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O Grupo Suburbanos, conhecido pelas pizzas, acaba de inaugurar uma casa diferente : o Santowich. Esta é a primeira hamburgueria da empresa e está localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro.

A casa se diferencia por oferecer hambúrgueres no formato quadrado, com um furo no meio e com caldo de carne, para que a cocção seja mais rápida e a carne seja mais suculenta.

Fonte : https://gastronominho.com.br/comidas/2022/12/suburbanos-abre-a-nova-casa-a-santowich/

 

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Melhorar as condições de trabalho de entregadores e motoristas de plataformas de delivery, como iFood, e de aplicativos de transporte, como Uber, é uma demanda que volta e meia aparece no noticiário.

Sem poder contar com qualquer tipo de proteção social e com jornadas extensas, os entregadores e motoristas estão fora do mercado de trabalho tradicional. Porém, não se pode matar o modelo com camisas-de-força que o inviabilizem.

Para João Sabino, diretor de políticas públicas do iFood, é urgente e necessária a aprovação de uma regulamentação do trabalho de entregadores e motoristas no Brasil.

O iFood é a maior plataforma de delivery de refeições e produtos do mercado local, com cerca de 250 mil entregadores ativos. Se considerarmos todos os que já fizeram cadastro e trabalharam em algum momento no aplicativo, são cerca de 1 milhão de brasileiros — que, sem essas empresas, teriam ficado desempregados e sem fonte de sustento.

“Entendemos que precisamos discutir a inclusão previdenciária dessas pessoas, o estabelecimento de ganhos mínimos e a melhora da transparência entre aplicativo e entregadores, principalmente no quesito de precificação e remuneração. Há uma série de coisas que precisam avançar, mas da forma correta”, diz João Sabino, em entrevista exclusiva ao Metrópoles.

O executivo diz que a empresa discute desde 2019 como melhorar as condições de trabalho de seus entregadores e garantir a sustentabilidade da plataforma.

O iFood e outras empresas que fazem parte da Amobitec (associação que representa também a Uber e a 99) defendem a inclusão dos seus “parceiros” em um modelo que não seja o do vínculo empregatício e nem o de empreendedor individual.

A definição exata de como será a relação de trabalho dos entregadores deverá vir em negociações com o Congresso e, principalmente, com o novo governo.

Para João Sabino, a formalização dos entregadores traria problemas de continuidade da prestação de serviços pelas plataformas.

“O modelo de negócios do iFood não será viável se inserirmos esses trabalhadores no modelo de formalidade existente no Brasil. A dinâmica de trabalho dos entregadores é oposta ao que estabelece a CLT, principalmente no que diz respeito à flexibilidade de horários”, afirma o diretor de políticas públicas do iFood.

"O iFood enxergou em 2019, antes da pandemia, que o modelo de trabalho de entregadores e motoristas traria um grande debate sobre a relação entre capital e trabalho. Começamos a nos planejar para isso, montamos uma área de políticas públicas dentro da empresa, com diversas verticais de atuação – desde o debate com parlamentares e formuladores de leis até grupos de trabalho para ouvir o que desejam nossos entregadores", diz João Sabino.

E o que desejam esses trabalhadores ?

Pesquisas mostram que dois em cada três entregadores do iFood não querem ser inseridos na CLT. Mas, para nós, isso não é um ponto final na discussão, sim um ponto de partida. Somos uma empresa local, temos uma grande operação no mercado brasileiro e, acima de tudo, temos responsabilidade social com o país e com o ecossistema de entregadores. Entendemos que precisamos discutir a inclusão previdenciária dessas pessoas, o estabelecimento de ganhos mínimos e a melhora da transparência entre aplicativo e entregadores, principalmente no quesito de precificação e remuneração. Há uma série de coisas que precisam avançar, mas da forma correta.

O que seria um avanço prudente, nesse caso ?

Temos 250 mil entregadores ativos, que fazem pelo menos uma entrega por mês. A forma com que esses parceiros distribuem o tempo de trabalho é diversa. Temos, por exemplo, entregadores que saíram da plataforma agora em dezembro, pois conseguiram trabalho no comércio, que abre muitas vagas no final do ano. Depois, boa parte deles voltará a atuar na plataforma. É comum que um trabalhador nosso seja entregador, motorista de aplicativo e que faça outros bicos, tudo ao mesmo tempo. São atuações concomitantes, 70% deles trabalham por até 3 horas por no dia no iFood e faz o restante das horas de trabalho em outras coisas. Eu estou dizendo tudo isso para mostrar que a flexibilidade é um ponto essencial para essas pessoas. Muitos dos nossos entregadores priorizam a plataforma porque não querem ter um horário e uma rotina fixa, não querem ter um patrão e querem programar a própria rotina.

Muitos fazem isso também porque não conseguem se manter com apenas um emprego. Como equacionar a remuneração dos trabalhadores ?

Mesmo nossos entregadores que trabalham até 3 horas por dia na plataforma têm uma remuneração que representa uma vez e meia o valor-hora de um trabalhador que ganha um salário mínimo. Os que trabalham por mais tempo e todos os dias ganham ainda mais do que isso. Isso não significa, no entanto, que esses entregadores não devam contar com uma rede de seguridade social, como a possibilidade de se aposentar, de receber auxílio-doença e até de sair em licença maternidade, para o caso das trabalhadoras. Sabemos que, para isso, será necessária uma nova regulação.

Qual seria o modelo ideal dessa nova regulação?

Estamos discutindo e observando outros países que já tentaram regulamentar os trabalhos da nova economia. A conclusão é que, até aqui, nenhuma iniciativa se mostrou perfeita e não há nenhum modelo que possa ser replicado. Na Índia, por exemplo, houve a determinação de que os trabalhadores fossem incluídos no sistema previdenciário. Um ano depois, fomos ver o que aconteceu lá e chegamos à conclusão de que não funcionou, porque os governos locais não regulamentaram a lei aprovada pelo governo central. Aí olhamos para o modelo espanhol, que estabeleceu o vínculo empregatício entre entregadores e plataformas, e também não funcionou. Depois da mudança nas regras, duas das maiores empresas de delivery saíram do país. Uma terceira ficou, mas decidiu terceirizar a administração contratos dos empregadores e não tem dado certo, pois as empresas terceiras também não seguem o que determina a lei. A fiscalização ficou mais difícil : agora temos dezenas ou centenas de empresas contratando empregadores. Quem decidiu seguir a lei perdeu mercado, porque os próprios entregadores não quiseram prosseguir em plataformas que estabelecessem o vínculo empregatício. 

Fornecer uma cobertura social para esses trabalhadores exigiria que as próprias plataformas fizessem contribuições financeiras e que promovessem descontos nos rendimentos dos entregadores para custear a seguridade. Vocês estão preparados para absorver esses custos ? E os entregadores ?

Estamos reunidos na Amobitech, associação que representa as maiores plataformas de entrega e de transporte, como Uber, 99, e nós, o iFood. Todas essas empresas já disseram que concordam em pagar uma espécie de contraparte patronal, para que os entregadores contem com o mínimo de cobertura social. Isso está pacificado. Vamos encontrar uma forma de calcular as alíquotas e fazer as retenções necessárias. Mas o que as pessoas precisam compreender é que nosso modelo de negócios não é viável se tivermos que transformar todos os milhares de entregadores em trabalhadores formais. Nem faria sentido, porque as características do trabalho são opostas. A maioria dos nossos entregadores é ocasional e não quer se sujeitar a uma única relação de trabalho.

Além da cobertura de direitos trabalhistas, como aposentadoria e descanso remunerado, o que poderia colaborar para a melhora da qualidade de vida dos entregadores ?

Por exemplo : a maior parte dos entregadores é dona do próprio meio de produção (ou seja, trabalham com a própria moto e com os próprios equipamentos). Por isso, aparecem questões sobre o custeio da manutenção dos veículos e até sobre o pagamento de seguros contra roubos e acidentes. Sabemos que, pela própria característica das entregas, trata-se de um trabalho com risco de acidentes. Temos na pauta uma base de seguridade que não garanta apenas a aposentadoria, mas também uma cobertura para afastamentos por questões de saúde, lesão corporal e outras. Você vê ? Cada aspecto dessa discussão abre uma janelinha e ali temos um mundo de possibilidades. Aqui, estamos preparados para discutir tudo.

Fonte : https://www.metropoles.com/negocios/modelo-de-negocio-e-inviavel-com-entregador-clt-diz-diretor-do-ifood

 

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A empresa americana Mondelez anunciou a venda das marcas tradicionais Trident, Bubbaloo e Chiclets, para a e a Perfetti Van Melle, empresa suiça dona da bala Mentos, , pelo valor de US$ 1,35 bilhão (R$ 7 bilhões). 

A transação irá abranger a venda dos produtos nos Estados Unidos, Europa e Canadá, além de fábricas na Polônia e em Illinois, estado americano do centro oeste.

Isto quer dizer também que a Mondelez vai manter o controle das vendas do Trident, Chiclets e Bubbaloo fora desses mercados (Estados Unidos, Europa e Canadá), como no Brasil, Índia e China.

Ou seja, as empresas passam a dividir então o controle e a produção dessas marcas. Espera-se que o negócio seja concluído até o final do ano que vem.

Além dessas três, a Mondelez também que irá se desfazer da marca Halls. O motivo para tudo isso seria uma mudança de foco na empresa, que quer focar em seu setor de comida e de chocolate, conforme anunciado em abril pela companhia. A Mondelez também realiza a produção de produtos como o Bis, Trakinas, Oreo, Club Social, Diamante Negro e Toblerone.

"Há tempos admiramos os produtos e marcas da Mondelez e estamos ansiosos para combinar os negócios", disse Daniele Perfetti, vice-presidente da companhia europeia Perfetti Van Melle, em um comunicado oficial.

Fonte : https://br.noticias.yahoo.com/dona-da-mentos-compra-bubbaloo-trident-e-chiclets-da-mondelez-181213872.html

 

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Conhecida por seus restaurantes em estradas do estado de São Paulo, a rede de Frango Assado passou por um reposicionamento e ganhou um novo conceito, que chega para reforçar o compromisso da marca em oferecer mais praticidade e sabor a quem está de passagem na rodovia.

“O Frango Assado é uma marca forte, que construiu uma reputação com base em tradição e sabor. Sinônimo de boa comida, faz parte da história dos viajantes pelas estradas de São Paulo. Buscamos um novo conceito prático para reforçar a praticidade e a conveniência aos nossos clientes e também pensando em atrair novos públicos”, conta Willy Campos, Diretor de Marketing da rede Frango Assado na International Meal Company (IMC).

A marca também apresenta como novidade o Sanduíche Frango Country : filé de sobrecoxa grelhada, bacon, ovo frito e molho da casa no pão clássico tostado na manteiga. 

Fonte : https://gastronominho.com.br/comidas/2022/12/frango-assado-apresenta-novos-sabores-e-novo-conceito/

 

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A Zamp, operadora das redes Burger King e Popeye's no Brasil, acelerou a abertura de restaurantes no Brasil e planeja abrir mais lojas de rua em 2023.

A empresa pôs em marcha um plano mais concentrado na abertura de lojas de rua. Do início deste ano até setembro, o grupo abriu 13 lojas (entre Burger King e Popeye's).

Quando analisa os números do McDonald's e, principalmente, a dinâmica da indústria de fast-food no Brasil, o CEO da Zamp, Ariel Grunkraut, ainda vê uma avenida larga para a expansão de Burger King e Popeye's. “Vários estudos mostram com certa tranquilidade que temos espaço para dobrar. Estamos na metade do que poderíamos ser”, disse o executivo.

Em capitais como Salvador e Fortaleza, o BK ainda tem pouquíssimas unidades, o que indica um espaço para avançar.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/12/26/pipeline-com-foco-em-loja-de-rua-burger-king-amplia-rede.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.

 

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O GLOBO

A Foods Brands, com oito marcas em alimentação, abriu o NY Bagel Coffee, especializado no pão americano bagel.

O primeiro quiosque fica no shopping Casa & Gourmet, em Botafogo. Os clientes podem comer no local, pedir para viagem ou por delivery.

E até março, virá mais uma unidade na Zona do Sul do Rio de Janeiro e outra na Barra da Tijuca.

 

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Em novembro de 2022, fui ao Mc Donald´s na Champs-Élysées, em Paris.

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Você escolhe os sanduíches nessa tela, e só depois vai para o balcão para pagar os sanduíches.

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Comprei a Mc Quesadilla e o Chicken Big Tasty.

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A Azeite Andorinha e a rede de pizzarias 1900 Pizzeria atualizaram a parceria e trazem mais uma edição da Pizza Andorinha, ação que traz uma opção de pizza desenvolvida pelas duas marcas e que ficará no cardápio da pizzaria por tempo limitado.

Na edição de 2023, a opção será uma uma nova pizza que terá como ingredientes : tomates frescos e temperados, alcachofras marinadas, queijo de cabra, manjericão e um toque de Azeite Extra Virgem Andorinha Seleção.

O novo sabor estará disponível no cardápio de todas as unidades da 1900 Pizzeria até o dia 20 de fevereiro de 2023. 

Fonte : https://gastronominho.com.br/comidas/2022/12/azeite-andorinha-e-1900-pizzeria-tem-novidade/

 

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A 99Food decidiu encerrar sua operação de delivery com entregadores parceiros do app no Brasil. O fechamento vai acontecer no dia 28 de fevereiro de 2023.

A empresa já começou a comunicar os restaurantes e entregadores de todos os estabelecimentos cadastrados no aplicativo para todas as cidades em que ela opera.

"No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo Fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento", diz em comunicado.

Segundo a empresa, começou em janeiro de 2022 a transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega.

Na avaliação de Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação que reúne bares e restaurantes), o anúncio da 99Food é mais uma importante perda para a concorrência no delivery de alimentação.

"Urge que o Cade decida logo sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não sobrar ninguém, lembrando que já saíram Uber Eats e outros menores, sempre alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood. Tanto Uber Eats quanto a 99 denunciaram as práticas anticompetitivas ao Cade", diz Paulo Solmucci.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/01/99food-decide-encerrar-servico-de-entrega.shtml

 

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O Festival de Verão 2023 da Cacau Show já começou e, assim como no último verão, a marca trouxe sabores refrescantes para os consumidores se deliciarem durante o verão.

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Os novos sabores das trufas são : Pink Lemonade, Maracujá com Limão e Abacaxi com Hortelã.

Fonte : https://www.mercadodocacau.com.br/artigo/cacau-show-traz-novos-sabores-no-festival-de-verao-2023

 

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O Mc Donald´s se prepara para o lançamento de dois novos sanduíches : o Brabo Melt Crispy e o Brabo Bacon Salad.

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O Brabo Melt Crispy tem como ingredientes : hamburguer de carne 100 % bovina, molho sabor cheddar, cebola crispy, queijo sabor cheddar, fatias de bacon, a exclusiva Méquinese, no pão brioche.

Já o Brabo Bacon Salad trará pão tipo brioche, hamburguer de carne 100 % bovina, alface, tomate, fatias de bacon, queijo sabor cheddar e maionese exclusiva Méquinese.

Os novos sanduíches chegarão no dia 18 de janeiro de 2023.

Fonte : https://gkpb.com.br/112989/brabos-do-mequi/

 

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A gelateria Bacio di Latte, especializada em sorvete de massa, começou a disputar o mercado de picolés. 

O projeto começou com vendas em 20 de suas lojas em São Paulo.

Com cardápio de dez sabores, como pistacchio, creme de maracujá e gianduia.

A ideia é atingir o cliente que já compraria produtos da Bacio di Latte em outras ocasiões.

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O projeto começou com o picolé de pistache, que é o campeão de vendas entre os sorvetes de massa.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/12/07/bacio-di-latte-estreia-no-segmento-de-picoles.ghtml

 

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A picanha brasileira ficou em segundo lugar no ranking das 100 melhores comidas tradicionais do mundo, do Tasteatlas Awards 2022.

Outras três receitas nacionais apareceram na lista da "enclopédia de sabores", que lista pratos de todo o planeta e tem mais de 10 mil alimentos e bebidas catalogados : a vaca atolada, a moqueca e o feijão tropeiro.

Veja os dez melhores pratos tradicionais do mundo :

1. Karē - Japão
2. Picanha - Brasil
3. Amêijoas à Bulhão Pato - Portugal
4. Tangbao - China
5. Guioza - China
6. Phanaeng Curry - Tailândia
7. Ceviche mixto - Peru
8. Ghormeh sabzi - Irã
9. Kebab - Turquia
10. Pollo a la brasa - Peru

Fonte : https://oglobo.globo.com/boa-viagem/noticia/2023/01/picanha-do-brasil-fica-em-segundo-lugar-entre-melhores-pratos-tipicos-do-mundo.ghtml

 

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