Ir para conteúdo

CARROS


Marcos Albino

Recommended Posts

NOTÍCIAS

O ESTADO DE S.PAULO

Após quatro décadas de mercado, dois dos automóveis mais vendidos no país, responsáveis pela introdução de novas tecnologias e com legiões de fãs, vão deixar de ser produzidos.

Fiat Uno e Volkswagen Gol são os últimos “carros populares”, segmento que já respondeu por 70% das vendas no Brasil.

Hoje classificados como “carros de entrada”, que são os mais baratos de cada marca, já não têm preços tão atrativos. Tecnologicamente defasados, não têm condições de receber melhorias em segurança e eficiência energética.

No próximo ano, a legislação estabelece índice menor de emissões para os novos carros. Em 2024, todos terão de ter controle de estabilidade, importante item de segurança.

O Gol, hoje com 41 anos, ainda é o carro mais vendido da Volkswagen, mas não tem a mesma representatividade que tinha nos 27 anos em que foi líder de mercado, de 1987 a 2014.

Com 51 mil unidades vendidas neste ano – 67% para frotistas – a aposentadoria do Gol deve ocorrer em 2022.

Já o Fiat Uno deve sair de linha ainda este ano. Ele vendeu 19,3 mil unidades.

“O Gol marcou uma época e era o sonho de consumo de muitas pessoas, principalmente as versões esportivas”, diz Fernando Almeida, de 52 anos, funcionário de uma empresa de cabos elétricos em Curitiba (PR). Foi o primeiro carro com injeção eletrônica no país e o primeiro com motor flex.

Segundo o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, o novo carro de entrada da Volkswagen será o Polo Track, que chegará em 2023, versão mais despojada do Polo. O Track custará mais de R$ 70 mil.

Pablo Di Si admite que o desafio será posicionar a imagem da marca diante de pessoas acostumadas a buscar um carro popular. “Vamos ter de aprender a lidar com isso e a explicar de forma clara que mudanças são necessárias, pois garantem maior segurança ao condutor.”

O Uno também é o mais vendido da Fiat e teve 4,3 milhões de unidades produzidas. Seu substituto já está no mercado – o Fiat Mobi, que vendeu 62 mil unidades em 2021.

“O Uno é responsável pela motorização de muitos brasileiros”, diz Cássio Pagliarini, da Bright Consulting. Para ele, os dois ícones devem ser os últimos de grande longevidade. Os novos veículos já não ficam tanto tempo no mercado.

Sem Uno e Gol, vão sobrar dois modelos de carros de entrada, o Fiat Mobi e o Renault Kwid.

O que vem pela frente são veículos mais sofisticados e mais caros. “Não dá mais para imaginar carros tão simples; os modelos de hoje têm muito mais tecnologia”, diz Luiz Carlos Moraes, da Anfavea (associação das montadoras).

 

Link para o comentário
  • Respostas 222
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    74

  • JoelJunior15

    38

  • Victor235

    27

  • Biia*~*

    15

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS

Desde que construiu uma fábrica no Brasil, em 2012, a Hyundai tem se destacado pela extrema discrição. Os presidentes que já passaram pelo comando da operação dificilmente aparecem publicamente ou dão entrevistas.

Uma fábrica de motores está sendo erguida ao lado da linha de produção de veículos, em Piracicaba (SP). Os dirigentes da montadora não negam o empreendimento a quem perguntar e as obras, adiantadas, estão à vista de quem passa pelo local. Mas, até agora a empresa não anunciou quanto pretende investir. “Isso depende do tipo de motor que faremos e isso não está definido”, afirma o vice-presidente comercial da Hyundai do Brasil, Angel Martinez.

O projeto dos motores é de extrema importância para a Hyundai, principalmente em tempos de dólar elevado. Motores e transmissões dos dois modelos produzidos em Piracicaba - o compacto HB20 e o utilitário esportivo Creta - são importados da Coreia da Sul.

O executivo gostaria de ter menos problemas na produção, que, mesmo em ritmo de três turnos, não consegue atender à demanda. A fila de espera pelos modelos da marca, principalmente pela nova versão do Creta, o mais recente lançamento, varia de 60 a 100 dias. “O pior é não conseguir dar ao cliente uma previsão exata”.

O executivo diz que carro ainda é “o sonho de muita gente”. Trata-se do segundo bem de maior valor da vida para grande parte dos consumidores. É por isso que, destaca, é preciso caprichar no acabamento e nos detalhes de cada automóvel vendido.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/02/discreta-hyundai-prepara-nova-fabrica.ghtml

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

A Audi anunciou a volta da produção de veículos em São José dos Pinhais (PR) a partir do próximo ano.

A marca havia interrompido a produção de carros há um ano, na mesma região, devido à instabilidade econômica e pela indefinição em relação a créditos de impostos retidos pelo governo federal.

O anúncio foi feito pelo presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, numa cerimônia com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD).

Segundo o executivo alemão, a partir de meados de 2022, serão produzidos no Paraná, em fábrica compartilhada com a Volkswagen (do mesmo grupo), dois modelos inéditos no país — o Q3 e Q3 Sportrack.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/14/audi-anuncia-a-volta-da-producao-de-veiculos-no-parana-em-2022.ghtml

 

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
NOTÍCIAS

LAURO JARDIM - O GLOBO

As vendas de caminhões no Brasil cresceram 43,8 % em 2021 em comparação com 2020.

Pularam de 89.250 emplacamentos em 2020 para 128.326 em 2021.

 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
NOTÍCIAS

Ao que tudo indica, a Toyota prepara novidades importantes para o Corolla.

De acordo com o site japonês Creative Trends, a Toyota pretende reestilizar o modelo do Corolla ainda este ano. 

As mudanças devem se concentrar na dianteira e na traseira do Corolla, que deve seguir a atual identidade de design do carro da empresa japonesa.


Fonte https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/toyota-corolla-vai-ganhar-novo-design-ainda-este-ano,cc69c9cf798234710a3ec86a92b81a17qz36wx88.html

 

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
NOTÍCIAS

A Great Wall Motors (GWM), a maior montadora privada da China, vai abrir uma fábrica no Brasil. 

Mais precisamente em Iracemápolis (SP), no local onde funcionava até 2020 uma unidade da Mercedes-Benz. 

Um investimento de R$ 10 bilhões até 2025.

Já no ano que vem, a GWM fabricará ali 25 mil carros híbridos e elétricos. Dois anos depois, quadruplicará esse número. 

Fonte : https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/chegada-de-uma-gigante-montadora-chinesa-de-carros-ao-brasil.html

 

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
NOTÍCIAS

Comprar um carro novo nunca foi tão demorado. Por causa das dificuldades notórias de fornecimento de autopeças, e sobretudo semicondutores importados da China, o tempo de espera para quem deseja comprar, por exemplo, um Jeep Commander zero quilômetro passou para cerca de oito meses.

Em tempos pré-pandemia, não passava dos 45 dias.

Fonte : https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/tempo-de-espera-por-carro-novo-chega-oito-meses.html

 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
NOTÍCIAS

A Renault vai investir R$ 2 bilhões no Brasil até 2025.

A empresa confirmou que os recursos serão aplicados em uma plataforma para desenvolver um utilitário esportivo (SUV) e um novo motor 1.0 turbo.

A montadora informou que a nova plataforma, chamada CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, permite a criação de novos produtos no futuro, assim como uma eventual eletrificação.

Segundo a empresa, seu plano estratégico está estruturado em três fases.

A primeira fase se estende até 2023, com foco em recuperação da geração de caixa e margens.

A segunda fase vai até 2025, para renovação de produtos e aumentar a lucratividade da marca.

E a terceira fase, que deve ocorrer a partir 2025, vai focar o modelo de negócios em mobilidade, tecnologia e energia.

“Esta é uma importante fase para a Renault na América Latina, pois estamos nos preparando para lançar novos produtos e motores para os nossos clientes”, afirmou Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina.

Fonte : https://revistaoeste.com/brasil/renault-vai-investir-r-2-bilhoes-no-brasil/

 

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
NOTÍCIAS

Os preços de automóveis usados subiram 12,2%, segundo dados inéditos da Data OLX Autos, o braço de análises do setor mantido pela OLX. 

O levantamento indica ainda que o Sudeste, região de destaque no estudo, registrou negociações mais baratas que o resto do Brasil. Os anúncios nesses estados, mais aquecidos, tiveram valores médios inferiores aos do país (R$ 45 mil) e foram vendidos por preços mais baixos (R$ 36,9 mil, em números gerais).

Os carros seminovos, com até três anos de uso, foram os mais caros à disposição dos compradores on-line (média de R$ 75 mil no país).

Observados os modelos, as SUVs lideraram os preços dos anúncios : saíram com média de R$ 82,8 mil, sendo mais altos os anúncios dos HR-V (R$ 96,2 mil).

Em seguida, vieram os sedãs : R$ 49,9 mil, com destaque para o Corolla (R$ 80 mil).

E, depois, os Hatchs : R$ 35,9 mil, com o Fox disparado à frente (R$ 33 mil).

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/12/carros-usados-sairam-122percent-mais-caros-em-anuncios-on-line-este-ano-veja-os-maiores-precos.ghtml

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

Carros mais vendidos no Brasil em 2022 :

1. Fiat Strada - 112.456
2. Hyundai HBO 20 - 96.255
3. Chevrolet Onix - 85.252
4. Chevrolet Onix Plus - 75.243
5. Fiat Mobi - 72.756
6. Volkswagen Gol - 72.606
7. Chevrolet Tracker - 70.806
8. Volkswagen T-Cross - 65.341
9. Fiat Argo - 64.016
10. Jeep Compass - 63.546

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A Volkswagen interrompeu a produção do Gol em dezembro, mas o compacto vai seguir por muitos anos como um dos carros mais negociados do Brasil.

Em 2022, o Gol foi novamente o líder em transações entre os modelos usados – posto que ocupa há décadas, segundo dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos).

Foram negociadas 722,4 mil unidades do Gol ao longo de 2022. 

O número equivale a 8,3% das 8,67 milhões de transações envolvendo carros de passeio e veículos comerciais leves no mesmo período.

Entre os zero-quilômetro, o Gol fechou 2022 na sexta posição, com 72,6 mil unidades comercializadas, segundo a Fenabrave.

O compacto da Volkswagen foi líder do mercado de automóveis novos por 27 anos, e mais de 8 milhões foram vendidos no Brasil ao longo de 42 anos.

A grande disponibilidade e a manutenção simples da maior parte das versões garante a longevidade do modelo no segmento de usados.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/blogs/maquinas-do-tempo/2023/01/volkswagen-gol-foi-o-carro-usado-mais-negociado-de-2022.shtml

 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

 

NOTÍCIAS

CRISE DOS SEMICONDUTORES

Por falta de peças Volkswagen vai suspender produção no Brasil

O que ocorre no Brasil no entanto, não é um problema apenas nacional, mas sim internacional.

Uma das maiores empresas de automóveis, a Volkswagen anunciou que irá conceder férias coletivas e suspender a produção em 3 das 4 fábricas que possuí no Brasil. A Volkswagen vai conceder férias coletivas e suspender a produção em 3 de suas 4 fábricas no Brasil.

As unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) deixarão de funcionar a partir da próxima semana, e apenas a fábrica de Taubaté manterá a produção no próximo período, que irá até meados de março.

A pausa forçada se da pela escassez de peças que vem já afetando o setor nos últimos anos. Desde a crise com os chips condutores, usados na fabricação de veículos, o setor sofreu de um enorme gargalo durante a pandemia, dificultando a produção em todo o mundo. Agora, com a crescente demanda das empresas de eletrônicos pelos semicondutores, a crise se agravou.

Segundo a empresa, levará até o próximo mês para reabastecer a produção e poder voltar operar normalmente. No entanto, o tempo parado gerará perder milionárias para a produção, mostrando o tamanho da crise.

O que ocorre no Brasil no entanto, não é um problema apenas nacional, mas sim internacional. As empresas vêm sofrendo de paralisações na produção desde 2021, e a crise já esperada na economia mundial foi apenas aprofundada pela COVID-19. O caso da Volkswagen demonstra que a crise internacional do capitalismo vem ganhando tons alarmantes, paralisando até mesmo a produção de importantes empresas no Brasil. É sinal da incapacidade destas empresas se manterem de fato ativas no mercado garantindo a demanda da população.

https://causaoperaria.org.br/2023/por-falta-de-pecas-volkswagen-vai-suspender-producao-no-brasil/

 

 

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

GREVE COM OCUPAÇÃO
Metalúrgica GL Legrand está prestes a fechar as portas
É preciso ficar muito atento quanto a atitude da GL Legrand, diante do golpe anunciado, de última hora, que pode deixar os trabalhadores na mão.

Os trabalhadores resolveram parar a produção na última segunda-feira (13) devido à decisão da empresa de fechar as portas na cidade de Diadema, município do grande ABCD, em São Paulo.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC (SMABC) reuniu os trabalhadores na GL Legrand, de manhã, na Regional Diadema, para tratar dos encaminhamentos de luta após a decisão unilateral da empresa de fechamento da planta na cidade. Em protesto, não houve produção no dia anterior. O Sindicato tem reunião de negociação agendada com a empresa.

O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, destacou que, desde a troca de gestão da empresa, há cerca de três anos, o Sindicato tem percebido movimentações estranhas por parte da direção.

Disse ainda que, “a nossa insistência não foi pouca, procuramos o poder público municipal, que teve a iniciativa de se reunir com a direção da fábrica em dezembro, sinalizando benefícios que poderiam ser usados se a empresa investisse na região, porém em nenhum momento a fábrica oficializou a intenção de fechamento”.

A empresa, recentemente, começou a perseguir funcionários e demitiu o representante sindical Gilmar da Silva Costa, o Fubá e mais outros dois trabalhadores.

Conforme o coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC (SMABC), Gilberto da Rocha, o Amendoim: “fomos surpreendidos com a demissão do companheiro Gilmar, já que em nenhum momento a empresa nos procurou para informar a pretensão”.

No artigo do Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa emitiu o comunicado na segunda-feira da semana anterior (06)

Depoimentos

Os trabalhadores, diante da plenária realizada entre a direção do Sindicato e os trabalhadores, emitiram sua frustração, diante da divulgação, mas “Foram muitos os boatos de fechamento, mas quando a notícia se concretiza é muito duro. Muitos se sentiram magoados, cada um tem a sua história de vida e criou vínculos. Os trabalhadores não são um número, vamos para a luta”, Sueli Claudino Oliveira, trabalhadora na área de montagem, há 34 anos.

Outra funcionária relata que: “os rumores começaram no meio do ano passado, mas tivemos um retorno da gerência de que havia investimentos, manutenção e para ficarmos tranquilos. Menos de três meses depois houve o anúncio de fechamento. É uma sensação ruim de falta de transparência da empresa, não dá para sentir confiança”, Isabela Lopes, trabalhadora no atendimento ao cliente, há dois anos.

É preciso intensificar a mobilização dos trabalhadores, tendo como objetivo evitar o fechamento da empresa, mesmo porque, há fortes indícios de calote dos patrões, uma vez que dizem que não vão fechar a empresa e logo em seguida dão um golpe em todos os funcionários. Paralisar todas as atividades da GL e ocupar suas instalações.

 

https://causaoperaria.org.br/2023/metalurgica-gl-legrand-esta-prestes-a-fechar-as-portas/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

REATIVANDO A FÁBRICA
China negocia com Brasil uso da antiga fábrica da Ford
Fábrica em questão fica na Bahia e foi desativada em janeiro de 2021, trazendo à região grande dificuldade econômica

2021-01-12T144829Z_877776461_RC2E6L9B8Q5

 

Sputnik News Brasil
Fábrica em questão fica na Bahia e foi desativada em janeiro de 2021, trazendo à região grande dificuldade econômica, uma vez que acabou com 4,8 mil empregos formais.
Em um reaquecimento das relações, além da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China em março, o governo brasileiro está negociando com os chineses a retomada da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A montadora norte-americana, que também incluía bases nos municípios de Taubaté (SP) e Horizonte (CE), foi desativada em janeiro de 2021, e a ideia dos chineses é utilizar o espaço e o maquinário para produzir carros elétricos, segundo a revista Veja.
Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia e um importante polo industrial no Nordeste. A saída da Ford teve impacto brutal sobre a arrecadação tributária, a circulação de dinheiro e a atividade econômica do município, portanto, caso o governo Lula consiga levar a negociação adiante, será uma grande conquista para gestão sem nem mesmo chegar ao meio ano de mandato.

Segundo a mídia, Lula se equilibrará entre os interesses de duas potências que cada vez mais são observadas como opostas: Estados Unidos e China. No Palácio do Planalto, a missão oficial a Pequim, principal parceria comercial do Brasil, é tratada como estratégica.
De acordo com um ministro ouvido pela revista, “o Lula não está preocupado com a repercussão nos Estados Unidos dessa missão à China. Ele é pragmático e fala com todo mundo”.
O próprio chanceler Mauro Vieira, em recente entrevista, disse que a ida do presidente ao país asiático é “um sinal político”, conforme noticiado. Na viagem, há expectativa de acordos importantes nas áreas de agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

https://causaoperaria.org.br/2023/china-negocia-com-brasil-uso-da-antiga-fabrica-da-ford/

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      1869

      NOVELAS

    2. E.R
      396

      Record TV

    3. Bruno Dark
      2726

      Fotos CH

    4. E.R
      216

      MasterChef Brasil

    5. E.R
      256

      Futebol Espanhol

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...