Ir para conteúdo

Eu odeio o Chaves


Seu Furtado

Recommended Posts

NOTÍCIAS
Se você chegou até esta linha sem irritação, e não foi procurar meu e-mail para me criticar por ler em um dos maiores sites sobre as séries de Chespirito, uma coluna com um título destes, meus parabéns.

Falo isso por que é uma situação comum a muitos fãs. Arrisco-me a criar um neologismo para este quadro: chavolatria. Sim, chavolatria. Ou seja, a adoração cega e desmedida pelo seriado Chaves e outras produções com a marca de Roberto Gómez Bolaños.

É verdade que, hoje em dia, achar alguém que se manifeste contra este seriado, que já faz parte do folclore e da história da televisão brasileira, é quase missão impossível. Como citei em tópico no Fórum Único Chespirito, uma simples camiseta já dá uma dimensão do quão é conhecido o Chaves, Chapolin e seriados correlatos. Entretanto, é cada vez mais notável o fanatismo desregrado por parte de algumas pessoas. Vamos tomar como exemplo a famosa rede de relacionamentos Orkut: podemos citar em dezenas o número de comunidades a respeito de temas que compreendem o mundo CH. Já os fóruns de discussão daqueles que odeiam as séries de Bolaños são artigo raro. Enquanto os grupos de fãs ardorosos de CH reúnem até mais de centenas de milhares de pessoas, as comunidades anti-Chaves juntam um máximo de 4.000 usuários – tomando como base a maior lista de discussão do gênero.

Num caso recente no FUCH, certo usuário postou um tópico, denunciando as ofensas que membros da comunidade “Eu Odeio o Chaves” faziam aos fãs. A partir daí, o resultado óbvio: alguns usuários fuchianos partiram para o ataque recíproco.

Da minha análise, revidar ataques desse tipo são puríssima perda de tempo e uma falta de bom senso. Se eles odeiam Chaves, que fiquem com esse sentimento para si. A Constituição de 1988 assegura liberdade de expressão. Estamos em um país livre, ninguém é obrigado a gostar de tudo o que nós gostamos. Assim como existem fãs de rock, há quem odeie este estilo musical. Da mesma forma, há quem curta assistir as novelas mexicanas. Existem também aqueles que preferem a dramaturgia brasileira. E os que odeiam novela.

A chavolatria se caracteriza por isso: odiar aqueles que odeiam Chaves, ofender aqueles que não simpatizam com o pobre menino do barril, e além de tudo, achar que não deve existir quem não goste da série.

Este fanatismo não é restrito aos fascinados por CH. Ocorre com muitas outras pessoas. Há aqueles que choram, esperneiam, se descabelam por um artista ou jogador de futebol. Também são conhecidos aqueles que se sacrificam ou até cometem crimes, simplesmente por amor descontrolado ao seu ídolo.

Ter um ídolo não é ruim. O problema é quando isso foge ao controle da pessoa e se torna seu único meio de vida, quando ela perde atenção pelas coisas do mundo lá fora, unicamente para se dedicar a esta paixão. Em alguns casos, só uma terapia pode curar a pessoa.

Enfim, se você apresenta sinais dessa chavolatria, ou não suporta que odeie o Chaves, tente entender que ninguém é obrigado a gostar do que você, eu, nós gostamos. A unanimidade é uma utopia. Aliás, já dizia o saudoso Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra”. Além disso, não torne CH o principal motivo de sua vida. Se desprenda um pouco desse vício. Curtir as aventuras do Vermelhinho, as loucuras do Pancada, isso tudo é bom sim, mas é melhor ainda se você puder conciliar isso tudo às outras boas coisas da vida, como trabalho, literatura, esporte, amor, música...

Pense nisso. ;-)

Antonio Felipe
felipepurcino@yahoo.com.br


Comentem sobre essa antiga coluna do Antonio.
Link para o comentário

Eu já tinha lido essa e mais algumas colunas do Antonio Felipe, e essa realmente é muito boa.

Link para o comentário

É provável que apareça algum que leia somente o título e já saia xingando

Link para o comentário

Vou expressar minha opinião (apesar dos cinco anos passados):

Eu concordo e assino embaixo as palavras do Felipe. Foi exatamente isso que ocorreu quando Gu, Lippe e eu fomos expulsos do FUCH (e foi mais ou menos nessa época mesmo). As pessoas tomaram a possível mudança de nomes de personagens CH como se aquilo fosse o fim da vida ou pior: do mundo inteiro. Fomos alvos inclusive de ofensas pessoais. Marcelo já havia feito isso de forma desregrada e ainda assim continuou sendo o herói dos fãs. Ele chamou Chompiras de: Beterraba, Sai-de-Tras, Baixinho e até de Carne-Seca (nome que chegou até a compartilhar com Peterete em alguns episódios). Todos absurdos. Ele jamais padronizou um nome para a personagem, apesar de esta ter aparecido inúmeras vezes (principalmente dentro do lote de 1988). Isso só mostra cada vez mais a idolatria desmedida e enlouquecida dos fãs. Agora, o único ponto que colocaria uma vírgula, seria o revide das ofensas. A questão é: que tipo de ofensas foram proferidas contra nós fãs? Pq uma coisa é zoar, dizer que é coisa de criança e tal. Outra coisa são são as ofensas pessoais. No caso do "CHocolate" e "CHalouco" as ofensas foram pessoais. Nos chamaram de filhos da p#!@ pra baixo. Isso é intolerável e se tiver sido esse o caso, só haveriam duas maneiras de resolver: uma seria processando que proferiu as ofensas, mas como é difícil resolver problemas virtuais dessa forma, só resta a outra que é o revide em grupo. Ofensas pessoais são intoleráveis. Já fiz isso algumas vezes de cabeça quente. Ficou tudo no bate-boca e depois de meia hora ninguém lembrava mais, mas quando a coisa é uma constante e se faz de caso pensado, é outra história.

Link para o comentário
Professor Baratinha

Vou expressar minha opinião (apesar dos cinco anos passados):

Eu concordo e assino embaixo as palavras do Felipe. Foi exatamente isso que ocorreu quando Gu, Lippe e eu fomos expulsos do FUCH (e foi mais ou menos nessa época mesmo). As pessoas tomaram a possível mudança de nomes de personagens CH como se aquilo fosse o fim da vida ou pior: do mundo inteiro. Fomos alvos inclusive de ofensas pessoais. Marcelo já havia feito isso de forma desregrada e ainda assim continuou sendo o herói dos fãs. Ele chamou Chompiras de: Beterraba, Sai-de-Tras, Baixinho e até de Carne-Seca (nome que chegou até a compartilhar com Peterete em alguns episódios). Todos absurdos. Ele jamais padronizou um nome para a personagem, apesar de esta ter aparecido inúmeras vezes (principalmente dentro do lote de 1988). Isso só mostra cada vez mais a idolatria desmedida e enlouquecida dos fãs. Agora, o único ponto que colocaria uma vírgula, seria o revide das ofensas. A questão é: que tipo de ofensas foram proferidas contra nós fãs? Pq uma coisa é zoar, dizer que é coisa de criança e tal. Outra coisa são são as ofensas pessoais. No caso do "CHocolate" e "CHalouco" as ofensas foram pessoais. Nos chamaram de filhos da p#!@ pra baixo. Isso é intolerável e se tiver sido esse o caso, só haveriam duas maneiras de resolver: uma seria processando que proferiu as ofensas, mas como é difícil resolver problemas virtuais dessa forma, só resta a outra que é o revide em grupo. Ofensas pessoais são intoleráveis. Já fiz isso algumas vezes de cabeça quente. Ficou tudo no bate-boca e depois de meia hora ninguém lembrava mais, mas quando a coisa é uma constante e se faz de caso pensado, é outra história.

Pra quem ficou boiando nessa história (assim como eu há um tempo atrás) leia essa coluna, do Mestre Maciel http://www.sambariocarnaval.com/colunasturmach/col_mestre46.html

Em suma, essa foi uma das maiores trolladas do meio CH :muttley:

Link para o comentário

Vou expressar minha opinião (apesar dos cinco anos passados):

Eu concordo e assino embaixo as palavras do Felipe. Foi exatamente isso que ocorreu quando Gu, Lippe e eu fomos expulsos do FUCH (e foi mais ou menos nessa época mesmo). As pessoas tomaram a possível mudança de nomes de personagens CH como se aquilo fosse o fim da vida ou pior: do mundo inteiro. Fomos alvos inclusive de ofensas pessoais. Marcelo já havia feito isso de forma desregrada e ainda assim continuou sendo o herói dos fãs. Ele chamou Chompiras de: Beterraba, Sai-de-Tras, Baixinho e até de Carne-Seca (nome que chegou até a compartilhar com Peterete em alguns episódios). Todos absurdos. Ele jamais padronizou um nome para a personagem, apesar de esta ter aparecido inúmeras vezes (principalmente dentro do lote de 1988). Isso só mostra cada vez mais a idolatria desmedida e enlouquecida dos fãs. Agora, o único ponto que colocaria uma vírgula, seria o revide das ofensas. A questão é: que tipo de ofensas foram proferidas contra nós fãs? Pq uma coisa é zoar, dizer que é coisa de criança e tal. Outra coisa são são as ofensas pessoais. No caso do "CHocolate" e "CHalouco" as ofensas foram pessoais. Nos chamaram de filhos da p#!@ pra baixo. Isso é intolerável e se tiver sido esse o caso, só haveriam duas maneiras de resolver: uma seria processando que proferiu as ofensas, mas como é difícil resolver problemas virtuais dessa forma, só resta a outra que é o revide em grupo. Ofensas pessoais são intoleráveis. Já fiz isso algumas vezes de cabeça quente. Ficou tudo no bate-boca e depois de meia hora ninguém lembrava mais, mas quando a coisa é uma constante e se faz de caso pensado, é outra história.

Eu li sobre esse ocorrido, numa coluna do Andy

pra esse tópico é muito inutil -_-

Você está dando uma de fanático, assim como as pessoas que o Antonio Felipe se referiu na coluna

Link para o comentário

eu não sou obrigado a gostar do tópico, ou sou? eu acho uma grande inutilidade e só.

Editado por Beterraba
Link para o comentário

Falando em Lippe, super gente boa ele, falei com ele esses dias ainda. Poxa, sem comentários o que fizeram com ele aquela vez. :dry:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Jaciinto
      3849

      DESENHOS ANIMADOS

    2. E.R
      135

      X / TWITTER

    3. Chispirito - by Tatá Guarnieri
      767

      FAMOSOS

    4. Chispirito - by Tatá Guarnieri
      266

      Sonhos CH

    5. E.R
      174

      ROCK IN RIO

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...