Ir para conteúdo

Horário de Verão

José Antonio

Recommended Posts

Horário de Verão começa no próximo domingo

No próximo domingo (17) começa o horário de verão e os relógios estarão adiantados em uma hora. Nos últimos 10 anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo, segundo o Ministério de Minas e Energia

O próximo período do horário de verão vai de 17 de outubro a 20 de fevereiro de 2011. No ano passado, o horário de verão teve início no dia 18 de outubro de 2009 e vigorou até o dia 21 de fevereiro último. O principal resultado foi a redução na demanda de energia elétrica de aproximadamente 4,4% no Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% no Sul.

Mato Grosso registrou redução de 4,55% na demanda de energia no horário de ponta. Nos municípios abastecidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), a redução no consumo de energia chegou à casa de 0,77%, gerando uma economia de 17.075,07 MWh no período. No Sistema Isolado, a economia chegou a 67,60 MWh.

O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

horario_de_verao.jpg

Regiões que adotam o horário de verão (azul), que já adotaram e não adotam mais (laranja) e que nunca adotaram (vermelho).

Link para o comentário

Pouca gente gosta do horário de verão.

Alguns gostam quando estão de férias e vão para a praia.

Bem eu até gosto um pouco,eu odiava antes pois tinha que acordar mais cedo para ir á escola,mas eu gosto pq me faz lembrar de 2004/2005/2006 por aí,quando eu via Martim Mistery e Yu Yu hakusho as seis,quando o sol ainda tava parecendo.Mas ainda assim o dificil mesmo pra mim é se acostumar com o fato do sol ainda apecer e já ser seis horas.

Link para o comentário

Esse horário eu acho péssimo, principalmente por ter de acordar mais cedo para ir pra escola, o pior é que quando vc se acostuma acaba...

Eu gosto,mas que é verdade o que vc disse: quando a gente acostuma, acaba...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. E.R
      925

Tom & Jerry

2. Doutor Chimoltrúfio
      647

Las Estrellas (México)

3. HOMESSA
      172

Exibições de Chaves no SBT

4. Jaciinto
      172

Exibições de Chaves no SBT

5. Jaciinto
      546

Um Maluco no Pedaço

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...