Já ouvi falar que este terremoto só prejudicou o departamento de esportes da Televisa, estão considerei fora da teoria. E também porque, ainda não justifica seis episódios (contando o revolvinho) sobrevierem ao lote de 86 e sumirem nos anos 90.
Acho que, nessa época, a Televisa vendia seu catalogo nos dois formatos, analógico e digital. Até porque, em 1997, poucas empresas estavam com equipamentos totalmente digital. O SBT, aparentemente, só começou o processo de digitalização em 2001, então esse pedido era necessário vir em formato analógico.
-----------------------------------------------------------------------------
Considerando as recentes novidades, fiquei pensando em alguns furos da minha teoria e cheguei a uma nova conclusão:
Essa é a reorganização que sumiu com os seis EPMs (contando Revolvinho) de Chaves que o SBT já tinha.
Agora a hipótese: essa organização aconteceu em 1992. Justamente o mesmo ano que o SBT solicitou copias novas à Televisa.
Esse seria um caso de desorganização em cima de mais desorganização: o SBT recebeu o catalogo com o lote de 1986, mas quando as fitas chegaram, eram da nova organização de 1992. E aí, até eles se tocarem que os números nas fitas não batiam, o estrago já estava feito. Isto poderia explicar porque alguns episódios icônicos ("Um Astro Cai na Vila Parte 1") não foram pra dublagem, mesmo passando em outros países. Também poderia explicar o sumiço de "Como pegar o touro a unha".
Nesta hipótese, o salvamento de "Contrabando/Pulgas" faz mais sentido: não abriram uma exceção pra um episódio de Chapolin, mas sim três de Chaves e um do Vermelhinho.
Aqui, o pedido de 1999 também faz mais sentido: era uma tentativa do SBT de organizar a bagunça que a Televisa tinha feito anos antes e que eles mesmos tinham piorado com a separação dos semelhantes. Inclusive, o "Pulgas" pode ter sido retirado nesta época por ser considerado um episódio com problemas de imagem, apenas pra voltar com a digitalização de 2003.
E aqui, entra outra teoria que eu já estava pensando, mas não sabia onde encaixar: o SBT ainda tem esses EPMs e até dublagens perdidas, mas apenas em formato analógico, e muito antigo, não podendo ser reproduzido.
Quando rolou a separação de 1992, a regra era mixar tudo que eles tinham com as fitas novas, que vinham em formatos mais modernos, e arquivar o que não tinha. Abriram exceção para estes quatro episódios, mas não para os demais.
E nessa, também inventaram de separar as esquetes dos episódios comuns. Assim, só mixaram o áudio do episódio principal, deixando as esquetes mudas nas fitas novas.
No caso dos semelhantes, como não iam usar, decidiram só copiar o áudio, sem mexer neles. Mas aqui entra duas exceções: "Pintores Amadores" e "Sustos na Vila". Quem mixou essas fitas deve ter entendido errado o recado e mixou só a parte das esquetes, achando que o SBT ia continuar exibindo elas isoladas.
(Seria aqui também que surgiu o problema de mixagem de "Quem com catapora fere, com catapora será ferido". E também seria aqui que "perderam" o áudio de algumas introduções, quem mixou essas fitas estava querendo evitar a fadiga.)
Na organização de 1999, resolveram não mexer nestes episódios pois já sabiam que não iam usa-los.
Em 2012, quando inventaram de mixar com as copias novas e soltar os semelhantes, só podiam trabalhar com o material que já estava digitalizado ou em fitas mais modernas. Aí surgiu o dilema do que fazer com estes dois episódios: no caso de "Sustos na Vila", tiveram a ideia de jerico de mandar redublar o episódio como uma forma de """salva-lo""" de uma não exibição. Já "Pintores Amadores", decidiram esperar pra ver se, um dia, conseguiam tocar nas fitas mais antigas e recuperavam o episódio inteiro. Como esse dia não veio, soltaram o esquete lá em 2015 só pra não dizerem que não fizeram nada.
Isto também poderia explicar o "Revolvinho": receberam ele em 1988, não exibiram por ser semelhante a "Bombinhas" e por possíveis problemas na imagem, exibiram "sem querer querendo" na enchente de 1991 e arquivaram de vez na mexida de 1992.
Agora, o que não entra aqui é o "Muitas Marteladas", e o que aconteceu com ele que foi possível recupera-lo em 2012. E também entra outro caso peculiar: "Quer apostar como nunca mais eu entro em uma aposta?":
Como o SBT nunca ligou direito pra Chapolin, não duvido que, em algum momento nos anos 80, danificaram a fita que usavam para exibir o episódio e não se tocaram. Nas organizações de 92 e 99, se tocaram mas preferiram não mexer pois estavam nem aí. Em 2014/2015, se tocam que nem eles nem a Televisa tinham o episódio completo e decidem desembolsar tempo e (pouco) dinheiro pra digitalizar os sete minutos finais da fita original e mixa-la com o que eles já tinham, assim recuperando o episódio na integra.
Inclusive, não duvido que esse processo tenha sido um teste para ver se não podiam fazer o mesmo com todas as outras fitas antigas, o que não veio a ocorrer.
Recommended Posts