Ir para conteúdo

Diferenças de imagem e cenário em Chaves

Seu Furtado

Recommended Posts

Olhando o Tinha que ser o Chaves lá no archive.org, encontrei esse artigo bem interessante:

1973

don9_8.jpg

1973

chavo_baloes73.jpg

A imagem e o cenário já melhoram em relação a 1972, primeiros episódios gravados depois da fusão da TV Tim com o Telesistema Mexicano.

Nesta época, Chaves torna-se um programa. As câmeras são da marca GE. (Verdade! A GE até hoje fabrica muitas coisas, até turbinas de avião, embora não esteja mais no ramo de câmeras de TV, e eles mesmos são donos da emissora NBC, nos Estados Unidos.)

1974

chavo_kikodoente74.jpg

Dona Clotilde diz que não é nenhuma bruxa do 71. Quico pergunta: "Bruxa do 72? 73? Do último tipo? Não deu..." Nessa época se nota também que duas câmeras (as principais, infelizmente) estão mal reguladas e esticam a imagem na horizontal. São desta época a maior parte dos episódios cancelados - e a maior parte das falhas técnicas também...

1977

chavo_torneira77.jpg

Mudam figurinos e cenário, são introduzidas câmeras da Sony que finalmente colocam no programa a qualidade que ele sempre mereceu

1979

chavo_hector79.jpg

Nesta época acabam os problemas com o cenário que tornaram a série famosa aqui no Brasil tanto quanto por suas piadas. A qualidade da imagem, curiosamente, piora um pouco nesta época, com as câmeras da RCA, que não são tão boas quanto as Sony.

Por Igor C. Barros

Link para o comentário

Interessante, mas achei muito curto. Podia extender mais as ideias (eu sei que não foi você que escreveu).

Link para o comentário

A GE citada ali é essa aqui?

ge-logo-300x299.jpg

Se for, ela também fabrica lavadoras. E meu pai, que é técnico em lavadoras, me disse que essa é a pior marca que existe. Dá defeitos com menos de 1 ano. Mas as câmeras de 1973 não eram tão ruins, talvez a GE tenha mudado sua qualidade com o tempo

Link para o comentário

interessante, e eu sempre achei os episodios de 77 com uma qualidade exelente '-'

Link para o comentário

A GE citada ali é essa aqui?

ge-logo-300x299.jpg

Se for, ela também fabrica lavadoras. E meu pai, que é técnico em lavadoras, me disse que essa é a pior marca que existe. Dá defeitos com menos de 1 ano. Mas as câmeras de 1973 não eram tão ruins, talvez a GE tenha mudado sua qualidade com o tempo

Sim, é essa GE das máquinas de lavar. Mas eles fazem muitas outras coisas, como por exemplo, máquinas de raio-x.

Link para o comentário

Interessante, apesar de eu já saber disso rsrs :P

Interessante, mas achei muito curto. Podia extender mais as ideias (eu sei que não foi você que escreveu).

[2].

Link para o comentário

Como vocês conseguiram saber a marca das câmeras que foram usadas?

O Igor C. Barros é também editor de imagens e sabe tudo sobre o operacional da televisão. :joinha:

Recomendo que leiam o blog dele, que aborda o assunto (e outras coisas também) de uma forma bem escrita: http://igorcbarros.wordpress.com

Link para o comentário

1974

chavo_kikodoente74.jpg

Dona Clotilde diz que não é nenhuma bruxa do 71. Quico pergunta: "Bruxa do 72? 73? Do último tipo? Não deu..." Nessa época se nota também que duas câmeras (as principais, infelizmente) estão mal reguladas e esticam a imagem na horizontal. São desta época a maior parte dos episódios cancelados - e a maior parte das falhas técnicas também...

1974??? Eu sempre notei mais irregularidades nos posicionamentos das câmeras nos episódios de 1973. Olhem as screens e vejam cenas que dão a impressão de uma "imagem esticada", tanto horizontalmente quando verticalmente, é pouca coisa mas dão impressão:

escadaria1.jpg

banda.jpg

Link para o comentário

1974??? Eu sempre notei mais irregularidades nos posicionamentos das câmeras nos episódios de 1973. Olhem as screens e vejam cenas que dão a impressão de uma "imagem esticada", tanto horizontalmente quando verticalmente, é pouca coisa mas dão impressão:

escadaria1.jpg

banda.jpg

Eu imagino que eles quis dizer esse período. As imagens em 1973 e 1974 são de baixa qualidade.

Link para o comentário

Mas pelo meio de 1974 começa a dar uma melhoradinha, em 1977 melhora absurdamente

Link para o comentário

Eu já percebi isso... Foi lamentável essa troca das câmeras da Sony para a antiga.... A Sony era INFINITAMENTE melhor que as antigas.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...