Ir para conteúdo

Fórmula 1 - 2011


Chapolin

Recommended Posts

Por enquanto foi a melhor corrida do ano :yes::joinha:

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Chapolin

    53

  • Beterraba

    30

  • Victor Albergaria

    1

  • Tony Nelson

    1

Usuários que mais postaram nesse tópico

Droga, não pude ver a corrida de hoje, e meu pai me disse que foi uma das melhores corridas que ele ja viu <_<

Outra coisa que eu esqueci de dizer, foi que o Massa fez uma excelente corrida, mas por causa dos pneus chegou em 6º Lugar :joinha:

NOTÍCIAS
Massa faz 30 anos, e Alonso celebra parceria com 'respeito mútuo'

Stefano Domenicali diz que prepara o 'presente' do brasileiro em Maranello

Por GLOBOESPORTE.COM

Maranello, Itália

Os 30 anos de Felipe Massa não passaram em branco na Ferrari. A equipe italiana publicou em sua página oficial mensagens do presidente da escuderia, Luca de Montezemolo, do chefe de equipe Stefano Domenicali, e do piloto Fernando Alonso para o brasileiro. Em seu recado, o espanhol se disse contente com a parceria entre os dois, que conta com respeito mútuo e com os interesses do time à frente dos individuais.

- Olá, Felipe e todos melhores desejos de aniversário. Você tem alguns meses na minha frente, e em julho será minha vez de chegar aos 30. Então você poderá me contar se há algo especial em alcançar esta idade. Brincadeiras à parte, eu gostaria de te dizer que estou feliz de estar ao seu lado na Ferrari: acho que formamos uma boa dupla, com um respeitando o outro e trabalhando bem juntos, com o conhecimento de que os interesses do time estão à frente dos individuais. Agora espero que em breve tenhamos um carro bom o bastante para lutarmos pelos primeiros lugares, para tentarmos e ganharmos diz a nota.

Montezemolo, por sua vez, ressaltou a dedicação de Massa à escuderia e o elogiou.

- É um dia especial para você como para nós: você faz parte da nossa família há dez anos, e sei que você vive e respira Ferrari. Seu talento e sua boa índole mostram que cada um e todos o apreciam como piloto, mas mais ainda como pessoa.

Domenicali disse que a equipe enviava ao brasileiro um abraço afetuoso e relembrou alguns momentos do relacionamento de trabalho entre os dois, além de prometer um presente.

- Estamos trabalhando a todo vapor sobre ele em Maranello, sem pausa nem para respirar: você sabe do que estou falando... escreveu, em referência às melhorias no 150º Itália, carro da Ferrari nesta temporada.

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/04/massa-faz-30-anos-e-alonso-celebra-parceria-com-respeito-mutuo.html

Parabéns atrasado, Massa e que você, vença pelo menos 1 corrida nesse ano :joinha:

Editado por chapolin
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Programação do GP da Turquia

Sexta-feira, 6 de maio

4h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

8h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 7 de maio

5h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

8h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 8 de maio

9h - Corrida - 58 voltas (Rede Globo)

Link para o comentário
NOTÍCIAS
Com capacete contra o mau-olhado, Vettel voa e faz a quarta pole do ano

Alemão acerta volta a cinco minutos do fim, volta para os boxes e assiste ao restante do treino pela TV. Massa não completa volta no Q3 e sai em décimo

Por GLOBOESPORTE.COM
Direto de Istambul, Turquia

Após dominar os três treinos classificatórios desta temporada, mas chegar na Turquia após um revés na China e sofrer um forte acidente na sexta, Sebastian Vettel usou um novo capacete em Istambul, com um olho turco, chamado no país de Nazar Bancugu (rosário de olhar), símbolo contra o mau-olhado na parte superior. Com a proteção extra no treino classificatório, os adversários sequer tiveram chances de superar o alemão. O piloto da RBR saiu cedo na superpole, marcou 1m25s049, quatro décimos melhor que o companheiro, o australiano Mark Webber, e pôde se dar ao luxo de assistir ao restante do treino na TV, nos boxes da equipe.

O alemão Nico Rosberg confirmou a boa fase da Mercedes após o início da temporada e marcou o terceiro tempo, à frente dos carros da McLaren, única equipe que tinha rivalizado com a RBR nas três primeiras provas. Lewis Hamilton foi o quarto, logo à frente de Fernando Alonso, da Ferrari. O espanhol foi meio segundo pior que Vettel, mas ficou cinco posições à frente de Felipe Massa. O brasileiro não completou volta na superpole e sai em décimo.

A Rede Globo transmite as 58 voltas do GP da Turquia a partir das 9h (de Brasília) deste domingo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real com vídeos.

Rubens Barrichello fez seu primeiro treino classificatório com a aerodinâmica revisada do carro da Williams. E o brasileiro ficou muito próximo de uma vaga entre os dez primeiros colocados. Ele sai em 11º, após ser superado por Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, por apenas 24 milésimos. O alemão larga na nona posição. Após a sessão, o piloto da equipe inglesa disse que a volta na segunda parte do treino (Q2) foi como uma "pole position" para seu carro.

Kamui Kobayashi tem problemas e larga em último

A primeira parte do treino classificatório (Q1) teve apenas uma surpresa: a eliminação de Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele chegou a tentar uma volta rápida, mas seu carro apagou no meio da pista. O japonês ainda conseguiu se arrastar para os boxes, mas os mecânicos da equipe suíça acabaram descobrindo uma falha na bomba de combustível. Ainda que não tenha marcado tempo, deve ser autorizado a largar pelos comissários da FIA, mas na última posição.

Na frente, Massa precisou apelar para os pneus macios para conseguir uma vaga no Q2. O brasileiro acabou sendo o melhor do Q1, 77 milésimos à frente de Webber, o segundo melhor. Mais atrás, Barrichello sofreu para conseguir sua vaga. O piloto da Williams marcou seu tempo cedo e ficou um bom tempo parado nos boxes. Ele conseguiu a 17ª posição, no limite, após ser superado por Adrian Sutil, da Force India, já com o cronômetro zerado.

Rubinho fica a 24 milésimos de entrar na superpole


Com um bom desempenho no Q1, Barrichello entrou motivado no segundo terço do treino. O brasileiro da Williams marcou um bom tempo na metade dos 15 minutos regulamentares do trecho. Sua volta parecia suficiente para assegurar sua primeira participação na superpole (Q3) em 2011, mas Nick Heidfeld o superou já com o cronômetro zerado. O alemão foi apenas 24 milésimos melhor que o piloto da equipe inglesa.

Massa passou com tranquilidade à superpole com a sétima posição. O brasileiro ficou a dois décimos do tempo de Alonso, seu companheiro, que foi o sexto. Sebastian Vettel foi o melhor do Q2 com o melhor tempo do fim de semana até então: 1m25s610, dois décimos à frente de Rosberg, o segundo colocado neste trecho do treino classificatório.

Confira o grid de largada para o GP da Turquia, em Istambul:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m25s049
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m25s454
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s574
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m25s595
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m25s851
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m25s982
7 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m26s296
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s646
9 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m26s659
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m26s764
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m27s027
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m27s145
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m27s236
15 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m27s244
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m27s255
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m27s572

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m28s780
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m29s673
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m30s692
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m30s813
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m31s564
23 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s445 (perdeu cinco posições)
24 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - sem tempo
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/com-capacete-contra-o-mau-olhado-vettel-voa-e-faz-quarta-pole-do-ano.html
Link para o comentário
NOTÍCIAS
Vettel sobra na Turquia, lidera desde o início e vence sua terceira em 2011 :sono::sono::sono:

Alemão não sofre ameaças ao longo da corrida e lidera dobradinha da RBR, com Webber em segundo. Alonso completa o pódio. Brasileiros não pontuam

Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia

A pole position com sobras no treino classificatório de sábado era um indício do domínio que poderia acontecer na prova. E ele veio. Sem ser ameaçado pelos adversários e protegido do mau-olhado com um capacete com o olho turco, Sebastian Vettel venceu o GP da Turquia e chegou à terceira vitória em quatro corridas na temporada. De quebra, ainda liderou a primeira dobradinha da RBR no ano, que ainda teve Mark Webber na segunda posição, após ultrapassar Fernando Alonso nas voltas finais. O espanhol da Ferrari teve de se contentar com a terceira posição, em seu primeiro pódio em 2011.

O resultado na Turquia ampliou a diferença de Vettel no campeonato. O alemão da RBR tem agora 93 pontos, 34 à frente de Lewis Hamilton, quarto colocado na corrida deste domingo e que é o vice-líder do Mundial de Pilotos. O inglês da McLaren superou Jenson Button, que tinha os pneus mais desgastados nas voltas finais. Seu companheiro de equipe caiu para sexto, atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que conseguiu um ótimo quinto lugar apesar dos problemas.

Os brasileiros não tiveram um bom desempenho na Turquia. Felipe Massa, da Ferrari, fez uma boa largada e um início forte de corrida, mas perdeu desempenho e cometeu alguns erros, além de problemas nos pit stops. Ele acabou em 11º, fora da zona de pontuação. Rubens Barrichello, da Williams, tentou apostar em uma tática de três paradas, uma a menos que os rivais, mas que não deu certo. Ele ficou apenas com a 15ª posição, uma volta atrás de Vettel.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Espanha, no dia 22 de maio.

A corrida

Com tempo ensolarado e 17ºC de temperatura, os carros se preparavam para a largada do GP da Turquia sem a incerteza da chuva. Entretanto, o calor mais intenso que nos outros dias do fim de semana deixava uma interrogação na cabeça das equipes: apostar em três ou quatro paradas, por causa do alto desgaste dos novos pneus Pirelli no circuito de Istambul.

Na largada, Vettel se manteve à frente com facilidade, enquanto Webber perdeu a segunda posição para Rosberg, que saltou melhor. Hamilton se manteve em quarto na primeira curva, mas foi pressionado por Alonso e acabou cometendo um erro em uma das curvas do miolo do circuito. Ele caiu para sexto após ser superado pelo espanhol e pelo companheiro Button.

Massa, que se manteve na décima posição, atacou Heidfeld na segunda volta e assumiu a nona posição da corrida. Barrichello, que vinha em 11º, fez a mesma manobra na passagem seguinte e entrou na zona de pontuação. Schumacher, que vinha sofrendo com os rivais, dividiu uma curva com Petrov, tocou no russo e teve sua asa dianteira quebrada, tendo de entrar nos boxes.

Com Vettel já bem à frente, Webber recuperou a segunda posição na quinta volta ao ultrapassar Rosberg usando a asa móvel e o Kers. Alonso fez o mesmo com o alemão na sétima volta e subiu para terceiro. Mais atrás, Hamilton e Button travavam uma disputa acirrada pela quinta posição. O campeão de 2008 acabou levando a melhor após várias divididas nas curvas.

Massa, que aproveitou a disputa entre as McLarens para se aproximar, superou Hamilton na nona volta. Mas os dois entraram juntos nos boxes para fazer a primeira parada e o brasileiro, graças a um péssimo trabalho da Ferrari, acabou superado pelo inglês novamente. Vettel entrou na 11ª passagem nos boxes e voltou após um rápido pit stop na segunda posição, atrás apenas de Button. O alemão superou o rival duas voltas depois e o inglês aproveitou para fazer a parada.

Massa, que vinha próximo de Rosberg, conseguiu a ultrapassagem na 20ª volta, mas tomou o troco na freada para a curva 14. O alemão se manteve em quinto momentaneamente. O brasileiro só conseguiu sucesso duas voltas depois e Button, que tinha acabado de fazer a segunda parada, também superou o piloto da Mercedes, que decidiu entrar nos boxes na 23ª.

Na liderança, Vettel fez sua segunda parada na 25ª e voltou na liderança da corrida com muita tranquilidade. Cinco voltas depois, Alonso ultrapassou Webber e assumiu o segundo lugar, enquanto o australiano tinha problemas com o desgaste de pneus. Button também pressionava Massa, que estava preso atrás de Petrov, o quinto colocado no momento. O inglês superou o brasileiro na 35ª volta e o piloto da Ferrari optou por também entrar nos boxes.

Hamilton, que vinha em quarto, teve problemas em seu pit stop. A McLaren se enrolou na troca do pneu dianteiro direito e o inglês perdeu muito tempo. Com pneus novos, entretanto, o inglês andava muito rápido e tentava recuperar o tempo perdido. Webber também continuava rápido na perseguição a Alonso para tentar voltar ao segundo lugar e completar a dobradinha da RBR.

Na 46ª, Webber parou pela quarta vez e abriu a última sequência de paradas. Na volta seguinte foi a vez de Alonso e Vettel, na 48ª. Os novos pneus deixaram o australiano ainda mais rápido e ele chegou rapidamente no espanhol. A ultrapassagem veio na 52ª volta, após uma disputa acirrada na parte final do circuito. Alonso ainda tentou o troco, mas falhou duas vezes.

Na frente, Vettel caminhou com muita tranquilidade para a vitória, mais de oito segundos à frente do companheiro Webber. Alonso completou o pódio em terceiro, 1s2 atrás do australiano. O alemão conseguiu seu terceiro triunfo no ano e lidera o campeonato com muita tranquilidade.

Confira o resultado final do GP da Turquia, em Istambul (309,396 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 58 voltas em 1h30m17s558
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s807
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 10s075
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 40s232
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 47s539
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 59s431
7 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m00s857
8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1m08s168
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m09s300
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m18s000
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m19s800
12 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m25s400
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
22 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 5 voltas

Não completaram:
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 14 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 58 voltas/câmbio

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m29s703, na 48ª
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/vettel-sobra-na-turquia-lidera-desde-o-inicio-e-vence-sua-terceira-em-2011.html
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Programação - GP da Espanha

Sexta-feira, 20 de maio

5h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 21 de maio

6h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 22 de maio

9h - Corrida - 66 voltas (Rede Globo)

Link para o comentário
NOTÍCIAS
Webber surpreende, quebra sequência de Vettel e sai na pole em Barcelona :):D^_^

Australiano bate companheiro e mantém hegemonia da RBR em treinos. Em oitavo, Massa é superado por Alonso e Barrichello, com problemas, é o 19º

Por GLOBOESPORTE.COM
Barcelona, Espanha

Após o último treino livre, quando Sebastian Vettel marcou o melhor tempo com apenas uma volta rápida, parecia que a sexta pole seguida estava a caminho. Mas o alemão não contava com um motivado Mark Webber, ansioso para dar uma resposta ao domínio do companheiro de RBR. E o australiano voou na superpole, marcou 1m20s981 e vai largar em primeiro no grid do GP da Espanha, no circuito de Barcelona, mantendo o domínio da equipe austríaca nos treinos em 2011. Ele ficou dois décimos à frente de Vettel, o segundo. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, completou a lista dos três primeiros colocados.

Superado pelo companheiro nas quatro primeiras corridas do ano e derrotado na disputa pelo título do ano passado, Webber conseguiu sua segunda pole seguida no circuito de Barcelona. Já Vettel não largava em segundo desde o GP do Brasil do ano passado, quando o alemão Nico Hulkenberg, então na Williams, surpreendeu no molhado e roubou a primeira posição do compatriota. A largada do GP da Espanha está marcada para as 9h (de Brasília) deste domingo, com transmissão da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 66 voltas em Tempo Real com vídeos.

Fernando Alonso proporcionou um momento inusitado no minuto final do treino. Sem a nova asa traseira da Ferrari, proibida após uma inspeção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o espanhol andou no limite e conseguiu a quarta posição, logo à frente de Jenson Button, da McLaren. Após completar a volta, o bicampeão comemorou a posição como se estivesse na pole position, com direitos a gritos pela comunicação de rádio da equipe e acenos para a torcida.

Felipe Massa acabou mais uma vez superado pelo companheiro de Ferrari em um treino classificatório em 2011. Em cinco corridas, o espanhol largou todas as vezes à frente do brasileiro, que conseguiu apenas a oitava posição neste sábado em Barcelona. Na superpole, ele ficou à frente apenas de Pastor Maldonado, da Williams, o nono, e Michael Schumacher, da Mercedes, que não marcou tempo no último trecho da sessão e sai em décimo. Com problemas no câmbio, Rubens Barrichello conseguiu apenas a 19ª posição no grid em Barcelona.

Massa passa sufoco, mas entra na superpole

Os carros demoraram alguns minutos para entrar na pista no início da segunda parte do treino (Q2) e a RBR acabou sendo a primeira a colocar seus carros para marcar tempo. Com os pneus macios, Vettel marcou rapidamente o melhor tempo mesmo sem o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), seguido de perto pelo companheiro Webber. Os dois, aliás, foram os únicos a entrar na casa de 1m21s e superaram a McLaren com folga.

Quem teve dificuldades para entrar na superpole foi Massa. O brasileiro estava na nona colocação até o último minuto do treino, mas Pastor Maldonado, da Williams, arrancou um bom tempo, subiu para oitavo e jogou o piloto da Ferrari para a décima posição, já sem possibilidades de voltar à pista. Por sorte, Kamui Kobayashi, da Sauber, errou em sua última volta rápida e ficou só em 14º.

Barrichello fora na primeira parte do treino

A adoção dos pneus superduros pela Pirelli em Barcelona deixou uma interrogação na cabeça das equipes. Como o composto era, em média, dois segundos e meio mais lento, os times precisavam decidir se usariam os macios na primeira parte do treino (Q1) ou se poupavam para a corrida. Como Nick Heidfeld não treinou por causa de um incêndio no último treino livre ocasionado por uma quebra no escapamento, a maioria dos pilotos optou por ter um .

Um dos pilotos que não usou os pneus macios foi Rubens Barrichello, que teve problemas no câmbio de seu carro na parte final do Q1 e não pôde voltar à pista. O brasileiro acabou apenas com o 19º tempo, atrás da Lotus, que colocou Heikki Kovalainen no Q2 e Jarno Trulli em 18º. O piloto da Williams, pelo menos, poderá tentar uma estratégia diferente.

Entre as principais equipes, apenas a Mercedes, Ferrari e a Renault-Lotus usaram os pneus macios no Q1. Schumacher acabou o trecho com o melhor tempo, seguido por VItaly Petrov. Alonso foi o quarto e Massa, o quinto. O único intruso nesta lista foi o venezuelano Maldonado, que ficou na terceira posição e avançou para o Q2.

Confira o grid de largada do GP da Espanha:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m20s981
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m21s181
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s961
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s964
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s996
6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m22s471
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m22s599
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s888
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m22s952
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m23s231
12 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m23s367
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m23s694
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m23s702
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m25s403
16 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s126
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m26s571

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m26s521
19 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m26s910
20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m27s315
21 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m27s809
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m27s908
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m28s556
24 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - sem tempo
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/webber-surpreende-quebra-sequencia-de-vettel-e-sai-na-pole-em-barcelona.html
Editado por chapolin
Link para o comentário
NOTÍCIAS
Vettel resiste à pressão de Hamilton no fim e vence outra na temporada :sono::sono::sono:

Alemão vai bem na estratégia, assume liderança no meio da corrida e leva o quarto triunfo do ano. Massa abandona e Barrichello fica apenas em 17º

Por GLOBOESPORTE.COM
Barcelona, Espanha

Após a pole de Mark Webber e os problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) no sábado, parecia que a vida de Sebastian Vettel não seria fácil no GP da Espanha. A largada serviu para reforçar esta impressão, quando Fernando Alonso aproveitou a briga entre os companheiros de RBR para assumir a ponta. Mas o alemão tinha um coelho na cartola. Com uma tática perfeita, antecipando a segunda parada para evitar o tráfego na pista, ele superou os rivais, chegou à sua quarta vitória em cinco corridas em 2011, e ainda resistiu à forte pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas. O inglês da McLaren foi o segundo.

Ao contrário do que era esperado, nem a maior zona da ultrapassagem da temporada aumentou as disputas em Barcelona. Por isso, com uma estratégia de uma parada a menos, Jenson Button superou uma péssima largada, quando caiu para décimo, conservou bem os pneus e subiu para a terceira posição, completando o pódio. O inglês da McLaren ficou à frente do australiano Mark Webber, da RBR, o quarto colocado. Fernando Alonso, da Ferrari, teve um bom início, assumiu a ponta, só que teve problemas com os pneus no fim da prova. Ele terminou em quinto.

Os brasileiros não andaram bem em Barcelona. Felipe Massa, da Ferrari, que largou em oitavo, vinha na mesma posição a oito voltas do fim da prova quando seu câmbio quebrou e provocou seu primeiro abandono do ano. Rubens Barrichello, da Williams, largou muito atrás, teve problemas em seu pit stop no início da corrida e acabou apenas em 17º, duas posições pior que o companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu um bom desempenho na corrida.

A vitória em Barcelona fez Sebastian Vettel disparar na ponta do Mundial de Pilotos. O alemão tem agora 118 pontos, 41 à frente de Lewis Hamilton, o segundo, que tem 77. Mark Webber é o terceiro, com 67, e Jenson Button, o quarto, com 61. Após o abandono, Felipe Massa caiu para oitavo, com 25, e tem a metade da pontuação do companheiro Fernando Alonso, o quinto, com 51. A próxima corrida da temporada 2011 será o tradicional GP de Mônaco, no próximo domingo, dia 29 de maio.

A corrida

Com Webber na pole e Vettel em segundo, o GP da Espanha parecia que veria mais um domínio dos carros da RBR. Mas a largada se encarregou de mudar este panorama. Alonso, que estava na quarta posição do grid, saltou muito bem, aproveitou a disputa entre o alemão e o australiano, se espremeu pelo lado de dentro e assumiu a liderança da corrida. Webber caiu para terceiro ao ser superado pelo companheiro e líder do campeonato. Hamilton ficou em quarto e Massa caiu para 10º, mas voltou para oitavo ainda na primeira volta.

Ao contrário do que se esperava, Alonso conseguiu se manter em primeiro por mais de uma volta, já que a asa móvel não fazia tanto efeito na reta dos boxes para as ultrapassagens. Mais atrás, Button largou com uma estratégia diferente e caiu para décimo, mas iniciou sua recuperação ao passar Sebastien Buemi na quinta volta. O inglês pressionou Massa e o superou em seguida.

Na frente, os quatro primeiros - Alonso, Vettel, Webber e Hamilton - estavam separados por apenas dois segundos e meio. Com o alto desgaste dos pneus macios, a primeira rodada de pit stops começou cedo, na décima volta, com o alemão da RBR. Os outros ponteiros entraram nas voltas seguintes, enquanto Vettel superava Button e Rosberg na pista para ganhar tempo.

Após os primeiros pit stops, Alonso mantinha a liderança, seguido por Vettel, Hamilton e Webber, que foi superado pelo inglês nos boxes. Button foi o último dos ponteiros a parar, na 15ª volta, por causa de sua tática de apenas três paradas. No retorno à pista, ele já superou Schumacher e assumiu a quinta posição, se posicionando bem para tentar um pódio em Barcelona.

Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 18ª. A intenção da RBR era tentar fazer o alemão evitar o tráfego no retorno à pista. E deu certo: quando Alonso e Webber pararam na passagem seguinte, ele superou ambos e ficou bem para assumir a liderança da prova. Enquanto isso, Hamilton se mantinha na frente andando rápido, para tentar não perder terreno para Vettel. Entretanto, o alemão começou a andar um segundo melhor e o inglês parou na 26ª.

Nesta altura da corrida, Massa andava na décima posição, após superar Paul di Resta, da Force India. O brasileiro não tinha um bom rendimento nesta altura da corrida. Barrichello, após uma largada ruim e um péssimo pit stop da Williams no início, estava nas últimas posições, disputando contra os carros de Lotus, MVR e Hispania.

A partir da 30ª volta, os ponteiros entraram novamente para a terceira rodada de pit stops e a ordem permaneceu inalterada, com Vettel em primeiro e Hamilton em segundo. Alonso, em terceiro, e Webber, em quarto, duelavam pela posição enquanto Button se aproximava perigosamente. Na 36ª passagem, o inglês da McLaren superou os dois: o australiano na reta dos boxes, com a asa móvel e o espanhol no miolo, se aproveitando dos pneus em melhor estado.

Com problemas de pneus, Alonso parou na 40ª volta para fazer um longo trecho final de prova com os pneus duros. O espanhol caiu para a quinta posição, mas com uma boa vantagem para os demais. Mesmo com um menor rendimento, o espanhol tentava se manter na pista por 26 voltas.

Com problemas no Kers, Vettel começou a ser pressionado por Hamilton antes da última parada, na 49ª. Os dois fizeram seus pit stops em voltas seguidas e ficaram muito próximos na pista. O equipamento do alemão voltou a funcionar, mesmo que longe do ideal, e o auxiliou na defesa da liderança. O inglês da McLaren chegava perto, mas o piloto da RBR recuperava na última curva.

Atrás, Massa vinha tentando segurar a oitava posição com os pneus duros, mas acabou superado por Sergio Pérez e Nick Heidfeld, ambos com os macios, na 59ª volta. Duas passagens depois, o brasileiro parou na caixa de brita com problemas de câmbio, que entrou em ponto morto e travou. Ele foi forçado a abandonar a corrida por causa da falha em sua Ferrari.

Pressionado por Hamilton, Vettel segurou a primeira posição nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada apenas seis décimos à frente de Hamilton. Ele assegurou sua quarta vitória na temporada e disparou na liderança, com 41 pontos de vantagem sobre o inglês da McLaren.

Confira o resultado final do GP da Espanha (307,104 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h39m03s301
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 0s630
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 35s697
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s966
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1 volta
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
9 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1 volta
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 2 voltas
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 8 voltas/câmbio
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 18 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 38 voltas/mecânico

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s727, na 52ª

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/vettel-resiste-pressao-de-hamilton-no-fim-e-vence-outra-na-temporada.html
Link para o comentário

Programação - GP de Mônaco

Hoje, 26 de maio

5h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 28 de maio

6h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

9h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 29 de maio

9h - Corrida - 78 voltas (Rede Globo)

Link para o comentário
NOTÍCIAS
Pérez bate no fim do treino, passará a noite em observação e não corre o GP

Mexicano é levado consciente ao hospital. Médicos detectaram apenas uma concussão e um estiramento na coxa. Medida foi tomada por precaução
Por GLOBOESPORTE.COM

Monte Carlo

O mexicano Sergio Pérez, da Sauber, bateu forte a pouco mais de dois minutos do fim da última parte do treino classificatório para o GP de Mônaco. Ele escapou pouco antes da freada para a Chicane do Porto, logo após o túnel, trecho mais rápido do circuito de rua. Levado ao Hospital Princesa Grace, ele passou por exames. Uma concussão e uma pancada na coxa direita foram detectadas. O piloto, entretanto, terá de passar a noite em observação, por precaução. A Sauber confirmou que o piloto não participará da corrida neste domingo em Monte Carlo.

Pérez foi atendido ainda na pista pelos médicos e retirado do carro inconsciente. Os médicos trataram de imobilizar o pescoço do mexicano, para que ele não sofresse nenhuma lesão na coluna no resgate. Colocada na pista, a ambulância do GP de Mônaco cuidou de encaminhar o piloto para o hospital, que recuperou a consciência ainda na pista e reclamou de dores na perna.

Antes disso, a equipe Sauber tinha tentado um contato pelo rádio com o piloto após o acidente, mas não o mexicano não respondeu. Após o resgate, Gary Hartstein, médico oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou aos boxes e conversou com o pai de Sergio Pérez e com um representante do time, tranquilizando ambos quanto à situação do piloto.

Pela manhã, a categoria viu um acidente parecido quando Nico Rosberg perdeu o carro na freada para a Chicane do Porto. Por sorte, o alemão escapou de acertar a barreira de proteção, mas os obstáculos colocados no local para evitar o corte da curva acabaram fazendo seu Mercedes decolar momentaneamente. Após a batida, Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, mandou retirar todos os obstáculos do local, o que evitou uma consequência pior com Pérez.

Assista o vídeo do acidente no Link ao lado: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/perez-bate-forte-no-fim-e-interrompe-treino-de-classificacao-em-monaco.html


NOTÍCIAS
Lewis Hamilton é punido, perde volta no Q3 e vai largar em nono no GP

Inglês cortou a Chicane do Porto durante sua única tentativa na superpole. Como Sergio Pérez não correrá neste domingo, inglês sobe no grid

Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo

Após uma investigação dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Lewis Hamilton foi punido e teve sua única tentativa na superpole (Q3) do treino classificatório para o GP de Mônaco anulada. O inglês da McLaren, com isso, caiu para a décima posição no grid de largada. Como o mexicano Sergio Pérez não vai correr neste domingo, Hamilton largará em nono.

O inglês da McLaren teve um treino classificatório complicado, quando resolveu apostar em apenas uma tentativa com os pneus supermacios na superpole, para guardar um deles para a corrida. Entretanto, seus freios não conseguiram atingir a tempetratura ideal e ele cometeu o erro na chicane que acabou provocando a punição aplicada pelos comissários.

Confira o grid de largada atualizado para o GP de Mônaco:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m13s556
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s997
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m14s019
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m14s483
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s682
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m14s877
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m15s766
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m16s528
9 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - punido

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m15s815
11 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m15s826
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m15s973
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m16s118
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m16s121
15 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m16s214
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m16s300

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m17s343
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m17s381
19 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m17s820
20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m17s914
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m18s736
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - sem tempo
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - sem tempo

Não vai correr:
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - acidente
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/lewis-hamilton-e-punido-perde-volta-no-q3-e-vai-largar-em-decimo-no-gp.html


NOTÍCIAS
Para acomodar o Bahrein, temporada pode terminar no dia 11 de dezembro

GP da Índia seria remarcado para duas semanas após a corrida no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo

Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, está avaliando a mudança do GP da Índia para o dia 11 de dezembro para poder acomodar o Bahrein de volta no calendário em 30 de outubro, data original da corrida em Nova Délhi. Os responsáveis pela logística da categoria pediram que, em caso de uma remarcação, a corrida, novo encerramento do campeonato, fosse disputada duas semanas após a prova no Brasil, que será disputada em 27 de novembro.

A mudança de data deve encontrar resistência das equipes, que estão preocupadas com o impacto que teria nas férias dos funcionários. Além disso, a nova data coincide com a festa de gala da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), marcada para Paris. Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, disse que as equipes estão avaliando a possibilidade do adiamento do GP da Índia.

- A Ferrari quer ir para o Bahrein no futuro e por um longo tempo. Sentimos que é um grande lugar, onde a Fórmula 1 tem de ir. Precisamos trabalhar juntos com eles para ver se a melhor opção para continuar lá é correr neste ano ou deixar para 2012. O que discutimos está relacionado com o calendário que será apresentado ao Conselho Mundial da FIA na sexta-feira e de um adiamento para o segundo fim de semana de dezembro. Temos de ver com a logística e este ponto foi levantado por Bernie na quinta-feira. Mas queremos ir ao Bahrein no futuro - diz Domenicali.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/para-acomodar-o-bahrein-temporada-pode-terminar-no-dia-11-de-dezembro.html
Link para o comentário
NOTÍCIAS
Vettel escapa de incidentes, domina e vence emocionante GP de Mônaco

Alemão segurou pressão de Alonso e Button antes de interrupção causada por acidente de Alguersuari e Petrov. Barrichello é o nono e marca pontos

Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo

Nem parecia o GP de Mônaco. Com as novas regras e os pneus que se desgastam mais rápido, as corridas monótonas e sem ultrapassagens ficaram no passado. O que não mudou foi o vencedor da prova: Sebastian Vettel, da RBR, que chegou ao seu quinto triunfo em seis provas. Mas foi com emoção, já que ele foi pressionado por Fernando Alonso e Jenson Button durante quase toda a parte final da prova. O espanhol da Ferrari terminou na segundo posição, a pouco mais de um segundo do alemão, e o inglês da McLaren completou o pódio, em terceiro.

Vettel, aliás, foi o piloto que mais se beneficiou da bandeira vermelha mostrada a apenas sete voltas do fim e que provocou a interrupção da prova. A decisão foi tomada após o acidente ennvolvendo vários carros nos S da Piscina e que deixou Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail. A ambulância teve de entrar na pista para socorrer o russo da Renault-Lotus, que foi levado ao hospital com dores na perna. Os comissários permitiram a troca de pneus na interrupção, o que beneficiou muito o alemão da RBR. Ele não foi ameaçado pelos rivais após o reinício.

Mark Webber chegou na quarta posição fazendo a volta mais rápida na 78ª e última da corrida. O australiano da RBR superou o japonês Kamui Kobayashi na freada para a Chicane do Porto. O piloto da Sauber ainda conseguiu uma excelente quinta posição. Lewis Hamilton, que recebeu uma punição por ter tocado em Felipe Massa no início da corrida, foi o sexto após jogar Pastor Maldonado no guard rail uma volta após a relargada. O inglês da McLaren foi investigado pelos comissários e recebeu um acréscimo de 20 segundos a seu tempo, mas não perdeu posições.

Rubens Barrichello tinha uma tática diferente, de apenas uma parada, mas foi uma das vítimas do primeiro safety car da corrida, já que tinha feito seu único pit stop poucos momentos antes, e perdeu uma volta. Com todas as confusões da prova, ele acabou conseguindo subir para a nona posição e marcar os dois primeiros pontos seus e da Williams na temporada 2011 da Fórmula 1.

Felipe Massa, que tinha largado em sexto e estava disputando posições contra Webber e Hamilton, abandonou a prova na 32ª volta. O brasileiro da Ferrari, que tinha sofrido um toque do inglês da McLaren na curva Loews, bateu em seguida no túnel. Ele culpou o rival pelo acidente, graças ao entrevero entre ambos na curva mais lenta do campeonato.

A corrida

Em um dia ensolarado em Mônaco, o grid de largada contava apenas com 23 carros, já que Sergio Pérez bateu forte no treino classificatório e precisou passar a noite no Hospital Princesa Grace sob observação por causa de uma concussão e um estiramento na coxa. A Sauber, então, participaria da corrida com apenas um carro, o do japonês Kamui Kobayashi, que largaria na 12ª posição.

Pole position, Vettel manteve a ponta na largada, seguido por Button e Alonso, que ganhou a posição de Webber na Sainte Devote. Massa se manteve em sexto, mas acabou superado por Rosberg, que deu um salto espetacular e passou o companheiro Schumacher se espremendo no muro. O heptacampeão demorou a se mover e acabou caindo para a décima posição.

A primeira volta foi movimentada e Schumacher fez uma bela ultrapassagem sobre Hamilton na curva Loews, a mais lenta da Fórmula 1. Só que o alemão, com menos rendimento, começou a ser pressionado pelo inglês, que ficou preso mesmo com um carro melhor. Na frente, Vettel abria uma boa vantagem para Button, que mantinha Alonso a uma distância segura, na terceira posição.

A briga entre Schumacher e Hamilton durou até a décima volta, quando o inglês usou a asa móvel na reta dos boxes e superou o alemão na freada para a Sainte Devote, em uma bela manobra. Duas voltas depois foi a vez de Barrichello superar o heptacampeão, desta vez na Mirabeau, um ponto complicadíssimo para se passar em Mônaco e entrou na zona de pontuação.

Rosberg segurava Massa na briga pela quinta posição. O brasileiro tentou a ultrapassagem na Sainte Devote, mas acabou tocando no alemão e perdendo um pequeno pedaço da asa dianteira. Na 15ª volta, o brasileiro tentou a ultrapassagem na curva da Tabacaria, antes do S da Piscina e conseguiu sucesso. Junto com ele, Maldonado foi para a sexta posição.

Button abriu a primeira rodada de pit stops na 16ª volta e não teve problemas. Na passagem segunte entraram Vettel e Alonso. A RBR atrasou o alemão nos boxes e fez com que o atual campeão perdesse a liderança para o inglês da McLaren. Massa foi um dos últimos ponteiros a parar, na 27ª, mas o mecânico do macaco traseiro não conseguiu levantar o carro corretamente. Ele perdeu tempo e acabou voltando entre Webber e Hamilton na pista.

Hamilton começou a pressionar Massa, que se mantinha muito perto de Webber. O inglês tentava a ultrapassagem usando a asa móvel na reta dos boxes, mas o brasileiro se defendia muito bem. Até a 33ª volta. O inglês tentou a ultrapassagem na Loews, jogou o carro para cima do rival da Ferrari e ambos se tocaram. Massa se manteve à frente, mas Hamilton tentou de novo no túnel e o brasileiro acabou batendo no muro, parando na entrada da Chicane do Porto.

O incidente provocou a entrada do safety car, prejudicando os pilotos que tinham acabado de parar, como Barrichello. Sutil, Maldonado e Kobayashi, que entraram nos boxes já com a bandeira amarela, ganharam posições e entraram na zona de pontuação. O carro de segurança apagou as luzes na 38ª volta e anunciou sua entrada nos boxes para a relargada ser autorizada.

Os carros voltaram com bandeira verde na 39ª volta, com Vettel em primeiro e Button em segundo. O inglês começou a pressionar o alemão, já que teria de fazer outra parada nos boxes. O piloto da RBR conseguiu defender bem a posição, deixando o rival sem opção, a não ser de tentar antecipar sua parada para tentar recuperar a diferença na pista.

Na 43ª volta, Hamilton foi punido pelos comissários por causa do toque em Massa antes do primeiro safety car. Ele entrou nos boxes na passagem seguinte para cumprir sua pena. Ele voltou apenas na nona posição, exatamente onde largou na corrida deste fim de semana.

Button fez sua parada na 48ª volta, quando estava em segundo. Ele voltou em terceiro, mas bem distante de Alonso e Vettel, que já andavam próximos na briga pela primeira posição. Os pneus novos do inglês começaram a render uma boa velocidade para Button, que tirava a vantagem dos ponteiros a cada passagem, fazendo voltas cada vez mais rápidas.

Vettel, Alonso e Button ficaram juntos na pista na 52ª volta, separados por menos de um segundo. O alemão, que fez apenas uma parada, tinha de lidar com seus pneus macios já bem desgastados contra o espanhol e o inglês. A briga já durava 17 voltas, quando eles encontraram uma longa fila de ultrapassagens. Uma confusão nos S da Piscina causou uma nova entrada do safety car na pista, com os carros de Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail. Além deles, Sutil e Hamilton estavam envolvidos na confusão. A bandeira vermelha foi mostrada e a corrida, interrompida.

Após o retorno da corrida, depois de alguns minutos interrompida, Vettel não foi mais ameaçado e venceu com facilidade, com Alonso em segundo e Button em terceiro. Mais atrás, Hamilton acertou Maldonado na relargada, tirou o venezuelano da corrida e chegou em sexto. O inglês acabaria punido após a prova com o acréscimo de 20 segundos, mas não perdeu posições.

Confira o resultado final do GP de Mônaco, em Monte Carlo (260,520 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 78 voltas em 2h09m38s373
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s138
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s378
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 23s100
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 26s900
6 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47s200 (punido com 20 segundos)
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
15 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
17 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 5 voltas/acidente

Não completaram a prova:
Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 11 voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 12 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46 voltas/acidente
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 46 voltas/motor
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 48 voltas/suspensão

Não largou:/b]
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - acidente no treino classificatório

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m16s234, na 78ª
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/vettel-escapa-de-incidentes-domina-e-vence-emocionante-gp-de-monaco.html


Apesar de terem acontecido coisas absurdas, e do Vettel ter ganhado de novo, essa foi a melhor corrida do ano até agora :):D

NOTÍCIAS
Barrichello comemora primeiros pontos: ‘Quebrei a maré de azar’

Piloto festeja o nono lugar, mas lamenta batida do companheiro Pastor Maldonado, que estava na sexta posição, no fim do GP de Mônaco

Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo, Mônaco

Depois de seis etapas da temporada 2011 de Fórmula 1, Rubens Barrichello finalmente pontuou. No seu 19º ano na categoria, o piloto da Williams chegou em nono no GP de Mônaco e conseguiu os dois primeiros pontos da equipe no ano.

- Eu estou feliz que quebrei a minha maré de azar. O safety car não nos ajudou,e a nossa estratégia de uma parada, teria funcionado bem se eu não tivesse acabado de fazer meu pit stop antes dele entrar – afirmou Barrichello.

Apesar de comemorar a nona colocação, nem tudo foi alegria para a Williams neste domingo. A nona posição do brasileiro veio depois que seu companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado, bateu quando ocupava a sexta colocação já no fim da prova (confira o vídeo no Link ao lado:) http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/barrichello-comemora-primeiros-pontos-quebrei-mare-de-azar.html

- Há pontos positivos e negativos hoje, mas sem dúvida o positivo é que marcamos alguns pontos. Com seis voltas do fim, pensei que o décimo lugar seria o melhor resultado que iríamos conseguir hoje. Acabei em nono, mas não da maneira como eu gostaria, nas custas do meu companheiro de equipe ter saído. Perdemos alguns pontos muito bons para a equipe, o que é decepcionante – destacou.


Assista à pior entrevista de Lewis Hamilton na Fórmula 1 http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2011/05/29/a-pior-entrevista-de-lewis-hamilton/
Link para o comentário
NOTÍCIAS
Pirelli: Troca de pneus em bandeira vermelha não deve ser permitida

Fabricante diz que Fórmula 1 deve ajustar regra que permite as equipes mudarem os compostos durante interrupções de provas, como em Mônaco

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres, Inglaterra

A Pirelli quer rever a regra da Fórmula 1 que causou polêmica no GP de Mônaco, neste domingo, com a interrupção da prova a sete voltas do final. Com a bandeira vermelha levantada, as equipes foram autorizadas pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a fazer mudanças em seus carros, inclusive a troca de pneus. Com a movimentação, Sebastian Vettel - que liderava com muitas dificuldades e estava sendo pressionado por Fernando Alonso e Jenson Button - cruzou facilmente a linha de chegada (veja o momento do reinicio da prova no Link ao lado:) http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/pirelli-troca-de-pneus-em-bandeira-vermelha-nao-deve-ser-permitida.html

- Nós realmente não entendemos a regra, e talvez precisemos perguntar às equipes por que eles acham que devem ser autorizados a trocar os pneus. Eu acho que foi um pouco vergonhoso com a bandeira vermelha, é claro, porque se eles não tivessem mudado os pneus, então eles teriam que lutar até o fim como estavam fazendo, todos em diferentes estratégias. Foi uma pena não ver o final desta corrida com o jogo de estratégias que estava sendo formado - comentou o diretor de competições da fabricante, Paul Hembery.

O dirigente disse também que as alterações nos carros mudaram o rumo da corrida e destacou a frustração dos fãs com o ocorrido. Hembery foi categórico ao afirmar que as regras devem ser ajustadas para impedir que as equipes troquem as borrachas caso haja uma outra situação como esta nas próximas provas.

- Eu posso entender que há uma consideração à segurança, mas, para ser honesto, estou pensando mais sobre isso tudo do ponto de vista dos fãs. Muitas pessoas estavam gritando para mim dos barcos no porto e perguntando por que eles foram autorizados trocar. Tirou algo da corrida e a questão é se os pneus durariam. Isso é o que todos estavam perguntando faltando sete voltas para o final. Seria excitante. Será que Sebastian atingiria o limite máximo do pneu? - questionou Hembery, de acordo com a revista inglesa "Autosport".


NOTÍCIAS
Pérez é liberado do hospital e já pensa no Canadá: 'Estou me sentindo bem'

Mexicano da Sauber sente apenas dores musculares no pescoço e na perna

Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo

Sergio Pérez foi liberado do Hospital Princesa Grace nesta segunda-feira após seu violento acidente no treino classificatório para o GP de Mônaco. O mexicano da Sauber foi mantido sob observação por uma segunda noite e passou por checagens após ter uma concussão na batida de sábado. Ele perdeu o controle na freada para a Chicane do Porto, acertou com força a barreira de proteção e chegou a ficar inconsciente no momento, mas acordou ainda no resgate.

- Estou me sentindo bem. Tenho um pouco de dor no pescoço e na perna, mas são musculares. Nada para me preocupar. Ainda estava tonto no domingo, mas foi isso. Graças a Deus estou bem e ansioso para voltar a pilotar. Eles me trataram muito bem no hospital e quero agradecer a toda a equipe médica, além de todo os que se preocuparam comigo. Sou grato pelo apoio e peço desculpas por não ter respondido a todas as mensagens. Foram muitas e acabou rapidamente a bateria do meu telefone - diz Pérez, por meio da assessoria de imprensa da Sauber.

O mexicano disse estar confiante para correr no Canadá, no dia 12 de junho. Pérez não lembra de tudo o que aconteceu no acidente em Mônaco e não sabe a causa exata do acidente.

- Sim, tenho certeza de que pilotarei em Montreal. Vou fazer todo o possível para pilotar no Canadá. Lembro como comecei o treino e algumas coisas do acidente. Esqueci algumas coisas sobre o que aconteceu após o primeiro impacto e os procedimentos de resgate. Não sei o que causou o acidente. Meu engenheiro disse que não havia problema com o carro. Talvez estivesse fora da linha ideal ou freado em uma ondulação do asfalto.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/perez-e-liberado-do-hospital-e-ja-pensa-no-canada-estou-me-sentindo-bem.html
Link para o comentário
NOTÍCIAS
Com 21 provas, Mundial 2012 da F-1 começa no Bahrein e fecha no Brasil

FIA revela calendário provisório para a próxima temporada, com a volta do GP dos Estados Unidos, no Texas. Etapa da Turquia ainda é dúvida

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

Depois de dar sinal verde e recolocar o GP do Bahrein na temporada 2011, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, também nesta sexta-feira, o calendário provisório de 2012. A lista inicial conta com 21 provas. A corrida no Bahrein permanecerá como a primeira do Mundial, prevista para 11 de março. A novidade é a volta do GP dos Estados Unidos ao campeonato, com uma nova pista na cidade de Austin, no Texas (o último foi em 2007, no circuito misto em Indianápolis). A corrida americana está marcada para 17 de junho. O GP do Brasil - que fecharia 2011 se não fosse a alteração na ordem das provas - fechará 2012 em 25 de novembro.

A única dúvida no calendário é a etapa da Turquia, que ainda precisa de confirmação, segundo nota oficial divulgada pela FIA. Ainda assim, consta na lista: 06 de maio. As informações são da revista inglesa "Autosport".

Confira o calendário provisório divulgado pela FIA:

1) Grande Prêmio do Bahrein, Circuito Internacional do Bahrein - 11 de Março de 2012
2) GP da Austrália, Albert Park - 18 de Março
3) GP da Malásia, Circuito Internacional de Sepang - 01 de Abril
4) GP da China, Circuito Internacional de Xangai - 08 de Abril
5) GP da Coreia, Circuito Internacional da Coreia - 22 de Abril
6) GP da Turquia, Istanbul Park - 06 de Maio
7) GP da Espanha, Circuito da Catalunha - 20 de Maio
8) GP de Mônaco, Monte Carlo - 27 de Maio
9) GP do Canadá, Circuito Gilles Villeneuve - 10 de Junho
10) GP dos Estados Unidos, Circuito das Americas - 17 de Junho
11) GP da Europa, Circuito de rua de Valência - 01 de Julho
12) GP da Inglaterra, Silverstone - 15 de Julho
13) GP da Alemanha, Hockenheimring - 29 de Julho
14) GP da Hungria, Hungaroring - 05 de Agosto
15) GP da Bélgica, Spa-Francorchamps - 02 de Setembro
16) GP da Itália, Monza - 09 de Setembro
17) GP de Cingapura, Circuito de rua de Cingapore - 30 de Setembro
18) GP do Japão, Suzuka - 14 de Outubro
19) GP da Índia, Circuito Internacional de Buddh - 28 de Outubro
20) GP de Abu Dhabi, Yas Marina - 11 de Novembro
21) GP do Brasil, Interlagos - 25 de Novembro
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/06/temporada-2012-da-formula-1-comeca-no-bahrein-e-fecha-no-brasil.html
Link para o comentário

Programação - GP do Canadá

Sexta-feira, 10 de junho

11h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

15h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 11 de junho

11h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

14h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 12 de junho

14h - Corrida - 70 voltas (Rede Globo)

Link para o comentário
NOTÍCIAS
Vettel mantém rotina e crava a pole no Canadá, com Alonso e Massa na cola

Alemão larga na frente pela sexta vez em sete corridas neste ano; brasileiro faz bom treino, mas é batido pelo companheiro da Ferrari no fim por 18 milésimos

Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Quebrar a rotina? Deixa para os outros. Para Sebastian Vettel, está ótimo assim, sem mudar uma vírgula no roteiro dos sábados na Fórmula 1. Pela sexta vez em sete GPs neste ano, o alemão da RBR dominou o treino classificatório. Absoluto com 1m13s014, ele manteve o hábito e vai largar na pole position no Canadá, neste domingo. Com a chuva se segurando lá em cima e a pista seca para os pilotos, a novidade foi ver a Ferrari de volta à briga e mordendo os calcanhares da RBR. Mais à vontade no carro, Felipe Massa conseguiu 1m13s217, mas bateu na trave. Quando o treino já terminava e o brasileiro quase comemorava a segunda posição, viu Fernando Alonso, logo ele, lhe roubar o posto com 1m13s199, por 18 milésimos de diferença.

A Rede Globo transmite o Grande Prêmio do Canadá na tarde deste domingo, a partir das 14h, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Ao lado de Massa na segunda fila larga Mark Webber, da RBR, que fez 1m13s429. O vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton, da McLaren, ficou em quinto com o tempo de 1m13s565, seguido por Nico Rosberg, da Mercedes, com 1m13s814. O sétimo é Jenson Button, companheiro de Hamilton, e o oitavo é Michael Schumacher, colega de Rosberg.

O brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu passar para o Q3 e, com o tempo de 1m15s361, vai largar apenas na 16ª posição neste domingo.

Q1: D'Ambrosio cai na regra dos 107%

A primeira parte do treino correu sem grandes surpresas. Pedro de La Rosa, que substituía o mexicano Sergio Pérez na Sauber, escapou para o Q2. Foram barrados, além de Jaime Aguersuari, da STR, os pilotos da Lotus, da Hispania e da MRV. Desta última, Jerome D’Ambrosio fez 1m19s414 e caiu na regra dos 107%, que pode eliminar do grid o piloto que faz um tempo 107% maior que a pole position. O piloto da MRV, contudo, foi liberado para correr pela organização da prova, que levou em consideração o fato de ele estar com um chassi novo - D'Ambrosio bateu forte no segundo treino de sexta-feira.

Q2: Massa faz bonito e puxa a fila dos favoritos

A briga por um lugar na superpole começou com Vettel e Webber no topo da lista de tempos, mas Massa deixou os dois para trás a seis minutos do fim do Q2. O brasileiro cravou 1m13s431, àquela altura o segundo melhor tempo do fim de semana. E foi com ele puxando a lista que os favoritos avançaram em bloco para o Q3. Atrás de Felipe vinham Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Rosberg, Button, Schumacher, Petrov e Heidfeld.

Barrichello não conseguiu baixar seu tempo do Q1 (1m15s331) e, com 1m15s361, ficou apenas com a 16ª posição do grid. Também ficaram fora do Q3 Di Resta, Maldonado, Kobayashi (que andou beliscando os muros estreitos do circuito), Sutil, Buemi e De la Rosa.

Q3: Vettel domina, e Alonso dá o bote no fim

Webber, que manteve o carro nos boxes durante o último treino livre, foi o primeiro a fechar volta no Q3, com 1m15s262. Logo em seguida viu seu tempo ser atropelado por Petrov, Hamilton, Alonso, Massa e – claro – Vettel, que embolsou todos os concorrentes com 1m13s014. Felipe continuava andando bem, na cola de Vettel, mas viu Webber se recuperar e ficar no meio dos dois. Era só o começo da disputa e, com pneus novos, todos eles ainda teriam mais uma chance de subir no grid.

Vettel manteve a ponta, e Massa, com 1m13s217, voltou a fazer bonito. O brasileiro já estava quase comemorando o segundo lugar, mas apareceu o espanhol. Alonso lhe roubou a posição nos últimos instantes do treino, com 1m13s199, para largar na primeira fila ao lado do alemão.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m13s014
2 - Fernando Alonso (ITA/Ferrari) 1m13s199
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m13s217
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 1m13s429
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)1m13s565
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m13s814
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m13s838
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1m13s864
9 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) 1m14s062
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) 1m14s085

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1m14s752
12 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) 1m15s043
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1m15s285
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1m15s287
15 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) 1m15s334
16 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 1m15s361
17 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) 1m15s587

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) 1m16s294
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) 1m16s745
20 - Heikki Kovalainen (ITA/Lotus-Renault) 1m16s786
21 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) 1m18s424
22 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) 1m18s537
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) 1m18s574
24 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) 1m19s414
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/06/vettel-mantem-rotina-e-crava-pole-no-canada-com-alonso-e-massa-na-cola.html#esporte-formula-1
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...