Ir para conteúdo

Guia de como saber os anos que os episódios foram produzidos

Lucas de Brito

Recommended Posts

Uma pequena dica para saber quais são os anos de produção dos episódios de CHAVES clássico: (Depois posto de Chapolin, mas da um pouco mais de trabalho.)

Temporada de 1972: Todos nós sabemos que a primeira temporada é a de 72. Essa não vale, somente para os episódios exibidos na Cartoon Network. Para saber se os episódios foram gravados nesse ano, preste atenção na qualidade da imagem. Possivelmente, será uma imagem meio borrada, não tão nítida como os episódios de 77, por exemplo.

Chaves, usa uma camisa amarela durante toda a temporada. Seu Madruga vive mudando a cor da camiseta, não tendo um vestuário fixo. Chiquinha usa seu clássico vestido branco na maioria dos episódios, mas tem alguns que ela revisa com um azul claro.

Temporada de 73: Fácil saber sobre essa temporada. Chaves muda seu vestuário, substituindo a camiseta amarela por uma cinza bem clara, com as bordas mangas em cinza escuro. Chiquinha usa um vestido longo para desfarçar a barriga (A atriz Maria Antonieta de Las Nieves estava grávida na época). Quico continua com o mesmo uniforme (Exceto no episódio "Sin Piñata No Hay Posada", no qual usa um boné de aba branca.)

Os episódios que Chiquinha não participa na temporada são esses:

- O cãozinho da Dona Clotilde – Parte 1 v.1

- Pai por algumas horas – Parte 2 v.1

- Seu Madruga sapateiro – Parte 1 v.1

- Seu Madruga sapateiro – Parte 2 v.1

- Jogando bola – Parte 1 v.1

- A perna quebrada – Parte 2 v.1

- A Pichorra v.1

- Natal na casa de Dona Florinda

- Ano Novo na casa de Seu Madruga

Temporada de 74: Na minha opinião, a mais fácil de se adivinhar. Nessa temporada, Chiquinha não participa, portanto, todos os episódios que não conter Chiquinha no elenco, é dessa temporada (exceto os que eu citei logo acima da temporada de 73 e um da temporada de 76). Todos os personagens continuam com a mesma vestimenta de 73.

Temporada de 75: Chiquinha volta ao seriado, Chaves muda novamente a vestimenta, para sua calça meio cinza com a camisa de listras finas, que perde as bordas cinza escura. Quico continua com a mesma vestimenta das temporadas anteriores, mas o detalhe das listras na gravata da roupinha de marinheiro são mais finas. E Seu Madruga vive trocando a camiseta, alternando em um preto mais claro e mais escuro. Chiquinha volta com um vestido menor, mas nos mesmos moldes de 73.

Os episódios "La Marca del Chavo" (Um Banho para Chaves", "La Viruela" (A Catapora) e "Los Insectos del Chavo" (Os Insetos do Chaves) são de 75, mas Chiquinha já usa o vestido verde que usaria na temporada de 76.

Temporada de 76: Chaves continua com a mesma vestimenta de 75. Chiquinha começa a usar a roupa verde. Quico muda seu boné, para cores em diferentes posições do que a da temporada anterior, além disso, o boné tem uma cor adicional, um amarelo limão. Seu Madruga continua com o mesma roupa de sempre.

Temporada de 77: Chaves muda sua blusa, para aquela com listras mais grossas. Somente os episódios "A Saga do cãozinho Madruguinha" e "As Carambolas" que Chaves usa sua blusa antiga, mas é da temporada de 77. Chiquinha começa a usar um casaquinho vermelho sobre o vestido que usava na temporada passada. Quico continua com a mesma roupa de 77. Madruga muda o chapéu dele, para um mais novo.

Temporada de 78: A grande referência para os episódios de 78 é a roupa de marinheiro do Quico, que passa a ter duas listras grossas, ao invés de 3 finas. Somente nos episódios a saga dos Churros e "Leite de Burra" ele usa o sua roupa antiga. Chaves continua com o mesmo vestuário. Chiquinha muda para um vestido verde com o casaco vermelho, mas o vestido não é o mesmo que o da temporada de 77, sendo aquele com o bolso branco com bolinhas pretas.

Temporada de 79: Blusa de Chaves muda para uma do mesmo modelo, mas ao invés de listras verdes claras, passa a ser branco. Todos os episódios não conta com Carlos Villagrán (Quico).

Espero ter ajudado à todos, qualquer erro meu, só avisar que edito. :D

Editado por E.R
Link para o comentário

lucas ch era exatamente o que eu queria eu tava querendo arrumar os ep que eu tenho no pc por temporada e voce me ajudou e muito cara to te devendo uma :joinha:

Link para o comentário

Isso eu já sei há muito tempo. Mas do Chapolin eu não sei, principalmente entre 77 e 78.

Postei isso para ajudar as pessoas que tem dúvidos no quesito "Temporada" :joinha:

Link para o comentário

Chiquinha usa sua seu clássico vestido azul.

Era branco.

(Exceto no episódio "Sin Piñata No Hay Posada", no qual usa um boné branco.

Apenas a aba é branca.

Somente os episódios "Sin Piñata no Hay Posada" (A Pichorra), "Navidad en Casa de Doña Florinda" (Natal na casa de Dona Florinda) e "Año Nuevo en Casa de Don Ramón" (Ano Novo na casa de Seu Madruga) não tem a presença de Chiquinha no elenco nessa temporada.

Faltaram:

- O cãozinho da Dona Clotilde – Parte 1

- Pai por algumas horas – Parte 2

- Seu Madruga sapateiro – Parte 1

- Seu Madruga sapateiro – Parte 2

- Jogando bola – Parte 1

- A perna quebrada – Parte 2

Temporada de 74: Na minha opinião, a mais fácil de se adivinhar. Nessa temporada, Chiquinha não participa, portanto, todos os episódios que não conter Chiquinha no elenco, é dessa temporada (exceto os três que citei logo acima da temporada de 73).

Tem um episódio de 1976 que a Chiquinha não participa :P

Temporada de 77: Chaves muda sua blusa, para aquela com listras mais grossas. Somente os episódios "A Saga do cãozinho Madruguinha" e "As Carambolas" que Chaves usa sua blusa antiga, mas é da temporada de 77. Chiquinho começa a usar um casaquinho vermelho sobre o vestido que usava na temporada passada. Quico continua com a mesma roupa de 77. Madruga muda o chapéu dele, para um mais novo.

Chiquinho não participa desta temporada, somente a Chiquinha :joinha:

Link para o comentário

TECLA FDP, POOOOOOOOOOOOOOOOOORRA!!!! :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Tem um episódio de 1976 que a Chiquinha não participa :P

Se for pelo esquema de roupa dos personagens que escrevi, é capaz de notar que é de 76 o episódio que Chiquinha falta.

Link para o comentário

Podia colocar a roupa da Dona Florinda, que também muda. Acho que em 72, 73 e 74, ela usa um vestido azul com avental branco. Em 75, 76, 77 e 78 ela usa um vestido rosa e com o avental branco. Em 79 ela usa um vestido rosa com um casaco marrom.

Link para o comentário

faltou falar das calças do chaves

72 - calça azul

73 - calça amarelada

74 - calça marrom

75/76 - calça mais cinza

77 - calça verde

78/79 - calça creme

se bem q as vezes repete entre as temporadas

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Podia colocar a roupa da Dona Florinda, que também muda. Acho que em 72, 73 e 74, ela usa um vestido azul com avental branco. Em 75, 76, 77 e 78 ela usa um vestido rosa e com o avental branco. Em 79 ela usa um vestido rosa com um casaco marrom.

verdade tem que falar do boné do quico que muda de cor com os anos

Link para o comentário

Fico em dúvida em ponto: a D. Florinda usa o vestido azul em 73 e metade de 74. Depois, ela usa a sua roupa mais conhecida aqui no Brasil, com o avental escuro. Porém, lembro-me de dois episódios de 75 em que ela usa um vestido laranja, no aniversário do Quico e na 2ª versão das novas vizinhas. Alguém sabe de algum outro episódio em que ela usa essa roupa?

Link para o comentário

Fico em dúvida em ponto: a D. Florinda usa o vestido azul em 73 e metade de 74. Depois, ela usa a sua roupa mais conhecida aqui no Brasil, com o avental escuro. Porém, lembro-me de dois episódios de 75 em que ela usa um vestido laranja, no aniversário do Quico e na 2ª versão das novas vizinhas. Alguém sabe de algum outro episódio em que ela usa essa roupa?

Que eu me lembre, em outros três de 74: O primeiro episódio na escolinha (com Malicha, Cândida e Elizabeth), Show de Ioiôs e o Porquinho do Seu Madruga. E estranho é que o aniversário do Quico é de 75 mas o figurante da Dona Florinda e da Pópis é o mesmo do começo de 74. :headscratch:

Link para o comentário

Temporada de 78: A grande referência para os episódios de 78 é a roupa de marinheiro do Quico, que passa a ter duas listras grossas, ao invés de 3 finas. Somente nos episódios a saga dos Churros e "Leite de Burra" ele usa o sua roupa antiga. Chaves continua com o mesmo vestuário. Chiquinha muda para um vestido verde com o casaco vermelho, mas o vestido não é o mesmo que o da temporada de 77, sendo aquele com o bolso branco com bolinhas pretas.

Vários outros episódios de 78 Quico usa o terno com as 3 listras finas:

* De gota em gota minha mãe fica louca

* Saga do Velho do Saco

* A escolinha do professor Girafales (supostamente ultimo episódio com Quico)

* O violão do Seu Madruga

* A nova vizinha parte 3

* Cupido ataca denovo (A nova vizinha parte 4)

(O curioso é que na saga das "Novas Vizinhas" ele usa o terno com os 2 riscos nas partes 1 e 2, já na 3 e 4 usa o velho com os 3 riscos)

Link para o comentário

A roupa do Chaves em 78 é a mesma de 79.

Em 78 e 79, o seu Madruga usava uma roupa mais escuras em alguns episódios e em outros uma mais clara, que parecia estar mais surrada, que tinha um bolso.

Toda roupa que foi usada em 78 não mudou muito. O que mudou mais foi a dona Florinda com o casaco. A não ser que exista algum episódio, que seja perdido mundial, que ela tenha usado o casaco marrom.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...