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Fórmula 1 - 2011


Chapolin

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NOTÍCIAS
Com reação antológica, Button supera Vettel no fim e vence o GP do Canadá

Em corrida que ficou duas horas parada por causa da chuva, inglês ganha após duas batidas e seis paradas; Massa arranca sexto lugar no último instante

Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Faça chuva ou faça sol, Sebastian Vettel vinha dominando a Fórmula 1. E parecia pronto para ampliar o domínio no GP do Canadá, que teve chuva – a ponto de interromper a corrida por duas horas – e sol, numa aparição tímida após a relargada. O alemão da RBR controlou a prova do início até última volta, quando enfim, apareceu alguém para beliscar seu reinado. Com uma reação antológica, o inglês Jenson Button ultrapassou Vettel nos instantes finais e arrancou uma vitória improvável ao conduzir sua McLaren após duas batidas e seis passagens pelos boxes, incluindo uma punição. Quatro horas depois da largada, ninguém imaginava que o desfecho seria aquele. Mas Button teve um domingo para derrubar todos os prognósticos.

Como se não bastasse, o britânico ainda precisa torcer contra mais uma reviravolta, já que a direção da prova está julgando dois incidentes que ele teve na corrida, um com Lewis Hamilton e outro com Fernando Alonso - os dois abandonaram.

Um decepcionado Vettel chegou em segundo, seguido pelo companheiro Mark Webber e pelo alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Vitaly Petrov, da Renault, foi o quinto, e Felipe Massa também tirou um feito da cartola no último instante da corrida. Após escorregar 10 posições por causa de uma parada não prevista nos boxes, o piloto da Ferrari arrancou a sexta posição quase em cima da linha de chegada, ao ultrapassar o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber.

Rubens Barrichello, da Williams, chegou em nono, na prova caótica que viu seis abandonos, incluindo Fernando Alonso, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da McLaren. Após a batalha de Montreal, os pilotos folgam no próximo fim de semana e voltam à pista no dia 26 deste mês, para o GP da Europa, em Valência, na Espanha.

Apesar do tropeço, Sebastian Vettel ainda é o líder isolado do campeonato, com 161 pontos. A vitória fez Button assumir o segundo lugar, com 101, seguido pelos 94 de Webber. Massa é o sexto da temporada, com 32.

A chuva canadense forçou uma largada sem jeito de largada, com o safety car puxando a fila. Na quarta volta, aí sim, o carro de segurança saiu de cena e a disputa começou de verdade. Alonso pressionou o pole Vettel, Massa pressionou Alonso, mas todo mundo se defendeu bem.

Em dez minutos, Hamilton diz adeus

Hamilton abriu ali a montanha-russa dos seus dez minutos de corrida. Primeiro tentou forçar para cima de Webber, mas sua roda dianteira direita tocou o carro do australiano, que rodou e perdeu dez lugares na fila, caindo para 14º. O inglês caiu para sexto, atrás de Nico Rosberg e Schumacher. Afoito, tentou dar o bote no heptacampeão, mas levou um passa-fora, saiu da pista e perdeu posições. Pouco depois, na oitava volta, Lewis tentou forçar de novo, desta vez tocando o companheiro Button. Era só o primeiro percalço de Button, que caiu para 12º, mas quem se deu mal mesmo foi Hamilton, que bateu no muro e quebrou a suspensão traseira. Com a roda quase solta, continuou na pista – só por mais alguns segundos, até parar e abandonar o GP.

Com o incidente, lá foi o safety car de novo para a pista, e àquela altura a chuva até que dava uma trégua. Quando a disputa recomeçou, Button era o mais rápido - tão rápido que, antes da saída do safety car, excedeu a velocidade e, punido, foi obrigado a passar pelos boxes. Ainda assim, ele começou a deixar adversários para trás. Webber também subia pelas tabelas e, com as paradas nos boxes, voltou à quarta posição.

Na 19ª volta, a água voltou com força. Melhor para Vettel, Massa, Kobayashi e Webber, que não tinham trocado os pneus de chuva. Seus rivais foram obrigados a parar de novo, e o mau tempo foi buscar outra vez o safety car.

As paradas continuavam mexendo na fila, com Alonso tendo problemas e caindo para oitavo. Massa perdeu a segunda posição para Kobayashi – que manteve os pneus intermediários – e Vettel voltou em primeiro. E voltou reclamando. Pelo rádio, cobrou que não houvesse relargada naquele momento, por causa da aquaplanagem entre as curvas 9 e 13.

Ele tinha razão, porque, na 25ª volta, a chuva venceu. Bandeira vermelha, e todos os carros pararam no grid para esperar as condições melhorarem. Vettel liderava, seguido por Kobayashi, Massa, Heidfeld, Petrov, Di Resta, Webber, Alonso, De la Rosa e - ainda lá atrás - Button.

Durante uma hora e meia, a água castigou o circuito Gilles Villeneuve. Com os carros cobertos no grid, a organização mandou máquinas à pista para lutar contra enormes poças. Já eram 16h12m (no horário de Brasília) quando a chuva, enfim, parou. O céu ficou mais claro, as lonas começaram a ser retiradas e alguns motores foram ligados, enquanto o carro da direção de prova dava suas voltas para inspecionar as condições. Outra meia hora se passou e, quando foi anunciada a relargada para as 16h50m... outra pancada de chuva. Mas a corrida recomeçou mesmo assim, com o safety car à frente.

Até o sol, ainda que tímido, apareceu

Enquanto os carros iam levantando spray, a torcida nas arquibancadas vibrava. Na sétima volta após o recomeço, até o sol deu uma espiada rápida na corrida. Foi quando o safety car voltou aos boxes na volta 34, e a disputa recomeçou. Vettel conseguiu abrir um certo conforto, e Massa deu o bote em Kobayashi. Chegou a ultrapassá-lo, mas o japonês deu o troco imediatamente, mantendo a segunda posição.

Na 37ª volta, logo após sair dos boxes, Alonso se chocou com Button ao se defender de uma tentativa de ultrapassagem e foi parar no muro. O espanhol abandonou, e o inglês, no seu calvário, teve de voltar aos boxes. Nem deu para sentir saudades do safety car, que voltou à pista e ali ficou por três voltas.

Na relargada, os três primeiros mantiveram seus postos, e a emoção ficou a cargo de Schumacher. Em sétimo lugar, ele passou Webber e, logo depois, Di Resta, que tocou Heidefeld e teve problemas no bico. Heidfeld fez o que pôde para segurar Schumi, mas não resistiu na 44ª volta.

Dos boxes, a Ferrari pedia que Massa “tirasse Kobayashi do caminho” para perseguir Vettel, mas o japonês segurava a vice-liderança com unhas e dentes. Quando o brasileiro finalmente conseguia superar o japonês, na volta 52, veio uma manobra digna de heptacampeão: Schumacher aproveitou a disputa e ultrapassou os dois ao mesmo tempo, assumindo a segunda posição.

Massa e Schumi pararam logo em seguida, e o brasileiro deu azar. Com pneus slick, perdeu o controle na reta, bateu no guard rail e teve de voltar para trocar a asa dianteira. Com isso, escorregou para o 12º posto. Kobayashi também perdeu posições para Webber e Button, que àquela altura já fazia uma espetacular corrida de recuperação.

Heidfeld, que estava em sexto, tocou Kobayashi à sua frente, quebrou a asa dianteira e bateu. A Renault agiu rápido, mas com a pista suja, não houve jeito: a 13 voltas do fim, o safety car voltou. Atrás dele, Vettel, Schumacher, Webber, Button, Kobayashi, Petrov e Barrichello. Na relargada, faltavam dez voltas.

Desfecho espetacular

O atual campeão conseguiu escapar bem na ponta, mas os três seguintes vinham colados. Webber chegou a passar Schumi, mas errou e permitiu não só o troco, mas a ultrapassagem de Button. Após seis paradas nos boxes, incluindo uma punição, o inglês foi para cima do alemão e não demorou nada para ultrapassá-lo. Webber também conseguiu deixar Schumi para trás e resistiu aos seus ataques, arrancando um pódio suado.

Na última volta, a cereja no bolo da reação de Jenson Button. O inglês partiu para cima de Vettel, que, pressionado, cometeu um erro e viu a quinta vitória escorrer pelos dedos. Com uma ultrapassagem improvável, contra tudo e contra todos, Button cruzou em primeiro.

Massa ainda teve tempo para perseguir Kobayashi e arrancar a sexta posição de forma dramática, quase em cima da linha de chegada. Com tantas reviravoltas na parte final, o Canadá já pode se orgulhar de ter visto neste domingo uma das melhores corridas de Fórmula 1 nos últimos tempos.

Confira o resultado final do GP do Canadá (309,396 quilômetros):

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 70 voltas em 4h04m39s539
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s709
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 13s828
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 14s219
5 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 20s395
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 33s225
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 33s270
8 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 35s964
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 45s100
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 47s000
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 50s400
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s600
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 1 volta
14 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 1 volta
15 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 1 volta
16 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 1 volta
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
18 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 3 voltas/acidente

Não completaram:

Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 9 voltas/mecânico
Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 15 voltas/acidente
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 21 voltas/acidente
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 34 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 42 voltas/mecânico
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 63 voltas/acidente

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m16s956, na 69ª
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/06/com-reacao-antologica-button-supera-vettel-no-fim-e-vence-o-gp-do-canada.html
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Q coisa linda cara. Isso é esporte! Pena a Globo naão ter mostrado ela inteira... um desrespeito!

E ainda tem tonto q diz q F1 é chata!

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odiei essa corrida, pois essa regra não me agradou, e mais, eu não sei porque cada chuva forte tinha que interromper a corrida usando o safety-car, se não fosse o safety-car poderia voltar naqueles tempos de 1996 em monaco quando quase todos os pilotos abandonaram, assim seria a melhor a corrida do ano. e também até o piloto vintantonio liuzzi e o narain karthikeyan podiam ter pontuado apesar de ter o pessimo carro.

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  • 2 semanas depois...

Horários do GP da Europa:

Sexta-feira, 24 de junho

5h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 25 de junho

6h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 26 de junho

9h - Corrida - 57 voltas (Rede Globo)

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS
No sábado das porcentagens, RBR mantém 100% e põe Webber na pole

Vettel larga em segundo, e equipe mantém hegemonia mesmo com o vaivém das regras do escapamento; Alonso sai em terceiro e Massa, em quarto

Por GLOBOESPORTE.COM
Silverstone, Inglaterra

O sábado da Fórmula 1 em Silverstone começou mergulhado em porcentagens. No vaivém da polêmica regra do difusor http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/em-silverstone-fia-muda-regra-do-difusor-para-times-de-motor-renault.html a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tirou da RBR a vantagem de usar 50% dos gases no escapamento aerodinâmico e limitou todas as equipes a 10%, exceto as de motor Mercedes, que ficaram com 20%. No treino classificatório, no entanto, nada mudou. E a porcentagem que valeu no fim das contas foi a de sempre: 100% de poles para a RBR na temporada 2011. A diferença é que, desta vez, quem larga na frente é o australiano Mark Webber. Com o tempo de 1m30s399, ele aproveitou a chuva no fim do Q3 e foi para o topo da fila pela segunda vez no campeonato. Ao lado dele larga o alemão Sebastian Vettel, que fez 1m30s431. A segunda fila terá as Ferraris de Fernando Alonso, em terceiro, e Felipe Massa, em quarto.

A corrida começa às 9h deste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. O equilíbrio entre os três primeiros foi grande, e a diferença de tempo ficou pouco acima de um décimo. Massa, que não conseguiu acompanhar o pelotão de elite, lamentou não ter cravado uma boa volta no início do Q3.

- A primeira volta não foi tão boa, e na segunda choveu, então não havia grande possibilidade de melhora. Molhou, e eu não tive o que fazer. Mas olhando as dificuldades, largar em quarto não é tão ruim - afirmou Massa em entrevista à TV Globo.

As McLarens não conseguiram um bom rendimento. Jenson Button vai largar em quinto, e Lewis Hamilton ficou apenas com a décima posição. O brasileiro Rubens Barrichello sai em 15º. Seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado, colocou a equipe na superpole pela primeira vez no ano e conseguiu um surpreendente sétimo posto no grid.

Webber puxa a fila no Q1

O Q1 não teve surpresas, exceto o pneu furado de Fernando Alonso e a chuva fina que começou a cair a seis minutos do fim. Os favoritos garantiram tempos suficientes para avançar, com Webber puxando a fila e a Williams de Maldonado, intrusa, na segunda posição. Massa fez o terceiro melhor tempo da parte inicial, seguido por Vettel, Alonso e Barrichello. O fato digno de nota foi a passagem de Heikki Kovalainen, da Lotus, que conseguiu avançar. Ficaram fora da briga pela pole Jaime Alguersuari (STR), Sebastien Buemi (STR), Timo Glock (MVR), Jarno Trulli (Lotus), Jerome DAmbrosio (MVR), Vitantonio Liuzzi (Hispania) e seu companheiro Daniel Ricciardo, que substitui Narain KarthiKeyan a partir de Silverstone.

Barrichello fica pelo caminho, e Felipe Massa é o melhor do Q2

Se Adrian Sutil ficou no topo do Q2 durante um bom tempo, os favoritos começaram a ocupar o início da fila. Alonso fez o melhor tempo, mas logo foi superado por Webber e Massa, que cravou 1m31s640, o mais rápido da segunda parte (veja no vídeo ao lado). As McLarens tinham dificuldades para perseguir RBR e Ferrari, mas Button, já com o tempo zerado, garantiu seu lugar na superpole, em quarto, à frente de Rosberg, Vettel Kobayashi, Hamilton, Di Resta e Maldonado que colocou a Williams na briga da pole pela primeira vez. Ficaram fora da disputa Adrian Sutil (Force India), Sergio Pérez (Sauber), Michael Schumacher (Mercedes), Vitaly Petrov (Renault), Rubens Barrichello (Williams), Nick Heidfeld (Renault) e Heikki Kovalainen (Lotus).

Chuva limita últimas voltas do Q3

Na primeira metade do Q3, a RBR voltou a ignorar as porcentagens da FIA. Webber retornou ao topo da fila, com 1m30s399, seguido por Vettel, que tinha 1m30s431. Alonso e Massa vinham logo atrás, com Button no quinto melhor tempo Hamilton penava em décimo lugar. Quando os pilotos voltaram para suas últimas tentativas, a chuva já tinha apertado. E aí não havia mais o que fazer para melhorar os tempos.

Definido o grid de largada para o GP da Inglaterra:

1. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 1m30s399
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s431
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s516
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m31s124
5. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m31s898
6. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m31s929
7. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m31s933
8. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m32s128
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m32s209
10. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m32s376
11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s617
12. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) - 1m32s624
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m32s656
14. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m32s734
15. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s119
16. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m33s805
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m34s821
18. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m35s245
19. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m35s749
20. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m36s203
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m36s456
22. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m37s154
23. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m37s484
25. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m38s059

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/no-sabado-das-porcentagens-rbr-mantem-100-e-poe-webber-na-pole.html


NOTÍCIAS
Williams voltará a correr com motores Renault na temporada 2012

Na tentativa de 'ressurgir' na Fórmula 1, escuderia inglesa deixará de lado os propulsores da Cosworth e apostará na parceria vitoriosa da década de 90

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Depois de a MVR firmar parceria técnica com a McLaren http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/em-busca-de-evolucao-mvr-anuncia-parceria-tecnica-com-mclaren.htm na segunda-feira 04/07, é a vez da Williams anunciar a aliança com a Renault, uma das parcerias mais famosas nas corridas de Fórmula 1. A partir da temporada 2012, a equipe inglesa, que atualmente usa motores Cosworth, voltará a utilizar os propulsores da fabricante francesa. A união entre as duas na década de 90 rendeu ao time uma sequência de títulos mundiais de pilotos (quatro) e construtores (cinco) entre 1992 e 1997. Com os motores da Renault, a Williams venceu 63 provas no período.

A Williams busca seus dias de glória na Fórmula 1. A escuderia inglesa quer "ressurgir" na categoria e, para isso, iniciou uma série de mudanças no time no mês passado http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/nova-williams-motiva-barrichello-permanecer-na-equipe-em-2012.htm depois de um começo desanimador nesta temporada.

O acordo, assinado para as próximas duas temporadas, incluiu várias outras oportunidades de negócios e marketing, e poderá ser mantido depois da implantação dos motores V6 turbo, em 2014.

- A Williams tomou recentemente várias medidas importantes, comercialmente e tecnicamente, para atualizar suas operações e nós sentimos que esta parceria é uma um passo importanter nos seus planos - disse o presidente da fabricante de motores, Bernard Rey.

- Nosso relacionamento anterior com a Renault foi um dos mais bem sucedidos da história da Williams, mas não vamos nos permitir alongar muito sobre o passado. Devemos olhar para o futuro e continuar a reconstruir nossa reputação, o que eu estou esperançoso de que o anúncio de hoje nos ajudará a fazer - afirmou Frank Williams, dono da escuderia, em um comunicado oficial.

Com a parceria, a Renault fornecerá, a partir de 2012, motores para quatro de 12 equipes da Fórmula 1: Williams, RBR, Renault e Team Lotus. A Cosworth, que já perdera a Lotus como cliente para este ano, terá apenas Hispania e MVR para fornecer motores no futuro.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/williams-voltara-usar-motores-renault-partir-da-temporada-2012.html
Editado por chapolin
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NOTÍCIAS
GP da Inglaterra
Silverstone
Resultado oficial
1. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - 1h28min41s196
2. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - a 16s511
3. Mark Webber (AUS) - Red Bull - a 16s947
4. Lewis Hamilton (GBR) - McLaren - a 28s986
5. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - a 29s010
6. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - a 1min00s665
7. Sergio Perez (MEX) - Sauber - a 1min05s590
8. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - a 1min15s542
9. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - a 1min17s912
10. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - a 1min19s108
11. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 1min19s712
12. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - a 1min20s681
13. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
15. Paul di Resta (GBR) - Force India - a 1 volta
16. Timo Glock (ALE) - Virgin - a 2 voltas
17. Jerome D Ambrosio (BEL) - Virgin - a 2 voltas
18. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - a 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (AUS) - Hispania - a 3 voltas
20. Jenson Button (GBR) - McLaren - não completou
21. Sébastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - não completou
22. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - não completou
23. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - não completou
24. Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus - não completou

Fonte: UOL Esporte

Editado por Will CH
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Pelo menos o Vettel não venceu de novo :)

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS
Webber é o mais rápido, e Hamilton tira Vettel da primeira fila na Alemanha

Alemão fica, pela primeira vez após 14 GPs,fora da ponta do grid. Felipe Massa é o quinto, atrás de Fernando Alonso. Barrichello vai largar na 14ª posição

Por GLOBOESPORTE.COM
Nurburgring, Alemanha

Ver a Ferrari aumentar o ritmo e evoluir na Inglaterra incomodou a RBR. Durante toda a semana, equipe e pilotos disseram estar preparados para isso, mas não esconderam uma ponta de preocupação. No treino classificatório para o GP da Alemanha, no circuito de Nürburgring, no entanto, o domínio da equipe austríaca foi mantido, com Mark Webber na ponta do grid pela terceira vez na temporada, com 1m30s079. Houve, no entanto, um intruso. Lewis Hamilton, da McLaren, surpreendeu e ficou na segunda posição, com 1m30s134. Pela primeira vez após 14 GPs, levando em consideração a reta final de 2010, Sebastian Vettel está fora da fila dianteira de uma corrida. Algo que não acontecia desde o GP da Itália do ano passado.

O líder do campeonato, que busca sua primeira vitória em casa, ficou na terceira posição,com o tempo de 1m30s216, seguido por Fernando Alonso, da Ferrari, com 1m30s442. O brasileiro Felipe Massa foi o quinto, à frente de Nico Rosberg, da Mercedes. A corrida começa às 9h deste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Companheiro de Hamilton, Jenson Button não conseguiu ter o mesmo ritmo e vai largar em sétimo. Outro brasileiro no grid, Rubens Barrichello teve problemas com sua Williams e ficou pelo caminho, na 14ª posição, atrás do venezuelano Pastor Maldonado, em 13º.

Massa lidera o Q1

O pensamento geral no Q1 era poupar. Sem ir ao limite do carro, o que já era esperado, os principais pilotos andaram apenas o necessário para garantir a passagem para a sequência do treino. Felipe Massa, no entanto, foi um pouco além. Com pneus macios, o brasileiro acelerou um pouco mais que os rivais e fez o melhor tempo da parte inicial, com 1m31s826, à frente de Adrian Sutil, da Force India, e Nick Heidfeld, da Renault. Ficaram fora da disputa Kamui Kobayashi, Heikki Kovalainen, Timo Glock, Karun Chandhok, Jerome D’Ambrosio, Vitantonio Liuzzi e Daniel Ricciardo.

Barrichello fica pelo caminho, e Hamilton é o melhor do Q2

Na sequência, os favoritos resolveram acelerar um pouco mais. Primeiro, Alonso assumiu a ponta, mas não ficou por muito tempo. Logo, Vettel tomou a dianteira do espanhol. Depois, foi a vez de Hamilton fazer a volta mais rápida e garantir a passagem ao Q3 com o melhor tempo. Felipe Massa não manteve o ritmo da primeira parte e ficou em sétimo, atrás ainda de Webber, Button e Rosberg. Michael Schumacher também se garantiu entre os dez primeiros, já no limite. Rubens Barrichello, no entanto, ficou fora, em 14º. Na saída, o brasileiro pediu desculpas à equipe e disse não entender o que estava acontecendo com o carro. Também ficaram pelo caminho Nick Heidfeld (Renault), Paul di Resta (Force India), Pastor Maldonado (Williams),Sergio Pérez (Sauber), Sebastien Buemi (STR) e Jaime Alguersuari (STR).

er lidera a fila, mas é Hamilton quem surpreende

Na decisão do grid, Alonso começou na frente, mas Hamilton manteve o ritmo do Q2 e assumiu a ponta na sequência. Mas a RBR, então, começou a ditar a classificação. Primeiro, foi Webber, que voltou a andar mais rápido que os rivais e tomou a dianteira. Logo, foi seguido por Vettel, que fez o segundo tempo. Nos minutos finais, os outros pilotos tentaram aumentar o ritmo, mas apenas Hamilton conseguiu melhorar, tirando a segunda posição de Vettel. O domínio ainda é da RBR, mas o principal nome, desta vez, ficou fora da primeira fila.

fira o grid para o GP da Alemanha:

1. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m30s079
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m30s134
3. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s216
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s442
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s910
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m31s263
7. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m31s288
8. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s010
9. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m32s187
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m32s482
11. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m32s215
12. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m32s560
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m32s635
14. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s043
15. Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1m33s176
16. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m33s546
17. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m33s698
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m33s786
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m35s599
20. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m36s400
21. Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) - 1m36s510
22. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m36s641
23. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m37s036
24. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m37s011 (perdeu cinco posições)
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/webber-e-o-mais-rapido-e-hamilton-tira-vettel-da-primeira-fila-na-alemanha.html
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NOTÍCIAS
Em dia de coadjuvante, Vettel fica para trás, e Hamilton vence na Alemanha

Inglês assume ponta na largada e conquista segunda vitória no ano. Alonso e Webber completam o pódio, enquanto líder fica em quarto, à frente de Massa

Por GLOBOESPORTE.COM
Nürburg, Alemanha

Sebastian Vettel disse durante a semana que correr em casa era um incentivo a mais. Afirmou que, na busca pela primeira vitória em seu país, não havia pressão. O líder do campeonato, no entanto, foi apenas um coadjuvante no emocionante GP da Alemanha deste domingo. Fora da briga pela vitória durante toda a corrida, o alemão viu Lewis Hamilton tomar o papel de protagonista e dominar o circuito de Nürburgring praticamente do início ao fim. Em dia brilhante, o piloto da McLaren levou a melhor na disputa com Fernando Alonso, da Ferrari, e Mark Webber, da RBR, e conquistou sua segunda vitória na temporada, dando uma nova feição ao Mundial de Pilotos.

Alonso, que chegou a liderar em alguns momentos da corrida, levou a Ferrari mais uma vez ao pódio, em segundo lugar. Com pouco combustível para ir aos boxes no fim da corrida e com medo de ser punido por não ter o suficiente para a inspeção, o espanhol acenou e pegou carona com Webber, que perdeu a ponta logo na largada, teve de se contentar com a terceira posição, e, embora tenha se mantido perto dos dois primeiros, pouco ameaçou. Por conta do passeio pelo circuito, os dois devem receber uma advertência.

O melhor duelo, no entanto, foi pelo quarto lugar. Apesar da pressão de Vettel, Felipe Massa se defendia como dava e segurava os 12 pontos para a classificação. Na última volta, porém, em sua terceira ida aos boxes, a Ferrari demorou, e o alemão tomou a posição, cruzando a linha de chegada em quarto, fora do pódio pela primeira vez desde o GP da Coreia, no ano passado. Já o brasileiro terminou em quinto, à frente de Adrian Sutil, da Force India, e da dupla da Mercedes, Nico Rosberg e Michael Schumacher.

- Foi uma corrida muito difícil. O mais difícil foi a largada. Eu larguei muito bem, mas acabei tomando uma espremida na primeira curva. Depois, lógico, a corrida foi muito boa. Pena pelo que aconteceu no final - disse Massa, em entrevista à TV Globo após o GP.

Das principais equipes, Jenson Button foi quem levou a pior. O piloto da McLaren precisou abandonar a prova na 36ª volta, por problemas hidráulicos. Rubens Barrichello, da Williams, também não completou a corrida, devido a um vazamento de óleo de seu motor.

- Eu queria continuar, mas os engenheiros disseram que o motor ia quebrar. Eu ainda me mantive na pista mesmo com eles mandando eu sair, mas não deu. Não tinha o que fazer, tive que parar - disse o brasileiro.

Com o resultado, Sebastian Vettel se mantém na liderança do campeonato, com 216 pontos. Seu companheiro de equipe, Mark Webber, vem em segundo, com 139. O australiano, no entanto, é seguido de perto por Hamilton, com 134, e Alonso, com 130. Jenson Button aparece em quinto, com 109, enquanto Felipe Massa é o sexto, com 62.

Os pilotos não vão ter descanso. No próximo domingo, voltam às pistas para o GP da Hungria, em Budapeste.

Na largada, Hamilton assume a ponta

Com a chuva que caiu pela manhã em Nürburgring, a apenas alguns segundos da largada, poucas equipes haviam decidido quais pneus usar na saída. Com a pista seca, no entanto, a maioria escolheu pneus macios para a corrida.

A largada foi movimentada. Surpresa do treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton aproveitou a saída ruim de Mark Webber e tomou a liderança antes da primeira curva. Fernando Alonso também forçou passagem e ficou com a terceira posição, que era de Sebastian Vettel. Felipe Massa tentou ganhar posições por fora, mas foi prejudicado por uma freada do alemão e acabou sendo superado por Nico Rosberg, da Mercedes.

Lá atrás, Schumacher ganhou duas posições e pulou de décimo para oitavo. Rubens Barrichello se aproveitou de um toque de Paul di Resta em Nick Heidfeld na curva três para ganhar três posições e ficar em 11º.

Logo na segunda volta, Alonso errou na freada, escapou e voltou a perder a terceira posição para Vettel. Não por muito tempo. Na nona volta, foi a vez do líder do campeonato perder o controle da freada na grama e ser superado pelo espanhol. Naquele momento, dos boxes, Felipe Massa recebia a ordem de partir para cima de Rosberg: “Você tem de ultrapassá-lo agora”. O brasileiro, no entanto, só conseguiu superar o piloto da Mercedes na 12ª volta, depois de forçar a barra e chegar a tocar no rival.

Hamilton erra, é ultrapassado, mas retoma a ponta

Nick Heidfeld foi o primeiro a deixar a corrida. Depois de tentar a ultrapassagem por fora, o alemão não achou espaço, tocou no carro de Sebastien Buemi e saiu do chão. Na briga pela dianteira, Hamilton errou na freada na chicane e viu Webber retomar a liderança. Não por muito tempo. O inglês ditou o ritmo e passou pela direita, assumindo novamente a ponta.

O primeiro a ir para os boxes foi Mark Webber. Com o bom trabalho da RBR, o australiano voltou em sexto, em boas condições de brigar pela ponta. Felipe Massa chegou a liderar antes de fazer sua parada, a mais rápida do pelotão da frente. No retorno à pista, o brasileiro conseguiu se posicionar à frente de Vettel, apesar da pressão do alemão.

Na 18ª volta, Barrichello, com um vazamento de óleo no motor de sua Williams, precisou abandonar a prova, após ordens da equipe. Pouco depois, Schumacher repetiu Vettel, derrapou na grama e rodou (veja no vídeo acima). O alemão, no entanto, conseguiu se recuperar e voltou à corrida.

Na frente, Webber seguia na liderança, à frente de Hamilton e Alonso. Massa, em quarto lugar, aparecia distante do trio, enquanto Vettel lidava com problemas de aquecimento no pneu e defeito no freio e não conseguia acompanhar o ritmo.

Alonso assume a liderança, mas Hamilton recupera a ponta

Na metade da prova, Mark Webber foi pela segunda vez aos boxes. A RBR demorou um pouco mais, e o australiano acabou perdendo a liderança para Hamilton, que também fez sua segunda parada. Em duelo sensacional, Alonso chegou a assumir a ponta depois de voltar dos boxes, mas, com os pneus frios, não resistiu à pressão do inglês e foi ultrapassado.

Na 36ª volta, Jenson Button, que acabara de ultrapassar Rosberg na briga pela sexta posição, abandonou a corrida por problemas hidráulicos em sua McLaren. Em quinto, Vettel fez sua segunda parada, antes de Massa, que permaneceu na pista. A mais de 16s do trio da dianteira, o brasileiro apenas torcia por um erro dos rivais.

Na segunda parada, no entanto, a Ferrari demorou, e Vettel tirou a diferença para Massa. O líder do campeonato, então, passou a pressionar o brasileiro, que, mesmo com os pneus frios, conseguiu segurar a quarta posição. Dos boxes, os engenheiros da McLaren pediam para Hamilton tentar manter os pneus médios até o limite, já que, com eles, o inglês conseguia ter um ritmo melhor que os rivais, com compostos duros.

A 15 voltas do fim, Massa travou a roda traseira na freada e chegou a sair da pista. Apesar da pressão de Vettel, no entanto, o brasileiro conseguiu se manter à frente do alemão. A briga pela ponta ganhou mais emoção a oito voltas do término. Hamilton seguiu para os boxes e foi o primeiro a usar pneus duros.

Alonso, então, retomou a ponta e a corrida ficou aberta. O espanhol conseguiu segurar até a 54ª volta e também foi para os boxes. No retorno, no entanto, Hamilton foi mais rápido e conseguiu recuperar a liderança. Para não sair mais.

Na última volta, porém, um novo toque de emoção. Na briga pelo quarto lugar, Felipe Massa e Sebastian Vettel deixaram a troca obrigatória por pneus duros para o último momento. Os dois foram juntos para os boxes, mas o alemão levou a melhor. Mais lenta, a Ferrari acabou prejudicando o brasileiro, que viu o líder do Mundial vencer a briga na reta final e cruzar a linha de chegada em quarto.

Confira a classificação final do GP da Alemanha

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 60 voltas em 1h37m30s334
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 3s980
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 9s788
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 47s921
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 52s252
6 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m26s208
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1 volta
11 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
17 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
20 - Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) - a 4 voltas

Não completaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 23 voltas/mecânico
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 25 voltas/hidráulico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 44 voltas/motor
Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 51 voltas/acidente

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s302, na 59ª
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/em-dia-de-coadjuvante-vettel-fica-para-tras-e-hamilton-vence-na-alemanha.html
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NOTÍCIAS
No fim, Vettel garante a pole, e Massa supera Alonso pela 1ª vez no ano

Hamilton, que larga em 2º, por pouco não põe fim à soberania da RBR aos sábados. Com cronômetro zerado, brasileiro faz 4º tempo, à frente do espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM
Budapeste

A supremacia em corridas já havia sido posta em dúvida nos últimos compromissos. Faltava pôr fim ao domínio da RBR dos treinos classificatórios. Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton, da McLaren, esteve perto de conseguir o feito em Budapeste. Líder absoluto, mas pressionado pelos últimos resultados, Sebastian Vettel, no entanto, soube esperar. Acelerou em sua última volta e impôs, na marra, sua oitava pole na temporada. Com o tempo de 1m19s815, superou o rival inglês, com 1m19s978, e Jenson Button, também da McLaren, com 1m20s024, e vai largar em primeiro no GP da Hungria, no circuito de Hungaroring.

Felipe Massa, por sua vez, também esperou por sua última ida à pista para vencer um duelo pessoal. Pela primeira vez na temporada, conseguiu ser mais rápido que seu companheiro de Ferrari em um treino classificatório. Na tentativa derradeira, o brasileiro marcou 1m20s350 e, vai sair em quarto no grid, enquanto o espanhol ficou para trás, em quinto, com 1m20s365.

A outra RBR ficou para trás. Mark Webber não conseguiu acompanhar o embalo de Vettel e ficou com o sexto lugar no grid. Ele largará à frente de Nico Rosberg, da Mercedes, e Adrian Sutil, da Force India. Michael Schumacher, também da Mercedes e que por pouco não ficou fora do Q3, sairá da nona posição, acompanhado por Sergio Pérez, em décimo.

Mais uma vez, o brasileiro Rubens Barrichello teve problemas com seu Kers e vai largar na 15ª posição. Após o fim do Q2, o piloto da Williams disse, no entanto, que ainda espera um bom resultado na Hungria.

- O carro não tem melhorado o que a gente espera. Mas não dá para falar só de coisas ruins. Usamos a estratégia de salvar pneus para a classificação. Dá para pensar em algo positivo. Acho que eu vejo um fim de semana cheio de coisas acontecendo, quem sabe pontuando. Não sei o motivo, mas o botão do Kers saiu apertado já dos boxes e foi ativado antes da hora. Uma grande pena - disse.

Alonso lidera Q1 com pneus macios

A grande preocupação das equipes era mesmo o desgaste dos pneus. Por conta disso, a Ferrari resolver ir para a pista com os compostos macios, mais lentos que os supermacios, mas mais resistentes. Ainda assim, Fernando Alonso foi o mais rápido do Q1. Com o tempo de 1m21s578, o espanhol foi o mais rápido da etapa, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, e Sebastian Vettel, da RBR. Felipe Massa fechou com o sexto tempo. Sebastien Buemi (STR), Jarno Trulli (Lotus), Heikki Kovalainen (Lotus), Timo Glock (MVR), Vitantonio Liuzzi (Hispania), Daniel Ricciardo (Hispania) e Jerome D'Ambrosio (MVR) não se classificaram.

Com supermacios, Alonso se mantém na dianteira

Para o Q2, Alonso e Ferrari resolveram mudar. E, com os pneus supermacios, o espanhol manteve o domínio. Com 1m20s262, o bicampeão mundial voltou a liderar o pelotão na segunda etapa do treino. Jenson Button, da McLaren, foi o segundo, acompanhado por Webber, Vettel, Massa, Hamilton, Rosberg e Schumacher, que só garantiu o lugar na disputa pela pole com o cronômetro zerado. Di Resta (Force India), Petrov (Renault), Kobayashi (Sauber), Heidfeld (Renault), Barrichello (Williams), Alguersuari (STR) e Maldonado (Williams) ficaram pelo caminho.

Com cronômetro zerado, Vettel garante a pole, e Massa supera Alonso

Hamilton, que até então não vinha repetindo o desempenho de sexta-feira, acordou. Com pneus supermacios, o piloto inglês voou e marcou a volta mais rápida do fim de semana até então, com 1m19s978. Com dois minutos para o fim do treino, todos foram para a pista para a última tentativa. E tudo mudou.

Já com o cronômetro zerado, Vettel estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana e cravou sua oitava pole no ano. Também na última volta, Felipe Massa pisou fundo no acelerador e superou o tempo de Alonso, garantindo o quarto lugar no grid.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/com-cronometro-zerado-vettel-voa-e-garante-sua-oitava-pole-na-temporada.html
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NOTÍCIAS
Button acerta a estratégia, vence na Hungria e dá o aviso: 'Vamos voltar'

Inglês, que comemorou 200 GPs na Fórmula 1, triunfa em prova movimentada em Budapeste, à frente de Vettel. Alonso é o 3º, e Massa fecha em sexto lugar

Por GLOBOESPORTE.COM
Budapeste

Jenson Button gosta de chuva. E - talvez ainda mais – de corridas movimentadas. Neste domingo, em Budapeste, teve tudo isso. Em prova emocionante até o fim, o inglês, que largou em terceiro e foi vítima de um hacker em seu site no sábado: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/site-de-button-e-hackeado-e-noticia-sobre-falso-acidente-da-susto-em-fas.html#esporte-formula-1
levou a melhor no jogo das estratégias e venceu o GP da Hungria, o seu 200º na Fórmula 1. Com três paradas, uma a menos que o previsto no início da corrida, o piloto da McLaren apostou na durabilidade dos pneus macios em Hungaroring. Deu certo. Assim como no Canadá, quando também venceu de forma brilhante, o campeão mundial de 2009 conquistou sua segunda vitória na temporada e a segunda seguida da McLaren, sinalizando novamente o retorno do equilíbrio à categoria. No fim, ao comemorar com a equipe, deu o aviso: "Vamos voltar e vencer todos eles!"

Líder do campeonato, Sebastian Vettel, da RBR, fez corrida correta e fechou a prova na segunda posição, se consolidando ainda mais na ponta da tabela. Fernando Alonso, da Ferrari, rodou, chegou a ficar em sétimo após perder posições na largada, mas cruzou a linha de chegada em terceiro. Ele ficou à frente de Lewis Hamilton, um dos principais personagens deste domingo. O inglês liderou boa parte da prova, mas, após perder o controle do carro, foi punido com uma ida aos boxes e saiu da briga pela ponta.

O australiano Mark Webber, da RBR, fechou a corrida em quinto lugar, à frente de Felipe Massa. O brasileiro, após início de corrida complicado, quando chegou a perder parte da asa traseira em choque no muro de proteção, fez boa prova de recuperação e fechou em sexto.

Rubens Barrichello mais uma vez teve problemas com sua Williams. O brasileiro chegou a ocupar a zona de pontuação, mas não conseguiu manter o ritmo e terminou em 13º. Heptacampeão mundial, Michael Schumacher, da Mercedes, abandonou a prova na 28ª volta, com problemas na caixa de câmbio.

Apesar da vitória de Button, a classificação da temporada não teve muitas mudanças. Vettel segue isolado na ponta, agora com 234 pontos, ampliando a diferença para, Webber, que está em segundo, com 149. Hamilton aparece em terceiro, com 146, seguido por Alonso (145) e Button (134). Massa é o sexto, com 70 pontos.

Agora, a Fórmula 1 entre em recesso. Os pilotos só voltam à pista no dia 28 de agosto, para o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.

Com chuva, GP da Hungria começa movimentado, e Massa roda na pista

Na volta de apresentação, já houve carro perdendo o controle. A pista molhada em Hugaroring prometia emoção. Logo na largada, Sebastian Vettel sofreu a pressão de Lewis Hamilton, mas segurou a liderança. Jenson Button se manteve na terceira colocação, mas, dali para trás, quase tudo mudou. Felipe Massa, que já havia reclamado de largar na parte suja da pista, perdeu posição para Nico Rosberg, Michael Schumacher e Fernando Alonso. Mark Webber, da RBR, foi outro a ficar para trás.

Com a pista molhada, praticamente todos os carros tinham problemas para manter o controle na pista. Na tentativa de ultrapassar Schumacher, Alonso quase tocou no alemão, mas conseguiu ganhar a quinta posição. Logo depois, Massa, também sem muita facilidade, deixou o heptacampeão mundial para trás.

Na quinta volta, Sebastian Vettel errou o traçado na curva, e Hamilton se aproveitou. O piloto inglês assumiu a ponta da corrida, para a festa no box da McLaren. Três voltas depois, foi a vez de Felipe Massa perder o controle, rodar e se chocar com sua Ferrari no muro de proteção. O brasileiro ainda conseguiu voltar para a pista, mas quebrou uma parte de sua asa traseira e perdeu posições na pista.

A chuva diminuiu, e a pista passou a ter algumas partes secas. As equipes, então, adiantaram seus pitstops. Massa foi um dos primeiros a ir para os boxes. O brasileiro voltou andando rápido, mas não o suficiente para recuperar suas posições. Na briga pela dianteira, Button e Webber voltaram com um ritmo melhor. O inglês ganhou posições e pulou para segundo lugar, enquanto o australiano assumiu a quarta posição, deixando Alonso para trás.

Carro de Heidfeld pega fogo na saída dos boxes

Na ponta, por volta da 21ª volta, Hamilton já tinha 9s1 de vantagem sobre Button, segundo colocado e que era pressionado por Vettel, terceiro colocado. Lá atrás, Massa, em nono, andava mais rápido, mas não conseguia ultrapassar Schumacher, que segurava bem a oitava posição.

Em péssima fase na Lotus, o italiano Jarno Trulli foi o primeiro a abandonar a prova, após perder o controle do carro. Depois, a Renault de Nick Heidfeld pegou fogo logo na saída dos boxes. Apesar da demora do atendimento, o piloto alemão conseguiu sair às pressas do carro, sem maiores problemas. Pouco depois, na 28ª volta, foi a vez de Michael Schumacher abandonar, com problemas em sua caixa de câmbio.

Felipe Massa, então, conseguiu a ultrapassagem sobre Schumacher, que não conseguiu controlar o carro após toque do rival e saiu da pista, perdendo outras posições na sequência. O brasileiro, após a troca por pneus supermacios, conseguiu melhorar o ritmo e ultrapassou também Rosberg e Di Resta, da Force India, logo depois, partindo para cima de Kobayashi, da Sauber.

Enquanto isso, em um erro da organização da prova, que rebocava o carro de Heidfeld pela contramão dos boxes, Vettel, que saía do pitstop, quase teve sua vida complicada. O alemão, no entanto, conseguiu voltar à pista em um bom ritmo e conquistou a volta mais rápida da corrida até então, com 1m25s741.

Se Hamilton e Button seguiam tranquilos na ponta, a disputa dali para trás era movimentada. Vettel mantinha a terceira posição, mas Webber passou a sofrer o ataque de Alonso, que, com pneus supermacios, começou a andar mais rápido que todos os rivais, embora tivesse a certeza de que faria uma parada a mais do que o esperado.

Button arrisca na estratégia e vence o GP

Com 30 voltas para o fim, o jogo das estratégias, então, passou a dominar a corrida. Enquanto Ferrari apostava em uma parada a mais, para poder usar ao máximo os jogos de pneus supermacios, as duas RBRs e a McLaren de Button preferiram arriscar e andar com os compostos macios. A chuva, no entanto, voltou, ainda que tímida. Hamilton, após passar pela zebra molhada, rodou e, parado no meio da pista, quase provocou acidentes em série ao forçar a manobra para voltar à corrida. O inglês foi ultrapassado por Button, e a briga entre os dois ficou boa.

Button acabou perdendo a posição de novo, mas logo recuperou em grande ultrapassagem. Hamilton voltou a tomar a posição, e a McLaren chamou o inglês para o seu quinto pitstop. Logo depois, foi punido pelos comissários com mais uma ida aos boxes, pela manobra arriscada quando perdeu o controle e acabou rodando (veja no vídeo ao lado). A corrida, então, ficou toda Button. Vettel ainda ensaiou uma pressão ao rival da McLaren, mas também com os pneus desgastado, preferiu garantir a segunda posição.

Ainda deu tempo para novas rodadas - como a de Fernando Alonso, que manteve o terceiro lugar - e de Felipe Massa marcar a volta mais rápida da corrida, embora, em sexto, já não tivesse quem pressionar em busca de uma melhor posição. Hamilton também conseguiu tomar de Webber o quinto lugar. Mas foi só. Lá na frente, em paz com a sorte, Button segurou o ritmo e cruzou a linha de chegada em primeiro. A festa estava pronta para começar.

Confira a classificação final do GP da Hungria:

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1h43m42s337
2. Sebastian Vettel RBR-Renault + 3s588
3. Fernando Alonso Ferrari + 19s819
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 48s338
5. Mark Webber RBR -Renault + 49s742
6. Felipe Massa Ferrari + 1m17s176
7. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
8. Sebastien Buemi STR-Ferrari + 1 volta
9. Nico Rosberg Mercedes + 1 volta
10. Jaime Alguersuari STR-Ferrari + 1 volta
11. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
12. Vitaly Petrov Renault + 1 volta
13. Rubens Barrichello Williams-Cosworth + 2 volta
14. Adrian Sutil Force India-Mercedes + 2 volta
15. Sergio Pérez Sauber-Ferrari + 2 volta
16. Pastor Maldonado Williams-Cosworth + 2 volta
17. Timo Glock MVR-Cosworth + 4 voltas
18. Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth + 4 voltas
19. Jerome D'Ambrosio MVR-Cosworth + 5 voltas
20. Vitantonio Liuzzi Hispania-Cosworth + 5 voltas

Abandonaram:

Heikki Kovalainen Lotus-Renault na volta 56
Michael Schumacher Mercedes na volta 27
Nick Heidfeld Renault na volta 24
Jarno Trulli Lotus-Renault na volta 18

Volta mais rápida: Felipe Massa, 1m23s415
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/no-jogo-das-estrategias-button-leva-melhor-e-vence-o-gp-da-hungria.html
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  • 4 semanas depois...
NOTÍCIAS
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A Renault-Lotus confirmou a entrada de Bruno Senna no lugar de Nick Heidfeld no próximo fim de semana, quando será disputado o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. A equipe anglo-francesa divulgou um comunicado nesta quarta-feira confimando a notícia divulgada na noite de segunda-feira por Eddie Jordan, ex-dono de equipe e atual comentarista da rede de TV britânica BBC. O brasileiro fica na vaga até o fim da temporada 2011, ao lado do russo Vitaly Petrov.

A equipe afirmou que dará mais detalhes da decisão na manhã de quinta-feira. Em seu site oficial, a Renault-Lotus confirmou a informação no perfil oficial de Bruno Senna, prontamente alterado após o anúncio. O brasileiro fica na equipe como titular até o fim da atual temporada.
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Resultado final do GP da Bélgica :

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1. Sebastian Vettel (RBR) :campeao:
2. Mark Webber (RBR) :vice:
3. Jenson Button (McLaren) :terceiro:
4. Fernando Alonso (Ferrari)
5. Michael Schumacher (Mercedes)
6. Nico Rosberg (Mercedes)
7. Adrian Sutil (Force India)
8. Vitaly Petrov (Renault)
9. Felipe Massa (Ferrari)
10. Pastor Maldonado (Williams)
11. Paul Di Resta (Force India)
12. Kamui Kobayashi (Sauber)
13. Bruno Senna (Renault)
14. Jarno Trulli (Lotus)
15. Heikki Kovalainen (Lotus)
16. Rubens Barrichello (Williams)
17. Jerome D''Ambrosio (Virgin)
18. Timo Glock (Virgin)
19. Vitantonio Liuzzi (Hispania)
20. Sergio Perez (Sauber)
21. Daniel Ricciardo (Hispania)
22. Lewis Hamilton (Mc Laren)
23. Sebastien Buemi (STR)
24. Jaime Alguersuari (STR)

--

MUNDIAL DE PILOTOS
1. Sebastian Vettel (RBR) - 259
2. Mark Webber (RBR) - 167
3. Fernando Alonso (Ferrari) - 157
4. Jenson Button (McLaren) - 149
5. Lewis Hamilton (McLaren) - 146
6. Felipe Massa (Ferrari) - 72
7. Nico Rosberg (Mercedes) - 56
8. Michael Schumacher (Mercedes) - 42
9. Vitaly Petrov (Renault) - 36
10. Nick Heidfeld (Renault) - 34
11. Kamui Kobayashi (Sauber) - 27
12. Adrian Sutil (Force India) - 24
13. Sébastien Buemi (STR) - 12
14. Jaime Alguersuari (STR) - 10
15. Sérgio Perez (Sauber) - 8
16. Paul Di Resta (Force India) - 8
17. Rubens Barrichello (Williams) - 4
18. Pastor Maldonado (Williams) - 1
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