Ir para conteúdo

Qual a verdadeira causa da queda de audiência de Chaves e Chapolin?


Barbirotto

Recommended Posts

Chaves e Chapolin vem decaindo na audiência de uma maneira surpreendente nas últimas semanas, tendo inclusive Chapolin ter saído do ar provavelmente por esse motivo.

Mas a que se deve essa baixa? Incompetência do SBT? Saturação das séries? Ou simplesmente o grande público "enjoou" de CH?

Deixe sua opinião.

Editado por Barbirotto
Link para o comentário
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Lucas Fernando

    4

  • Gabriel Maciel

    4

  • Bruce Dubber

    4

  • Barbirotto

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Simples: Saturação.

No caso de Chaves, é com certeza a saturação. O SBT poderia aproveitar muita melhor ele, tem mais de 220 episódios e faz macanda em exibições. O seriado já teve o auge que tinha nos anos 80, ele tinha que ter um horário fixo na grade para acostumar o público com ele.

No caso do Chapolin, é esse vai e vem, não constrói um público fiel (além dos fãs). O SBT não merecia o terceira lugar que ocupa, é muito desorganizada. Quero ver quando acabar o Carrossezinho deles o que vÃo bolar.

Link para o comentário

Minha opinião é a seguinte:

No caso do Chaves são as incansáveis reprises, não sabem escolher direito os episódios que colocam no ar, a exibição de hoje é um exemplo disso pois a esquete "Grito de Independência" já havia passado há pouquíssimo tempo no horário das 14h e já reprisaram hoje novamente. Vejam a do "Mosquito (1972)" quantas vezes já passou em tão pouco tempo, precisam selecionar melhor os episódios.

No caso do Chapolin, há muitos anos não é mais exibido para todo o Brasil... nem todos tem aparelho de medição... muita gente está trabalhando/estudando no horário... etc.

E pra concluir tem a velha questão da tecnologia e outras ocupações da atualidade: Hoje em dia, muita gente não assiste quase a televisão, preferem baixar suas próprias coisas e ver na hora que tem tempo. As crianças de hoje não assistem mais CH como antigamente, preferem fazer outras coisas como jogar muito video game, entrar na internet, sair com amigos. Suponho que houve grande queda de telespectadores para programas de gênero como CH, isso é a escolha do público e não há o que se fazer, os tempos mudaram.

Uma pena é pensar que um dia CH poderá ser retirado definitivamente, por isso seria bom lançarem logo de uma vez para a venda as coleções CH em DVDs ou Blu-ray com tudo o que foi dublado no Brasil, organizado por temporada e completo, assim quem gosta (que por sinal ainda existe bastante gente) compraria numa boa, pena que isso não acontece e então... a coisa fica complicada pra quem é fã de verdade.

  • Curtir 2
Link para o comentário

o que eu acho´,na minha opinião,a queda disso,foi por causa do HORARIO,deveriam colocar o chapolin e o chaves a noite.

para que todos possam assistir,e os seriados da noite colocar no horario da tarde,as visões da raven e eu a patroa e as crianças.



e,o maluco no pedaço

Link para o comentário

* Saturação evidente - Muitos episódios exibidos num só dia durante muito tempo todos os dias, de segunda a domingo. (lembrem-se de como era antigamente, um episódio por dia, de segunda a sábado, sem cortes, horarios fixos, com chamadas para as próximas partes)

* Ordem aleatória e desordenada de exibição - Um episódio exibido a cada dois anos e outro três vezes no mesmo mês (Chapolin mesmo nessa re-re-re-re-estréia teve o episódio "Para fugir da prisão" exibido duas vezes na mesma semana, e a mesma versão ainda por cima.(Antigamente, tanto para Chaves e Chapolin o SBT seguia uma certa ordem de exibição)

* Sagas sendo exibidas de uma vez e cheia de cortes - E ainda não sendo exibidas para toda rede, tornando a exibição diária mais cansativa com os mesmos comuns de sempre, e as sagas todas cortadas para caber no horário, já que agora é "proibido" uma saga não ser exibida de uma vez pelo que posso notar. Chamadas para outras partes então, nem sonhando.

* Bagunça e instabilidade de horários - desde os anos 2000 Chapolin e Chaves começaram a atrasar muito para começar, completamente diferente dos horários anúnciados. Chapolin mesmo nesse ano foi exibido na primeira semana no horário certo, depois, sem nenhum aviso passou a começar 13:40, sendo que 13:15 era o anúnciado. O telespectador liga a TV 13:15, espera 5, até 10 minutos, dai se cansa e desliga a TV achando que não vai passar mais, Chapolin era exibido 25 minutos depois do horário certo, e ainda por cima não era exibido para todo Brasil, ia ser difícil o telespectador se acostumar tendo instabilidades nos horários já na segunda semana de exibição, sem contar as inúmeras vezes que Chapolin saiu e voltou à grade, perdeu a popularidade.

* Tempos mudando - Agora é era de internet, baixar e compartilhar episódios facilmente, coisa que era quase impossível com a Internet de 10 anos atras (discadas), quando a palavra "Megabyte" ainda era algo enorme, "Gigabyte" era novidade e a palavra "Terabyte" nem sonhava em existir, quem quisesse ver episódios perdidos de CH tinha que comprar fitas do Leandro Moreira (eu mesmo ja comprei, hehe), era uma fase onde o SBT poderia ter explorado o que iria lhe render o triplo da audiência que já era esmagadora, os perdidos e semelhantes que eram tão sonhados e esperados pelo público, mas os animais nem davam bolas para e-mails e telefonemas dos fãs sobre o assunto, nem eles sabiam o que tinham nas mãos, quando voltaram a exibir (alguns em 2003) nem anúnciaram. Mas o SBT é assim, DEMORA pra cair a ficha sobre a realidade, sobre o que realmente precisa ser feito, precisou passar mais de 20 anos para terem conhecimento dos perdidos e semelhantes, mas nessas alturas, com todos os outros problemas em Chaves (cortes, saturação, etc.), os perdidos e semelhantes quase nem surtiram efeito algum na audiência, e olha que antigamente Chaves e Chapolin bombavam mesmo com praticamente a metade dos episódios que têm hoje. O SBT conseguiu saturar Chaves tendo o dobro dos episódios nas mãos atualmente.

A audiência de Chapolin desde o inicio dos anos 2000 sempre foi um pouco inferior a de Chaves, mas não era ruim, mas ambas as séries cairam no ibope juntas no decorrer dos anos, na mesma proporção e Chaves ainda leva uma certa vantagem, mas cá entre nós, também não está bem no ibope, diferença mínima com Chapolin e logo também pode rodar.

A geração de antes era muito diferente, sem internet a TV era o meio de comunicação mais importante, daqui alguns anos a TV aberta pode até quebrar, os patrocinadores vão preferir anunciar seus produtos na Internet e não na TV (isso já está acontecendo, a cada 2 ou 3 videos que você vê no youtube você é obrigado a ver alguns segundos de uma propaganda).

* CH em outras emissoras - Com metas e "brigas" menores de ibope, outras emissoras como Band e Rede TV, Chapolin e Chaves poderiam ir melhor sim, iria dar um resultado satisfatório a eles e certamente iriam se fixar na grade. Na Record certamente iriamos ter os mesmos problemas do SBT (Saturação, cortes, etc), e sendo uma emissora que está crescendo no ibope (e passando o SBT), qualquer queda no ibope iriam tirar CH do ar rapidinho. E a Globo jamais exibiria CH, pois é uma emissora que sempre renova sua programação, dificilmente volta a exibir algo mesmo que tenha sido sucesso no passado (salvo as novelas do vale a pena ver denovo).

Editado por Kvint
  • Curtir 1
Link para o comentário

De fato, são vários fatores. Não souberam administrar ambas as séries, e isso não é de agora.

Chaves vem saturando desde 2004 com diversas exibições em um mesmo dia, e Chapolin simplesmente virou um coadjuvante, que entra e sai da grade a todo instante, e isso desde 2000.

Começo a pensar na possibilidade de que se estivesse nas mãos de outra emissora, administrariam isso melhor. Pelo menos não ficaria com essa frescura de não exibir certos episódios.

Link para o comentário

Concluindo o que eu disse acima, não é Chapolin e Chaves que tiveram quedas na audiência ao longo dos anos (embora tenha os problemas citados acima) mas sim a TV toda (SBT digamos) com a nova era da internet, ou seja, 5 pontos em Chaves hoje é normal e bom, há 10 anos atras seria uma catástrofe que não duraria uma semana no ar. E como as coisas continuam seguindo o mesmo rumo (internet se expandindo ainda mais), ano que vêm 4 pontos para Chaves pode ser normal.

Mas dependendo do ponto de vista isso não é uma ameaça a Chaves, não há outra série que entre no lugar e dobre a adiência, Chaves sempre deu bons resultados, qualquer série que entre no lugar de CH pode dar um pouco a mais ou um pouco a menos de ibope mas nada muito diferente que Chaves dá, porque pra variar o SBT ainda não percebeu que o problema não é com as séries mas sim com a TV toda, então ficam testando e mudando horários e cancelando feito idiotas as séries, é isso que faz o ibope de todas elas cair cada vez mais a cada re-restréia, e com Arnold não será diferente de acordo com os pontos que vimos hoje, vai ter audiência inferior as exibições de outras épocas e poderá durar menos no ar que Chapolin durou, e tem mais, ainda podem voltar atras e exibir Chapolin denovo por mais um tempo (como fizeram com Chaves nas temporadas fiásco de "Patati Patata" e "Roda a Roda").

Não vamos desanimar =)

Editado por Kvint
Link para o comentário

São vários fatores: desde a má administração do SBT, ao excesso de saturação, e uma exibição não-linear, sem ordem (alguns episódios passam 8 vezes num ano, enquanto outros apenas duas).

Link para o comentário
Chapulín Colorado

Tenho minhas dúvidas quando a saturação do SBT. Acho que é proposital.

A anos o SBT tenta se livrar de Chaves e não consegue, porque o publico gosta.

Dai o que eles fazem?

"- Vamos ficar reprisando os episódios, colocando semelhantes, trocando o horário pra ver se o publico desencana de Chaves"

Parece que está dando certo...

Link para o comentário

Tenho minhas dúvidas quando a saturação do SBT. Acho que é proposital.

A anos o SBT tenta se livrar de Chaves e não consegue, porque o publico gosta.

Dai o que eles fazem?

"- Vamos ficar reprisando os episódios, colocando semelhantes, trocando o horário pra ver se o publico desencana de Chaves"

Parece que está dando certo...

É bem provável... Mas também atitude bastante infantil, diga-se. Se eles não querem mais Chaves, que simplesmente tirassem e não colocassem mais, como chegaram a fazer em 2004. Se a emissora em questão fosse a Globo, por exemplo, cancelaria a série e f*d@-se quem não gostasse...

Link para o comentário

Vai parecer redundante, mas tenho a impressão de que os colegas acima já conseguiram esgotar bem a situação.

Todas as razões, creio, já apareceram aqui.

Mas, realmente, a discussão é interessante.

Link para o comentário

Acho que Chaves merece um descanso, e também pela saturação. Já Chapolin, não vejo motivo que seja válido, pois é uma série de episódios independentes, nunca parece se repetir, pois cada história é como se fosse um filme. Acredito que ninguem esperava Chapolin voltar, e ainda com os perdidos, e tal..sei lá, os membros de cima explicaram já xD

Link para o comentário

Má distribuição do SBT, provocando.

Cortes perceptíveis ao público.

Concorrência de programas com estratégias mais inteligentes.

Diretor de programação ridículo.

Mudança de horário constante (sem mimimi, Chaves começava ás 18h, foi pras 18h15 depois ficou pulando de 18h30/40 de acordo com as novelas vespertinas).

Link para o comentário

o horario certo para passar chaves e chapolin é o horario das 18:00

quando a familia esta em casa e tao, eles erram e depois falam que a culpa é das series

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      506

      Um Maluco no Pedaço

    2. E.R
      214

      Vai e Vem do Futebol 2024

    3. Quico Irônico
      122

      CH voltará a ser exibido na TV em 2024

    4. Marcelo Jungbluth
      122

      CH voltará a ser exibido na TV em 2024

    5. Marcelo Jungbluth
      852

      SBT

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...