Ir para conteúdo

Gravações CH na TV

ThiagoGarcia

Recommended Posts

Não sei se já há algum tópico a este respeito mas gostaria de trocar informações sobre a gravação dos seriados pois comprei recentemente um gravador de DVD LG RH397H com Hd interno e tal. Mexo com VHS desde os 5 anos, quando comecei a gravar coisas da TV (inclusive o chaves). Das gravações desta época tenho quase tudo bem conservado (inclusive alguns perdidos de 92). Tanto tempo mexendo com VHS me deu bastante experiência no manuseio de fitas, edição e tal. Até montei um aparelho para limpar fitas emboloradas. Tenho hoje cerca de 150 fitas, entre elas todos os episódios de exibição normal de Chaves e Chapolin (a maioria gravados entre 1996 e 2004). Infelizmente, quando entrei na faculdade, não tive mais tempo de gravar, mas agora com este equipamento deixo tudo gravando e quando chego em casa apenas edito os comerciais no próprio aparelho.

É a primeira vez que lido com sistema de gravação digital pois, até então, só utilizei VHS para gravar. Vejo que muitos aqui gravam e têm experiência com estes equipamentos. Gostaria de usar esse tópico para trocar experiências com relação a gravações da TV. Comecei gravando os episódios do Chaves e Chapolin diários do SBT (inclusive sábados e domingos). Com tantas exibições já estou com quase todos gravados. Estou mantendo gravadas as exibições da manhã (que normalmente são completas) e algumas da tarde (que vez ou outra exibe trechos de exibição rara). Também estou gravando a exibição da manhã do cartoon, mas não gosto da imagem e do som do cartoon, ainda assim prossigo gravando. Aos poucos estou passando do HD interno para DVD. Do DVD copio para um HD de 2T que comprei com esta finalidade.

Gostaria de saber como vocês mantêm as gravações digitais. Usam codecs de compactação ou mantêm no formado do DVD? Estou afim de começar a upar coisas e disponibilizar estas gravações para todos e não faço idéia de como começar.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Professor Baratinha

Depende, para montar seu acervo particular você pode deixar os episódios na máxima qualidade que gravar. Já para disponibilizar na internet é interessante converter para um formato menor, bastante gente usa o formato AVI. Existe muios programas de conversão, você pode utilizar o que mais gostar. Esse seu hd de 2T é interno ou externo? e o seu gravador tem entrada usb? assim vc pode passar direto sem ter que gravar em dvd, para dar menos gasto e trabalho.

Quais episódios perdidos vc tem nas fitas? Seria interessante vc separar estes episódios gravados de 96 em diante pois são da época que não tinham cortes!

Link para o comentário

Depende, para montar seu acervo particular você pode deixar os episódios na máxima qualidade que gravar. Já para disponibilizar na internet é interessante converter para um formato menor, bastante gente usa o formato AVI. Existe muios programas de conversão, você pode utilizar o que mais gostar. Esse seu hd de 2T é interno ou externo? e o seu gravador tem entrada usb? assim vc pode passar direto sem ter que gravar em dvd, para dar menos gasto e trabalho.

Quais episódios perdidos vc tem nas fitas? Seria interessante vc separar estes episódios gravados de 96 em diante pois são da época que não tinham cortes!

quero para ter o acervo particular e, quando puder, disponibilizar na net alguma coisa (embora eu não tenha gravado nada que já não tenha sido publicado por alguém).

em vhs tenho tudo que era exibido de 2000 até 2004 (quando terminei de gravar todos os episódios). de perdidos de 92, tenho as duas partes dos espíritos zombeteiros, o velho do saco (v1), chifrinhos de nozes (dublagem antiga). Tenho também: "mal entendido" (versão com seu barriga), falta de agua (v1), professor apaixonado (v1), seu madruga fotógrafo p.2 e os novos perdidos do chapolin como a tinta invisível, ovos podres, etc. também tenho a 1ª dublagem de bilhetes trocados que foi exibida em dezembro de 2001, 2ª dublagem (enfeitiçado) do belo adormecido (ainda exibido pelo sbt - gravado em 1999) e as dublagens perdidas do louco (porca solta), do pintor e da cleópatra. aliás, sou louco por essas dublagens antigas e perdidas e trechos raros cortados. em geral, a perdida é melhor.

na década de 90 já haviam alguns cortes como o famoso da catapora da chiquinha depois de: "minha filha esteve aqui fora, eu não acredito, vou verificar" e a fala da chiquinha no disco voador: "não acho que o chaves faça de poprósito". mas ainda era exibido o "na cama com 39 - cabem todos", "o senhor está embolorado" (esse tive a sorte de gravar a última exibição do sbt em que a fala não foi cortada). também tenho a cena completa do recordações com o "estou pressentindo que nunca mais veremos seu pai", o "seu madruga virgem e mártir" da primeira parte do festival, além do "é que eu já não tenho mais o prego - e não pdoe conseguir outro - isso, isso, isso" do vendedor de balões, o "espantei ele" do seu madruga sapateiro, enfim, isso o que estou me lembrando de cabeça, preciso rever as fitas.

uma coisa que tenho a impressão é ter o começo sem cortes do professor apaixonado (v2). lembro que gravei esse episódio mais de uma vez, a primeira lá pra abril de 2001 (quando o assisti pela primeira vez) e passou cortado. depois gravei ele mais duas vezes e tenho a impressão de que em uma delas foi completo. também tenho todas as partes de acapulco completas (versão com "guarujá" e versão com as falas imendadas que o sbt fez nas parte de 2 e 3).

o curioso de ter gravado tudo antes da remasterização é ver como a qualidade de alguns episódios era sofrível. o "seu madruga leiteiro", por exemplo, era horrivelmente embaçado e cores pálidas. principalmente os episódios de 74,75 melhoraram muito a imagem. alguns continuam ruim como o aniversário do seu madruga e outros de 76. outra curiosidade é que alguns chuviscos e defeitos apareceram depois da remasterização (principalmente nos episódios de 77, 78). O "errar é humano" tinha menos chuviscos antes, por exemplo.

curiosamente, no episódio do parque, a cena do tiro era cortada e só gravei completa lá pra 2003. assim como o "professor tem que agir - é que não posso, tenho medo - é ela tem uma cacetada" no briga dos pombinhos, era outro trecho cortado que apareceu depois da remasterização.

outra vantagem é que tenho vários episódios sem marca d'agua do sbt (exibida a partir de 97) ou qualquer outra indicação. Até 93 era exibido o logo do sbt amarelo escrito "chaves" e em 94 e 95 aparecia o logo do sbt colorido de vez em quando. entre 96 e 97 a imagem era completamente livre de indicações do sbt. também a partir de 97 começou a aparecer aquela barra roxa com a hora e temperatura mas como eu morava em santos na época, lá isso não era exibido.

o gravador tem entrada usb mas ela apenas le os arquivos não grava o que me obriga a gravar em formato de dvd para depois passá-los para o hd externo de 2T (via PC). copio para o HD porque não confio nas mídias de DVD. Tenho DVDs de 2002 que não rodam mais direito mesmo eu tendo conservado adequadamente.

uma dúvida que tenho é quanto ao sinal da net. deixo o conversor da net ligado na entrada A/v do gravador (para gravar do cartoon) e um cabo direto na entrada RF (com o sinal aberto da net) para gravar o sbt. não sei se é impressão minha mas acho que o sinal analógico do sbt é melhor que o digitalizado da net (que é atrasado). prefiro gravar do analógico pois nunca dão aquelas travadas. não sei se estou fazendo certo.

abraços

Link para o comentário
Professor Baratinha

quero para ter o acervo particular e, quando puder, disponibilizar na net alguma coisa (embora eu não tenha gravado nada que já não tenha sido publicado por alguém).

em vhs tenho tudo que era exibido de 2000 até 2004 (quando terminei de gravar todos os episódios). de perdidos de 92, tenho as duas partes dos espíritos zombeteiros, o velho do saco (v1), chifrinhos de nozes (dublagem antiga). Tenho também: "mal entendido" (versão com seu barriga), falta de agua (v1), professor apaixonado (v1), seu madruga fotógrafo p.2 e os novos perdidos do chapolin como a tinta invisível, ovos podres, etc. também tenho a 1ª dublagem de bilhetes trocados que foi exibida em dezembro de 2001, 2ª dublagem (enfeitiçado) do belo adormecido (ainda exibido pelo sbt - gravado em 1999) e as dublagens perdidas do louco (porca solta), do pintor e da cleópatra. aliás, sou louco por essas dublagens antigas e perdidas e trechos raros cortados. em geral, a perdida é melhor.

Enquanto lia fiquei torcendo pela dublagem perdida do episódio da máquina de lavar. Você tem um excelente acervo, principalmente pelos episódios sem logo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. E.R
      937

SBT

2. Doutor Chimoltrúfio
      55

Exibições CH - Distrito Comedia

3. Marcelo J.
      937

SBT

4. Doutor Chimoltrúfio
      937

SBT

5. Doutor Chimoltrúfio
      23

Teleamazonas (Equador) - Chaves e Chapolin

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...