritos em outras cidades.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/08/show-de-ariana-grande-em-dia-de-enem-leva-fas-pedirem-nova-data.html

Patético... deviam se preocupar com a prova que vão fazer, isso sim.

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

Esse ano a taxa pra quem é de escola particular é absurda, aumento de quase 100%. Que isso, minha gente. :closedeyes:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Cambada, saiu os locais de prova do ENEM deste ano, confiram lá e boa sorte, tomara que não façam prova lá onde o vento faz a curva. :muttley::muttley:

Link para o comentário

Com tantos lugares perto, foram me mandar logo pra uma escola que nunca tinha ouvido e falar e num bairro um pouco longe da minha casa. :closedeyes:

Link para o comentário

Com tantos lugares perto, foram me mandar logo pra uma escola que nunca tinha ouvido e falar e num bairro um pouco longe da minha casa. :closedeyes:

Tenha sorte de não fazer em uma escola das quebrada, em que o ideal é levar uma arma. :lol:

• Curtir 2
Link para o comentário

Quando eu fiz, também não fiz na escola mais próxima de casa. Foi bom na segunda vez que fiz, numa escola que fica em frente à Igreja. O sino tocava de meia em meia hora e isso foi ótimo pra calcular o tempo, muito melhor do que aqueles adesivos toscos que colocam na lousa.

Legal também quando fiz o vestibular da Unesp. Na minha sala só tinha Vitor, Victor (uns 90% da sala), Vitória e Victória.

---------------------------------------------------

NOTÍCIAS
Adoção do Enem pela USP faz vestibulandos mudarem estratégia de estudo

Estadão

Victor Vieira

1 hora atrás

fernandousp511.jpg

© Fornecido por Estadão Fernando, de 21 anos, adotou nova estratégia: se concentrou no estudo das últimas provas do Enem, não da Fuvest

Entrar na Universidade de São Paulo (USP) é tarefa difícil, mas neste ano parte dos candidatos terá duas chances para conquistar a vaga. Além da Fuvest, tradicional método de ingresso, a instituição vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher 13,5% das 11.057 cadeiras. A novidade faz com que vestibulandos mudem estratégias de estudo e revejam cálculos das notas de corte.

Ao longo de 2015, cada faculdade da USP decidiu se usaria o Enem como vestibular alternativo. Dos 144 cursos, 85 usarão o exame federal, além da Fuvest. As cadeiras serão disputadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma digital do Ministério da Educação que reúne vagas no ensino superior público. O total de vagas via Enem varia em cada graduação. O modelo será adotado no vestibular 2016 de modo experimental.

Após três tentativas frustradas na Fuvest, André Fernando, de 21 anos, ex-aluno de escola pública, agora aposta no exame federal. “Nunca fui aprovado para a segunda fase da Fuvest. Além de ser conteudista, a prova é muito concorrida”, diz. “Meu foco sempre foi a USP, mas no Enem me dei melhor nos outros anos.”

Em vez de provas anteriores da Fuvest, como havia feito nos outros anos, Fernando se concentrou em questões antigas do Enem nesta preparação.

Até a graduação pretendida mudou: de Publicidade para Marketing, na USP Leste. A primeira, além de ter concorrência e nota de corte maiores, não ofertará vagas pelo Enem. “Marketing é um curso mais simples de entrar e da mesma área. Além disso, posso tentar transferência depois”, explica o jovem. Mas ele não tem ilusões de que a tarefa será fácil. “Como eu, muitos vão com tudo no Enem para entrar na USP.”

As carreiras top da universidade, na maioria, ficaram fora da lista de ingresso via Enem, como Medicina da capital e a Escola Politécnica. Mas algumas escolas tradicionais investiram na medida, como Direto do Largo São Francisco e Medicina de Ribeirão Preto.

Outra diferença é no tipo de reserva de vagas. Cerca de 77% das cadeiras pelo Sisu serão exclusivas para alunos da rede pública. Das vagas pelo Sisu, a reserva para pretos, pardos e indígenas de escola pública é de 15% - e é a primeira vez que a USP adota cota racial. Apenas os dez cursos da USP Leste e outros três do câmpus do Butantã optaram por considerar a cor do candidato na seleção.

A estudante Victoria Santelo, de 18 anos, prioriza seus estudos na Fuvest, embora pretenda fazer Letras, curso que também oferece vagas pelo exame federal. “Se eu estudo para a Fuvest, que é bem mais complexa, também me preparo para os outros vestibulares”, explica a ex-aluna da rede pública, que vai tentar a vaga pelas duas provas. “No Enem, são muitas questões em que é possível interpretar o texto”, diz. “A Fuvest cobra fórmulas. Se você não souber, fica sem responder a questão.”

Preparação. Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro de São José dos Campos, concorda que alunos de escola pública devem ter mais facilidade com o Enem. “Comparado com a Fuvest, o exame propicia um rendimento melhor para esse grupo”, avalia. Para Alessandra Venturi, do Cursinho da Poli, a preferência por Fuvest ou Enem depende do perfil do aluno. “Alguns sentem mais facilidade com a Fuvest por ser uma prova que vai mais direto ao ponto.”

É fundamental entender as diferenças entre os estilos dos testes. Simulados e questões de provas anteriores dão pistas sobre o tipo de cobrança - e algumas questões são quase as mesmas de uma edição para a outra. Também é importante cuidar para que a ansiedade de uma prova não interfira na outra. “A distância entre as provas é pequena, então é importante trabalhar o lado psicológico”, diz Alessandra. A prova do Enem ocorre nos dias 24 e 25 e a primeira fase da Fuvest será no dia 29 de novembro.

MSN NOTÍCIAS / ESTADÃO
Link para o comentário

Fiz a prova com 759 Joãos e eu. :lol:

Se não me engano tinha só uma Jonatéia na sala de mulher.

Esse ano, não irei fazer.

Link para o comentário

Me colocaram num lugar até bom, fica uns 7 km daqui de casa, numa cidade vizinha e ainda fica no centro, é fácil de achar. :)

Da outra vez me colocaram numa escola lá no Canfundó dos Judas. rsrsrs

Link para o comentário

Pra não pagar a inscrição é só dizer que é de família carente (minha prima fez isso e deu certo :P)

Mas aí entra a questão da moral e da ética de cada um. :muttley:

• Curtir 1
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
      112

Unimás (EUA) - Chaves/Chapolin

2. Helenaldo
      189

Mundial de Clubes da FIFA

3. Pavi
      2383

O ultimo filme que vi até agora foi...

4. E.R
      208

Campeonato Brasileiro 2024 - Série A

5. E.R
      128

Estaduais

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...