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CARNAVAL


Victor235

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CARNAVAL - SÃO PAULO - 2023

Ordem dos desfiles :

SEXTA

. Independente Tricolor

. Acadêmicos do Tatuapé

. Barroca Zona Sul

. Unidos de Vila Maria

. Rosas de Ouro

. Tom Maior

. Gaviões da Fiel

SÁBADO

. Estrela do Terceiro Milênio

. Acadêmicos do Tucuruvi

. Mancha Verde

. Império de Casa Verde

. Mocidade Alegre

. Águia de Ouro

. Dragões da Real

 

 

 

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Ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro - 2023

DOMINGO (19 de fevereiro de 2023)
. Império Serrano
. Grande Rio
. Mocidade
. Unidos da Tijuca
. Salgueiro
. Mangueira

SEGUNDA (20 de fevereiro de 2023)
. Paraíso do Tuiuti
. Portela
. Vila Isabel
. Imperatriz
. Beija Flor
. Viradouro

Fonte : https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2023/noticia/2022/07/11/veja-a-ordem-dos-desfiles-do-grupo-especial-do-carnaval-do-rio-em-2023.ghtml

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

:emoglobo:

A Globo está em negociação avançada com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo para a renovação, por mais um ano, dos direitos de exibição do Carnaval paulistano.

Em 2023, a proposta da emissora é que os dois dias de desfile do Grupo Especial das escolas de São Paulo sejam transmitidos para todo o Brasil, incluindo o Rio de Janeiro. É um desejo antigo dos dirigentes paulistanos que o Carnaval da cidade possa ter uma exibição nacional, já que nos últimos anos a Globo costumava transmitir para os cariocas as apresentações do Grupo de Acesso.

O contrato está passando pelos setores jurídicos da emissora e da Liga e deve ser assinado nos próximos dias.

No ano que vem, os desfiles de SP serão realizados nos dias 17 (sexta) e 18 (sábado) de fevereiro.

Já no domingo (19) e na segunda (20) vão ocorrer as apresentações das escolas cariocas, que também terão exibição para todo o Brasil pela Globo.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/07/globo-avanca-em-negociacao-para-exibir-carnaval-de-sp-a-todo-o-brasil-em-2023.shtml

 

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SANDRO NASCIMENTO 

Globo acertou tudo e os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo continuam na emissora em 2023.

 

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  • 4 meses depois...
NOTÍCIAS

:emoglobo:

A TV Globo definiu que os jornalistas Rodrigo Bocardi e Aline Midlej serão os apresentadores dos desfiles das escolas de samba de São Paulo no Carnaval 2023.

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/daniel-castro/apos-demissoes-rodrigo-bocardi-e-aline-midlej-vao-apresentar-carnaval-de-sp-94514

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

O novo presidente da Riotur, Ronnie Aguiar Costa, falou sobre o Carnaval 2023, além de atualizar a situação da busca pela construção da Cidade do Samba para escolas da Série Ouro e melhoria em geral para a estrutura dos desfiles e para as agremiações que se apresentam na Estrada Intendente Magalhães.

“A gente tem uma parceria incrível, uma relação maravilhosa com a Liesa, com as escolas de samba, e a gente não está pensando neste carnaval em melhorar só as escolas do Grupo Especial, a gente vai fazer a mesma coisa com o Grupo de Acesso, Série Ouro e também Intendente Magalhães, lá vamos ver a revolução maior. A gente está cheio de surpresas para poder fazer o carnaval da Intendente Magalhães com dignidade, que as escolas ali merecem, que levam realmente as comunidades para esse desfile. Nós vamos dar dignidade. E o prefeito anunciou o compromisso dele de fazer a Cidade do Samba 2, é um compromisso antigo. Tiveram alguns problemas no terreno que havia sido escolhido. A gente está com as negociações bem avançadas para o terreno na Zona Portuária, São Cristóvão, que vai beneficiar e ajudar muita as escolas do Grupo de Acesso. Na Sapucaí, o prefeito conseguiu duplicar o tamanho dela, conseguiu fazer a obra que a transformou no projeto original do Oscar Niemeyer, e podem ter certeza que terão muitas surpresas, com a luz cênica. A gente fez recentemente uma grande reforma na Sapucaí,  retiramos cabos que passavam pelo meio da Avenida, construímos internamente passagens para esses cabos. A Sapucaí, a gente precisa melhorar muito mais sempre, mas a Sapucaí esse ano vai estar melhor que os outros anos, pode ter certeza”.

Fonte : https://www.carnavalesco.com.br/novo-presidente-da-riotur-promete-avanco-por-cidade-do-samba-2-e-revolucao-na-estrutura-dos-desfiles-na-intendente/

 

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  • 1 mês depois...

 

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CHEGOU O CARNAVAL

Vida eterna à apropriação cultural!

O carnaval brasileiro é a própria apropriação cultural é a prova de que os identitários odeiam o povo

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Ainda bem que existe a tal da apropriação cultural. O que seria de nós, seres humanos, sem ela? O que os identitários costumam apontar como sinônimo da exploração e opressão é, na verdade, uma condição essencial para o desenvolvimento da humanidade.

Como é bastante comum nas teorias acadêmicas idealistas, como é o caso do identitarismo, os conceitos têm significados muito confusos. Em geral, o que os identitários querem dizer com a apropriação cultural é que, por exemplo, um branco não poderia usar um elemento da cultura negra, um negro ou um branco não podem vestir-se de índio, um europeu não poderia usar algo da cultura africana, e por aí vai.

É com base nessa ideia, por exemplo, que aparecem aqueles debates histéricos nas redes sociais contra o uso de fantasia no carnaval. Não pode se vestir de índio nem de cigano, por exemplo. Em última instância, como existem também os supostos defensores dos animais, até mesmo fantasiar-se de algum animal seria um pecado. Em última instância, acabou a fantasia, só está permitido ir ao carnaval vestido de si mesmo.

A ideia da apropriação cultural também está relacionada com o tal do “lugar de fala”, em que basicamente só pode opinar sobre determinas coisas aquela pessoa que viveu aquilo. Branco não pode falar sobre negros, negro não pode falar sobre índio, homem não pode falar sobre a mulher, hétero não pode falar sobre LGBT, europeu não fala de africano, este não pode falar dos asiáticos, que não podem falar de americanos. É Claramente uma ideia anticientífica.

Mas voltemos à apropriação cultural. A cultura tal qual conhecemos hoje é o resultado de múltiplas interações entre diferentes sociedades. Até mesmo aquilo que parece uma cultura de um povo específico só é daquele jeito graças a essas interações. Quanto mais interações, mais diversificada, portanto, mais complexa e desenvolvida é uma cultura. Isso não significa que esse intercâmbio cultural não possa ter sido, em alguns casos, o resultado de um processo de explorações e invasões. Mas a denúncia desse processo político não muda o resultado final daquele intercâmbio.

A reconhecida riqueza da cultura brasileira é produto dessa diversidade.

Os gêneros de música popular mais característicos do Brasil são o sertanejo e o samba. O primeiro, é uma síntese da cultura indígena com a portuguesa, embora haja majoritariamente a presença da cultura negra. 

A identificação do samba com os negros é inegável e a participação fundamental dos negros na formação do samba também é inegável. No entanto, isso não significa que o samba seja um ritmo exclusivamente negro. O samba é o resultado de uma mistura bastante complexa dos ritmos africanos trazidos pelos escravos e elementos harmônicos e melódicos introduzidos pelos brancos europeus, em particular os das classes baixas, que conviviam com os negros. Há, ainda, o elemento indígena no samba. O samba é uma música negra apenas enquanto o Brasil é um país predominantemente negro, mas não é uma música africana, é um estilo brasileiro, ou seja, formado pelos povos que fundaram a sociedade brasileira. Um intercâmbio entre esses povos.

Um exemplo bastante interessante é o do ska, estilo jamaicano que precedeu o reggae. Embora o ska propriamente não tenha origens tão remotas quanto o samba, fato é que o estilo surgiu em um país onde a população negra é ainda mais concentrada do que no Brasil. A própria formação do ska remete a uma mistura de ritmos caribenhos com elementos norte-americanos. Posteriormente levado pelos imigrantes jamaicanos para a Inglaterra, o ska tornou-se a música favorita entre a juventude operária inglesa nos anos 70 e 80. Foi essa convivência entre jovens da classe operária inglesa (precisamos dizer que são brancos?) e os imigrantes jamaicanos que deu ao ska a importância que ele tem hoje. É inegável que os jovens operários ingleses realizaram “apropriação cultural”, haveria algum demérito nisso? Claro que não.

Essa discussão é importante porque com a aproximação do carnaval seremos obrigados a assistir ao espetáculo grotesco dos identitários contra as manifestações populares. O primeiro caso desse ano foi a censura a uma fantasia da centenária Portela. Como nos anos anteriores, vai aparecer um bandinho histérico de identitários para falar o que se pode ou não fazer no carnaval, como se o carnaval fosse de propriedade dessas pessoas.

O correto é ignorar como se ignora um cachorro de madame que late muito, mas não consegue nem abrir a boca para morder. E é isso o que são os identitários, pessoas de apartamento, as mais velhas são madames pseudo-esquerdistas e as mais novas são patricinhas “hippongas”, ou, para não sermos acusados de machismo, são engomadinhos e mauricinhos no caso dos homens.

O que é mais interessante – e isso foi flagrante no caso do cancelamento da fantasia da Portela – é que esse “militantes” de apartamento e redes sociais trazem uma ideologia reacionária, criada nos escritórios dos países imperialistas europeus e dos EUA, “brancos, eurocêntricos e etnocêntricos, como eles mesmos gostam de falar, para dentro de uma manifestação da cultura popular de uma país pobre, de maioria negra e mestiça. E na mente deles, são eles os grandes lutadores contra a opressão.

O carnaval é, por essência, anti-identitário. O carnaval brasileiro – e toda a cultura em torno dele – é uma festa popular cuja origem é a cultura europeia. Ele é a própria apropriação cultural: os negros se apropriaram da festa cuja origem é europeia, os brancos se apropriaram dos batuques, cuja origem é africana. Eis aí o Brasil!

https://causaoperaria.org.br/2023/vida-eterna-a-apropriacao-cultural/

 

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NOTÍCIAS

AMBEV EXPLORA ATÉ CAMELÔ

AMBEV tem o monopólio até dos camelôs no carnaval

Grupo de Lemann tenta, com a 'ajuda' da Prefeitura, dominar o Carnaval em São Paulo

Carnaval de rua em SP

“ A Praça Castro Alves é do povo,
como o céu é do avião.
Um frevo novo, eu peço um frevo novo.
Todo mundo na praça e muita gente sem graça no salão.”

 Já passamos muitos carnavais ao som da canção do hoje identitaríssimo Caetano Veloso.  Neste ano, o céu continua sendo do avião. Mas a praça é da AMBEV. O carnaval 2023, em São Paulo, poderá até ter muita gente na praça. Porém, os serviços oferecidos ao povo na praça não serão administrados por populares: até camelôs deveriam se cadastrar, até o dia 30/01, junto à “patrocinadora oficial” do carnaval paulistano, a AMBEV. Ao todo, foram oferecidas 15 mil vagas para ambulantes  no período pré, durante e pós carnaval. Em seu comunicado oficial, curto e pouco esclarecedor, a prefeitura de São Paulo informa que a inscrição do interessado não lhe garante o direito de atuar como promotor de vendas no local, além de exigir documentação e comprovante de endereço entregues presencialmente, após inscrição online. Ou seja, a AMBEV (leia-se 3G Capital) sequestrou a festa  mais popular do Brasil para lucrar muito e monopolizar o evento, desde o patrocínio oficial,  organização, propagandas, apoio a blocos, até o que os cidadãos/ambulantes podem ou não podem fazer, comer ou beber durante a folia. 

A empresa bilionária está no centro de um dos maiores escândalos financeiros no Brasil. Não faltam balanços feitos na base da “contabilidade criativa” e economês para desavisados. Tudo isso, é claro, pouco divulgado pela grande imprensa. A Ambev vai usar o Carnaval, o equipamento da cidade e também sua população para ganhar dinheiro. E não podemos nos esquecer do lixo produzido, seja nas bolsas de valores de SP e NY. Sujeira é o que não vai faltar.

Enquanto todo mundo na praça consome as bebidas da Ambev, come lanche no Burger King e, de alguma forma, comendo, bebendo, se vestindo, usando eletrônicos e comunicações, o povo da praça não percebe que está consumindo outros produtos das empresas do  grupo 3G Capital, e seus controladores, abutres bilionários, sabem explorar isso de maneira magistral e tentam morder toda e qualquer fatia do mercado. Usando uma expressão popular, pode-se dizer que “está tudo dominado” por essa corporação sem pátria. Lembremos que a sede nº 1 da empresa é em Nova Iorque. A segunda sede é no Rio de Janeiro.

Após o rombo das Lojas Americanas, a esperada queda as ações da AMBEV vem se desenrolando,  uma vez que os acionistas majoritários das Americanas são os mesmos da Ambev, atingindo desempenho negativo de 8% nos últimos dias. Ontem, 01/01, a CervBrasil, associação dos fabricantes de cervejas não vinculados à Ambev, publicou estudos apontando um rombo de 30 bilhões de reais do grupo de Lemann referentes a supostas manobras tributárias encontradas na Zona Franca de Manaus.

Analistas do mercado apressaram-se em dizer que esses números estão inflados e que a empresa não está tão ruim. Três grandes bancos estadunidenses aos quais o 3G Capital está ligado: JP Morgan, Goldman Sachs e Citi corroboram a saúde fiscal da empresa.

Mesmo assim, são os foliões que terão que ajudar a pagar os rombos que a AMBEV trouxe para a praça do povo. Mas, na folia do Lemann , deve ter muita gente sem graça no salão.

https://causaoperaria.org.br/2023/ambev-tem-o-monopolio-ate-dos-camelos-no-carnaval/

 

 

Editado por E.R
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NO RIO DE JANEIRO

Venha desfilar no carnaval com o PCO!

Pela segunda vez, militantes do partido irão desfilar no carnaval com a escola de samba Unidos do Jacarezinho

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Ocarnaval já chegou no Rio de Janeiro! Como de costume, o início do ano para os cariocas já começa num intenso agito para uma das maiores festas populares do mundo. Por aqui, as ruas já estão todas tomadas pela folia, com vários blocos acontecendo simultaneamente. Nosso partido tem como tradição atuar no meio dessa grande festa, justamente pelo seu caráter popular e por ser um evento que agrupa uma enorme massa de pessoas.

Neste ano, além de organizar uma grande intervenção no carnaval, os companheiros do Partido da Causa Operária irão desfilar mais uma vez com a Unidos do Jacarezinho, escola de samba da favela onde temos uma atuação política já há algum tempo. Foi graças a esse trabalho, que fomos convidados a ter uma ala na escola. No ano passado, com os componentes da ala do PCO, a escola fez um incrível desfile no 1º de maio, na manhã antes da manifestação do dia dos trabalhadores. Nossa ala foi uma das melhores da escola, inclusive.

Pela segunda vez, o PCO no Rio de Janeiro está se organizando para levar ainda mais pessoas para desfilar na avenida pela Série Prata da Superliga, que acontece no subúrbio do Rio, em Cascadura. A Unidos do Jacarezinho é uma escola com grande potencial, mesmo não contando com todos os recursos que as outras escolas possuem. É quase como um trabalho militante, com pouco dinheiro, que precisa ir de um a um para recrutar pessoas para desfilar, um trabalho de convocação e mobilização constante. Uma tarefa mais do que apropriada para toda a militância do partido.

Aproveitamos a oportunidade para convidar todos os cariocas ou os que estiverem na cidade maravilhosa de passagem a virem desfilar conosco, na ala do PCO! O carnaval é uma festa do povo, uma oportunidade de ouro para levar a política do partido e, no caso da nossa participação com a Unidos do Jacarezinho, é também uma forma de aproximar ainda mais com a comunidade.

Os próximos ensaios ocorrem nos dias 10 e 15 de fevereiro. O desfile será no dia 24, na sexta-feira, logo após o carnaval. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 96773-2721 para participar com a gente.

https://causaoperaria.org.br/venha-desfilar-no-carnaval-com-o-pco/

 

 

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A Globo está com dificuldades de conseguir patrocinadores para a sua cobertura do Carnaval, que começa em oito dias.

Até o momento, apenas uma marca fechou contrato com a Globo.

Outras negociações estão em andamento, mas a situação é complicada. O mercado publicitário torce o nariz para investir em televisão até abril, e os desfiles das escola de samba não têm atraído anunciantes.

Segundo apurou o Notícias da TV, só a Brahma, marca de cerveja pertencente à Ambev, maior distribuidora de bebidas do Brasil, comprou a cota de patrocínio até agora. 

A Globo ainda busca outras oportunidades porque fica impossível de fechar as contas com apenas um patrocinador. Pelo menos outras duas negociações estão em andamento. Se não conseguir assinar os contratos, a Globo terá prejuízo com a cobertura.

Os diretores da emissora não culpam o departamento comercial, mas o mercado publicitário.

Em diversas consultas feitas pela Globo, a resposta foi que as empresas não vão fazer grandes investimentos até abril - quando termina o BBB 23 e a programação de televisão terá novidades.

Isso não acontece só na líder de audiência. A Record teve dificuldades para vender o Campeonato Paulista, por exemplo, e só conseguiu avançar após o torneio de futebol começar. As agências que intermedeiam as negociações alegam que queriam conferir o ibope das primeiras partidas antes de investir.

Neste ano, a Globo testa um modelo de negócio diferente com o Carnaval de São Paulo. Pelo novo contrato, a emissora reduz o pagamento fixo para as agremiações e deposita um valor variável, que será repassado a depender de metas publicitárias alcançadas.

A preocupação maior está justamente aí : se as vendas não forem tão bem como se esperava, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) pode ficar com o pé atrás na hora de renovar o contrato para 2024.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirma a negociação com a Brahma e a possibilidade de novos negócios :

"A Brahma é a patrocinadora do Carnaval Globeleza 2023, que inclui a transmissão dos desfiles das escolas de samba de SP e do RJ, e do programa Glô na Rua, novo projeto da TV Globo que mostra a folia em cinco capitais do país : Salvador, Recife, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda há outras oportunidades comerciais para o Carnaval 2023 abertas ao mercado para anunciantes interessados no projeto".

Fonte : https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/mercado-torce-o-nariz-e-globo-passa-sufoco-para-vender-desfiles-do-carnaval-97174

 

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FESTA POPULAR

O controle do carnaval é ditadura

O povo e os blocos devem ter total liberdade para festeja

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Embora o carnaval propriamente só comece na próxima semana, nas principais cidades do país a data oficial da folia começou nesse sábado, dia 11, e deve ir pelo menos até o último final de semana do mês.

O carnaval de rua com os blocos ganhou muita força nas grandes cidades nas últimas décadas. Embora seja uma forma muito tradicional de folia, os cordões e blocos de rua, com exceção de cidades como o Rio de Janeiro, Recife e Salvador, estiveram por um tempo sem muito destaque.

O grande investimento nesse tipo de carnaval na maior cidade do país foi importante para o desenvolvimento em outros lugares. Cordões, blocos e bandas de rua tradicionais sempre aconteceram em São Paulo, mas graças a um movimento desses grupos, exigindo da prefeitura uma estrutura mínima para os desfiles, é que o carnaval de rua cresceu.

Esse movimento data de aproximadamente 20 ou 15 anos atrás e, como tudo no capitalismo, o resultado foi contraditório e está bem marcante neste carnaval de 2023.

Os grandes capitalistas notaram que o carnaval de rua em São Paulo era um grande negócio e passaram a investir cada vez mais nisso. A prefeitura, por sua vez, viu no evento grandes possibilidades econômicas e políticas.

Quanto mais foi crescendo, quanto mais dinheiro foi sendo colocado e quanto maior foi a presença da iniciativa privada no carnaval de rua, um fenômeno bem típico do capitalismo passou a acontecer: os grandes blocos, impulsionados por grandes empresas e celebridades, começaram a engolir o carnaval de rua mais tradicional.

A situação chegou num ponto tal que recentemente o ex-prefeito João Doria (PSDB) tentou restringir o carnaval de rua a locais específicos como o Autódromo de Interlagos e o Parque do Ibirapuera para, assim, se manter a apresentação apenas dos grandes blocos empresariais.

Embora não tenha sido bem sucedido graças à mobilização dos blocos tradicionais, o plano de restringir o carnaval de rua continua. Este é o primeiro carnaval após a pandemia e blocos tradicionais tiveram dificuldades de se inscrever. Os que conseguiram, reclamaram da falta de atenção da prefeitura.

Ao mesmo tempo em que a organização do carnaval pela prefeitura foi importante para garantir a existência dos blocos, esse fato resultou num controle sobre os cordões, o que implica em exigências absurdas. No final, é um atentado contra a espontaneidade do carnaval.

Quanto maior o controle, maior a ditadura contra os blocos. Isso sem contar os inúmeros casos de repressão, como o toque de recolher absurdo que acontece em plano carnaval, impedindo que se fique nas ruas após as 20h.

A solução para isso é exigir que o carnaval seja controlado pelos próprios blocos e cordões organizados. A prefeitura tem o dever apenas de fornecer a estrutura necessária para que essa festa popular aconteça, com liberdade para os foliões.

https://causaoperaria.org.br/2023/o-controle-do-carnaval-e-ditadura/

 

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:emoglobo:

A Globo já imaginava que vender o Carnaval de 2023 seria uma tarefa difícil, tanto que reduziu drasticamente o compromisso financeiro com as escolas de samba de São Paulo para este ano, mas a emissora não imaginava que seria tão ruim.

A Globo vendeu somente uma cota de patrocínio do Carnaval, como revelado pelo colunista Gabriel Vaquer e confirmado por Splash.

O tamanho do corte dos valores dá uma ideia da dimensão do problema. Pelo acordo fechado em 2021, a Globo pagará neste ano R$ 700 mil fixos para cada escola em São Paulo. É cerca de metade do valor do contrato anterior.

Para compensar a queda, o novo acordo prevê que as escolas tenham participação nos resultados comerciais da Globo.

Se a Globo vendesse todas as cotas de publicidade pelo valor planejado, as escolas receberiam em torno de R$ 1,4 milhão, quantia semelhante a paga pela emissora no Carnaval anterior.

Depois de bater na porta de outros canais de TV e ouvir propostas semelhantes à da Globo, e até inferiores, as escolas de São Paulo aceitaram entrar no risco com a emissora carioca, fechando um contrato de apenas um ano.

No Rio de Janeiro vigora um contrato mais longo, válido até 2025, mas a renovação também deverá sofrer ajustes significativos de preços.

O mercado de publicidade está em crise. No mundo, a perspectiva econômica é ruim, e no Brasil a crise das Lojas Americanas tornou o cenário ainda mais desafiador no mercado de mídia. As marcas estão cortando investimentos de marketing em todas as plataformas.

Para a Globo, neste cenário o Carnaval se tornou um problema. O custo de engenharia para a transmissão do evento é extremamente alto. Como a regra na empresa é permanecer apenas com atrações que não tragam prejuízo, o futuro do Carnaval na TV se torna cada vez mais incerto.

Se a Globo abriu mão até de campeonatos de futebol para não perder dinheiro, por que seguir com o Carnaval ?

Além disso, quando a emissora vende publicidade em atrações como o BBB, ela fica com 100% da receita e, quando vende no Carnaval, divide o resultado com as escolas, diminuindo seu lucro. Se o mercado está difícil e com pouca publicidade, melhor focar no que é totalmente seu.

A Globo ainda poderia vender cotas de patrocínio do Carnaval e tentar negociações mais agressivas, mas as chances de recuperar o investimento são consideravelmente reduzidas a cada dia que passa, principalmente porque a informação da dificuldade de vender chegou aos anunciantes.

Em 2022, a Globo comercializou suas cotas de Carnaval por R$ 42,2 milhões. Nada indica que algo tenha mudado nas cifras, mesmo porque a Ambev apenas renovou o contrato. Mas os custos seguem enormes. Do valor da cota vendida, 20% fica com a agência a título de BV (bônus por volume, gratificação comum no mercado publicitário), o que significa menos R$ 8,44 milhões.

Em São Paulo, cada escola também irá receber R$ 700 mil fixos. As 14 escolas são uma conta de R$ 9,8 milhões.

Há mais contas. Se a Globo vendesse todas as cotas comerciais, o valor das escolas poderia chegar a até R$ 20 milhões em São Paulo. Vendendo apenas uma de cinco cotas, é reduzido, mas ainda gira em torno de R$ 2 milhões a serem pagos adicionalmente para as escolas de São Paulo. Após esses descontos, restaria para a Globo algo próximo de R$ 22 milhões.

Mas ainda existe toda a conta do Carnaval carioca. Cada agremiação carioca recebe cerca de R$ 2 milhões da Globo. O saldo de R$ 22 milhões é pequeno em vista dos R$ 24 milhões a pagar para as escolas cariocas.

A conta fica ainda pior se considerarmos os impostos e custos de engenharia e transmissão, também na casa de milhares de reais. O Carnaval é um "pesadelo" de horas extras e alimentação das equipes trabalhando na avenida. Obviamente, se a Globo vender mais cotas, a conta muda. Mas com apenas uma cota comercializada, o prejuízo é certo e milionário.

O Carnaval seguir na Globo, ou em qualquer TV, é cada vez mais uma decisão financeira. As escolas de samba sabem disso. Após reuniões com outras emissoras, a conclusão dos diretores das agremiações foi que, se é difícil vender na Globo (líder de audiência e dona da maior equipe comercial), dificilmente seria mais fácil em outro canal ou plataforma.

Para as escolas de samba a crise nas TVs é um problema imenso. Os direitos de transmissão dos desfiles estão entre as principais fontes de receita.

"De fato tivemos uma queda de receita", diz Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP. "Mas conseguimos repor uma parte do valor perdido de TV com novos patrocínios e venda de ingressos. Teremos um ano de arquibancadas lotadas".

Sobre um eventual fim do Carnaval na TV, Sidinei Carriuolo avalia ser pouco provável por ser "um evento muito tradicional", mas afirma que a Liga tem alternativas se um dia isso acontecer.

"Fizemos a transmissão do Grupo de Acesso 2 deste ano no YouTube e foi um sucesso. Tudo feito pela própria Liga e com transmissão HD", diz.

Dos entrevistados pela coluna, Carriuolo foi o único que aceitou a ser citado no texto. Procurada, a Globo não comentou.

O faturamento no YouTube é uma fração do valor pago pelas TVs, mas o mercado está se transformando rapidamente.

Fonte : https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2023/02/16/globo-pode-ter-prejuizo-com-carnaval-e-escolas-nao-descartam-fim-da-tv.htm

O modelo atual dos desfiles não é sustentável. Deveriam reduzir o número de carros alegóricos e o tempo de cada desfile. Cada desfile deveria ter, no máximo, uma hora.

E a Globo só deveria manter as exibições se der lucro, se não der, abre mão, que nem fez com os campeonatos estaduais de futebol.

E aí que seja transmitido no YouTube ou em serviço de streaming (Amazon, Neflix ou outro).

Se sair da TV aberta, dá até para mudar o horário do desfile, começando mais cedo, às 20:00 da noite.

Editado por E.R
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FESTA DO POVO!

Desfiles, blocos e bailes: participe do Carnaval do PCO

O Partido da Causa Operária convida a todos para o Carnaval do PCO. Serão diversas atividades ao longo dos dias de festividades populares

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OPartido da Causa Operária se prepara para a chegada do Carnaval. O partido reconhece o caráter amplamente popular dessa festa e a importância política do carnaval, sempre recheado de protestos e manifestações políticas e por isso convoca todos a participarem dos blocos, bailes e desfiles com o Carnaval do PCO!

Em São Paulo, serão realizados dois bailes de fantasia no Centro Cultural Benjamin Péret, no bairro da República, nos dias 18 e 20 de fevereiro, a partir das 15h. Além disso, os militantes de São Paulo se preparam para desfilar na Em Cima da Hora Paulistana, escola de samba de Grajaú/Parelheiros, zona sul de São Paulo.

O desfile será na madrugada do dia 26 para o dia 27, de domingo para segunda-feira, na Vila Esperança, Zona Leste. Para mais informações e para confirmar sua participação, basta entrar em contato pelo telefone  11 95106-0007.

No Rio de Janeiro, o bloco do PCO está se organizando para ir às ruas por dois dias, com data ainda a confirmar. O bloco contará com a presença da Bateria Popular Zumbi dos Palmares e promete arrastar o povo do Rio de Janeiro num intenso samba e com muita política! Os companheiros do Rio também farão uma participação especial na Unidos do Jacarezinho, que disputar a Série Prata da Superliga Carnavalesca e irá desfilar na Zona Nrte da cidade. O PCO possui uma ala na escola de samba da favela do Jacarezinho desde o ano passado. O desfile ocorrerá logo após o Carnaval, no dia 24, sexta-feira. Os interessados em desfilar  podem entrar em contato pelo telefone (21) 96773-2721.

Em Florianópolis, Santa Catarina, os companheiros do PCO participarão do Bloco Tô com Lula, que realizará seu cortejo no sábado e terça de Carnaval, dias 25 e 28 respectivamente. Os interessados em somar devem entrar contato pelo número (48) 9949-5510.

Não deixe de participar e se manifestar, o Carnaval é um momento ímpar para a esquerda, que precisa estar nas ruas com sua irreverência, suas críticas políticas, e manifestações em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

 

https://causaoperaria.org.br/2023/desfiles-blocos-e-bailes-participe-do-carnaval-do-pco/

 

 

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