Ir para conteúdo

El Dia de Muertos (México)

31 Horas Mexico

Recommended Posts

250px-Catrinas_2.jpg

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

250px-Catrina_calle_dia_de_muertos.JPG

250px-D%C3%ADa_de_muertos_1.JPG

As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

EM BRASIL

O feriado brasileiro de Finados é celebrado no dia 2 de novembro. Similar ao Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios e igrejas, com flores, velas e orações. A festa tem intenção de ser positiva, para celebrar os que estão mortos.

NO CINEMA

O 2 de novembro de 2007, foi estreia o filme de nome "La leyenda de la Nahuala" "A legenda da Nahuala" heita pela Animex Estudios.

LEYENDANAHUALA_POSTER.jpg

E o 23 de otubro deste ano foi estreia o filme "La leyenda de la Llorona" "A legenda da Chorona", secola da Nahuala, mas foi heita nesta parte pela Anima Estudios, a empreja que faze "Chaves em Desenho Animado.

la-leyenda-de-la-llorona-550x780.jpg

*Ab6oavTCEAAgCHU.jpg

¡FELIZ DIA DE MUERTOS!

* Imagem Upada pela primeira vez pela Editorial.

Link para o comentário

Achei bem interessante este tópico, Carlo. Boa iniciativa!

Acho que aqui no Brasil o Dia dos Finados deveria ser mais valorizado, seria uma forma um pouco mais digna de homenagearmos os nossos entes queridos que infelizmente já faleceram. As pessoas têm a mania de pensar que depois que uma pessoa morre, já era, acabou, e acabam se esquecendo dela e deixando o túmulo vazio, sem nenhuma flor. Eu particulamente acho isso uma falta de respeito para com os finados. Acho que a gente tem que ter um mínimo de respeito pelos que foram importantes e especiais na nossa vida e lembrar deles sempre que possível.

Eu, por exemplo, até hoje lembro do meu avô materno, que morreu há quase 11 anos; da minha avó partena, que morreu ano passado; da minha cachorra e do meu cachorro, que morreram nos dias 04/11/2005 e 12/03/2008, respectivamente.

Além disso, no Dia dos Finados nós também podemos homenagear os nossos ídolos que já se foram, como o Ramón Valdés, O Raúl Padilla, a Angelines Fernández, o Horacio Bolaños e o Marcelo Gastaldi.

Eu admiro o México por essa tradição tão bonita e tão significativa aos finados e por várias outras coisas também.

Então, no dia 2 de novembro, não se esqueçam de ir ao cemitério fazer uma visita aos seus entes queridos que já passaram dessa para melhor. Eles estarão vendo vocês, seja do Céu ou de qualquer outro lugar, e ficaram muito felizes. :)

Link para o comentário

Achei bem interessante este tópico, Carlo. Boa iniciativa!

Acho que aqui no Brasil o Dia dos Finados deveria ser mais valorizado, seria uma forma um pouco mais digna de homenagearmos os nossos entes queridos que infelizmente já faleceram. As pessoas têm a mania de pensar que depois que uma pessoa morre, já era, acabou, e acabam se esquecendo dela e deixando o túmulo vazio, sem nenhuma flor. Eu particulamente acho isso uma falta de respeito para com os finados. Acho que a gente tem que ter um mínimo de respeito pelos que foram importantes e especiais na nossa vida e lembrar deles sempre que possível.

Eu, por exemplo, até hoje lembro do meu avô materno, que morreu há quase 11 anos; da minha avó partena, que morreu ano passado; da minha cachorra e do meu cachorro, que morreram nos dias 04/11/2005 e 12/03/2008, respectivamente.

Além disso, no Dia dos Finados nós também podemos homenagear os nossos ídolos que já se foram, como o Ramón Valdés, O Raúl Padilla, a Angelines Fernández, o Horacio Bolaños e o Marcelo Gastaldi.

Eu admiro o México por essa tradição tão bonita e tão significativa aos finados e por várias outras coisas também.

Então, no dia 2 de novembro, não se esqueçam de ir ao cemitério fazer uma visita aos seus entes queridos que já passaram dessa para melhor. Eles estarão vendo vocês, seja do Céu ou de qualquer outro lugar, e ficaram muito felizes. :)

SORPRENDIDO, :reverencia: , muitos respetos

E sigan esso consejos, considerem mais o Dia dos Finados, esse dia voce podera recordar a seus familiais mortos, nesto nao solo é um dia, e uma tradicao mundial :joinha:

Link para o comentário

Hoje comemoramos tambem o dia dos que estão discansando, hoje é dia do funcionario publico :joinha:

:muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley: :muttley:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. E.R
      937

SBT

2. Doutor Chimoltrúfio
      55

Exibições CH - Distrito Comedia

3. Marcelo J.
      937

SBT

4. Doutor Chimoltrúfio
      937

SBT

5. Doutor Chimoltrúfio
      23

Teleamazonas (Equador) - Chaves e Chapolin

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...