Ir para conteúdo

E se Chaves tivesse chegado antes ao Brasil, na década de 70?

iago83

Recommended Posts

Não existem episódios censurados do Chaves, e a censura militar era mais ''cega'' se comparado a atual. Antes se a série fosse classificada como ''livre'', todos os episódios seriam.

Vocês exageram demais sobre esse negócio de episódios censurados.

• Curtir 1
Link para o comentário

Quanto a episódios censurados, a Censura Federal sempre censurava episódios usando critérios políticos e morais. Com certeza, as cenas em que o Chaves lambe um ferro, em que come os peixinhos da Chiquinha, o episódio das marteladas e o episódio em que Seu Madruga explica a diferença entre as duas Alemanhas, na minha opinião, seriam censurados.

Link para o comentário

É válido lembrar que a ditadura no Brasil durou até a posse de José Sarney na presidência em 1985, e em 1984 já eram exibidos pelo menos dois dos episódios citados acima.

Eu acho que o humor puro de CH não chegaria a ter problemas.

Link para o comentário

Não existem episódios censurados do Chaves, e a censura militar era mais ''cega'' se comparado a atual. Antes se a série fosse classificada como ''livre'', todos os episódios seriam.

Vocês exageram demais sobre esse negócio de episódios censurados.

Na época em que estreou Chaves no Brasil, já estava quase no fim da ditadura e não existia mais a censura prévia. Se o Chaves chegasse antes de 1977, com certeza teria episódios censurados, pois naquela época, a ditadura era muito repressiva e a censura federal censurava programas de acordo com critérios políticos e morais. Veja mais sobre isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil#Censura_durante_o_regime_militar

Editado por iago83
Link para o comentário

"Peixinhos Dourados", por conter violência a animais domésticos, e aquele que não lembro o nome de 73 cheio de pancadaria e violência explícita.

Sei não... As sessões de filmes da época exibiam coisas até bastante pesadas. SBT é o maior exemplo disso.

Editado por Chambón
Link para o comentário

Não é bem assim Iago, quando uma série é classificada como ''livre'', é porque a emissora apresenta a sinopse para o órgão e ele tem um tempo para classificar ou reclassificar se a classificação já foi dada.

E outra, naquela época, o que mais pesava na classificação eram o quesito das drogas e sexo, além do método de avaliar o que se passa na TV ser muito falho. A Sessão da Tarde, por exemplo, até os anos 2000 passava filmes +16, Pica Pau tinha cenas que hoje não são mais censuradas (como a do serrote que corta o Zeca Urubu ao meio - e creio que deve ter sido a mandado pela própria distribuidora), as novelas da Globo mostravam cenas de sexo a tarde e outros inúmeros casos.

Editado por Gabriel CH
Link para o comentário

E outra, naquela época, o que mais pesava na classificação eram o quesito das drogas e sexo

Sangue e nudez explícita também.

Igor???

Editado por Chambón
Link para o comentário

Pica Pau tinha cenas que hoje não são mais censuradas (como a do serrote que corta o Zeca Urubu ao meio - e creio que deve ter sido a mandado pela própria distribuidora)

Na verdade, no caso dessa cena ela passava antigamente no Sbt por terem a cópia velha, as remasterizadas nos anos 2000 é que vieram com esse trecho cortado na matriz para exibições na televisão, isso feito lá nos EUA, por isso atualmente é que ela não passa.

Enfim... mesmo que se Chaves fosse adquirido na década de 70 não apresentaria problemas com cenas apenas conhecidas como "mais fortes", que na verdade não passam de pura brincadeira, na certa seria a mesma quantidade de episódios exibidos em 1984.

Link para o comentário

Na verdade, no caso dessa cena ela passava antigamente no Sbt por terem a cópia velha, as remasterizadas nos anos 2000 é que vieram com esse trecho cortado na matriz para exibições na televisão, isso feito lá nos EUA, por isso atualmente é que ela não passa.

Eu me confundi nessa parte e quis dizer exatamente o contrario. Mas a ideia da distribuidora é a mesma, acho que se passassem essa cena aqui no Brasil atualmente ela não seria censurada.

Editado por Gabriel CH
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...