Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS

Victor235

Recommended Posts

mesdosquadrinhosFCH_zpsgglevysv.jpg

NOTÍCIAS
Conteúdo de Edição Extra # 110 - Peninha, de agosto de 1980.

Incrível a criatividade do pessoal da época. Com apenas histórias inéditas naquele tempo, não há uma que se possa dizer que é "mais ou menos". Apenas histórias brasileiras com o melhor do Peninha. Um gibi que representa a melhor fase dos quadrinhos Disney. Roteiros, desenhos, cores, letras, tudo no máximo da qualidade.

Capa

ee110peninha_01_zpssu9z6tjh.jpg

Propaganda - Recreio # 406

ee110peninha_02_zps1hlmd3qr.jpg

Peninha das Arábias

ee110peninha_03_zps9qz9rkrq.jpg

Peninha - Escalando a duras penas (HQ nunca republicada)

ee110peninha_04_zpsnubq9yll.jpg

Propaganda - Tira Teima e Xereta (Sonora)

ee110peninha_05_zps3tijhyjl.jpg

Peninha - Assombração do porão do barão

ee110peninha_06_zpskq4wcj7a.jpg

Nesta HQ, um mesmo quadro foi repetido:

p. 23

ee110peninha_06a_zps9hjmzb5u.jpg

p. 27

ee110peninha_06b_zpspmi0uytl.jpg

Peninha - Que saída... (tirinha)

ee110peninha_07_zpsp4fpii24.jpg

Propaganda - Destaque e Brinque: Mônica e a turma no sítio do Chico Bento

ee110peninha_08_zpsoqcwkvmr.jpg

Peninha - O skate

ee110peninha_09_zps8d7cqjhy.jpg

Correio de Patópolis (observem a cidade de uma mulher que queria trocar selos)

Esse nome é sério? "Olá, amiguinho!" :P

ee110peninha_10_zpsjnvvs5zq.jpg

Propaganda - Miniaturas Plásticas Disney

ee110peninha_11_zpsjoo9gylc.jpg

Peninha - O craque

ee110peninha_12_zpsgloh2wmv.jpg

Propaganda - Escolas Associadas

ee110peninha_13_zpsd7bfolev.jpg

Peninha - Sob o signo da trapalhada

ee110peninha_14_zpstfm8guui.jpg

Propaganda - Chegou "Manda-Chuva"

ee110peninha_15_zps7ksllizh.jpg

Peninha - O crime dental

ee110peninha_16_zpsay7u2luw.jpg

Tirinha (nunca republicada) e informações da edição

ee110peninha_17_zpsmqdcoia9.jpg

Propaganda - Feiticeira Danoninho (Danone)

ee110peninha_18_zpsfqmgvegj.jpg

Propaganda - Abelhudo, Pato Pataca e Locomotiva Piu-III (Estrela)

ee110peninha_19_zpskudg6yai.jpg

Gostou? Curta! Amanhã tem mais!

Editado por Victor235
  • Curtir 1
Link para o comentário
  • Respostas 8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Victor235

3286

• Ramyen Matusquela

1228

• E.R

973

• Usagi White

803

Usuários que mais postaram nesse tópico

Hoje consegui mais dois gibis numa banca de jornal próxima à estação do Mercadão de Madureira. Queria comprar mais um gibi do Cebolinha (nº 202, Ed. Globo), mas preferi economizar.

20151208_174314.jpg

Tio Patinhas nº 273 (Fevereiro de 1988)
Pato Donald nº 2100 (Dezembro de 1996)

Lá tem uma variedade de gibis, mesmo em pouca quantidade. Da Turma da Mônica tinha alguns da Ed. Globo e outros da Panini (incluindo gibis separados das Coleções Históricas); da Disney, tinha uma variedade de gibis dos anos 1990 (meados)/2000 (início), mais alguns mais recentes. Esses que comprei são os que eu achei mais antigos. Custam R$2,00 cada.

Ah! Tinha lá um gibi do Mickey que eu tenho aqui.

Até faço pesquisas pela Estante, mas chego no máximo aqui:

http://www.estantevirtual.com.br/busca?qt=cole%C3%A7%C3%A3o&estante=71&q=disney&produto=0&b_order=rel&agrupar=1&f=1

• Curtir 1
Link para o comentário

Queria tanto que encontrassem páginas dos gibis do Pica-pau e Tom & Jerry da Dell Comics dos anos 40 e 50 (apesar de terem algumas edições já disponíveis em blogs, sites. Mas eu queria mais!).

Link para o comentário

Em "É uma bola... mas como enche", uma tirinha, foram utilizados diversos trocadilhos com nomes de jogadores de futebol:

ZC1875-08_zps7iaecfwd.jpg

(via Zé Carioca # 1875, de fevereiro de 1990)

ZC1875-01_zpsvdbxo5fx.jpg

ZC1875-11_zpsvs2vynex.jpg

Outras HQs desta edição

ZC1875-03_zpsm2gv41cm.jpg

ZC1875-04_zpsvduusu2r.jpg

ZC1875-05_zpsrye6sgoe.jpg

ZC1875-06_zpsscyrniv5.jpg

ZC1875-09_zpsmb5q7uem.jpg

ZC1875-10_zpsmjeer6qc.jpg

-----

ZC1875-02_zpszylgqhaq.jpg

ZC1875-07_zpsspwwsuov.jpg

ZC1875-12_zpsxdqwesop.jpg

Editado por Victor235
  • Curtir 1
Link para o comentário

Li o "Almanaque do Tio Patinhas, nº28" e "Almanaque do Pato Donald, nº28". São bons mas já vi almanaques melhores, como os primeiros que lançaram...

Link para o comentário

Antigamente, a Editora Abril colocava algumas propagandas em cantos e laterais de gibis. Por exemplo:

(via Margarida (1s) # 04, de setembro de 1986)

Destaque para referência à confusão monetária da época:

Sim. Percebi isso logo quando comecei a ler edições mais antigas.

Só não consigo entender muito bem como faziam pra não ficar faltando ou sobrando espaço pra quadros. Será que usavam pra isso as histórias de quatro tiras por página convertidas pra três?

Pato Donald # 450, de junho de 1960, ainda é de uma época que a Editora Abril costumava publicar quadrinhos de 3 tiras por página. Posteriormente, ficou uma longa fase publicando e produzindo quadrinhos de 4 tiras por páginas, para, mais recentemente, voltar a seguir um padrão que existe na Itália, ou seja, dar destaque aos quadrinhos de 3 tiras por página.

Nesta época, a editora publicava quadrinhos em todas as páginas do gibi. O verso da capa e os dois lados da contracapa eram preenchidos com o começo ou o final de uma história, ou ainda com tirinhas, e não com propagandas, que já apareciam, mas com menos frequência.

Já uma outra é sobre uma capa de "percalina", usada para o próprio leitor fazer encadernações. A prática era muito comum na época. Na internet, é fácil achar anúncios da época com gibis encadernados. O que ninguém imaginava é que isso desvalorizaria os gibis, que valem muito mais se vendidos tal como foram publicados e intactos.

Nessa época ainda por cima as capas eram de um material bem frágil. É muito comum achar edições assim com a capa rasgada.

Sobre as encadernações, teve muito gente que gastou uma nota e acabou se dando mal. Eu pessoalmente não gosto de encadernações.

Em sete episódios, entre as edições #176 e #182 da primeira série do gibi da Margarida, foi publicada a série "Clube da aventura", na qual Clara de Ovos, Clarabela, Glória, Margarida e Minnie, contando com a ajuda do Prof. Pardal, viajaram pelo mundo atrás de aventuras. Os gibis contavam também com uma página com curiosidades sobre o evento citado na história em questão.

Muito legal.

Séries especiais assim faziam muito sucesso na época pois para se saber coisas do tipo era necessário ir até uma biblioteca e ali elas estavam ao alcance de qualquer leitor. Sem falar que o tema é muito interessante.

Inclusive, se não me engano, o Colosso de Rodes foi tema de um episódio do Ducktales.

Nos anos 90, a Abril publicou uma sub-série do Zé Carioca chamada "O cavaleiro verde".

Os gibis em que as HQs eram publicadas ganharam capas especiais.

Uma delas saiu em Zé Carioca # 2047, de abril de 1996.

Adoro histórias como essa que são ambientadas no passado. Imagina então com o malandro do Zé! :lol:

Ontem fui na banca torrar meu dinheiro com os especiais de capa-dura. Comprei o "Contos de Natal por Carl Barks" e "Um brasileiro chamado Zé Carioca".

Ficou R$ 109,90, tentei negociar com a dona da banca fechar por 100, falei que pelo menos na Black Friday ela tinha que fazer isso :P

Daí ela falou que "assim vou acabar com o lucro dela", tirou apenas os 90 centavos e fez por 109... E olha que vou lá desde pequeno e todos os meus gibis de banca compro lá...

Vendedor de loja física é muito difícil dar desconto, ainda mais quando o preço já é fixo e tal...

Os especiais de capa dura ainda não comprei. Quero esses dois aí, mas se fosse possível compraria todos rs.

Nesta madrugada vi um anúncio promocional da editora Abril: assinatura de TP, ZC, MK e PD por cerca de 100 reais durante um ano. Muito barato, cada gibi sairia por pouco mais de dois reais (em banca é 4, 5...).

Mas acabei esperando para pensar se assinaria (nunca assinei, fora que eu compro mais especiais, temáticos e antigos do que esses periódicos). Só que aí voltei na página hoje de manhã já estava 211 reais o mesmo pacote... Já era.

Também havia visto o anúncio.

Em promoções assim não se pode perder tempo. Tinha umas promoções de livro na Black Friday da Amazon brasileira e em questão de 15 minutos que demorei pra decidir se compraria algum, eles esgotaram o estoque. <_<

A edição # 581 de "Zé Carioca" (dezembro de 1962) foi a última a ser republicada na coleção "Anos de Ouro do Zé Carioca". Esta foi a 52ª edição de fato do personagem.

A HQ que abre a edição é "Tempestade em Cabo Quac", remake de "O farol do Cabo Quac", de Carl Barks, sendo que a original também foi publicada no Brasil (três vezes, inclusive está no especial de capa dura com HQs de Natal que saiu esse mês nas bancas). Na trama, Zé Carioca substitui Pato Donald e Zico e Zeca substituem Huguinho, Zezinho e Luisinho.

Apesar dos personagens do remake não serem do universo dos patos, o nome "Cabo Quac" foi mantido. Expressões antigas, como "fazer farol" e "faroleiro" podem ser encontradas na história, como trocadilho ao fato dela se passar em um farol. A HQ ainda faz referência ao "grande furacão de 1897", não sei se a referência é real ou fictícia.

Um ladrão, que não atua ao lado de Bafo, também é chamado pelo nome Fuinha, mesmo nome do capanga do Bafo.

Já um outro ladrão, em uma tirinha, foi erroneamente pintado de verde (ou se assustou muito rs).

Remakes como esse parecem que ficam tão irreais ou artificiais, igual aquelas histórias em que o Pateta ou o Mickey encontram com o Zé na esquina.

Vai que todos os capangas eram chamados de fuinha na época... :assobiando:

O ladrão deve ter ficado enojado ao ver o policial. :P

Zero, eu mesmo digitalizo as edições. Tem um banco de dados mundial coa.inducks.org que tem cadastrados todos os gibis e HQs Disney e coleções pessoais. Sempre que poso, eu digitalizo a primeira página de cada história para enviar lá e colaborar com o banco (já enviei mais de 1.200). Também já indexei edições inteiras lá, passando os códigos, informações e outras coisas. Daí eu aproveito as mesmas digitalizações para escrever sobre elas e fazer esses posts que coloco aqui no fórum, com o bônus de tirar também as propagandas que coloco só aqui. Quando junto scans de cerca de 30 gibis, faço o "Mês dos Quadrinhos" para ir colocando tudo aqui.

Admiro muito todo esse seu empenho em colaborar com o Inducks, mesmo com tantos outras ocupações do dia a dia. Parabéns, Victor! :joinha:

Antigamente, existiam algumas HQS que misturavam história e passatempos, de diversos tipos ao longo da história.

Na Itália, elas saiam na revista "Disney enigmistica".

Aqui no Brasil, de vez em quando saiam nos gibis normais dos personagens:

Pessoal que escolhia as HQs eram bem louco mesmo...

Conteúdo de Edição Extra # 110 - Peninha, de agosto de 1980.

Incrível a criatividade do pessoal da época. Com apenas histórias inéditas naquele tempo, não há uma que se possa dizer que é "mais ou menos". Apenas histórias brasileiras com o melhor do Peninha. Um gibi que representa a melhor fase dos quadrinhos Disney. Roteiros, desenhos, cores, letras, tudo no máximo da qualidade.

Capa

ee110peninha_01_zpssu9z6tjh.jpg

Essa capa é muito linda :baba:

Sobre a repetição de uma mesma tira, já acontecei comigo a ordem inversa das páginas. Tive que ficar procurando aonde continuava e terminava a história. Bem confuso :huh:

Em "É uma bola... mas como enche", uma tirinha, foram utilizados diversos trocadilhos com nomes de jogadores de futebol:

Muito engraçado, mas também muito chato o Zé nessa história. "Da próxima vez, só vou usar Telêpatia!" :muttley:

A história sobre o troco demonstra muito bem como o brasileiro age em situações como essa. E isso continua até os dias de hoje.

----

Foi mal a demora pra conferir os seus posts. Prometi que iria ver no último fim de semana, mas dediquei os últimos quinze dias pra um intensivo pro vestilbular.

Obs.: Consegui passar! :graduated:^_^

Editado por Tony Nelson
  • Curtir 2
Link para o comentário

Só não consigo entender muito bem como faziam pra não ficar faltando ou sobrando espaço pra quadros. Será que usavam pra isso as histórias de quatro tiras por página convertidas pra três?

Essas do canto era só colocar na borda "natural" que deixam na folha.

Já as que colocavam na parte de baixo da página geralmente colocavam três ou quatro na mesma história, assim era só colocar uma página a mais que cabia a história completa sem ter que cortar uma tira nem deixar uma vazia.

Nessa época ainda por cima as capas eram de um material bem frágil. É muito comum achar edições assim com a capa rasgada.

Sim, as capas eram do mesmo material e grossura que o miolo, daí serem mais suscetíveis ao desgaste.

Sobre as encadernações, teve muito gente que gastou uma nota e acabou se dando mal. Eu pessoalmente não gosto de encadernações.

Porque será que isso era tão frequente nos anos 60 e 70?

Vai que todos os capangas eram chamados de fuinha na época... :assobiando:

E o próprio Fuinha tinha vários nomes. Agora não me lembro todos, mas já li Fuinha, Escovinha e outros nomes.

Admiro muito todo esse seu empenho em colaborar com o Inducks, mesmo com tantos outras ocupações do dia a dia. Parabéns, Victor! :joinha:

Obrigado. Eu faço com gosto porque uso muito o site para pesquisar informações e administrar minha coleção, e fazendo isso posso também contribuir para que outras pessoas ao redor do mundo façam o mesmo de forma cada vez mais completa, já que o site se atualiza aos poucos e por várias pessoas.

Essa capa é muito linda :baba:

Todas as da "Edição Extra" desta época eram desse nível. Aliás, no geral a melhor fase da Abril.

Sobre a repetição de uma mesma tira, já acontecei comigo a ordem inversa das páginas. Tive que ficar procurando aonde continuava e terminava a história. Bem confuso :huh:

Há uns anos postei aqui também sobre um gibi que comprei que veio tudo invertido as págians. Até hoje a Editora Abril nunca respondeu meu e-mail comentando sobre isso, bem como não responderam outros que já mandei. Acho que só você tem a credencial pra falar com eles :P

Parabéns por ter passado!

E sempre comente aqui, seus comentários são muito agregadores.

• Curtir 1
Link para o comentário

MG1s212-03fch_zpsrknunmju.jpg

Uma outra série dos anos 90 foi "Margô do Oeste", onde Margarida vivencia uma justiceira do velho Oeste, e contracena com Pena Kid, a versão do Peninha criada para esse mesmo cenário de velho oeste.

(via Margarida (1s) # 212, de outubro de 1994)

MG1s212-01_zpsbrwix1yf.jpg

MG1s212-06_zpssaml9boz.jpg

Outras HQs desta edição:

MG1s212-04_zpshqvywhgw.jpg

MG1s212-05_zpsv8vww9gd.jpg

----

MG1s212-02_zpsuleeadzt.jpg

MG1s212-07_zpsudjhmqxf.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário

Essas do canto era só colocar na borda "natural" que deixam na folha.

Já as que colocavam na parte de baixo da página geralmente colocavam três ou quatro na mesma história, assim era só colocar uma página a mais que cabia a história completa sem ter que cortar uma tira nem deixar uma vazia.

Falando nisso, tem uma historinha do Piteco que deixou no final quatro quadrinhos vazios.

20151212_101905.jpg

Vou botar o resto da historinha aqui:

20151212_102040.jpg

20151212_102021.jpg

20151212_102008.jpg

via Mônica #36, Editora Globo

20151212_102110.jpg

Não sei se até aquela época ainda botavam propaganda embaixo dos quadrinhos. Via o porquê nas coleções históricas (aquela esticada medonha nos quadrinhos). Ou poderiam ter aproveitado esses quadrinhos com uma tirinha.

• Curtir 1
Link para o comentário

Há uns anos postei aqui também sobre um gibi que comprei que veio tudo invertido as páginas. Até hoje a Editora Abril nunca respondeu meu e-mail comentando sobre isso, bem como não responderam outros que já mandei. Acho que só você tem a credencial pra falar com eles :P

Parabéns por ter passado!

E sempre comente aqui, seus comentários são muito agregadores.

Recentemente li que alguns Disney desses de capa dura estavam vindo com problemas de impressão e a Abril estava dando um outro a todos que entravam em contato com ela.

Falando nisso, um tempo atrás saiu mais uma "cartinha" minha, acho que foi no Tio Patinhas.

Obrigado. :joinha:

Pode deixar, sempre que for possível vou comentar e trazer algum conteúdo pro tópico.

Uma outra série dos anos 90 foi "Margô do Oeste", onde Margarida vivencia uma justiceira do velho Oeste, e contracena com Pena Kid, a versão do Peninha criada para esse mesmo cenário de velho oeste.

(via Margarida (1s) # 212, de outubro de 1994)

Gosto muito dessas outras versões do Peninha. Os roteiristas brasileiros tiveram sempre muito criatividade.

Link para o comentário

Pópis, se eles aproveitassem o espaço colocando uma tirinha na Coleção Histórica, isso iria modificar o material que estão republicando, que deve ser o mais fiel possível ao original.

O certo quanto a isso é fazer igual a Abril fez no "Anos de Ouro", reimprimindo até as propagandas e erros de digitação.

O Nelson tem algum convênio com a Editora Abril. As cartas dele chegam numa caixa postal separada, e já vão direto para a gráfica :P

Link para o comentário

Nos anos 70, a editora Saber (que existe até hoje, e usa o mesmo logotipo) lançou uma coleção de gibis mais grossos e com lombada quadrada, que foram chamados de "livros quadrinizados". A distribuição era feita através de vendedores autônomos, que adquiriam exemplares para redistribuir.

Os títulos incluíam Mutt & Jeff; Fantasma; Zé, o soldado raso; Mandrake; O agente secreto X-9; Pepi-papo; James Bond-007; Pimentinha Dênis, o travêsso, além de outros livros, como um com as letras de todas as músicas do Agnaldo Timóteo na época.

O número 4 de "Mutt & Jeff" tem alguns erros, como a grafia da palavra "jeito" e um erro de continuidade (num quadrinho, a frase do balcão foi traduzida e no seguinte foi mantida em inglês).

20150822_1922282_zpspwnukluv.jpg

20150822_1924392_zpsyuasavay.jpg

20150822_1923182_zpswc4wldik.jpg

MJ4-01_zpsgennbwjg.jpg

MJ4-02_zpscnbcaaqw.jpg

Link para o comentário
Professor Inventivo

Não sabia que a editora Saber fazia esses tais "livros quarinizados", eu pensava que eles somente publicavam revistas sobre eletricidade e eletrônica (das quais meu pai tem uma porção aqui em casa). Sobre o erro que você mencionou, achei bem porca a transformação da palavra "classic" em clássico na placa da loja de discos.

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...