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Fórmula 1 - 2011


Chapolin

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NOTÍCIAS
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Novidades:
A fornecedora de pneus Pirelli ficará na Fórmula 1 em 2011, 2012 e 2013.

A Pirelli vai substitui a Bridgestone.

GP da Índia novidade no calendário 2011.

Equipes:

RBR - Red Bull - Sebastian Vettel / Mark Webber
Ferrari - Fernando Alonso/ Felipe Massa
McLaren - Lewis Hamilton/ Jenson Button
Mercedes - Michael Schumacher/ Nico Rosberg
Williams - Rubens Barrichello/ Pastor Maldonado
Lotus - Renault - Vitaly Petrov/ Nick Heidfeld
STR(Toro Rosso) - Jaime Alguersuari/ Sebastien Buemi
Force India - Adrian Sutil/ Paul di Resta
Sauber - Kamui Kobayashi/ Sérgio Perez
Lotus - Heikki Kovalainen/ Jarno Trulli
VRT(Virgin0 - Timo Glock/ Jerome D’Ambrosio
Hispania - Narain Karthikeyan/ Vitantonio Liuzzi Editado por chapolin
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NOTÍCIAS
O empresário Bernie Ecclestone não pretende mesmo desistir de colocar o GP do Bahrein no calendário da atual temporada da Fórmula 1. Depois de ter cancelado a etapa que seria a de abertura do ano por conta de problemas políticos locais, ele quer até trocar o GP do Brasil de lugar, colocando o circuito do país asiático como último do Mundial de 2011.

Nesta semana, Bernie sugeriu que a etapa poderia ser remarcada para o verão do hemisfério norte, no meio da temporada. No entanto, repensou a data e poderá envolver a etapa brasileira na troca, ou postergando a ida ao Brasil, ou colocando o próprio Bahrein como último GP do ano.

"Nós iremos verificar o que podemos fazer, se podemos mudar essas datas. Talvez possamos trocar com o Brasil, algo assim. Se houver paz no Bahrein, então estaremos lá, vamos encontrar uma forma", afirmou Ecclestone, em entrevista à BBC nesta quinta-feira.

"Esqueçam agosto, é muito quente, muito quente para o público se sentar nas cadeiras a uma temperatura de 40º C", disse.

Bernie não quer perder a etapa do Bahrein por dar muito valor aos fãs do país, afirmando que deverá ter a decisão na próxima semana - e voltou a dizer que não teve nenhuma relação com o cancelamento da prova, totalmente creditada ao príncipe do país, da família Al Khalifa.

"O povo tem sido um grande apoiador da Fórmula 1, e está se tornando cada vez maior. Temos muito mais fãs aqui do que quando viemos pela primeira vez, e a corrida seria para agradecê-los pelo apoio", disse.

"Eu não tenho nada a ver com o país. Quem o dirige era a pessoa certa para decidir se era ou não a melhor decisão a ser tomada, e é o que ele pensou, que era a melhor decisão - e tenho certeza que foi", afirmou.

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NOTÍCIAS
A Croácia pode ser mais um país a receber provas da Fórmula 1, que vive processo de expansão nos últimos tempos. Segundo o jornal croata Vecernji List, a Federação Internacional de Automobilismo, Bernie Ecclestone e a Hermann Tilke, arquiteto da categoria, estão interessados em apoiar o projeto para a corrida na capital do país, Zagreb.

Ainda de acordo com a publicação, o orçamento para o GP é de 250 milhões de euros (cerca de R$ 580 milhões), provenientes de investidores privados. O governo croata deve auxiliar no projeto tornando a burocracia mais fácil.

Apesar disso, a Croácia vive momentos de conflitos políticos. No último final de semana, a população fez uma passeata contra o governo em meio a uma crise financeira e acusações de corrupção. O país ainda não é membro da União Europeia.


NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/03/fia-diz-que-gp-do-bahrein-tem-ate-o-dia-1-de-maio-para-ser-remarcado.html

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. O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu que os organizadores do GP do Bahrein têm até o dia 1º de maio para decidir se desejam remarcar a corrida ainda para a temporada 2011. A prova que abriria o campeonato foi cancelada por causa de problemas políticos no país do Oriente Médio.

O cenário mais próvavel, em caso de remarcação, é que o GP do Bahrein seja realocado para o fim de semana seguinte ao GP de Abu Dhabi, empurrando o GP do Brasil para 4 de dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa da corrida em Interlagos, ninguém foi procurado ou consultado sobre uma possível mudança e confirma a data para o dia 27 de novembro.

A questão foi discutida na reunião desta terça-feira do Conselho Mundial, realizada na sede da FIA, na Place de la Concorde, em Paris. Apenas uma data limite foi estabelecida, mas nenhuma decisão sobre a corrida foi tomada. Os organizadores têm agora sete semanas para informar à FIA se é possível realizar o evento no país e se a crise política já cessou, algo que pode não ser fácil.

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Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, nega que a imagem da categoria tenha sido danificada pelo cancelamento da prova. Ele ainda não desistiu de recolocar o GP no calendário.

- Não sei como as coisas estão no Bahrein e se haverá paz a tempo de uma corrida. Mas daremos um jeito. As pessoas lá sempre nos apoiaram muito, desde a primeira vez que fomos lá.
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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS
Baixe o calendário da F-1 2011

Assim como nos três últimos anos, o Voando Baixo publica o calendário da Fórmula 1, desta vez da temporada 2011. Idealizados pelo amigo Mauricio Ribeiro, da editoria de Arte do GLOBOESPORTE.COM, você também poderá baixar a versão para imprimir, no tamanho A4.
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2011/03/18/baixe-o-calendario-da-f-1-2011/
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Programação do GP da Austrália

Quinta, 24 de março

22h30 - Treino livre 1 (SporTV)

Sexta, 25 de março

2h30 - Treino livre 2 (SporTV)

Sábado, 26 de março

0h - Treino livre 3 (SporTV)

3h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 27 de março

3h - Corrida - 58 voltas (Rede Globo)

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NOTÍCIAS
Vettel dá show na Austrália, aniquila rivais e marca a primeira pole de 2011

Alemão da RBR coloca mais de sete décimos sobre Hamilton, da McLaren, o segundo. Após sufoco, Massa fica em oitavo. Barrichello roda e é só o 17º
Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

O campeão do ano passado mostrou, no primeiro treino classificatório de 2011, que não perdeu o apetite por poles. Após largar por dez vezes na posição de honra em 2010, Sebastian Vettel começou a nova temporada em grande forma. Com um tempo espetacular, 1m23s529, marcado na metade da superpole (Q3), o alemão da RBR assegurou a primeira posição do grid do GP da Austrália com uma folga de mais de sete décimos sobre Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo.

O inglês, aliás, acabou com as chances de dobradinha da RBR, já que Mark Webber era o segundo até os momentos finais da sessão. Hamilton, entretanto, acertou uma bela volta e roubou o lugar do piloto australiano na primeira fila. O piloto local teve de se contentar com o terceiro posto, logo à frente de Jenson Button, companheiro de Lewis, o quarto colocado. A largada está marcada para as 3h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

A Ferrari, entretanto, decepcionou mais uma vez. Chegou como favorita, mas está lutando muito para que seu carro fique na pista. Com um modelo muito desequilibrado em Melbourrne, Fernando Alonso, bicampeão mundial, conseguiu apenas a quinta posição, mas ficou três postos à frente do companheiro Felipe Massa, o oitavo. O brasileiro cometeu um erro em sua última volta e rodou.

Em 17º, sem marcar tempo na segunda parte do treino (Q2), Rubens Barrichello também rodou e admitiu o erro. O brasileiro da Williams ficou atolado na caixa de brita e não conseguiu retornar para o traçado, o que encerrou seu treino. Ele disse que colocou uma roda do carro na grama.

- Coloquei uma roda na grama, pelo que vi no telão, e meu carro saiu de traseira. Erro meu, fiquei fora do treino. O ritmo de classificação estava bem mais alto do que a gente achou. Mas perdemos tempo com o problema de câmbio nesta manhã. Então você fica apressado - diz Barrichello.

Para completar, Rubinho ainda foi superado pelo companheiro Pastor Maldonado. O venezuelano larga duas posições à frente, em 15º.

Além disso, o retorno da regra dos 107% já fez sua primeira vítima: é a Hispania, que não conseguiu tempo para alinhar com Vitantonio Liuzzi e Narain Karthikeyan. Neste ano, qualquer piloto que não conseguir marcar um tempo dentro do limite de 107% da volta mais rápida da primeira parte do treino não poderá correr. A equipe fez um pedido à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para correr a prova, alegando "circunstâncias excepcionais", mas o apelo foi negado e a Hispania está mesmo fora da corrida.

Schumacher erra no fim do Q2

Michael Schumacher até teve chances de se colocar na superpole na parte final do Q2. O alemão da Mercedes, porém, cometeu um erro em sua primeira volta com o jogo de pneus macios e acabou não conseguindo o desempenho necessário para entrar entre os dez. Em 11º, o heptacampeão foi o primeiro dos eliminados e por apenas 89 milésimos.

Vettel foi o melhor também no Q2, com o melhor tempo do trecho: 1m24s090. Hamilton ficou 0s5 atrás, seguido por Webber, Button e Alonso. Massa garantiu sua posição na disputa pela pole position com mais facilidade que no Q1, após terminar com o nono tempo.

No sufoco, Massa avança no Q1. Heidfeld fica fora

Com a presença das equipes menores, a grande dúvida na primeira parte do treino classificatório (Q1) era sobre quem se juntaria aos pilotos de Lotus, MVR e Hispania. E a briga foi travada por dois pilotos de equipes que estão entre as grandes. Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, vinha com a 17ª posição, mas acabou superado por Felipe Massa no fim. Ele subiu para 11º e eliminou o alemão. Na frente, o esperado domínio da RBR, com Vettel em primeiro, mas seguido de perto por Hamilton, da McLaren.

Pior equipe da Fórmula 1, a Hispania teve um início de ano complicado. Além de não testar seu carro deste ano, o F111, a equipe espanhola pouco andou nos treinos livres. Na classificação, ela foi a primeira vítima do limite de 107% em relação ao melhor do Q1: Vitantonio Liuzzi e Narain Karthikeyan não devem correr neste domingo por terem ficado a mais de seis segundos do tempo marcado por Vettel.

Confira como ficou grid de largada para o GP da Austrália de 2011:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m23s529
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s307
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s395
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s779
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s974
6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m25s247
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s421
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m25s599
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m25s626
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m27s066

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m25s971
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m26s103
13 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m26s108
14 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s739
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s768
16 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m31s407
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - sem tempo

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m27s239
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m29s254
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m29s342
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m29s858
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s822

Não se classificaram (acima dos 107% da pole - 1m31s266):
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m32s878
Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m34s293

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/03/vettel-da-show-na-australia-aniquila-rivais-e-marca-primeira-pole-de-2011.html

Apesar do Button largar em quarto, eu ainda acho que ele ganha a corrida.
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NOTÍCIAS
Vettel faz passeio no parque e vence corrida movimentada em Melbourne

Alemão da RBR lidera desde o início e não é ameaçado em prova com toques e disputas mais atrás. Massa é apenas o sétimo e Rubinho para após punição
Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

Atual campeão mundial, Sebastian Vettel não poderia ter escolhido melhor maneira para começar o ano em que terá de defender seu título: com vitória no GP da Austrália. Após marcar a pole com folga, o alemão da RBR fez um verdadeiro passeio no circuito montado nas ruas do Albert Park, em Melbourne, e não foi ameaçado nas 58 voltas da corrida que marcou a abertura da temporada 2011. Lewis Hamilton, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, chegou em segundo com a surpreendente McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, foi o terceiro, subindo ao pódio pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1.

Os pilotos brasileiros até apareceram bem durante a corrida na Austrália, mas acabaram longe das posições esperadas. Felipe Massa, da Ferrari, fez uma excelente largada, subiu para quinto, travou um emocionante duelo com Jenson Button nas primeiras voltas, mas acabaria apenas em nono, após ser superado pelo companheiro Fernando Alonso, que chegou em quarto. Após a corrida, no entanto, ele seria alçado à sétima posição graças à desclassificação de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, pilotos da Sauber, por irregularidades técnicas em seus carros.

Já Rubens Barrichello, da Williams, fez uma corrida para esquecer. Após escapar na primeira volta e fazer uma bela prova de recuperação, exagerou, bateu na lateral de Nico Rosberg, da Mercedes, em uma disputa de posição, rodou, trocou a asa dianteira e caiu para 15º. No fim, ele acabou abandonando com problemas de câmbio. O alemão também parou.

Grande atração da corrida, a zona de ultrapassagem acabou sendo pouco usada. A rigor, apenas Button fez uma ultrapassagem na área em que a asa traseira móvel poderia ser utilizada por quem estava atacando. O inglês da McLaren, que havia sido punido por ter cortado o caminho em uma disputa com Massa, apertou o botão e superou Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele acabou na sexta posição. O uso do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) acabou se revelando uma boa defesa contra a asa móvel em Melbourne.

Outro destaque da corrida em Melbourne foi o desempenho da Sauber e, principalmente, do estreante mexicano Pérez. Ele foi o único a fazer apenas uma parada no GP da Austrália e conseguiu ganhar muitas posições na fase final da corrida. Ele terminaria em sétimo, uma posição à frente do companheiro Kobayashi, mas ambos acabaram desclassificados. A próxima corrida da temporada será o GP da Malásia, em Sepang, no dia 10 de abril.

A corrida

Ao contrário do restante do fim de semana, o domingo começou com sol e temperatura acima dos 20ºC, cinco a mais do que no restante do fim de semana. Antes dos carros na pista, entretanto, um silêncio eloquente. A Fórmula 1 prestou uma homenagem no grid às vítimas do terremoto seguido de tsunami ocorrido no Japão há quase duas semanas. O país asiático, que recebe a categoria no fim do ano, já conta mais de dez mil mortos pela tragédia.

O barulho voltou no momento da largada, que transcorreu tranquilamente para Vettel, que conseguiu pular na liderança com boa folga. Em quinto, Alonso fez a escolha errada ao ir por fora e caiu para nono. Em oitavo, Massa, por sua vez, optou pela linha de dentro e subiu para a quinta posição.

Ainda na primeira volta, Barrichello se envolveu em uma disputa na freada para a curva 3 e saiu da pista, voltando apenas na última posição. Jaime Alguersuari, da STR, e Michael Schumacher, da Mercedes, acabaram se tocando e tiveram de fazer um put stop precoce na segunda volta por causa de problemas em seus carros.

Em quinto, Massa começou a ser pressionado por Button na terceira volta, que não conseguia superar o brasileiro na reta mesmo com o uso da asa traseira móvel. A disputa, que durou muito tempo, acabou permitindo a aproximação de Alonso, que já havia se livrado de dois outros carros e havia subido para a sétima posição. Enquanto isso, Barrichello já tinha subido para a 14º na sexta.

A disputa entre Massa e Button durou até a 12ª volta, quando o inglês tentou a ultrapassagem no S de alta após a reta oposta. O piloto da McLaren cortou caminho, passou a frente e não devolveu a posição. Alonso aproveitou a oportunidade e também superou o brasileiro, que caiu para a sétima posição na corrida naquele momento.

Na liderança, Vettel viu sua vantagem começar a diminuir para Hamilton antes do primeiro pit stop, na 15ª volta. O inglês pararia apenas duas voltas depois e retornaria na segunda posição após um trabalho ruim da McLaren nos boxes. A vantagem do piloto da RBR cresceu para tranquilos seis segundos após o ocorrido com o rival na parada para troca dos pneus.

Punido com um drive through, Button cumpriu a pena na 18ª volta, duas antes de fazer seu pit stop para troca de pneus. Ele tinha caído para fora da zona de pontuação, mas deu sorte em seguida. Na 24ª passagem, Barrichello, que já era o nono após uma bela ultrapassagem em Kobayashi, errou a freada e acertou Nico Rosberg na curva 3. O inglês da McLaren acabou beneficiado e ganhou duas posições na confusão. Rubinho acabaria recebendo um drive through.

A segunda rodada de pit stops começou na 27ª volta, quando Webber trocou para os macios. Alonso parou em seguida. Massa entrou nos boxes na 32ª, para colocar os duros e tentar ir até o fim da prova. O brasileiro acabou perdendo rendimento com os novos pneus, mais lentos e que demoram a chegar mais à temperatura ideal quando estão na pista.

Vettel e Hamilton entraram juntos para a parada final na 36ª passagem. A ordem de ambos ficou inalterada, mas o inglês começou a se preocupar por causa do assoalho solto na parte da frente do carro, problema causado por uma leve saída de pista do inglês da McLaren. Petrov, que vinha em quarto, fez o pit stop na 37ª e assumiu o terceiro posto na 42ª, quando Webber, que já perdia rendimento, colocou os macios para tentar passar Alonso, novo quarto colocado.

Na 40ª volta, o novato Pérez começou sua apresentação para a Fórmula 1. Com a volta mais rápida até aquele momento, o mexicano já estava na zona de pontuação com apenas uma parada. Após poupar pneus, ele avançava com facilidade pelo pelotão. Ele começou a pressionar Massa na 48ª, logo após Button passar o brasileiro, e assumiu o sétimo posto com a parada do ferrarista.

Com problemas no câmbio, Barrichello abandonaria a seis voltas do final, quando estava em 15º. Mais à frente, Massa também sofria para tentar passar Sebastien Buemi, da STR, e ganhar a nona posição. Após algumas tentativas, ele foi bem sucedido na 55ª passagem. Ao mesmo tempo, Alonso tentava chegar em Petrov para roubar o último lugar no pódio, mas o russo não deu chances ao rival.

Na ponta, Vettel cruzou a linha de chegada para vencer a corrida com muita tranquilidade, mais de 22 segundos à frente de Hamilton, que se arrastou com o assoalho danificado para chegar na segunda posição. Atual campeão, o alemão começou 2011 como terminou 2010: no alto do pódio.

Confira o resultado final do GP da Austrália, em Melbourne (307,574 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 58 voltas em 1h29m30s259
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 22s297
3 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 30s560
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 31s772
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 38s171
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 54s300
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m25s100
8 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
14 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 3 voltas

Não terminaram:
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 8 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 9 voltas/câmbio)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 36 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 39 voltas/mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 39 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 48 voltas/pane mecânica
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - desclassificado
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - desclassificado

Melhor volta: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m28s947, na 55ª
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/03/vettel-faz-passeio-no-parque-e-vence-corrida-movimentada-em-melbourne.html
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Sauber desiste de recorrer de exclusão do GP de Melbourne

Perez e Kobayashi foram desclassificados por irregularidade na asa traseira
Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

A Sauber desistiu de recorrer da exclusão da equipe do GP de Melbourne, na Austrália, no último domingo. Sergio Perez e Kamui Kobayashi, que haviam completado o percurso em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, foram desclassificados pelos comissários técnicos por uma irregularidade na asa traseira, que estava alguns milímetros fora do padrão.

- Isso não nos trouxe nenhuma vantagem na performance, mas o fato é que houve um desvio da regulamentação. Tomamos nota da decisão dos comissários. Encontramos um erro no processo de conferência deste componente, mas já tomamos medidas para que isso não aconteça no futuro – disse o diretor técnico James Key, em entrevista ao site “Autosport.com”.

Chefe da equipe, Peter Sauber fez questão de valorizar o desempenho dos pilotos da escuderia, afirmando que nenhum dos dois tirou vantagem desta irregularidade.

- Tanto Sergio quanto Kamui tiveram uma tremenda performance no domingo. Não tiraram qualquer vantagem da asa imprecisa. Os dois lutaram duro para segurar suas posições e realmente ganharam seus pontos. Apesar da decepção, mostramos que temos um carro rápido e dois pilotos muito talentosos. Isso me deixa otimista para esta temporada.

O próximo compromisso da Fórmula 1 será no dia 10 de abril, em Kuala Lumpur, na Malásia.
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Programação do GP da Malásia

Quinta-Feira, 7 de abril

23h - Treino Livre 1 (SporTV e SporTV HD)

Sexta-Feira, 8 de abril

3h - Treino Livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 9 de abril

2h - Treino Livre 3 (SporTV e SporTV HD)

5h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 10 de abril

5h - Corrida - 56 voltas (Rede Globo)

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NOTÍCIAS
Na Malásia, Vettel repete domínio da Austrália e vence a segunda em 2011

Alemão da RBR lidera desde o início e não é ameaçado por rivais. Hamilton perde desempenho e cai para sétimo. Massa faz boa prova e chega em quinto
Por GLOBOESPORTE.COM
Sepang, Malásia

Parecia um replay do GP da Austrália, a primeira corrida da temporada 2011. Após Melbourne, o GP da Malásia foi palco de mais um passeio de Sebastian Vettel com sua RBR. O alemão, campeão da Fórmula 1 em 2010, dominou a corrida, que acabou não tendo a esperada chuva, desde o início e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ele ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a sétima posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto.

Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) na prova, teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.

Outro destaque da corrida foi o desempenho de Kamui Kobayashi, que foi o oitavo. O japonês da Sauber travou uma animada disputa contra Michael Schumacher desde o início da prova e passou o heptacampeão duas vezes. O alemão da Mercedes foi o nono, uma posição à frente do escocês Paul di Resta, da Force India, que pontuou pela segunda vez em sua segunda corrida na F-1.

Rubens Barrichello, outro brasileiro na prova, teve uma corrida confusa e abandonou ainda na 23ª volta, com problemas de câmbio. O brasileiro da Williams foi tocado nas primeiras voltas, teve um pneu furado e perdeu muito tempo para chegar aos boxes. Ele disse ter ficado muito decepcionado com os problemas nas duas primeiras provas do ano, quando abandonou.

- É triste, mas depois de duas provas (decepção) é a palavra certa, porque a gente esperava um começo de ano diferente, um começo de ano mais forte. O carro é melhor do que o de ano passado, mas as duas primeiras corridas foram horríveis - lamenta Barrichello.

A próxima corrida do Mundial de Fórmula 1 será o GP da China, no próximo domingo, dia 17 de abril. Vettel chega ao circuito de Xangai com 100% de aproveitamento, 24 pontos à frente de Button, o segundo colocado. Massa é o sexto, com 16, quatro atrás de Alonso, o quinto.

A corrida

Os preparativos para a largada do GP da Malásia, no circuito de Sepang, começaram com uma forte possibilidade de chuva durante a corrida. O céu nublado e alguns pingos já com os carros no grid deixaram as equipes ligadas para possíveis trocas de pneus ainda na primeira parte da prova. Mas a volta de apresentação foi autorizada com tempo seco, com todos os pilotos com os slicks.

Na largada, Vettel conseguiu manter a ponta apesar da pressão de Hamilton na primeira curva. Entretanto, o inglês ficou encaixotado pelo alemão, o que permitiu a ultrapassagem de Heidfeld, que assumiu a segunda posição. Button ficou em quarto, embora muito pressionado por Petrov. Massa saltou bem e passou Alonso no início. O brasileiro era o sexto, uma posição à frente do espanhol. Outro destaque foi Michael Schumacher, que subiu de 11º para oitavo na primeira volta.

Com Heidfeld em segundo, Vettel teve pista livre para abrir uma tranquila vantagem na primeira parte da corrida, antes do pit stop. Hamilton, por sua vez, tentava pressionar o alemão da Renault-Lotus, mas sem muito sucesso. Em sexto, Massa tentava chegar em Button, mas conseguia se manter à frente de Alonso sem muito trabalho. Mais atrás, Barrichello sofria com um pneu furado, que o fez perder muito tempo e o forçou a fazer uma parada precoce nos boxes.

Na sexta volta, Massa conseguiu a ultrapassagem sobre Petrov e subiu para quinto. O russo ficou entre os dois pilotos da Ferrari, mas cometeu um erro no fim da volta e acabou superado também por Alonso. Webber, que tinha caído na largada, tentava iniciar sua reação, mas esbarrava em Kobayashi. O japonês chegou a perder a nona posição, mas recuperou em seguida ao dar o troco.

A primeira rodada de pit stops começou na 11ª volta, com Webber. Hamilton entrou duas passagens depois, uma antes de Vettel. Mais atrás, Heidfeld, Massa e Button fizeram suas paradas simultaneamente, mas o brasileiro ficou prejudicado por um erro da Ferrari na troca da roda dianteira esquerda e perdeu muito tempo. O brasileiro acabou superado pelo companheiro Alonso.

Na frente, Vettel mantinha uma boa vantagem para Hamilton, que ganhou a segunda posição de Heidfeld após a sequência de pit stops. O inglês começou a andar no mesmo ritmo do alemão da RBR, mas a vantagem permanecia na casa dos cinco segundos. Alonso ultrapassou Button e assumiu o quarto posto, com o campeão de 2009 sofrendo com o desempenho de sua McLaren.

Tentando se recuperar, Massa superou Webber na 22ª volta e assumiu a sexta posição. O australiano fez o segundo pit stop em seguida, assim como Button. Mais atrás, Barrichello, após três pit stops, finalmente abandonou a corrida, após a quebra do câmbio da Williams. Sergio Pérez, destaque do GP da Austrália, também desistiu por problemas mecânicos.

Hamilton fez sua segunda parada na 24ª volta e apostou em uma tática diferente: colocou os pneus duros. Vettel entrou na seguinte e manteve os macios em seu carro. A McLaren tentava apostar em ter os compostos mais rápidos no carro do inglês na parte final da corrida. Só que o campeão de 2008 perdeu rendimento na metade da corrida, o que permitiu a chegada de Button e Alonso.

Massa entrou nos boxes na 28ª, mas não conseguiu recuperar a posição de Heidfeld. Em primeiro, Vettel mantinha a vantagem sobre Hamilton, mas a RBR pediu pelo rádio para que ele não usasse o Kers, por receio da durabilidade do equipamento. Button, que vinha em segundo neste momento, recebeu ordens para acelerar e tentar reduzir a vantagem do alemão.

A última rodada de pit stops começou na 38ª volta, com a entrada de Hamilton. O inglês repetiu os pneus duros. Só que ele acabaria perdendo a posição para o companheiro Button, que ganhou tempo na pista e a segunda posição após as paradas. Vettel entrou na 42ª e manteve a ponta com muita tranquilidade, mais de sete segundos à frente das duas McLarens.

Alonso fez a parada também na 42ª e voltou muito próximo de Hamilton, que perdia rendimento. O espanhol tinha problemas em sua asa móvel, que não funcionava a contento, mas tentou a ultrapassagem na 46ª. Entretanto, ele cometeu um erro, acertou o pneu traseiro direito do rival e quebrou sua asa dianteira. O incidente acabou forçando mais uma entrada nos boxes para trocar a peça.

Confira o resultado final do GP da Malásia (310,408 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 56 voltas em 1h37m39s832
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 3s261
3 - Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 25s075
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 26s384
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 36s958
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s248
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 49s957
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m07s239
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m24s896
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m31s563
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m45s000
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
16 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 4 voltas/acidente

Não terminaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 10 voltas/mecânico
Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 14 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 25 voltas/embreagem
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 33 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 34 voltas/câmbio
Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 42 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m40s571, na 46ªb
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/04/na-malasia-vettel-repete-dominio-da-australia-e-vence-segunda-em-2011.html
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Programação do GP da China

Quinta-feira, 14 de abril

23h - Treino livre 1 (SporTV e SporTV HD)

Sexta-feira, 15 de abril

3h - Treino livre 2 (SporTV e SporTV HD)

Sábado, 16 de abril

0h - Treino livre 3 (SporTV e SporTV HD)

3h - Treino classificatório (Rede Globo)

Domingo, 17 de abril

4h - Corrida - 56 voltas (Rede Globo)

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NOTÍCIAS
Vettel voa na China, arrasa rivais e faz sua terceira pole na temporada 2011

Alemão supera Button, da McLaren, por sete décimos no grid de largada. Em sexto, Massa é o melhor brasileiro, apenas uma posição atrás de Alonso

Por GLOBOESPORTE.COM
Xangai, China

O domínio anunciado nos três treinos livres para o GP da China foi confirmado com muita folga na sessão classificatória disputada neste sábado em Xangai. Quase sem fazer força, Sebastian Vettel voou no circuito, marcou o incrível tempo de 1m33s706 e assegurou sua terceira pole na temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da RBR confirmou a supremacia da equipe austríaca e colocou 715 milésimos de vantagem sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados no grid de largada.

Felipe Massa foi mais uma vez o melhor brasileiro do treino classificatório. O brasileiro marcou o sexto tempo, apenas uma posição e 26 milésimos atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. Ele e o espanhol, aliás, estiveram no meio de uma polêmica no fim de semana. Tudo porque apenas o bicampeão do mundo recebeu uma nova asa dianteira desenvolvida às pressas pela equipe italiana. Entretanto, a peça não mostrou tanta eficiência assim na pista e Alonso sequer a usou na sessão decisiva.

A dupla da Ferrari ficou atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que superou o companheiro Michael Schumacher com boa folga e vai largar na quarta posição neste domingo. A Rede Globo transmite o GP da China ao vivo na madrugada deste domingo, às 4h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 56 voltas em Tempo Real com vídeos.

Rubens Barrichello, da Williams, não passou mais uma vez da segunda parte do treino classificatório e sai apenas em 15º pela segunda corrida seguida. Após sair do carro, o brasileiro reclamou do comportamento de Adrian Sutil, da Force India, nos últimos minutos do Q2. Ele acusou o alemão de ter atrapalhado seus rivais de forma deliberada no momento decisivo.

Além da terceira pole em três provas na temporada 2011 e da quarta seguida, Vettel chegou a um número importante em Xangai. É a 18ª vez que o alemão larga em primeiro em uma corrida na Fórmula 1, empatando com Hamilton no ranking. Entre os pilotos que estão em atividade, o piloto da RBR só é superado por Michael Schumacher e Fernando Alonso. De quebra, ele ainda viu o companheiro Mark Webber ter problemas no início do treino e conseguir apenas o 18º tempo.

Sem Kers, Webber é eliminado no Q1 e reclama da equipe

O domínio de Vettel na temporada 2011 não eestá fazendo bem a Mark Webber, companheiro do alemão na RBR. Com um desempenho ruim nas duas primeiras corridas da temporada e com vários problemas no Kers, o australiano sofreu no treino classificatório para o GP da China. Ele entrou tarde na pista na primeira parte do treino (Q1) e ficou sempre muito longe dos primeiros.

Webber entrou na pista no fim do Q1 ainda com os pneus duros e marcou 1m36s468 em sua melhor volta. Em 15º, o australiano ficou aguardando os últimos segundos para saber se avançaria, mas Pastor Maldonado, da Williams, e Michael Schumacher, da Mercedes, melhoraram suas marcas e desbancaram o australiano, que voltou aos boxes reclamando muito da equipe. Ele se queixou do time austríaco, que não colocou os pneus macios em seu carro no Q1.

Problema com carro de Petrov tumultua parte final do Q2

O fim da segunda parte do treino classificatório (Q2) acabou marcada por um inusitado problema com o russo Vitaly Petrov. O piloto da Renault-Lotus completou sua volta rápida, marcou o quarto tempo do trecho, mas o câmbio de seu carro começou a apresentar problemas no contorno da primeira curva. Ele acabou travando no meio da pista, em posição perigosa, provocando a interrupção do treino com a bandeira vermelha, a 2m02s do fim do tempo regulamentar.

O Q2 ficou paralisado durante nove minutos e a maioria dos pilotos foi rapidamente para a pista. Além de Petrov, apenas outros seis carros resolveram não marcar tempo. A volta de saída dos boxes foi uma verdadeira simulação de corrida: Felipe Massa e Sergio Pérez, da Sauber, chegaram a tocar rodas enquanto o brasileiro tentava a ultrapassagem no miolo do circuito. Poucos acabaram conseguindo melhorar o tempo nestes últimos dois minutos do Q2.

Confira o grid de largada para o GP da China:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m33s706
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s421
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s463
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s670
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s119
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m35s145
7 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m36s158
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m36s190
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m36s203
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m35s874
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m36s053
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s236
14 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s457
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s465
16 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m36s611
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m36s956

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s468
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m37s894
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m38s318
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m39s119
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m39s708
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m40s212
24 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m40s445
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/04/vettel-voa-na-china-arrasa-rivais-e-faz-sua-terceira-pole-na-temporada-2011.html
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NOTÍCIAS
Hamilton supera problema, ultrapassa Vettel e quebra hegemonia do alemão

Vitória do inglês da McLaren é consolidada a cinco voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto

Por GLOBOESPORTE.COM
Xangai, China

Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.

Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.

Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve um mais um domingo complicado, mas conseguiu completar sua primeira corrida em 2011. O piloto da Williams chegou na 13ª posição, após travar boas disputas com os rivais no meio do pelotão. Ele acabou chegando pouco mais de 1m30s atrás de Hamilton, o vencedor do GP da China. Maldonado, seu companheiro, foi o 18º

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Turquia, no dia 8 de maio. Vettel chega ao circuito de Istambul ainda em primeiro mas sem os 100% de aproveitamento, 21 pontos à frente de Hamilton, novo segundo colocado. Massa é o sexto, com 24, dois atrás de Alonso, o quinto.

A corrida

O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.

Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.

O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.

A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.

A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.

Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.

Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.

Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.

Confira o resultado final do GP da China (305,066 quilômetros):

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 56 voltas em 1h36m58s226
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s198
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 7s555
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 10s000
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 13s448
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s840
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 30s622
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s206
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 57s404
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s273
11 - Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes) - a 1m08s757
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m12s739
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m30s189
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m30s671
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completou:
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - a 47 voltas/roda

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m38s993, na 42ª

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/04/hamilton-supera-problema-ultrapassa-vettel-e-quebra-hegemonia-do-alemao.html
Editado por chapolin
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