Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS

Victor235

Recommended Posts

Há 30 anos, em 1985, a Abril fazia algo que viria ser frequente anos depois.

A "Seleção Disney" trazia uma encadernação de duas edições especiais, hoje difíceis de serem encontradas: "Almanaque do Mancha Negra # 1" e "Tio Patinhas Especial" # 2.

Porém, o conceito mudou e de outubro daquele ano até setembro de 1993 o título virou uma espécie de "Disney Especial" menor, com 84 páginas temáticas.

Dentre outras, tenho a segunda edição:

Saiba mais sobre as edições #12 e #32: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/?view=findpost&p=522928

Saiba mais sobre a edição #46: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/?view=findpost&p=534328

Porém, a ideia das edições encadernadas voltou em 1997, com o mesmo título "Seleção Disney". E vieram outras, "Show Disney", "Disney Apresenta", "Mundo Disney"...

Já até falei sobre o "Mundo Disney" aqui: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/?view=findpost&p=548206

Há cerca de quinze anos esse tipo de publicação encadernada não deu mais as caras no Brasil.

Era uma pratica bem comum mesmo. Encontrei vários desse tipo nos sebos da minha cidade.

Vendiam o encalhe deles como se fosse um gibi novo, uma pratica que pode não ser contra a lei, mas é meio imoral no meu ver.

Com minhas recentes aquisições, alguns gibis ficaram fora de suas respectivas caixas.

Não encontrei nenhuma caixa que coubesse corretamente dentro do armário e que não estragasse os gibis. Elas ficavam muito apertadas ou muito largas.

Então achei umas caixas na rua, que não tinham nada a ver com a minha necessidade. Eram "em pé" e grandes.

Daí pensei em desmontar o papelão, cortar as partes certas e remontei as caixas deixando elas da forma exata que eu precisava. Só fiz isso pois estava com bastante tempo livre nesse mês de férias.

Olha só:

Só falta dar uma mão de tinta spray (aliás, essas caixas são de guardar sprays), para ficarem tipo essas: http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/?view=findpost&p=520713

Resultado:

Na foto tem uma parte mais recente do que tenho do Zé Carioca e tudo que tenho do Tio Patinhas e Mickey (fora almanaques). Já esses especiais da Disney sempre ficam como tapa buraco de armário, quando não cabe outra caixa :P

Foi uma sorte encontrar elas, alias, parece que você só encontra caixas, se tivesse a mesma sorte pra dinheiro :rolleyes:

Desmontar e montar as caixas de acordo com o tamanho deve ter dado um bocado de trabalho. Eu acho que jamais iria conseguir, do jeito que sou ruim com trabalhos manuais...

Pra guardar as minhas HQs eu uso quase sempre as caixas de sapatos que minha mãe iria jogar fora e eu pego antes de irem pro caminhão do lixo. :P

O número #2061, de outubro de 1996, é uma das melhores edições de "Zé Carioca".

Além da primeira parte da saga dos trabalhos de Zércules e outras HQs, há uma das melhores histórias da turma da Pata Lee (Folião), "O percussionista maluco", que trabalha com trocadilhos envolvendo instrumentos musicais e outros objetos.

-> saiba mais sobre a edição que conclui a saga dos trabalhos de Zércules:

http://www.forumch.com.br/topic/17988-quadrinhos-gibis/?view=findpost&p=499658

"A sorte manda recado" trabalha com diversas coincidências ocorridas envolvendo o número 88.

Em "Ou ele ou eu!", Zeca (sobrinho do Zé Carioca, irmão do Zico) ameaça fugir de casa, e Zé Carioca corre atrás dele, quando acaba entrando no Táxi do Gluglu. Bravo com a pegadinha, Zé explica para o apresentador que não era hora de brincadeiras, pois seu sobrinho havia desaparecido.

Gluglu pensa "o público adora esse tipo de coisa" e leva Zé Carioca para o palco de seu programa, e ainda recomenda: "finja que está desesperado! Ajuda na audiência!". Porém, Zeca não havia de fato fugido de casa, e a produção do programa encontrou outro menino muito parecido com ele. Gluglu pede para o Zé Carioca fazer de conta que era seu verdadeiro sobrinho para não perder os pontos que estava tendo ao vivo.

Alguns anos depois, o verdadeiro Gugu fez a entrevista falsa com o PCC a troco de audiência. A crítica ao sensacionalismo mostrado nesta HQ é bastante pertinente.

HQ bem crítica essa. Gostei :)

Faltam autores com coragem e capacidade de criarem histórias que contenham uma crítica social e ao mesmo tempo não se torne chata ou tenha cara de lição de moral.

NOTÍCIAS
Conteúdo de Peninha (1s) # 01, de setembro de 1982:

Capa

Propaganda - Chambinho (Chambourcy)

peninha01-02_zpshye41is5.jpg

Peninha e Biquinho - Tchau pra quem fica!

peninha01-03_zps5gemwm8f.jpg

Propaganda - Turma do Lambe-Lambe em quadrinhos

peninha01-04_zps83zcltwe.jpg

Pena das Sekvas - Assim não vale

peninha01-05_zpshmzpsxkt.jpg

Propagada - Nhac! (Claybom)

peninha01-06_zpscf8gy1pf.jpg

Propaganda - Estreia dos gibis do Cascão e Chico Bento

peninha01-07_zpskp8y6mth.jpg

Propaganda - História de Patópolis

peninha01-08_zpsmgyso2yh.jpg

Morcego Vermelho - O ataque do Dr. Primavera

peninha01-09_zpsl0mh7gxs.jpg

Propaganda - Edição Extra #134 - Huguinho, Zezinho e Luisinho

peninha01-10_zpssjoz0liz.jpg

Urtigão - O dia da hospitalidade

peninha01-11_zpsylxt5kqr.jpg

Propaganda - Identidade do Demolidor (Superaventuras Marvel)

peninha01-12_zpsanv29duo.jpg

Propaganda - Aquamóvel (Estrela)

peninha01-13_zps7drzd5vk.jpg

Essa edição eu gostaria de ter. Muito bonita a capa.

O Peninha é um dos meus personagens favoritos, principalmente por ser meio biruta e se meter sempre em confusões :lol:

Nos anos 80, o Jaime Diaz Studio publicou algumas histórias do Pateta com formatos diferenciados. Ao invés de três ou quatro tiras fixas por páginas, haviam quadros redondos, desenhos que continuavam nos próximos quadrinhos, objetos, destaques e outros detalhes.

Duas destas HQs saíram na primeira edição da primeira série do título próprio do personagem no Brasil:

Muitas das histórias desta série foram condensadas na Edição Extra # 191 - As aulas do Prof. Pateta, de abril de 1990: http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/EE++191

Outras HQs desta edição:

Destaque também para a propaganda da estreia dos gibis do Cascão e Chico Bento, também em suas primeiras séries:

Deu pra perceber como várias vezes usaram esse "Cheguei" nas capas das edições estreantes.

Sobre as HQs do Pateta, muito lindas, bem escritas, desenhadas, da um ar bem mais legal pra suas histórias. Vou tentar achar esse número do Edição Extra pra comprar.

Link para o comentário
  • Respostas 8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Victor235

3286

• Ramyen Matusquela

1228

• E.R

973

• Usagi White

803

Usuários que mais postaram nesse tópico

Era uma pratica bem comum mesmo. Encontrei vários desse tipo nos sebos da minha cidade. Vendiam o encalhe deles como se fosse um gibi novo, uma pratica que pode não ser contra a lei, mas é meio imoral no meu ver.

Isso é bem comum em revistas de artesanato. Minha mãe tem um monte de revistas de artesanato que tem 2, 3 edições juntas pelo preço de uma ou mais barato. Não acho imoral, se ainda fizessem isso eu compraria as que tivessem edições que perdi nas bancas.

Foi uma sorte encontrar elas, alias, parece que você só encontra caixas, se tivesse a mesma sorte pra dinheiro :rolleyes:

Desmontar e montar as caixas de acordo com o tamanho deve ter dado um bocado de trabalho. Eu acho que jamais iria conseguir, do jeito que sou ruim com trabalhos manuais...

Pra guardar as minhas HQs eu uso quase sempre as caixas de sapatos que minha mãe iria jogar fora e eu pego antes de irem pro caminhão do lixo. :P

Até que as vezes acho também. Já achei dez reais, seis reais, um real e várias moedas :P

No sentido de ser algo difícil, não, e só medir com a régua, recortar e colar. Mas que é algo demorado acaba sendo um pouco.

Caixas de sapato são ruins para guardar gibis, fica um espaço grande sobrando que faz os gibis entortarem ou caírem.

Sobre as HQs do Pateta, muito lindas, bem escritas, desenhadas, da um ar bem mais legal pra suas histórias. Vou tentar achar esse número do Edição Extra pra comprar.
Tem lá na Estante, acabei de comprar a minha :P

Paguei 6, você ainda acha duas lá, uma por 10 e uma por 12: http://www.estantevirtual.com.br/busca?vmnqm=0&q=edi%E7%E3o+extra+aulas+pateta

• Curtir 1
Link para o comentário
mesHQ_zpsofmiaegv.jpg

Entre 1989 e 1992, com uma periodicidade bastante irregular, a editora Abril lançou a coleção "Edição de Luxo", uma espécie dos atuais especiais mensais. As edições tinham 132 páginas e detalhes em dourado nas capas.

Foram lançados os seguintes títulos:

#01 - Os grandes golpes do Morcego Vermelho

#02 - Metralhas na história

#03 - A saga do Superpato

#04 - Mickey e seus arquiinimigos

#05 - Tio Patinhas caçador de tesouros

#06 - Zé Carioca, o retrato do malandro

#07 - Mickey contra o Dr. Turrão

#08 - As viagens espaciais de Donald

Confira a propaganda de um exemplar, cujas HQs publicadas nele nunca mais deram as caras:

MG130-02_zps2yey8dp1.jpg

(via Margarida (1s) # 130, de julho de 1991)

MG130-01_zpsgl7uezpt.jpg

MG130-t_zpsawtzcyts.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário

Legal essa tirinha!

Essa capa da Margarida e o traje dela me lembra um tokusatsu que eu tenho vontade de ver.

Link para o comentário

Eu li alguns comentários, e achei interessante as imagens antigas de gibis, você sabe algum site pra ler gibis antigos?

Atenciosamente

Link para o comentário

Olá, Alexandre. Então, para ler histórias inteiras não conheço (prefiro ler no papel mesmo), só conheço sites de bancos de dados e informações sobre os gibis.

Que bom que gostou, comente sempre no tópico ;)

Editado por Victor235
  • Curtir 1
Link para o comentário

PFH12-a_zpssqmvfkll.jpg

Só fui ler hoje o "Pateta faz História # 12", publicado em 2011.

As paródias são bastante cômicas, tem várias quebras de quarta parede e são desenhadas naquele estilo da série "As Aulas do Prof. Pateta" que comentei aqui outro dia.

PFH12-b_zpsbdnqsvjm.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário
mesHQ_zpsofmiaegv.jpg

Huguinho, Zezinho e Luisinho tem uma tia chamada Maricota.

Ela já apareceu em cinco histórias, inclusive "Tia bem intencionada", que saiu no Brasil em Almanaque Disney # 45, de 1975 e Almanaque dos Escoteiros Mirins # 02, de 1987.

AEM2_zpskiphr0wh.jpg

Porém, apesar de ser parente, o Pato Donald também tem uma galinha com esse nome, como podemos ver nessa tirinha:

UT1s114-03_zpsanp6ipsp.jpg

(via Urtigão # 114, de setembro de 1991)

UT1s114-01_zpsnmno2v5r.jpg

• Curtir 2
Link para o comentário

Isso é bem comum em revistas de artesanato. Minha mãe tem um monte de revistas de artesanato que tem 2, 3 edições juntas pelo preço de uma ou mais barato. Não acho imoral, se ainda fizessem isso eu compraria as que tivessem edições que perdi nas bancas.

Acho imoral quando fazem isso sem deixar claro para o leitor que não é uma nova edição, e sim a encadernação de outras já publicadas anteriormente.

Caixas de sapato são ruins para guardar gibis, fica um espaço grande sobrando que faz os gibis entortarem ou caírem.

As caixas de tênis sim, elas sem grandes, não dá pra aproveitar. Uso as de salto alto da minha mãe, que são do tamanho quase exato dos formatinhos.

Organizei a coleção e tirei umas fotos. Vou ver se posto amanhã ;)

Tem lá na Estante, acabei de comprar a minha :P

Paguei 6, você ainda acha duas lá, uma por 10 e uma por 12: http://www.estantevirtual.com.br/busca?vmnqm=0&q=edi%E7%E3o+extra+aulas+pateta

Nossa, cara. Por 10 reais eu compro uns cinco gibis aqui no sebo.

Link para o comentário

As caixas de tênis sim, elas sem grandes, não dá pra aproveitar. Uso as de salto alto da minha mãe, que são do tamanho quase exato dos formatinhos.

Organizei a coleção e tirei umas fotos. Vou ver se posto amanhã ;)

Nossa, cara. Por 10 reais eu compro uns cinco gibis aqui no sebo.

É verdade, caixas de tamanco e rasteirinha servem melhor.

Poste sim.

Mas é pouco provável que vai achar essa edição aí, eu mesmo nunca encontrei nos sebos que vou.

• Curtir 1
Link para o comentário

Entre 1989 e 1992, com uma periodicidade bastante irregular, a editora Abril lançou a coleção "Edição de Luxo", uma espécie dos atuais especiais mensais. As edições tinham 132 páginas e detalhes em dourado nas capas.
Foram lançados os seguintes títulos:
#01 - Os grandes golpes do Morcego Vermelho
#02 - Metralhas na história
#03 - A saga do Superpato
#04 - Mickey e seus arqui-inimigos
#05 - Tio Patinhas caçador de tesouros
#06 - Zé Carioca, o retrato do malandro
#07 - Mickey contra o Dr. Turrão
#08 - As viagens espaciais de Donald

É uma coleção bem legal. Tenho na minha coleção às edições número #03 e #06.

Não possuem o mesmo acabamento que os Disney Temáticos de hoje em dia, mas tem uma capa bem trabalhada e um conteúdo muito bem escolhido. As duas que eu li, ri e gostei bastante.

Só fui ler hoje o "Pateta faz História # 12", publicado em 2011.

As paródias são bastante cômicas, tem várias quebras de quarta parede e são desenhadas naquele estilo da série "As Aulas do Prof. Pateta" que comentei aqui outro dia.

Eu só li as duas primeiras que comprei naquela promoção do lançamento: 2 por 1. :P

As histórias são muito bem escritas mesmo, engraçadas e citam muito bem os eventos históricos. Uma coleção que gostaria muito de ter completa.

Huguinho, Zezinho e Luisinho tem uma tia chamada Maricota.
Ela já apareceu em cinco histórias, inclusive "Tia bem intencionada", que saiu no Brasil em Almanaque Disney # 45, de 1975 e Almanaque dos Escoteiros Mirins # 02, de 1987.
Porém, apesar de ser parente, o Pato Donald também tem uma galinha com esse nome, como podemos ver nessa tirinha:
(via Urtigão # 114, de setembro de 1991)

Vai que ele não gosta da cunhada (ou seria irmã?) e batizou a galinha com o nome dela? :lol:

Só hoje fui ler "O resgate do vapor Willie", de 2013.

Sinceramente, esperava mais e achei a HQ ruim.

Confesso que também achei fraca, mas não chega a ser ruim.

Vale mais pela homenagem em si.

Link para o comentário

É uma coleção bem legal. Tenho na minha coleção às edições número #03 e #06.

Não possuem o mesmo acabamento que os Disney Temáticos de hoje em dia, mas tem uma capa bem trabalhada e um conteúdo muito bem escolhido. As duas que eu li, ri e gostei bastante.

Eu me interessaria pela do Superpato, gosto da fase clássica do personagem. Essa outra versão mais recente não me agradou nada.

Eu só li as duas primeiras que comprei naquela promoção do lançamento: 2 por 1. :P

As histórias são muito bem escritas mesmo, engraçadas e citam muito bem os eventos históricos. Uma coleção que gostaria muito de ter completa.

Eu fiz isso com o "Essencial Disney". De "Pateta faz História" também tenho só duas edições, mas não essas.

Você que gosta desse tipo de história, acho que vai gostar do especial do Sir Lock que vai ser lançado esse mês (ou já foi).

• Curtir 1
Link para o comentário

mesHQ_zpsofmiaegv.jpg

Nos anos 90, os quadrinistas brasileiros fizeram algumas HQs com os personagens do filme "O corcunda de Notre Dame":

ZC2075-04_zpss80tzslm.jpg

Uma delas saiu em Zé Carioca # 2075, de maio de 1997:

ZC2075-05_zpsyls5hs7x.jpg

ZC2075-01_zpsdm9rrto2.jpg

Esta edição ainda tem uma HQ do Amadeu que conta com uma inesperada participação rápida do Mickey:

ZC2075-06_zpstbhgzfir.jpg

ZC2075-06A_zps4yafevok.jpg

E contou também com a primeira de duas histórias da sub-série "Zé Bill"

ZC2075-03_zpsxgxd0cup.jpg

----

ZC2075-02_zpszej5fhis.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu me interessaria pela do Superpato, gosto da fase clássica do personagem. Essa outra versão mais recente não me agradou nada.

Eu fiz isso com o "Essencial Disney". De "Pateta faz História" também tenho só duas edições, mas não essas.

Você que gosta desse tipo de história, acho que vai gostar do especial do Sir Lock que vai ser lançado esse mês (ou já foi).

Dos hérois Disney o que mais me agrada também é o Super Pato.

"Pateta faz História", eu tinha muita vontade de poder colecionar. Por azar não tenho nenhum, fico feliz que tenho uma em que ele interpreta Galileu Galilei em um Almanaque Disney e foi por essa história, muito boa por sinal, que eu queria colecionar aquela.

"Essencial Disney" eu tenho só uma edição, achei legal.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

1. Bruno Dark
      2700

Fotos CH

2. Pavi
      274

WHATSAPP

3. Pavi
      57

Exibições CH - Distrito Comedia

4. Pavi
      2700

Fotos CH

5. Pavi
      939

SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...