Ir para conteúdo

Procura-se, vivo ou morto! Afinal, por onde anda o PodCHast?

Lucas de Brito

Recommended Posts

E aí, pessoal! Segue a minha nova coluna, espero que gostem! :D

NOTÍCIAS

podchast-2.png

Chapolin ainda aguarda um nova edição, e você?

Procura-se, vivo ou morto! Afinal, por onde anda o PodCHast?

Olá, pessoal! Estou de volta com mais uma coluna para o Portal FUCH, dessa vez falarei sobre o PodCHast. O que aconteceu com um dos mais promissores projetos do FUCH?

Como todos sabem, ou a grande maioria, o PodCHast é um programa do gênero podcast feito pela moderação do FUCH. Ele estreou em dezembro de 2011 e teve sua segunda edição lançada em fevereiro de 2012. Com o comando deste que vos fala, Lucas_CH, teve como temas os episódios de Natal e Ano Novo e os episódios perdidos. Mas porque o projeto parou de uma hora para outra? Eu digo para você.

O PodCHast é um programa bem complexo no termo da edição. A evolução nela é uma coisa que vem com o tempo. Basta comparar a primeira com a segunda edição e verá que a edição melhorou (nem que seja um pouquinho). Na suposta 3ª edição - Pt. 2, tentei buscar um alto nível de edição e infelizmente isto tomou muito tempo. Sim!! 1 ano de edição e ainda não foi lançado, que coisa, não?

Conto também por esta coluna que já me passou por várias vezes cancelar de vez o projeto por causa da edição. Em conversa franca com a Eu acho... , ex-moderadora do FUCH, ela me disse para ver o que os usuários achavam. Com absoluta certeza vocês querem ver uma edição do PodCHast. E claro, eu também.

Espero que consiga lançar essa edição, ou se não façamos outra, e deixar essa 3 - Pt. 2 apenas no programa de edição de áudio. É um supositório, digo... Suposição, mas vejamos no que vai dar.

Quero saber a sua opinião, caro leitor/usuário. Devemos ou não prosseguir com o PodCHast? Fica essa incógnita no ar!

Um abraço a todos vocês e nos vemos na próxima coluna. ;)

Portal FUCH

Link para o comentário

Sei que é trabalhoso PRA CARAMBA a edição de um podcast. Por isso, acho que deveria ter um tempo reduzido e um espaço de tempo mais próximo. Exemplo: Dependendo dos assuntos, a cada 2, 3 meses um edição de 45 minutos, 30 minutos, etc. Acho bem melhor que uma edição de 2 horas, divididas em duas partes e com ano de edição.

O Podcast é um projeto promissor que ainda não andou, só falta um pouco de organização para alavancar.

Link para o comentário

Geralmente, um podcast normal dura 60 minutos, e aqueles mais bacanas duram até 90 minutos. Poucas vezes chega a 45 minutos. Voces deviam ser mais criativos nos proximos.

Gostei da coluna, ficou bem bacana

Link para o comentário

Tenho essa experiência de editar o áudio por causa do Programa Vizinhança do Chaves. Isso já basta para acreditarem em você quando diz que dá trabalho: cancelei o projeto.

A edição de um podcast, apesar de ser agradável de ser feita, tem muitas fases, que devem ser realizadas com atenção: normalização de todas as faixas de áudio, inclusão de músicas e efeitos sonoros, inclusão de áudios das séries (que por sua vez, devem ser retirados de vídeos e convertidos para MP3), adição de vinhetas, exclusão de partes inapropriadas ou inúteis, atenção para que o tempo seja igual em todas as edições, salvar em mp3, hospedagem.

É bem diferente do que editar, por exemplo, um comercial de 30 segundos. Por isso compreendo meu amigo Lucas (sem contar que o PodCHast dá mais trabalho que o Programa VdC, que era mais musical). Contudo, um ano acho que é demora demais. Os assuntos que vocês comentaram na época já devem estar desatualizados.

Uma solução: realizar o podcast "ao vivo", apenas salvando a gravação depois. Contras: áudio da trilha ficar com qualidade ruim, pois seria incluso ao mesmo tempo em que os microfones estão ligados e carência na edição. Pró: apenas salvar e hospedar, algo que não dá trabalho.

Abraço.

Link para o comentário

Bem, bem, bem... o PodCHast é um projeto interessante. Porém, como o Marcos Alexandre disse, precisa ser melhor organizado.

Uma coisa que precisa ser reduzida é a duração. Ao invés de duas horas, poderiam ser apenas 30/40 minutos, pois também não fica cansativo. Também poderiam ser feitas edições mensais ou bimestrais, pois criaria uma espécie de hábito nos usuários.

É ruim ouvir um podcast desatualizado.

Me ofereço para ajudar na edição. :)

Link para o comentário

Gostei da coluna... Deve ser bem trabalhoso a edição de um PodChast, mas o resultado é muito bom... Acho que se diminuísse o tempo pra uns 30 min fosse melhor para editar!

Editado por JoelJunior15
Link para o comentário

A duração realmente deveria ser diminuída, até para não ficar um tanto cansativo.

Quanto ao intervalo de cada edição, fazer uma bimestral, por exemplo, poderia não ser um bom negócio, pois corre o risco de não haver assunto.

Link para o comentário

A duração realmente deveria ser diminuída, até para não ficar um tanto cansativo.

Quanto ao intervalo de cada edição, fazer uma bimestral, por exemplo, poderia não ser um bom negócio, pois corre o risco de não haver assunto.

Acho que uns 4 meses seria legal, daria três por ano. E poderia ter assuntos para discutir...

Editado por JoelJunior15
Link para o comentário

Esse projeto do FUCH é muito legal, então deve continuar, mas com uma pausa merecida, como o Marcos falou ...

Não é um plano fácil, mas com força e autodeterminação, consegue.

Boa sorte !

Link para o comentário

Também concordo com o Marcos Alexandre, as edições tem que ser pequenos, uns 30 minutos já está ótimo. :)

Link para o comentário
  • Atividades

1. Marcelo J.
      500

Um Maluco no Pedaço

2. Doutor Delgadinho
      1853

NOVELAS

3. Raphael
      500

Um Maluco no Pedaço

4. Raphael
      910

SBT

5. Marcelo J.
      500

Um Maluco no Pedaço

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...