Ir para conteúdo

Racismo

Seu Furtado

Recommended Posts

http://www1.folha.uo...om-neymar.shtml

O clipe "Kong", de Alexandre Pires, era para ser mais uma peça de divulgação do trabalho do cantor, com a participação de Mr. Catra e do jogador de futebol Neymar. Mas, ao veicular a imagem do negro como gorila, o clipe tornou-se alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República em Uberlândia (MG), onde mora o cantor. A suspeita é de discriminação racial.

No clipe, homens vestidos de gorilas saem da selva e invadem uma festa, onde, à beira da piscina, se juntam a mulheres de biquínis.

Pires, Catra e Neymar aparecem dançando o refrão "É no pelo do macaco que o bicho vai pegar". Em alguns trechos, eles próprios aparecem vestindo roupas de gorila, sem a máscara.

Segundo o ouvidor nacional da Igualdade Racial, Carlos Alberto Silva Júnior, que fez a denúncia à Procuradoria, o vídeo expõe o negro "à condição de ser inferior", alguém que "não se desenvolveu a ponto de se tornar ser humano".

Para ele, a participação dos "ícones" Pires, Catra e Neymar reforça mais o estereótipo.

"Não entendo como ídolos que conseguiram superar suas condições sociais se prestam a um papel desses."

A denúncia chegou à Ouvidoria --órgão vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência-- em fevereiro e foi encaminhada por entidades como o Observatório do Racismo Virtual.

O procedimento foi instaurado em março e Alexandre Pires foi ouvido na última quinta-feira (3) em Uberlândia.

Em nota, a Procuradoria informou que ainda não há nenhum posicionamento sobre o objeto da investigação e que os fatos seguem em apuração. A assessoria de imprensa informou ainda que o procurador responsável pelo caso não iria se pronunciar.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa de Pires informou que o cantor ou seu advogado falaria sobre o assunto, mas isso não ocorreu até as 16h30.

A reportagem também tentou falar com Neymar e Mr. Catra, mas não conseguiu.

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário
  • Respostas 104
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Victor235

20

• Don CHelipe

9

• Marcelo Cazangi

9

• Usagi White

8

Usuários que mais postaram nesse tópico

1 - Não assisti o vídeo, portanto (ainda) não comentarei sobre o assunto.

2 - O Neymar adora se misturar com cantores hein...

3 - Tópico de música mandou um abraço.

Link para o comentário

Editei ali com o vídeo.

Acho que seria válido um tópico a parte para esta notícia.

Link para o comentário

Editei ali com o vídeo.

Acho que seria válido um tópico a parte para esta notícia.

Foi bom ter anexado o vídeo, depois assisto e tiro minhas conclusões.

Link para o comentário

1-Eu vi no telejornal,achei isso meio esquisito,sendo que o próprio cantor é negro.Quando disseram sobre as mulheres eu até entendi,mas racismo O_O

3- ahahahhahahahahahhahahaha!!

Link para o comentário

achei isso meio esquisito,sendo que o próprio cantor é negro.

[2].

Link para o comentário

por falar em racismo, vcs viram ontem naquele quadro em q homens e mulheres se beijam no programa do sílvio santos uma mulher (branca) rejeitando um cara pq ele era branco? A mídia está fazendo um "ótimo" trabalho mudando o racismo de lado.

Editado por CYGNUS X-1
Link para o comentário

Ridículo, obviamente ele não estava sendo racista, afinal, ele mesmo é negro

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

O único racista aí, na minha opinião, é o senhor Carlos Alberto. Ele que viu pessoas (não se sabe como são) vestidas de macaco e associou a negros. E mesmo que o cantor fosse branco, não vejo onde está a ofensa dessa clipe aos "afro-descendentes". Quando muito pode-se alegar "exposição de uma imagem erotizada da mulher, à condição de objeto sexual". Tudo o mais é complexo e paranoia.

Não reparei onde ele associa os negros aos macacos

Nem eu.

• Curtir 1
Link para o comentário
Professor Girafales

É por causa deles com corpo de macaco ,como os três cantores são negros com a roupa de macaco eles acharam que queria insinuar que os negros são macacos.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

É por causa deles com corpo de macaco ,como os três cantores são negros com a roupa de macaco eles acharam que queria insinuar que os negros são macacos.

Se for assim o o Bruno Mars é racista.

Editado por Victor235
Link para o comentário
  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. HOMESSA
      297

Exibições de Chapolin no SBT

2. Cleberson
      297

3. Doutor Delgadinho
      297

4. Raphael
      297

5. Eu acho...
      297

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...