Ir para conteúdo

15 de Setembro "La Independencia de México"


31 Horas Mexico

Recommended Posts

Como Chaves e Chapolin nazeron no México, Falaremos deste grande dia:

300px-Coat_of_arms_of_Mexico.svg.png

Depois de quase três séculos sob domínio colonial espanhol, os habitantes do Vice-Reino da Nova Espanha começaram a exigir a independência da sua nação devido a divergências políticas e religiosas com a coroa. No início do século XIX este sentimento ganhou força entre a elite da Cidade do México e, depois de algumas tentativas falhadas, a guerra foi declarada na madrugada de 16 de Setembro de 1810 pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla na paróquia de Dolores Hidalgo, estado de Guanajuato (esta declaração ficou conhecida como Grito de Dolores).

O conflito prolongou-se por oito anos e esteve longe de ser um movimento homogéneo. Começou quase como se de uma guerra religiosa se tratasse sendo liderada por sacerdotes. No entanto passado pouco tempo tornou-se uma guerra republicana, tendo o exército realista praticamente posto fim à contenda após um par de anos. A luta independentista passou então a fazer-se sob a forma de uma guerra de guerrilha confinada às montanhas do sul até que um hábil coronel realista de nome Agustín de Iturbide negociou alianças com quase todas as facções combatentes (incluindo o governo do vice-reino) tendo conseguido a independência de uma forma relativamente pacífica em 27 de Setembro de 1821, ainda que o reconhecimento formal de Espanha só tenha ocorrido em 28 de Abril de 1836.

A antiga colónia espanhola passou a ser, de forma bastante efémera, uma monarquia constitucional católica com a designação de Império Mexicano o qual, após a independência das províncias da América Central bem como de alguns conflitos internos, se converteria numa república federal.

Miguel Hidalgo e o início do movimento de insurgência

A figura central e principal instigador da independência do México foi Miguel Hidalgo y Costilla, padre na pequena paróquia de Dolores Hidalgo, Guanajuato. Logo após a sua ordenação como sacerdote, Hidalgo começou a promover o levantamento popular de índios e mestiços contra os espanhóis abastados, os fazendeiros e os aristocratas. Cedo compreendeu a necessidade de diversificação das actividades industriais em Guanajuato, cuja economia estava tradicionalmente centrada na indústria mineira. Ao mesmo tempo, durante os sete anos que passou em Dolores, Hidalgo promoveu grupos de discussão em sua casa, onde eram bem-vindos indígenas, mestiços, criollos (de origem espanhola, mas nascidos na Nova Espanha) e peninsulares. Os temas abordados nestas discussões eram acontecimentos da época, aos quais Hidalgo juntava as suas opiniões sociais e económicas. O movimento independentista nasceu destas discussões informais e era dirigido contra o domínio político e económico espanhol sobre a Nova Espanha. Foi em 8 de Dezembro de 1810 que os conspiradores decidiram iniciar o conflito.

O Grito de Dolores

Os planos independentistas foram descobertos pelo governo central, sendo os conspiradores alertados por Josefa Ortíz de Domínguez, mulher do Corregedor de Querétaro, de que havia ordens de captura emitidas contra eles. Pressionado por estes novos acontecimentos, Hidalgo decidiu iniciar imediatamente a luta pela independência, na manhã do dia 16 de Setembro de 1810 (sendo esta a data em que o México celebra a sua independência). Os sinos tocaram a rebate chamando a população a quem Hidalgo pediu que se juntassem à luta contra o governo espanhol e peninsulares, com o seu famoso Grito de Dolores: ”Viva a Virgem de Guadalupe! Morte ao mau governo! Viva Fernando VII!”. A população respondeu entusiasticamente e de imediato uma multidão começou a marchar em direcção à capital regional, Guanajuato. Os mineiros de Guanajuato juntaram-se aos trabalhadores de Dolores no massacre de todos os peninsulares que ofereceram resistência, incluindo o intendente, dirigente colonial na região.

A partir de Guanajuato as forças independentistas marcharam até à Cidade do México depois de terem capturado Zacatecas, San Luís Potosí e Valladolid. Em 30 de Outubro de 1810 foram enfrentados pelas forças realistas em Monte de Las Cruces e apesar da vitória dos independentistas, estes perderam o impulso inicial, fracassando na sua intenção de tomar a Cidade do México. Após várias vitórias, as forças insurgentes dirigiram-se em direcção ao norte, com destino ao Texas. Em Março do ano seguinte, os insurgentes foram emboscados e feitos prisioneiros em Monclova, no estado de Coahuila. Hidalgo, sendo sacerdote, foi julgado pela Santa Inquisição e declarado culpado de heresias e traição, sendo condenado à morte. Seria fuzilado no dia 31 de Julho de 1811. O seu corpo seria depois mutilado e a sua cabeça exposta publicamente em Guanajuato, como advertência aos possíveis insurgentes.

TOPICO PRA FELICITACOES ANTES DO 16 DO SETEMBRO, Eu, como Méxicano, estoy orgulhoso de ser mexicano

FELIZ 201 ANIVERSARIO DE NUESTRA INDEPENDENCIA!

Link para o comentário

PARABÉNS AOS MEXICANOS!!!!

O Edward vai ficar muito espantado em saber disso!!:D

Link para o comentário

CONTEO DO EVENTO DOS 200 ANOS DO MEXICO (FAZAE UM ANO)

PROCUREM A CHAVES NO CONTEO, QUEO QUE TÁ AHI :headscratch:

NOTA: NAO E UM MONTAGEM

31 HORAS, APOIO OFICIAL DO "FIESTA MEXICANA" DA TELEVISA

m.jpg

INCREIBEL!!!"!!! :lambada::feliz::bounce::joinha:

HOJE, O COMENZO DA FESTA DA INDEPENDENCIA!!!! :feliz:

Link para o comentário

VIVA HIDALGO,

VIVA MORELOS,

VIVA ALLENDE,

VIVA JOSEFA ORTIZ DE DOMINGUEZ,

VIVA ALDAMA,

VIVA LOS NIÑOS HEROES,

VIVA MÉXICO, VIVA MÉXICO, VIVA MÉXICO!!!!!!!!!!

300px-Coat_of_arms_of_Mexico.svg.png

PARABENS PELO MËXICO :festa::feliz:

xico= Mario Moreno "Cantinflas", "Viruta y Capulina", "Memin Pinguin", Pedro Infante, Jorge Negrete, Perdro Armendariz, Xavier Lopez "Chabelo", Roberto Gomez Bolaños "Chespirito" é "Cepillin"

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...