Ir para conteúdo

Flávio Ricco: TV deu importância exagerada à morte de Roberto Bolaños

Clark Kent

Recommended Posts

TV deu importância exagerada à morte de Roberto Bolaños

10410943_10152247448933239_5327828740465

É da prática da televisão brasileira usar de extremos absolutos. Ou simplesmente ignora assuntos que são importantes ou, sem se fundamentar a um mínimo de coerência, carrega demais na tinta em outros. Resumindo a ópera, ou faz demais ou faz muito de menos.
A pergunta pode parecer antipática, mas tem que ser feita: a morte do Roberto Bolaños, além de ser lamentada como é natural acontecer, merecia um barulho enorme assim?

Evidente que o personagem, Chaves, tantas vezes apelado pelo SBT, se tornou bastante conhecido em nosso país. Várias gerações se acostumaram a vê-lo, quase todos os dias, em diversos horários na televisão, mas a comoção pelo seu desaparecimento justificou tudo que acabou sendo feito?

Raramente se viu o SBT, em tantos outros acontecimentos, se comportar da mesma maneira, dando-se inclusive ao trabalho de custear transmissões ao vivo do México. Ronald Golias, um dos seus contratados, que para nós teve tanto ou maior valor que Bolaños, não chegou nem a um terço disso. Ele e inúmeros outros, como a própria Hebe ou Chico Anysio, uma figura acima de cores das emissoras. Mais uma vez, o que se viu, foi uma tentativa de tirar proveito da situação. O que se conhece como desespero por audiência.

O "Chaves", para o SBT, mesmo com o Bolaños sepultado, continuará sendo fator da sua sobrevivência.

Ainda no caso do "Chaves"...
O que se viu foi praticamente todas as emissoras darem o registro da sua morte.

A Globo, como maior de todas, por exemplo, no "Jornal Nacional", no "Fantástico" e, ontem, quase um minuto na Ana Maria.

http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2014/12/02/tv-deu-importancia-exagerada-a-morte-de-roberto-bolanos.htm

Link para o comentário

Cara, confesso sinceramente que também tive essa impressão com aquela enxurrada de noticiários de tudo quanto é canto falando daquilo e tal. Na realidade, Roberto é apenas um mero mortal e "Chaves" apenas um seriado humorístico. Não estou dizendo que as suas obras deixam de ser grandiosas em todos os aspectos, Chespirito foi um excelente artista e deve ser reconhecido como tal, mas analisando tantas mortes por aí afora que não foram tão valorizadas como a dele é de se estranhar, mesmo que seja por um mero fragmento de segundo, lá no seu sub consciente.

Mas enfim, peço que não me levem a mal, acho que o Flávio foi infeliz em algumas colocações e comparações.

Link para o comentário

Parei em Ronald Golias melhor do que Chespirito. :lol: :lol: :lol:

Mas concordo com ele, que isso foi unicamente pela audiência, vide o tweet do Murilo.

Link para o comentário

Eu acompanhei em 2005 a perda do meu maior ídolo brasileiro, que é Ronald Golias, teve importância sim para o SBT e para o Brasil em geral, agora CH? Lógico que teve importância no Brasil, mais que Golias sim e olha que falo isso sendo fã dos dois, o SBT quis tirar proveito da situação? Também, é só ver os episódios de ontem, mas eu também acompanhei o caso da Hebe e teve sim muita repercussão, no Domingo Legal principalmente, com o Chespirito foi mais na Eliana, mas a repercussão de RGB nos meios de comunicação em geral foi muito maior e obviamente por atingir muitas gerações, afinal desde 84 não é pra qualquer né? Chaves sempre salvou a pele dessa emissora em várias ocasiões, queira ou não, acho justo tudo que o SBT fez apesar de saber que com intenções de terceiros.

Link para o comentário

Pode até ter acontecido um apelo por audiência, o SBT adora isso, mas foi bom poder acompanhar uma maratona pelo Chespirito.

Comparar o Ronald Golias ao Bolãnos, é brincadeira, só pode ser.

Link para o comentário

Cara, sinceramente! Acho sem coerência as palavras destes autores. Como é que podia ser diferente? Um artista que já parou de gravar há anos e que faz este sucesso imenso até hoje. Só de Brasil foram 30 anos!!! Traduzido para 50 países!!! Seguidores pelo mundo inteiro que se importam com cada notícia trazida. Será que o Golias tem um legado deste tamanho para ser comparado mundialmente? Sem dúvida que foi um grande humorista, assim como Chico Anísio, mas as conquistas de um para o outro nem se comparam. Não sou a melhor pessoa para abordar este assunto, mas acho que um mínimo de pesquisa já mostraria tais fatos. Há quem não se simpatize com o humor do Chespirito e acredito que este seja o caso. A cobertura foi a altura do artista na minha opinião. :televisa::emosbt::bounce:

• Curtir 1
Link para o comentário
Gentalha Gentalha!

Um jornalista que atua na área de televisão e que claramente não é capaz de entender a importância do Bolaños não é alguém que mereça ser levado a sério.

Link para o comentário

Se ele entendesse o programa entenderia que Chespirito teve mais importância que todos os outros, claro que o SBT se aproveitou, mas fez uma bonita homenagem.

Link para o comentário

Como o @RAMONCHITO disse no ExperTV: Chaves enfrenta recalque desde que chegou no país, e até depois que morre.

É lógico que houve apelo por audiência, como em tudo na televisão hoje em dia. Porém nem a cobertura e nem as homenagens foram exageradas. Foi o mínimo que Chespirito merece por tudo o que foi e fez em vida. Se esse senhor desconhece seu legado e não teve infância, só lamento por ele.

E uma ova que Golias e Hebe não receberam a mesma importância quando faleceram. A cobertura da morte da Hebe foi mais extensa e maçante, inclusive.

• Curtir 1
Link para o comentário

Audiência toda a emissora busca pelo que colocam no ar, mas Chespirito teve as homenagens e toda essa importância porquê mereceu, não houve exagero.

Me lembro de quando Golias faleceu, foram feitas homenagens na Praça, na programação, falaram nos jornais e fizeram transmissão do funeral, também merecido.

Hebe idem, pararam um Sábado inteiro, Cabrini ficou ao vivo por várias horas apresentando, transmitiram homenagens, falaram nos jornais e no Domingo de manhã... o adeus, preciso dizer que também foi merecido? Já disse.

Não há um melhor ou menos pior do que o outro quando a questão é a importância, cada um deixou seu legado, fizeram uma trajetória baseada no que melhor sabiam, receberam as homenagens e aplausos correspondentes e agora descansam em paz.

• Curtir 1
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...